FORÇA E CONSERVAÇÃO DO MOVIMENTO: A DINÂMICA ELEMENTAR DE RENÉ DESCARTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/820 |
Resumo: | Diante de uma complexa conceituação da dinâmica elementar estabelecida pelo paradigma newtoniano, este trabalho, de cunho colaborativo, objetiva o apresentar e discutir do pensamento cartesiano e newtoniano acerca do conceito de força e do movimento, bem como sua fundamentação teológica a fim de contribuir com o Ensino de Física por meio do resgate de aspectos históricos e epistemológicos. Para esta finalidade, utiliza-se da metodologia documental, com vistas a consulta de fontes primárias, com acréscimos de comentadores como fontes secundárias. O presente trabalho deriva-se de duas pesquisas, sendo uma de mestrado e outra de doutorado que versam respectivamente sobre o princípio de inércia e o conceito de força.Palavras Chave: Ensino de Física. Força. Conservação do Movimento. |
id |
FASF_55eab15af7d733c1afa0774dba16aa93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/820 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORÇA E CONSERVAÇÃO DO MOVIMENTO: A DINÂMICA ELEMENTAR DE RENÉ DESCARTESDiante de uma complexa conceituação da dinâmica elementar estabelecida pelo paradigma newtoniano, este trabalho, de cunho colaborativo, objetiva o apresentar e discutir do pensamento cartesiano e newtoniano acerca do conceito de força e do movimento, bem como sua fundamentação teológica a fim de contribuir com o Ensino de Física por meio do resgate de aspectos históricos e epistemológicos. Para esta finalidade, utiliza-se da metodologia documental, com vistas a consulta de fontes primárias, com acréscimos de comentadores como fontes secundárias. O presente trabalho deriva-se de duas pesquisas, sendo uma de mestrado e outra de doutorado que versam respectivamente sobre o princípio de inércia e o conceito de força.Palavras Chave: Ensino de Física. Força. Conservação do Movimento.FaSFSá, Danilo Ricardo Rosa deMartins, Milene RodriguesNeves, Marcos Cesar DanhoniGardelli, Daniel2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/82010.22408/reva602021820438-448Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 438-4482526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/820/572/*ref*/ARISTÓTELES. Do Céu. Tradução e notas de Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2014. (Série Clássicos Edipro)./*ref*/ARISTÓTELES. Physics. Tradução de R. P. Hardie; R. K. Gaye. Em: HUTCHINS, R. M. (Ed.) Great Books of Western World. Chicago: Encycloáedia Britannica, 1952, v. 8, p. 259-355./*ref*/CLEMENT, John. Student’s preconceptions in introductory mechanics. American Journal of Physics, v. 50, n. 1, p. 66-71, 1982./*ref*/COTTINGHAM, John. O papel de Deus na filosofia de Descartes. In: BROUGHTON, Janet; CARRIERO, John. Explorando Grandes Autores: Descartes. Porto Alegre, p. 283-295, 2011./*ref*/DESCARTES, René. Meditações Metafísicas. Coleção os pensadores. Trad. J. Guinsburg e Bendo Prado Júnior e notas de Gérard Lebrun. 3ed–São Paulo: Abril Cultural, 1983./*ref*/DESCARTES, René. Princípios da Filosofia. 2a edição, São Paulo: RIDEEL, 2007. Tradução: Ana Cotrim e Heloisa da Graça Burati./*ref*/FEYERABEND, Paul Karl. Contra o método. (C. A. Mortari, Trad.). São Paulo: Editora Unesp, 2011b./*ref*/GAUKROGER, Stephen. Vida e Obra. In: BROUGHTON, Janet; CARRIERO, John. Explorando Grandes Autores: Descartes. Porto Alegre, p. 20-32, 2011./*ref*/JAMMER, Max. Conceitos de força: estudos sobre os fundamentos da dinâmica. Rio de Janeiro: Contraponto, 2011./*ref*/MARTINS, Milene Rodrigues. Uma abordagem histórica sobre conceitos de força nos séculos XVII e XVIII: compreensão acerca do processo de transposição didática no contexto acadêmico. 2020, 299f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2020./*ref*/MARTINS, Roberto de Andrade. Estado de Repouso e Estado de Movimento: Uma Evolução Conceitual de Descartes. In: PEDUZZI, Luiz; MARTINS, André Ferrer; FERREIRA, Juliana (eds.). Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. Natal: Editora da Ufrn. p. 291-308, 2012./*ref*/MARTINS, Roberto de Andrade. Um precursor medieval do princípio de inércia: a teoria do ímpeto de Jean Buridan. Vol. 2, pp. 31-58. In: SILVA, Ana Paula Bispo; SILVEIRA, Alessandro Frederico da (eds.). História da ciência e ensino: fontes primárias. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018./*ref*/MARTINS, Roberto de Andrade. O universo: teorias sobre sua origem e evolução. São Paulo: Editora Moderna, 1994./*ref*/MATTHEWS, Michael S. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995./*ref*/NEVES, Marcos Cesar Danhoni. Uma Investigação Sobre a Natureza do Movimento ou Sobre uma História para a Noção do Conceito de Força. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 22, n. 4, p. 543, 2000./*ref*/NEWTON, Isaac. Principia: Princípios Matemáticos de Filosofia Natural (Livro I). São Paulo: Edusp, 2012./*ref*/PINTO, Manuel da Costa. Prefácio. In: BRADBURY, Ray. Fahrenheit 451. São Paulo, 2012./*ref*/ROCHA, José Fernando. Origens e evolução das idéias da física. SciELO-EDUFBA, 2002./*ref*/SÁ, Danilo Ricardo Rosa de. O Princípio de Inércia sob aspecto histórico-epistemológico: uma possibilidade contributiva para o Ensino de Física. 2020, 127f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá 2020./*ref*/VIENNOT, Laurence. Spontaneous Reasoning in Elementary Dynamics. European Journal of Science Education, v. 1, n. 2, p. 205-221, 1979./*ref*/ZYLBERSZTJN, Arden. Concepções espontâneas em física: exemplos em dinâmica e implicações para o ensino. Revista de Ensino de Física, v. 5, n. 2, p. 3-16, 1983.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:13Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/820Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:13Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORÇA E CONSERVAÇÃO DO MOVIMENTO: A DINÂMICA ELEMENTAR DE RENÉ DESCARTES |
title |
FORÇA E CONSERVAÇÃO DO MOVIMENTO: A DINÂMICA ELEMENTAR DE RENÉ DESCARTES |
spellingShingle |
FORÇA E CONSERVAÇÃO DO MOVIMENTO: A DINÂMICA ELEMENTAR DE RENÉ DESCARTES Sá, Danilo Ricardo Rosa de |
title_short |
FORÇA E CONSERVAÇÃO DO MOVIMENTO: A DINÂMICA ELEMENTAR DE RENÉ DESCARTES |
title_full |
FORÇA E CONSERVAÇÃO DO MOVIMENTO: A DINÂMICA ELEMENTAR DE RENÉ DESCARTES |
title_fullStr |
FORÇA E CONSERVAÇÃO DO MOVIMENTO: A DINÂMICA ELEMENTAR DE RENÉ DESCARTES |
title_full_unstemmed |
FORÇA E CONSERVAÇÃO DO MOVIMENTO: A DINÂMICA ELEMENTAR DE RENÉ DESCARTES |
title_sort |
FORÇA E CONSERVAÇÃO DO MOVIMENTO: A DINÂMICA ELEMENTAR DE RENÉ DESCARTES |
author |
Sá, Danilo Ricardo Rosa de |
author_facet |
Sá, Danilo Ricardo Rosa de Martins, Milene Rodrigues Neves, Marcos Cesar Danhoni Gardelli, Daniel |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Milene Rodrigues Neves, Marcos Cesar Danhoni Gardelli, Daniel |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Danilo Ricardo Rosa de Martins, Milene Rodrigues Neves, Marcos Cesar Danhoni Gardelli, Daniel |
description |
Diante de uma complexa conceituação da dinâmica elementar estabelecida pelo paradigma newtoniano, este trabalho, de cunho colaborativo, objetiva o apresentar e discutir do pensamento cartesiano e newtoniano acerca do conceito de força e do movimento, bem como sua fundamentação teológica a fim de contribuir com o Ensino de Física por meio do resgate de aspectos históricos e epistemológicos. Para esta finalidade, utiliza-se da metodologia documental, com vistas a consulta de fontes primárias, com acréscimos de comentadores como fontes secundárias. O presente trabalho deriva-se de duas pesquisas, sendo uma de mestrado e outra de doutorado que versam respectivamente sobre o princípio de inércia e o conceito de força.Palavras Chave: Ensino de Física. Força. Conservação do Movimento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/820 10.22408/reva602021820438-448 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/820 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva602021820438-448 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/820/572 /*ref*/ARISTÓTELES. Do Céu. Tradução e notas de Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2014. (Série Clássicos Edipro). /*ref*/ARISTÓTELES. Physics. Tradução de R. P. Hardie; R. K. Gaye. Em: HUTCHINS, R. M. (Ed.) Great Books of Western World. Chicago: Encycloáedia Britannica, 1952, v. 8, p. 259-355. /*ref*/CLEMENT, John. Student’s preconceptions in introductory mechanics. American Journal of Physics, v. 50, n. 1, p. 66-71, 1982. /*ref*/COTTINGHAM, John. O papel de Deus na filosofia de Descartes. In: BROUGHTON, Janet; CARRIERO, John. Explorando Grandes Autores: Descartes. Porto Alegre, p. 283-295, 2011. /*ref*/DESCARTES, René. Meditações Metafísicas. Coleção os pensadores. Trad. J. Guinsburg e Bendo Prado Júnior e notas de Gérard Lebrun. 3ed–São Paulo: Abril Cultural, 1983. /*ref*/DESCARTES, René. Princípios da Filosofia. 2a edição, São Paulo: RIDEEL, 2007. Tradução: Ana Cotrim e Heloisa da Graça Burati. /*ref*/FEYERABEND, Paul Karl. Contra o método. (C. A. Mortari, Trad.). São Paulo: Editora Unesp, 2011b. /*ref*/GAUKROGER, Stephen. Vida e Obra. In: BROUGHTON, Janet; CARRIERO, John. Explorando Grandes Autores: Descartes. Porto Alegre, p. 20-32, 2011. /*ref*/JAMMER, Max. Conceitos de força: estudos sobre os fundamentos da dinâmica. Rio de Janeiro: Contraponto, 2011. /*ref*/MARTINS, Milene Rodrigues. Uma abordagem histórica sobre conceitos de força nos séculos XVII e XVIII: compreensão acerca do processo de transposição didática no contexto acadêmico. 2020, 299f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2020. /*ref*/MARTINS, Roberto de Andrade. Estado de Repouso e Estado de Movimento: Uma Evolução Conceitual de Descartes. In: PEDUZZI, Luiz; MARTINS, André Ferrer; FERREIRA, Juliana (eds.). Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. Natal: Editora da Ufrn. p. 291-308, 2012. /*ref*/MARTINS, Roberto de Andrade. Um precursor medieval do princípio de inércia: a teoria do ímpeto de Jean Buridan. Vol. 2, pp. 31-58. In: SILVA, Ana Paula Bispo; SILVEIRA, Alessandro Frederico da (eds.). História da ciência e ensino: fontes primárias. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018. /*ref*/MARTINS, Roberto de Andrade. O universo: teorias sobre sua origem e evolução. São Paulo: Editora Moderna, 1994. /*ref*/MATTHEWS, Michael S. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995. /*ref*/NEVES, Marcos Cesar Danhoni. Uma Investigação Sobre a Natureza do Movimento ou Sobre uma História para a Noção do Conceito de Força. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 22, n. 4, p. 543, 2000. /*ref*/NEWTON, Isaac. Principia: Princípios Matemáticos de Filosofia Natural (Livro I). São Paulo: Edusp, 2012. /*ref*/PINTO, Manuel da Costa. Prefácio. In: BRADBURY, Ray. Fahrenheit 451. São Paulo, 2012. /*ref*/ROCHA, José Fernando. Origens e evolução das idéias da física. SciELO-EDUFBA, 2002. /*ref*/SÁ, Danilo Ricardo Rosa de. O Princípio de Inércia sob aspecto histórico-epistemológico: uma possibilidade contributiva para o Ensino de Física. 2020, 127f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá 2020. /*ref*/VIENNOT, Laurence. Spontaneous Reasoning in Elementary Dynamics. European Journal of Science Education, v. 1, n. 2, p. 205-221, 1979. /*ref*/ZYLBERSZTJN, Arden. Concepções espontâneas em física: exemplos em dinâmica e implicações para o ensino. Revista de Ensino de Física, v. 5, n. 2, p. 3-16, 1983. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 438-448 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva602021 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321571610230784 |