O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE ENGENHARIA NO BRASIL A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES
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Data de Publicação: | 2021 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/824 |
Resumo: | Tendo em vista a necessidade de modernizar o processo de ensino e aprendizagem nos cursos de engenharia, as metodologias ativas surgem como possibilidade para a formação do engenheiro e de atendimento às necessidades da sociedade contemporânea. Portanto, este artigo é um recorte de uma pesquisa mais ampla que buscou identificar a produção de teses e dissertações desenvolvidas com estas estratégias e suas contribuições na formação de futuros engenheiros, conforme estabelecido nas DCN para engenharia. Para tanto, foi realizado um levantamento nos portais eletrônicos do BDTD e da CAPES, no período 2000-2019, sendo encontrados oito estudos abordando o tema, em que apresentam os métodos, bem como suas contribuições, que indicaram avaliações positivas sobre seu uso.Palavras Chave: Metodologias ativas. Ensino de Engenharia. Ensino e aprendizagem. |
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O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE ENGENHARIA NO BRASIL A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕESTendo em vista a necessidade de modernizar o processo de ensino e aprendizagem nos cursos de engenharia, as metodologias ativas surgem como possibilidade para a formação do engenheiro e de atendimento às necessidades da sociedade contemporânea. Portanto, este artigo é um recorte de uma pesquisa mais ampla que buscou identificar a produção de teses e dissertações desenvolvidas com estas estratégias e suas contribuições na formação de futuros engenheiros, conforme estabelecido nas DCN para engenharia. Para tanto, foi realizado um levantamento nos portais eletrônicos do BDTD e da CAPES, no período 2000-2019, sendo encontrados oito estudos abordando o tema, em que apresentam os métodos, bem como suas contribuições, que indicaram avaliações positivas sobre seu uso.Palavras Chave: Metodologias ativas. Ensino de Engenharia. 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