O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE ENGENHARIA NO BRASIL A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ederson Carlos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Batista, Michel Corci, Fusinato, Polônia Altoé
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/824
Resumo: Tendo em vista a necessidade de modernizar o processo de ensino e aprendizagem nos cursos de engenharia, as metodologias ativas surgem como possibilidade para a formação do engenheiro e de atendimento às necessidades da sociedade contemporânea. Portanto, este artigo é um recorte de uma pesquisa mais ampla que buscou identificar a produção de teses e dissertações desenvolvidas com estas estratégias e suas contribuições na formação de futuros engenheiros, conforme estabelecido nas DCN para engenharia. Para tanto, foi realizado um levantamento nos portais eletrônicos do BDTD e da CAPES, no período 2000-2019, sendo encontrados oito estudos abordando o tema, em que apresentam os métodos, bem como suas contribuições, que indicaram avaliações positivas sobre seu uso.Palavras Chave: Metodologias ativas. Ensino de Engenharia. Ensino e aprendizagem.
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