CIÊNCIA E ARTE: POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE A RAZÃO E A EMOÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Laizir Escarpanezi
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, Neves, Marcos Cesar Danhoni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/169
Resumo: Este artigo tem como finalidade apresentar possibilidades de conexão entre os conhecimentos de Ciência e de Arte.  Nesse sentido, se justifica pois busca evidenciar que esta ligação já existe há muito tempo e tem sido buscada também na atualidade, depois de ter passado por algum tempo esquecida. Figuras como Leonardo da Vinci e Einstein, souberam realizar a ligação entre as duas áreas de forma impecável. O objetivo do artigo é evidenciar que Arte e a Ciência, quando trabalhadas de forma conjunta, podem trazer vantagens para quem está envolvido com esses estudos. Para isso, foi utilizada uma revisão bibliográfica, buscando autores como Matos (2003) e Silva e Neves (2015), que abordam a parceria Arte e Ciência. O texto salienta portanto que o paradigma vigente em vários campos do conhecimento humano deve ser repensado e que, favorecer essa relação na escola pode trazer benefícios para a construção de conhecimentos nas duas áreas.
id FASF_77001ecb554e0a045c8cd9efe2cc6deb
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/169
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling CIÊNCIA E ARTE: POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE A RAZÃO E A EMOÇÃOEste artigo tem como finalidade apresentar possibilidades de conexão entre os conhecimentos de Ciência e de Arte.  Nesse sentido, se justifica pois busca evidenciar que esta ligação já existe há muito tempo e tem sido buscada também na atualidade, depois de ter passado por algum tempo esquecida. Figuras como Leonardo da Vinci e Einstein, souberam realizar a ligação entre as duas áreas de forma impecável. O objetivo do artigo é evidenciar que Arte e a Ciência, quando trabalhadas de forma conjunta, podem trazer vantagens para quem está envolvido com esses estudos. Para isso, foi utilizada uma revisão bibliográfica, buscando autores como Matos (2003) e Silva e Neves (2015), que abordam a parceria Arte e Ciência. O texto salienta portanto que o paradigma vigente em vários campos do conhecimento humano deve ser repensado e que, favorecer essa relação na escola pode trazer benefícios para a construção de conhecimentos nas duas áreas.FaSFRocha, Laizir EscarpaneziMagalhães Júnior, Carlos Alberto de OliveiraNeves, Marcos Cesar Danhoni2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/16910.22408/reva302018169312-321Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 312-3212526-043X2525-900810.22408/reva302018reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/169/151/*ref*/CARUSO, F. O gradual abandono do céu dourado. Revista Norte Ciência, vol. 3, n. 1, p. 62-69, 2012/*ref*/MATOS, C. (org). Ciência e arte. Imaginário e descoberta. São Paulo: Terceira margem, 2003./*ref*/MARCOVITCH, J. Ciência e arte – Imaginário e descoberta. In: Ciência e arte. Imaginário e descoberta. São Paulo: Terceira margem, 2003. p. 15-23./*ref*/REIS, J. C.; GUERRA, A.; BRAGA, M. Física e arte: a construção do mundo com tintas, palavras e equações. Revista ciência e cultura, vol. 57, nº 3, p. 29-32, 2005./*ref*/SILVA, J. A. P. Arte e Ciência no Renascimento: discussões e possibilidades de reaproximação a partir do Codex entre Cigoli e Galileo no Século XVII, 2013. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Centro de Ciências Exatas- Universidade Estadual de Maringá, Paraná./*ref*/SILVA, J. A. P.; NEVES, M. C. D. Arte e ciência: possibilidades de reaproximações na contemporaneidade. Interciência, Vol. 40 nº 6.p. 423-432, 2015/*ref*/GOMES, T. C.; DI GIORGI, C. A. G.; RABONI, P. C. A. Física e pintura: dimensões de uma relação e suas potencialidades no ensino de física. Revista Brasileira de Ensino de Física.V. 33, n. 4, p. 4314-4314, 2011.Direitos autorais 2018 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-27T00:12:39Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/169Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2018-12-27T00:12:39Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv CIÊNCIA E ARTE: POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE A RAZÃO E A EMOÇÃO
title CIÊNCIA E ARTE: POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE A RAZÃO E A EMOÇÃO
spellingShingle CIÊNCIA E ARTE: POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE A RAZÃO E A EMOÇÃO
Rocha, Laizir Escarpanezi
title_short CIÊNCIA E ARTE: POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE A RAZÃO E A EMOÇÃO
title_full CIÊNCIA E ARTE: POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE A RAZÃO E A EMOÇÃO
title_fullStr CIÊNCIA E ARTE: POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE A RAZÃO E A EMOÇÃO
title_full_unstemmed CIÊNCIA E ARTE: POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE A RAZÃO E A EMOÇÃO
title_sort CIÊNCIA E ARTE: POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE A RAZÃO E A EMOÇÃO
author Rocha, Laizir Escarpanezi
author_facet Rocha, Laizir Escarpanezi
Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
Neves, Marcos Cesar Danhoni
author_role author
author2 Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
Neves, Marcos Cesar Danhoni
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Laizir Escarpanezi
Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
Neves, Marcos Cesar Danhoni
description Este artigo tem como finalidade apresentar possibilidades de conexão entre os conhecimentos de Ciência e de Arte.  Nesse sentido, se justifica pois busca evidenciar que esta ligação já existe há muito tempo e tem sido buscada também na atualidade, depois de ter passado por algum tempo esquecida. Figuras como Leonardo da Vinci e Einstein, souberam realizar a ligação entre as duas áreas de forma impecável. O objetivo do artigo é evidenciar que Arte e a Ciência, quando trabalhadas de forma conjunta, podem trazer vantagens para quem está envolvido com esses estudos. Para isso, foi utilizada uma revisão bibliográfica, buscando autores como Matos (2003) e Silva e Neves (2015), que abordam a parceria Arte e Ciência. O texto salienta portanto que o paradigma vigente em vários campos do conhecimento humano deve ser repensado e que, favorecer essa relação na escola pode trazer benefícios para a construção de conhecimentos nas duas áreas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/169
10.22408/reva302018169312-321
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/169
identifier_str_mv 10.22408/reva302018169312-321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/169/151
/*ref*/CARUSO, F. O gradual abandono do céu dourado. Revista Norte Ciência, vol. 3, n. 1, p. 62-69, 2012
/*ref*/MATOS, C. (org). Ciência e arte. Imaginário e descoberta. São Paulo: Terceira margem, 2003.
/*ref*/MARCOVITCH, J. Ciência e arte – Imaginário e descoberta. In: Ciência e arte. Imaginário e descoberta. São Paulo: Terceira margem, 2003. p. 15-23.
/*ref*/REIS, J. C.; GUERRA, A.; BRAGA, M. Física e arte: a construção do mundo com tintas, palavras e equações. Revista ciência e cultura, vol. 57, nº 3, p. 29-32, 2005.
/*ref*/SILVA, J. A. P. Arte e Ciência no Renascimento: discussões e possibilidades de reaproximação a partir do Codex entre Cigoli e Galileo no Século XVII, 2013. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Centro de Ciências Exatas- Universidade Estadual de Maringá, Paraná.
/*ref*/SILVA, J. A. P.; NEVES, M. C. D. Arte e ciência: possibilidades de reaproximações na contemporaneidade. Interciência, Vol. 40 nº 6.p. 423-432, 2015
/*ref*/GOMES, T. C.; DI GIORGI, C. A. G.; RABONI, P. C. A. Física e pintura: dimensões de uma relação e suas potencialidades no ensino de física. Revista Brasileira de Ensino de Física.V. 33, n. 4, p. 4314-4314, 2011.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 312-321
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva302018
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321574969868288