A LITERATURA INFANTIL COMO RECURSO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1058 |
Resumo: | A potencialidade pedagógica em oportunizar aprendizagens significativas através de recursos e estratégias interdisciplinares, tem sido campo de diversas discussões nos espaços educacionas que buscam estratégias metodológicas correspondentes aos inúmeros desafios presentes no âmago do ensino de Matemática. Nessa direção, a literatura infantil apresenta-se como caminho possível para estabelecer conexões dinâmicas e atrativas no âmbito da aprendizagem dessa ciência. Assim, este trabalho objetiva analisar a relação estabelecida entre a literatura infantil e o ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola de Cajazeiras - PB. Metodologicamente, o estudo é de natureza qualitativa, mediante investigação intervencional. A partir do trabalho realizado, observou-se que as atividades estimularam os sujeitos envolvidos a analisarem a matemática à luz da literatura infantil como campo que propicia o questionamento, o pensamento crítico, reflexivo e criativo, a aquisição de novos conceitos e o aprimoramento dos conceitos já estabelecidos.Palavras-chave: Ensino de Matemática. Literatura infantil. Ensino-aprendizagem. |
id |
FASF_5a4dee443982d9e60114fbd7a837f80f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/1058 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A LITERATURA INFANTIL COMO RECURSO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTALA potencialidade pedagógica em oportunizar aprendizagens significativas através de recursos e estratégias interdisciplinares, tem sido campo de diversas discussões nos espaços educacionas que buscam estratégias metodológicas correspondentes aos inúmeros desafios presentes no âmago do ensino de Matemática. Nessa direção, a literatura infantil apresenta-se como caminho possível para estabelecer conexões dinâmicas e atrativas no âmbito da aprendizagem dessa ciência. Assim, este trabalho objetiva analisar a relação estabelecida entre a literatura infantil e o ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola de Cajazeiras - PB. Metodologicamente, o estudo é de natureza qualitativa, mediante investigação intervencional. A partir do trabalho realizado, observou-se que as atividades estimularam os sujeitos envolvidos a analisarem a matemática à luz da literatura infantil como campo que propicia o questionamento, o pensamento crítico, reflexivo e criativo, a aquisição de novos conceitos e o aprimoramento dos conceitos já estabelecidos.Palavras-chave: Ensino de Matemática. Literatura infantil. Ensino-aprendizagem.FaSFSilva, Erica Dantas daPacheco, Willyan Ramon de Souza2022-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/105810.22408/reva5020201058344-361Revista Valore; v. 5 (2020): Caderno Temático - Anais do XVI SIAT - Seminário Internacional Analítico de Temas Interdisciplinares; 344-3612526-043X2525-900810.22408/reva502020reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1058/828/*ref*/BORDINI, M. G. A poesia infantil. São Paulo: Ática, 1986./*ref*/BOVO, A. A.; SIMÂO, L. F.; MORO, R. Políticas públicas em informática educativa. Educação Matemática em Revista, n. 15, p. 20-28, dez. 2003./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN.Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998./*ref*/_______. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 2001./*ref*/FERREIRA, E. S. Cidadania e educação matemática. Educação Matemática em revista, n.1, p. 12-18, set. 1993./*ref*/FRANTZ, M.H.Z. A literatura nas séries iniciais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011./*ref*/FREIRE: P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados, Cortez, 1989./*ref*/FURNARI, E. Os problemas da família gorgonzola/ história e desenhos. São Paulo. Global, 2004./*ref*/LERNER. D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário / tradução Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2002./*ref*/LOPES, C. A. E. Escritas e leituras na educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2009./*ref*/MACCARINI, J. M. Fundamentos e metodologia do ensino de matemática. Curitiba: Fael, 2010./*ref*/MARCONI, M. A. LAKATOS, E. M.; Fundamento de metodologia cientifica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010./*ref*/MARTINS, M. H. O que é leitura. 10. ed. São Paulo: Brasiliense, 2007./*ref*/MATOS, K. S. L.; VIEIRA, S. L. Pesquisa educacional: o prazer de conhecer. 2. ed. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2002./*ref*/MENDES, I. A. Investigação histórica no ensino da matemática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009./*ref*/MICHEL, M. H. Metodologia e Pesquisa Científica em Ciências Sociais. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009./*ref*/MICOTTI, M.C. de O. O ensino e as propostas pedagógicas. In: BICUDO, M. A.V. (org) Pesquisas em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999./*ref*/ONUCHIC, L. R. Ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V. (org.). Pesquisas em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999./*ref*/PONCE, A. A educação na comunidade primitiva. Educação e luta de classe. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1985./*ref*/RABELO, E. H. Textos matemáticos: produção, interpretação e resolução de problemas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002./*ref*/RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2011./*ref*/SOUZA, R. J. Narrativas Infantis: a literatura e a televisão de que as crianças gostam. Bauru: USC, 1992./*ref*/SMOLE, K. C. S.; CÂNDIDO, P.; STANCANELLI, R. Matemática e literatura infantil. 4. ed. Belo Horizonte: Lê, 1999./*ref*/SMOLE, K. C. S.; DINIZ, M. I. Ler e aprender matemática. In: SMOLE, Kátia Stocco. DINIZ, Maria Ignez (Orgs.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 69-86./*ref*/VASCONCELLOS, C. S. Planejamento projeto de ensino: aprendizagem e projeto político-pedagógico. 22. ed. São Paulo: Libertad, 2012.Direitos autorais 2022 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-28T23:08:34Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/1058Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-01-28T23:08:34Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A LITERATURA INFANTIL COMO RECURSO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
A LITERATURA INFANTIL COMO RECURSO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
A LITERATURA INFANTIL COMO RECURSO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL Silva, Erica Dantas da |
title_short |
A LITERATURA INFANTIL COMO RECURSO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
A LITERATURA INFANTIL COMO RECURSO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
A LITERATURA INFANTIL COMO RECURSO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
A LITERATURA INFANTIL COMO RECURSO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
A LITERATURA INFANTIL COMO RECURSO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Silva, Erica Dantas da |
author_facet |
Silva, Erica Dantas da Pacheco, Willyan Ramon de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Pacheco, Willyan Ramon de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Erica Dantas da Pacheco, Willyan Ramon de Souza |
description |
A potencialidade pedagógica em oportunizar aprendizagens significativas através de recursos e estratégias interdisciplinares, tem sido campo de diversas discussões nos espaços educacionas que buscam estratégias metodológicas correspondentes aos inúmeros desafios presentes no âmago do ensino de Matemática. Nessa direção, a literatura infantil apresenta-se como caminho possível para estabelecer conexões dinâmicas e atrativas no âmbito da aprendizagem dessa ciência. Assim, este trabalho objetiva analisar a relação estabelecida entre a literatura infantil e o ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola de Cajazeiras - PB. Metodologicamente, o estudo é de natureza qualitativa, mediante investigação intervencional. A partir do trabalho realizado, observou-se que as atividades estimularam os sujeitos envolvidos a analisarem a matemática à luz da literatura infantil como campo que propicia o questionamento, o pensamento crítico, reflexivo e criativo, a aquisição de novos conceitos e o aprimoramento dos conceitos já estabelecidos.Palavras-chave: Ensino de Matemática. Literatura infantil. Ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1058 10.22408/reva5020201058344-361 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1058 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva5020201058344-361 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1058/828 /*ref*/BORDINI, M. G. A poesia infantil. São Paulo: Ática, 1986. /*ref*/BOVO, A. A.; SIMÂO, L. F.; MORO, R. Políticas públicas em informática educativa. Educação Matemática em Revista, n. 15, p. 20-28, dez. 2003. /*ref*/BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN.Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998. /*ref*/_______. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 2001. /*ref*/FERREIRA, E. S. Cidadania e educação matemática. Educação Matemática em revista, n.1, p. 12-18, set. 1993. /*ref*/FRANTZ, M.H.Z. A literatura nas séries iniciais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. /*ref*/FREIRE: P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados, Cortez, 1989. /*ref*/FURNARI, E. Os problemas da família gorgonzola/ história e desenhos. São Paulo. Global, 2004. /*ref*/LERNER. D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário / tradução Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2002. /*ref*/LOPES, C. A. E. Escritas e leituras na educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. /*ref*/MACCARINI, J. M. Fundamentos e metodologia do ensino de matemática. Curitiba: Fael, 2010. /*ref*/MARCONI, M. A. LAKATOS, E. M.; Fundamento de metodologia cientifica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. /*ref*/MARTINS, M. H. O que é leitura. 10. ed. São Paulo: Brasiliense, 2007. /*ref*/MATOS, K. S. L.; VIEIRA, S. L. Pesquisa educacional: o prazer de conhecer. 2. ed. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2002. /*ref*/MENDES, I. A. Investigação histórica no ensino da matemática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009. /*ref*/MICHEL, M. H. Metodologia e Pesquisa Científica em Ciências Sociais. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009. /*ref*/MICOTTI, M.C. de O. O ensino e as propostas pedagógicas. In: BICUDO, M. A.V. (org) Pesquisas em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999. /*ref*/ONUCHIC, L. R. Ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V. (org.). Pesquisas em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999. /*ref*/PONCE, A. A educação na comunidade primitiva. Educação e luta de classe. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1985. /*ref*/RABELO, E. H. Textos matemáticos: produção, interpretação e resolução de problemas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. /*ref*/RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2011. /*ref*/SOUZA, R. J. Narrativas Infantis: a literatura e a televisão de que as crianças gostam. Bauru: USC, 1992. /*ref*/SMOLE, K. C. S.; CÂNDIDO, P.; STANCANELLI, R. Matemática e literatura infantil. 4. ed. Belo Horizonte: Lê, 1999. /*ref*/SMOLE, K. C. S.; DINIZ, M. I. Ler e aprender matemática. In: SMOLE, Kátia Stocco. DINIZ, Maria Ignez (Orgs.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 69-86. /*ref*/VASCONCELLOS, C. S. Planejamento projeto de ensino: aprendizagem e projeto político-pedagógico. 22. ed. São Paulo: Libertad, 2012. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 5 (2020): Caderno Temático - Anais do XVI SIAT - Seminário Internacional Analítico de Temas Interdisciplinares; 344-361 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva502020 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321572359962624 |