OS CONTEÚDOS DE ASTRONOMIA DOS LIVROS DIDÁTICOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/908 |
Resumo: | Neste trabalho analisamos como os temas, relacionados à Astronomia, são apresentados em 05 livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental, utilizados na região de Paranavaí – PR. Nesta análise buscamos verificar se o conhecimento científico, entre os temas abordados, explicita as contextualizações entre si. Isto porque, é esta contextualização, que evidencia a escolha de uma teoria em detrimento de outra, às vezes alicerçada pelo empirismo. Entretanto, nossas análises revelam que os conteúdos apresentados e relacionados à Astronomia são fragmentados, estanques e até mesmo, equivocados. O que impede que o aluno perceba a dinâmica epistemológica das Ciências, dificultando a realização da Aprendizagem Significativa, como definida por Ausubel.Palavras Chave: Astronomia. Livro Didático. Aprendizagem Significativa. |
id |
FASF_73302f92b174f643469bd4132cb7959e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/908 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
OS CONTEÚDOS DE ASTRONOMIA DOS LIVROS DIDÁTICOSNeste trabalho analisamos como os temas, relacionados à Astronomia, são apresentados em 05 livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental, utilizados na região de Paranavaí – PR. Nesta análise buscamos verificar se o conhecimento científico, entre os temas abordados, explicita as contextualizações entre si. Isto porque, é esta contextualização, que evidencia a escolha de uma teoria em detrimento de outra, às vezes alicerçada pelo empirismo. Entretanto, nossas análises revelam que os conteúdos apresentados e relacionados à Astronomia são fragmentados, estanques e até mesmo, equivocados. O que impede que o aluno perceba a dinâmica epistemológica das Ciências, dificultando a realização da Aprendizagem Significativa, como definida por Ausubel.Palavras Chave: Astronomia. Livro Didático. Aprendizagem Significativa.FaSFZanatta, Shalimar CalegariWeberling, Beatriz SilvaCarvalho, Hercilia Alves Pereira de2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/90810.22408/reva6020219081697-1706Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1697-17062526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/908/682/*ref*/BRENNAN, Richard. Gigantes da Física. Editor Zahar. 1998./*ref*/CANTO, Eduardo Leite do. Ciências Naturais: Aprendendo com o cotidiano, 6º, 7º, 9º anos. 4ª ed. São Paulo: Moderna, 2012./*ref*/CARNAVELLE, Maria Rosa. JORNADAS.cie: ciências, 7º e 9º anos. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2012./*ref*/DUARTE, N. As pedagogias do “aprender a aprender” e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n.18, p.35-151, 2001./*ref*/GASPAR, ALBERTO. Cinquenta anos de Ensino de física: Muitos equívocos, alguns acertos e anecessidade do resgate do papel do professor. Artigo apresentado no XV Encontro de Físicos do norte e Nordeste. Página de 1 – 13, 1997. Disponível em: http://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/351678/mod_resource/content/4/texto_5.pdf Acessado em 04 de abril de 2019./*ref*/GEWANDSZNAJDER, Fernando. Ciências: Nosso corpo. 8º ano. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2012./*ref*/MARTINS, L.M. e DUARTE N., orgs. Formação de professores: limites contemporâneos e alternativos necessários [online]. São Paulo, Editor UNESP, SP: Cultura Acadêmica, 191p., 2010./*ref*//*ref*/MOREIRA, M.A; MASINI, E.F.S. Aprendizagem significativa: A teoria de David P. Ausbel. São Paulo: Centauro, 2001./*ref*/OECD. PISA 2015 - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes: Matriz de Avaliação de Ciências. Tradução de Lenice Medeiros – Daeb/Inep. Brasil, 2015./*ref*//*ref*/OECD. (2000). Measuring Student Knowledge and Skills: The PISA 2000 Assessment of Reading, Mathematical and Scientific Literacy. Paris: OECD./*ref*/OECD. (2003). The PISA 2003 Assessment Framework: Mathematics, Reading, Science and Problem Solving Knowledge and Skills. Paris: OECD./*ref*/OECD. (2006). The PISA 2006 Assessment Framework for Science, Reading and Mathematics. Paris: OECD./*ref*/PASSOS, Eduardo; SILLOS, Angela. Tempo de Ciências. 6º e 8º anos. 2ª ed. São Paulo: Editora Brasil, 2015./*ref*/PRAXEDES, J. M. de O.; KRAUSE, J. O Estudo Da Física No Ensino Fundamental: Iniciação Ao Conhecimento Científico E Dificuldades Enfrentadas Para Sua Inserção. In: Congresso Nacional De Educação, II, 2015, Campina Grande. Campina Grande: 2015. p. 1 - 12.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:17Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/908Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:17Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS CONTEÚDOS DE ASTRONOMIA DOS LIVROS DIDÁTICOS |
title |
OS CONTEÚDOS DE ASTRONOMIA DOS LIVROS DIDÁTICOS |
spellingShingle |
OS CONTEÚDOS DE ASTRONOMIA DOS LIVROS DIDÁTICOS Zanatta, Shalimar Calegari |
title_short |
OS CONTEÚDOS DE ASTRONOMIA DOS LIVROS DIDÁTICOS |
title_full |
OS CONTEÚDOS DE ASTRONOMIA DOS LIVROS DIDÁTICOS |
title_fullStr |
OS CONTEÚDOS DE ASTRONOMIA DOS LIVROS DIDÁTICOS |
title_full_unstemmed |
OS CONTEÚDOS DE ASTRONOMIA DOS LIVROS DIDÁTICOS |
title_sort |
OS CONTEÚDOS DE ASTRONOMIA DOS LIVROS DIDÁTICOS |
author |
Zanatta, Shalimar Calegari |
author_facet |
Zanatta, Shalimar Calegari Weberling, Beatriz Silva Carvalho, Hercilia Alves Pereira de |
author_role |
author |
author2 |
Weberling, Beatriz Silva Carvalho, Hercilia Alves Pereira de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanatta, Shalimar Calegari Weberling, Beatriz Silva Carvalho, Hercilia Alves Pereira de |
description |
Neste trabalho analisamos como os temas, relacionados à Astronomia, são apresentados em 05 livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental, utilizados na região de Paranavaí – PR. Nesta análise buscamos verificar se o conhecimento científico, entre os temas abordados, explicita as contextualizações entre si. Isto porque, é esta contextualização, que evidencia a escolha de uma teoria em detrimento de outra, às vezes alicerçada pelo empirismo. Entretanto, nossas análises revelam que os conteúdos apresentados e relacionados à Astronomia são fragmentados, estanques e até mesmo, equivocados. O que impede que o aluno perceba a dinâmica epistemológica das Ciências, dificultando a realização da Aprendizagem Significativa, como definida por Ausubel.Palavras Chave: Astronomia. Livro Didático. Aprendizagem Significativa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/908 10.22408/reva6020219081697-1706 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/908 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva6020219081697-1706 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/908/682 /*ref*/BRENNAN, Richard. Gigantes da Física. Editor Zahar. 1998. /*ref*/CANTO, Eduardo Leite do. Ciências Naturais: Aprendendo com o cotidiano, 6º, 7º, 9º anos. 4ª ed. São Paulo: Moderna, 2012. /*ref*/CARNAVELLE, Maria Rosa. JORNADAS.cie: ciências, 7º e 9º anos. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2012. /*ref*/DUARTE, N. As pedagogias do “aprender a aprender” e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n.18, p.35-151, 2001. /*ref*/GASPAR, ALBERTO. Cinquenta anos de Ensino de física: Muitos equívocos, alguns acertos e anecessidade do resgate do papel do professor. Artigo apresentado no XV Encontro de Físicos do norte e Nordeste. Página de 1 – 13, 1997. Disponível em: http://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/351678/mod_resource/content/4/texto_5.pdf Acessado em 04 de abril de 2019. /*ref*/GEWANDSZNAJDER, Fernando. Ciências: Nosso corpo. 8º ano. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2012. /*ref*/MARTINS, L.M. e DUARTE N., orgs. Formação de professores: limites contemporâneos e alternativos necessários [online]. São Paulo, Editor UNESP, SP: Cultura Acadêmica, 191p., 2010. /*ref*/ /*ref*/MOREIRA, M.A; MASINI, E.F.S. Aprendizagem significativa: A teoria de David P. Ausbel. São Paulo: Centauro, 2001. /*ref*/OECD. PISA 2015 - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes: Matriz de Avaliação de Ciências. Tradução de Lenice Medeiros – Daeb/Inep. Brasil, 2015. /*ref*/ /*ref*/OECD. (2000). Measuring Student Knowledge and Skills: The PISA 2000 Assessment of Reading, Mathematical and Scientific Literacy. Paris: OECD. /*ref*/OECD. (2003). The PISA 2003 Assessment Framework: Mathematics, Reading, Science and Problem Solving Knowledge and Skills. Paris: OECD. /*ref*/OECD. (2006). The PISA 2006 Assessment Framework for Science, Reading and Mathematics. Paris: OECD. /*ref*/PASSOS, Eduardo; SILLOS, Angela. Tempo de Ciências. 6º e 8º anos. 2ª ed. São Paulo: Editora Brasil, 2015. /*ref*/PRAXEDES, J. M. de O.; KRAUSE, J. O Estudo Da Física No Ensino Fundamental: Iniciação Ao Conhecimento Científico E Dificuldades Enfrentadas Para Sua Inserção. In: Congresso Nacional De Educação, II, 2015, Campina Grande. Campina Grande: 2015. p. 1 - 12. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1697-1706 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva602021 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321572764712960 |