CONSIDERAÇÕES ACERCA DA EPISTEMOLOGIA: DO NASCIMENTO DA CIÊNCIA MODERNA AO CÍRCULO DE VIENA
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Data de Publicação: | 2018 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/171 |
Resumo: | O presente artigo apresenta um estudo sobre as influências de filósofos, físicos e astrônomos no nascimento da Ciência Moderna. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, o artigo aborda também o surgimento do Círculo de Viena no início do século XX, seus integrantes, objetivos e influências na ciência atual e na construção do conhecimento científico e uma breve reflexão sobre a epistemologia contemporânea. Os resultados preliminares apontam que nomes como Galileu Galilei, Francis Bacon, René Descartes são os principais apontados como precursores da Ciência Moderna e que as influências do Círculo de Viena ainda se fazem presentes nos dias de hoje. |
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CONSIDERAÇÕES ACERCA DA EPISTEMOLOGIA: DO NASCIMENTO DA CIÊNCIA MODERNA AO CÍRCULO DE VIENAO presente artigo apresenta um estudo sobre as influências de filósofos, físicos e astrônomos no nascimento da Ciência Moderna. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, o artigo aborda também o surgimento do Círculo de Viena no início do século XX, seus integrantes, objetivos e influências na ciência atual e na construção do conhecimento científico e uma breve reflexão sobre a epistemologia contemporânea. Os resultados preliminares apontam que nomes como Galileu Galilei, Francis Bacon, René Descartes são os principais apontados como precursores da Ciência Moderna e que as influências do Círculo de Viena ainda se fazem presentes nos dias de hoje.FaSFIwasse, Lilian Fávaro AlegrâncioBranco, Emerson PereiraBranco, Alessandra Batista de GodoiZanatta, Shalimar Calegari2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/17110.22408/reva302018171619-629Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 619-6292526-043X2525-900810.22408/reva302018reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/171/177/*ref*/ALVES, T. S. A Variação Linguística e o Paradigma de Boaventura de Sousa Santos. In: OLIVEIRA, I. A.; ARAÚJO, M. D.; CAETANO, V. N. S. (orgs). Epistemologia e educação: reflexões sobre temas educacionais. Belém: PPGED-UEPA, 2012./*ref*/BARBOSA, M. R. Alexandre Koyré e a revolução científica do século XVII: formulação de um novo conceito para a ciência experimental. IN: XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – ANPUH, 26. 2011, São Paulo. Anais. São Paulo, 2011./*ref*/BRAGA, M.; GUERRA, A.; REIS, J. C. Breve história da ciência moderna, v. 2: das máquinas do mundo ao universo-máquina. Rio de Janeiro: Zahar, 2004./*ref*/CARNIELLI, A. A. Filosofia da ciência. In: OLIVEIRA, A. S. (org.). Introdução ao pensamento filosófico. 8. Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005./*ref*/CASTAÑON, G. Introdução à epistemologia. São Paulo: Editora EPU, 2007./*ref*/CHALMERS, A. F. O que é ciência afinal? Tradução de Raul Filker. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993./*ref*/GERMANO, M. G. Uma nova ciência para um novo senso comum. Campina Grande: EDUEPB, 2011./*ref*/GIOIA, S. C. A Razão, a experiência e a construção de um universo geométrico: Galileu Galilei (1564-1642). In: ANDERY, M. A. P. A., et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Garamond, 2012. p. 179-192./*ref*/JAPIASSU, H. Introdução ao pensamento epistemológico. 3. Ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1979./*ref*/MAIA, A. C. A. Kelsen e a filosofia da linguagem de Wittgenstein: um estudo comparado do tractatus logico-philosóphicus e das investigações filosóficas sobre a teoria pura do direito. 2006. 107 f. Dissertação – Faculdade Mineira de Direito, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006./*ref*/MARQUES, J. O. A. Resenha da tradução brasileira do Tractatus de Wittgenstein. Publicada em Manuscrito. Campinas: CLE-Unicamp, v. 18, n. 2, p. 445-463, out. 1995./*ref*/MORIN, E. Ciência com consciência. Tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. 8. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005./*ref*/NERY, V. S. C. O debate epistemológico sobre a história da educação brasileira. In: OLIVEIRA, I. A.; ARAÚJO, M. D.; CAETANO, V. N. S. (orgs). Epistemologia e educação: reflexões sobre temas educacionais. Belém: PPGED-UEPA, 2012./*ref*/OUELBANI, M. O Círculo de Viena. Tradução de Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2009./*ref*/POSSOLI, G. E.; HANNA, P. C. M. Epistemologia. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2012./*ref*/RIBEIRO FILHO, S. A transformação do papel da metafísica no pensamento de Karl Popper. 2005. 105 f. Dissertação – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade São Judas Tadeu, São Paulo. 2005./*ref*/VIDEIRA, A. A. P. Breves considerações sobre a natureza do método científico. In: SILVA, C. C. (org.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2006. p. 23-42.Direitos autorais 2018 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-27T00:12:39Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/171Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2018-12-27T00:12:39Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
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