ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E OS DESAFIOS PARA DOCÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/885 |
Resumo: | A pandemia causada pelo novo coronavírus adquiriu grandes proporções e seu impacto na sociedade acadêmica culminou em suspensão de aulas presenciais e a implantação de uma nova modalidade de ensino mediado por tecnologia digital: o Ensino Remoto Emergencial. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, sobre as dificuldades e desafios dos docentes no manejo do ensino remote, Apresentando como pergunta norteadora: Quais os desafios e dificuldades enfrentados pelos docentes durante o planejamento e uso do ensino remoto no periodo da pandemia COVID-19 ?, o levantamento dos artigos se deu nas bases de dados como: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Institute of Education Sciences (Eric) , assim como uma busca de textos cientificos pelo acesso às revistas eletrônicas disponíveis no portal de periódicos CAPES. Resultados :Foram encontrado no total 24 artigos, em seguida foi feita uma pré seleção a partir da leitura na íntegra dos resumos, a qual foram selecionado 8 artigos cujo conteúdo contemplaram os descritores, palavras chave. Considerações finais: estudo conclui que o novo modelo provocou vários desafios incluindo sentimentos de angústia, inquietações, inseguranças, dúvidas e sobrecarga de trabalho a categoria docente. Por outro lado o novo contexto laboral corrobora para aquisição de novas experiências, novas estrátegia metodológicas que direcionam a aprendizagem dos professores.Palavras-chave: Ensino Remoto, Pandemias, Docente |
id |
FASF_5824b7f6eee7bcf6aa67e260555434e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/885 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E OS DESAFIOS PARA DOCÊNCIAA pandemia causada pelo novo coronavírus adquiriu grandes proporções e seu impacto na sociedade acadêmica culminou em suspensão de aulas presenciais e a implantação de uma nova modalidade de ensino mediado por tecnologia digital: o Ensino Remoto Emergencial. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, sobre as dificuldades e desafios dos docentes no manejo do ensino remote, Apresentando como pergunta norteadora: Quais os desafios e dificuldades enfrentados pelos docentes durante o planejamento e uso do ensino remoto no periodo da pandemia COVID-19 ?, o levantamento dos artigos se deu nas bases de dados como: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Institute of Education Sciences (Eric) , assim como uma busca de textos cientificos pelo acesso às revistas eletrônicas disponíveis no portal de periódicos CAPES. Resultados :Foram encontrado no total 24 artigos, em seguida foi feita uma pré seleção a partir da leitura na íntegra dos resumos, a qual foram selecionado 8 artigos cujo conteúdo contemplaram os descritores, palavras chave. Considerações finais: estudo conclui que o novo modelo provocou vários desafios incluindo sentimentos de angústia, inquietações, inseguranças, dúvidas e sobrecarga de trabalho a categoria docente. Por outro lado o novo contexto laboral corrobora para aquisição de novas experiências, novas estrátegia metodológicas que direcionam a aprendizagem dos professores.Palavras-chave: Ensino Remoto, Pandemias, Docente FaSFMota, Michelle Katiuscia MeloWatanabe, Elaine Aparecida Takamatu2021-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/88510.22408/reva50202088539-47Revista Valore; v. 5 (2020): Artigos - ENDESE - Encontro Nacional de Desenvolvimento Educacional; 39-472526-043X2525-900810.22408/reva502020reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/885/660/*ref*/AMARAL, E.; POLYDORO, S. Os desafios da mudança para o ensino remoto emergencial na graduação na unicamp – Brasil. Linha mestra, n.41a, p.52-62, set.2020 [citado em 23/02/2021; disponivel em: http://lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/392 doi: https://doi.org/10.34112/1980- 9026a2020n41ap52-62/*ref*/ARAÚJO, D.L. Entrevista os desafios do ensino remoto na educação básica. Revista Leia Escola. Campina Grande, v. 20, n. 1, 2020 – ISSN 2358-5870/*ref*/Bandura A, Azzi RG, Polydoro S. Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008. 176 p.; .23cm./*ref*/BASTOS, M.C. et al. Ensino remoto emergencial na graduação em Enfermagem: relato de experiência na Covid-19. REME - Rev Min Enferm. 2020[citado em 22/02/2021;24:e-1335. Disponível em: http://reme.org.br/artigo/detalhes/1495DOI: 10.5935/1415.2762.20200072/*ref*/BRASIL. LEI Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 20 de dezembro de 1996; 175º da Independência e 108º da República. [CITADO em 21/02/2021; Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm/*ref*/BERNARDES, C.M.R. et al. Transição do ensino presencial para o ensino remoto emergencial nos cursos de graduação da unievangélica durante a pandemia de covid-19. In: 39º Seminário de Atualização de Práticas Docentes, 2020, Anapólis. Anais…Anapólis/*ref*/GARCIA, T.C.M. et. al. Ensino remoto emergencial: proposta de design para organização de aulas. Natal: SEDIS/UFRN, 2020./*ref*/GODOI, M.; KAWASHIMA, L.B.; GOMES, L.D.A.; CANEVA, C. O ensino remoto/*ref*/durante a pandemia de covid-19: desafios, aprendizagens e expectativas dos professores universitários de Educação Física. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, e4309108734, 2020 (CC BY 4.0) | ISSN 2525-3409 | DOI:/*ref*/http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8734/*ref*/HODGES, C. et al. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Educause Review. 2020 [CITADO em 23/02/2021; Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote- teaching-and-online-learning/*ref*/SARAIVA, K.;TRAVERSINI, C.; LOCKMANN, K. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2016289, p. 1-24, August 2020. [CITADO em 23/02/2021; Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/343893628_A_educacao_em_tempos_de_CO VID-19_ensino_remoto_e_exaustao_docenteDireitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-03T01:26:56Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/885Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-07-03T01:26:56Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E OS DESAFIOS PARA DOCÊNCIA |
title |
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E OS DESAFIOS PARA DOCÊNCIA |
spellingShingle |
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E OS DESAFIOS PARA DOCÊNCIA Mota, Michelle Katiuscia Melo |
title_short |
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E OS DESAFIOS PARA DOCÊNCIA |
title_full |
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E OS DESAFIOS PARA DOCÊNCIA |
title_fullStr |
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E OS DESAFIOS PARA DOCÊNCIA |
title_full_unstemmed |
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E OS DESAFIOS PARA DOCÊNCIA |
title_sort |
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E OS DESAFIOS PARA DOCÊNCIA |
author |
Mota, Michelle Katiuscia Melo |
author_facet |
Mota, Michelle Katiuscia Melo Watanabe, Elaine Aparecida Takamatu |
author_role |
author |
author2 |
Watanabe, Elaine Aparecida Takamatu |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Michelle Katiuscia Melo Watanabe, Elaine Aparecida Takamatu |
description |
A pandemia causada pelo novo coronavírus adquiriu grandes proporções e seu impacto na sociedade acadêmica culminou em suspensão de aulas presenciais e a implantação de uma nova modalidade de ensino mediado por tecnologia digital: o Ensino Remoto Emergencial. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, sobre as dificuldades e desafios dos docentes no manejo do ensino remote, Apresentando como pergunta norteadora: Quais os desafios e dificuldades enfrentados pelos docentes durante o planejamento e uso do ensino remoto no periodo da pandemia COVID-19 ?, o levantamento dos artigos se deu nas bases de dados como: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Institute of Education Sciences (Eric) , assim como uma busca de textos cientificos pelo acesso às revistas eletrônicas disponíveis no portal de periódicos CAPES. Resultados :Foram encontrado no total 24 artigos, em seguida foi feita uma pré seleção a partir da leitura na íntegra dos resumos, a qual foram selecionado 8 artigos cujo conteúdo contemplaram os descritores, palavras chave. Considerações finais: estudo conclui que o novo modelo provocou vários desafios incluindo sentimentos de angústia, inquietações, inseguranças, dúvidas e sobrecarga de trabalho a categoria docente. Por outro lado o novo contexto laboral corrobora para aquisição de novas experiências, novas estrátegia metodológicas que direcionam a aprendizagem dos professores.Palavras-chave: Ensino Remoto, Pandemias, Docente |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/885 10.22408/reva50202088539-47 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/885 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva50202088539-47 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/885/660 /*ref*/AMARAL, E.; POLYDORO, S. Os desafios da mudança para o ensino remoto emergencial na graduação na unicamp – Brasil. Linha mestra, n.41a, p.52-62, set.2020 [citado em 23/02/2021; disponivel em: http://lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/392 doi: https://doi.org/10.34112/1980- 9026a2020n41ap52-62 /*ref*/ARAÚJO, D.L. Entrevista os desafios do ensino remoto na educação básica. Revista Leia Escola. Campina Grande, v. 20, n. 1, 2020 – ISSN 2358-5870 /*ref*/Bandura A, Azzi RG, Polydoro S. Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008. 176 p.; .23cm. /*ref*/BASTOS, M.C. et al. Ensino remoto emergencial na graduação em Enfermagem: relato de experiência na Covid-19. REME - Rev Min Enferm. 2020[citado em 22/02/2021;24:e-1335. Disponível em: http://reme.org.br/artigo/detalhes/1495DOI: 10.5935/1415.2762.20200072 /*ref*/BRASIL. LEI Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 20 de dezembro de 1996; 175º da Independência e 108º da República. [CITADO em 21/02/2021; Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm /*ref*/BERNARDES, C.M.R. et al. Transição do ensino presencial para o ensino remoto emergencial nos cursos de graduação da unievangélica durante a pandemia de covid-19. In: 39º Seminário de Atualização de Práticas Docentes, 2020, Anapólis. Anais…Anapólis /*ref*/GARCIA, T.C.M. et. al. Ensino remoto emergencial: proposta de design para organização de aulas. Natal: SEDIS/UFRN, 2020. /*ref*/GODOI, M.; KAWASHIMA, L.B.; GOMES, L.D.A.; CANEVA, C. O ensino remoto /*ref*/durante a pandemia de covid-19: desafios, aprendizagens e expectativas dos professores universitários de Educação Física. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, e4309108734, 2020 (CC BY 4.0) | ISSN 2525-3409 | DOI: /*ref*/http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8734 /*ref*/HODGES, C. et al. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Educause Review. 2020 [CITADO em 23/02/2021; Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote- teaching-and-online-learning /*ref*/SARAIVA, K.;TRAVERSINI, C.; LOCKMANN, K. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2016289, p. 1-24, August 2020. [CITADO em 23/02/2021; Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/343893628_A_educacao_em_tempos_de_CO VID-19_ensino_remoto_e_exaustao_docente |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 5 (2020): Artigos - ENDESE - Encontro Nacional de Desenvolvimento Educacional; 39-47 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva502020 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321573343526912 |