TRILHA FÍSICA: AGORA VEJO! JOGO DIDÁTICO EM BRAILLE PARA AUXILIAR ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL
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Data de Publicação: | 2021 |
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Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/930 |
Resumo: | Estamos vivendo em uma era que muito se fala em inclusão, citam leis que a garante, pois a legislação é bastante clara quanto à obrigatoriedade em acolher e matricular todos os alunos, seja qual for suas necessidades educacionais especiais ou diferenças. Mas sabe-se que na prática apenas leis não resolvem o problema da inclusão escolar. Este trabalho visa analisar as leis da inclusão, além de repensar a forma de ensinar nas escolas. Com o intuito de promover uma metodologia que possa alcançar esses alunos de forma eficaz que colabore para seu aprendizado durante toda sua vida, foi elaborado um jogo em forma de trilha em braille para fortalecer os conteúdos de Física ministrados no 1º ano do Ensino Médio.Palavras Chave: Ensino de Física. Inclusão. Jogo Didático. |
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TRILHA FÍSICA: AGORA VEJO! JOGO DIDÁTICO EM BRAILLE PARA AUXILIAR ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIALEstamos vivendo em uma era que muito se fala em inclusão, citam leis que a garante, pois a legislação é bastante clara quanto à obrigatoriedade em acolher e matricular todos os alunos, seja qual for suas necessidades educacionais especiais ou diferenças. Mas sabe-se que na prática apenas leis não resolvem o problema da inclusão escolar. Este trabalho visa analisar as leis da inclusão, além de repensar a forma de ensinar nas escolas. Com o intuito de promover uma metodologia que possa alcançar esses alunos de forma eficaz que colabore para seu aprendizado durante toda sua vida, foi elaborado um jogo em forma de trilha em braille para fortalecer os conteúdos de Física ministrados no 1º ano do Ensino Médio.Palavras Chave: Ensino de Física. Inclusão. Jogo Didático.FaSFBarreto, Vanici Pereira MartinsVeloso, Maria Sonia Silva de OliveiraBarreto, Francisco Macione Martins2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/93010.22408/reva6020219301776-1788Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1776-17882526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/930/703/*ref*/FRIAS, E.M.A.; MENEZES, M.C.B. Inclusão escolar do aluno com necessidades educacionais especiais: contribuições ao professor do Ensino Regular./*ref*/GIL, Antônio Carlos, 1946- Como elaborar projetos de pesquisa. - 4. ed. - São Paulo : Atlas, 2002/*ref*/MARGARIDA, S. M. A. Uma Educação Especial para a diversidade com vistas à Inclusão Social. In: Recanto das Letras, nov. 2009. Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/ensaios/1908754. Acessado em: 14/11/2019 às 15h19min./*ref*/MOTA, E. G. da. Inclusão Educacional das Pessoas Portadoras de Deficiência... discurso ou realidade?/*ref*/Disponível em: http://www.profala.com/arteducesp98.htm. Acessado em: 23/12/2019 às 19h47min./*ref*/SANCHEZ, P. A. A educação inclusiva: um meio de construir escolas para todos no século XXI. Revista Inclusão. Brasília, v.1, n.1, out./2005, p. 718./*ref*/SOBRINHO, L. C. D. Inclusão: utopia ou direito de ser cidadão?In: Revista Tamoios - Janeiro / Junho - Ano II, N°.1, 2006./*ref*/SOUZA, S. C..; MANOEL, V. de A. Praticando acessibilidade comunicacional: cooperação entre biblioteca universitária e programa de promoção de acessibilidade. In: Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, vol. 13, nº 1, P. 7-17, jan/jun de 2008./*ref*/WERNECK, C. Manual da Mídia Legal. Brasília. República Federativa do Brasil, 2003./*ref*/O CENSO de pessoas com deficiência na era da inclusão. In: Rede Saci. Disponível em: http://saci.org.br/index.php?modulo=akemi¶metro=5269. Acessado em: 18/08/2019 às 22h20min./*ref*/_________Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988./*ref*/________Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2007. Disponível em:/*ref*/http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf. Acessado em: 07/01/2020 às 15h40min.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:18Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/930Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:18Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
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