CIÊNCIA E ARTE: POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE A RAZÃO E A EMOÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/169 |
Resumo: | Este artigo tem como finalidade apresentar possibilidades de conexão entre os conhecimentos de Ciência e de Arte. Nesse sentido, se justifica pois busca evidenciar que esta ligação já existe há muito tempo e tem sido buscada também na atualidade, depois de ter passado por algum tempo esquecida. Figuras como Leonardo da Vinci e Einstein, souberam realizar a ligação entre as duas áreas de forma impecável. O objetivo do artigo é evidenciar que Arte e a Ciência, quando trabalhadas de forma conjunta, podem trazer vantagens para quem está envolvido com esses estudos. Para isso, foi utilizada uma revisão bibliográfica, buscando autores como Matos (2003) e Silva e Neves (2015), que abordam a parceria Arte e Ciência. O texto salienta portanto que o paradigma vigente em vários campos do conhecimento humano deve ser repensado e que, favorecer essa relação na escola pode trazer benefícios para a construção de conhecimentos nas duas áreas. |
id |
FASF_77001ecb554e0a045c8cd9efe2cc6deb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/169 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CIÊNCIA E ARTE: POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE A RAZÃO E A EMOÇÃOEste artigo tem como finalidade apresentar possibilidades de conexão entre os conhecimentos de Ciência e de Arte. Nesse sentido, se justifica pois busca evidenciar que esta ligação já existe há muito tempo e tem sido buscada também na atualidade, depois de ter passado por algum tempo esquecida. Figuras como Leonardo da Vinci e Einstein, souberam realizar a ligação entre as duas áreas de forma impecável. O objetivo do artigo é evidenciar que Arte e a Ciência, quando trabalhadas de forma conjunta, podem trazer vantagens para quem está envolvido com esses estudos. Para isso, foi utilizada uma revisão bibliográfica, buscando autores como Matos (2003) e Silva e Neves (2015), que abordam a parceria Arte e Ciência. O texto salienta portanto que o paradigma vigente em vários campos do conhecimento humano deve ser repensado e que, favorecer essa relação na escola pode trazer benefícios para a construção de conhecimentos nas duas áreas.FaSFRocha, Laizir EscarpaneziMagalhães Júnior, Carlos Alberto de OliveiraNeves, Marcos Cesar Danhoni2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/16910.22408/reva302018169312-321Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 312-3212526-043X2525-900810.22408/reva302018reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/169/151/*ref*/CARUSO, F. O gradual abandono do céu dourado. Revista Norte Ciência, vol. 3, n. 1, p. 62-69, 2012/*ref*/MATOS, C. (org). Ciência e arte. Imaginário e descoberta. São Paulo: Terceira margem, 2003./*ref*/MARCOVITCH, J. Ciência e arte – Imaginário e descoberta. In: Ciência e arte. Imaginário e descoberta. São Paulo: Terceira margem, 2003. p. 15-23./*ref*/REIS, J. C.; GUERRA, A.; BRAGA, M. Física e arte: a construção do mundo com tintas, palavras e equações. Revista ciência e cultura, vol. 57, nº 3, p. 29-32, 2005./*ref*/SILVA, J. A. P. Arte e Ciência no Renascimento: discussões e possibilidades de reaproximação a partir do Codex entre Cigoli e Galileo no Século XVII, 2013. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Centro de Ciências Exatas- Universidade Estadual de Maringá, Paraná./*ref*/SILVA, J. A. P.; NEVES, M. C. D. Arte e ciência: possibilidades de reaproximações na contemporaneidade. Interciência, Vol. 40 nº 6.p. 423-432, 2015/*ref*/GOMES, T. C.; DI GIORGI, C. A. G.; RABONI, P. C. A. Física e pintura: dimensões de uma relação e suas potencialidades no ensino de física. Revista Brasileira de Ensino de Física.V. 33, n. 4, p. 4314-4314, 2011.Direitos autorais 2018 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-27T00:12:39Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/169Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2018-12-27T00:12:39Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CIÊNCIA E ARTE: POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE A RAZÃO E A EMOÇÃO |
title |
CIÊNCIA E ARTE: POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE A RAZÃO E A EMOÇÃO |
spellingShingle |
CIÊNCIA E ARTE: POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE A RAZÃO E A EMOÇÃO Rocha, Laizir Escarpanezi |
title_short |
CIÊNCIA E ARTE: POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE A RAZÃO E A EMOÇÃO |
title_full |
CIÊNCIA E ARTE: POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE A RAZÃO E A EMOÇÃO |
title_fullStr |
CIÊNCIA E ARTE: POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE A RAZÃO E A EMOÇÃO |
title_full_unstemmed |
CIÊNCIA E ARTE: POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE A RAZÃO E A EMOÇÃO |
title_sort |
CIÊNCIA E ARTE: POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE A RAZÃO E A EMOÇÃO |
author |
Rocha, Laizir Escarpanezi |
author_facet |
Rocha, Laizir Escarpanezi Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira Neves, Marcos Cesar Danhoni |
author_role |
author |
author2 |
Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira Neves, Marcos Cesar Danhoni |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Laizir Escarpanezi Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira Neves, Marcos Cesar Danhoni |
description |
Este artigo tem como finalidade apresentar possibilidades de conexão entre os conhecimentos de Ciência e de Arte. Nesse sentido, se justifica pois busca evidenciar que esta ligação já existe há muito tempo e tem sido buscada também na atualidade, depois de ter passado por algum tempo esquecida. Figuras como Leonardo da Vinci e Einstein, souberam realizar a ligação entre as duas áreas de forma impecável. O objetivo do artigo é evidenciar que Arte e a Ciência, quando trabalhadas de forma conjunta, podem trazer vantagens para quem está envolvido com esses estudos. Para isso, foi utilizada uma revisão bibliográfica, buscando autores como Matos (2003) e Silva e Neves (2015), que abordam a parceria Arte e Ciência. O texto salienta portanto que o paradigma vigente em vários campos do conhecimento humano deve ser repensado e que, favorecer essa relação na escola pode trazer benefícios para a construção de conhecimentos nas duas áreas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/169 10.22408/reva302018169312-321 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/169 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva302018169312-321 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/169/151 /*ref*/CARUSO, F. O gradual abandono do céu dourado. Revista Norte Ciência, vol. 3, n. 1, p. 62-69, 2012 /*ref*/MATOS, C. (org). Ciência e arte. Imaginário e descoberta. São Paulo: Terceira margem, 2003. /*ref*/MARCOVITCH, J. Ciência e arte – Imaginário e descoberta. In: Ciência e arte. Imaginário e descoberta. São Paulo: Terceira margem, 2003. p. 15-23. /*ref*/REIS, J. C.; GUERRA, A.; BRAGA, M. Física e arte: a construção do mundo com tintas, palavras e equações. Revista ciência e cultura, vol. 57, nº 3, p. 29-32, 2005. /*ref*/SILVA, J. A. P. Arte e Ciência no Renascimento: discussões e possibilidades de reaproximação a partir do Codex entre Cigoli e Galileo no Século XVII, 2013. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Centro de Ciências Exatas- Universidade Estadual de Maringá, Paraná. /*ref*/SILVA, J. A. P.; NEVES, M. C. D. Arte e ciência: possibilidades de reaproximações na contemporaneidade. Interciência, Vol. 40 nº 6.p. 423-432, 2015 /*ref*/GOMES, T. C.; DI GIORGI, C. A. G.; RABONI, P. C. A. Física e pintura: dimensões de uma relação e suas potencialidades no ensino de física. Revista Brasileira de Ensino de Física.V. 33, n. 4, p. 4314-4314, 2011. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 312-321 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva302018 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321574969868288 |