O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE FRIEDRICH FROEBEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves Cardoso, Márcia Regina
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: de Oliveira, Guilherme Saramago, dos Santos, Josely Alves, Santos, Anderson Oramisio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1240
Resumo: O presente trabalho buscou investigar a pedagogia escolar de Froebel como campo de pesquisa e sua aplicação na educação. Este estudo foi norteado pela busca de resposta ao seguinte questionamento: quais são as principais ideias de Froebel para a educação de crianças? De forma específica, buscou-se ainda: (1) Examinar a relação entre a infância e adolescência de Froebel e a sua obra; (2) conhecer os princípios filosóficos que suportam a pedagogia de Frobel; (3) identificar os principais pontos do pensamento educacional de Froebel; (4) confrontar os dados resultantes da pesquisa. O estudo foi teórico-bibliográfico, de natureza qualitativa. A pesquisa demonstrou que a auto atividade livre e espontânea da criança, desenvolvida através de jogos e brincadeiras, é a principal ideia do pensamento educacional de Froebel.
id FASF_81a1b6fd123e1bc3e49a689449e20dfa
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/1240
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE FRIEDRICH FROEBELO presente trabalho buscou investigar a pedagogia escolar de Froebel como campo de pesquisa e sua aplicação na educação. Este estudo foi norteado pela busca de resposta ao seguinte questionamento: quais são as principais ideias de Froebel para a educação de crianças? De forma específica, buscou-se ainda: (1) Examinar a relação entre a infância e adolescência de Froebel e a sua obra; (2) conhecer os princípios filosóficos que suportam a pedagogia de Frobel; (3) identificar os principais pontos do pensamento educacional de Froebel; (4) confrontar os dados resultantes da pesquisa. O estudo foi teórico-bibliográfico, de natureza qualitativa. A pesquisa demonstrou que a auto atividade livre e espontânea da criança, desenvolvida através de jogos e brincadeiras, é a principal ideia do pensamento educacional de Froebel.FaSFnao contamos com agencia de fomentoGonçalves Cardoso, Márcia Reginade Oliveira, Guilherme Saramagodos Santos, Josely AlvesSantos, Anderson Oramisio2023-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/124010.22408/reva8020231240e-8080Revista Valore; v. 8 (2023): Revista Valore; e-80802526-043X2525-900810.22408/reva802023reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1240/1155/*ref*/ARCE, A.Lina, uma criança exemplar! Friedrich Froebel e a pedagogia dos jardins-de-infância. Revista Brasileira de Educação,Campinas, n. 20, p.108-120, maio/jun./jul./ago. 2002a.Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/skcRGkVSS8m4dByb8F6ZbQn/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 3 abr. 2022./*ref*/ARCE, A.Friedrich Froebel.O pedagogo dos jardins de infância. Petrópolis: Vozes, 2002b./*ref*/ARCE, A. O jogo e o desenvolvimento infantil na teoria da atividade e no pensamento educacional de Friedrich Froebel. Cad. Cedes, Campinas, v. 24, n. 62, p. 9-25, abr. 2004. Disponível em:<http://www.cedes.unicamp.br>• Acesso em:3 abr. 2022./*ref*/BARROS, A. J. P.; LEHFELD, N. A. S.Fundamentos de Metodologia: Um Guia para a Iniciação Científica. 2.ed. São Paulo: Makron Books, 2000./*ref*/BASTOS. M. H. C. A Educação do Homem. Estudo Introdutório. Educação e Filosofia, Uberlândia, n.13 (25), p.307-319, jan./jun. 1999. Disponível em: <https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/822/735>. Acesso em:28 mar. 2022./*ref*/CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007./*ref*/CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2010./*ref*/FERRARI, M. Friedrich Froebel, o formador das crianças pequenas. Nova Escola, São Paulo, 2008. Não paginado. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/96/friedrich-froebel-o-formador-das-criancas-pequenas>. Acesso em:12 abr. 2022./*ref*/FROEBEL, F. W. A. A Educação do Homem. Tradução Maria Helena Câmara Bastos. Passo Fundo: UFP, 2001./*ref*/GOMES, R. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In:. MINAYO, M. C. S. et al (Org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 25 ed. Revista e atualizada. Rio de Janeiro: Vozes, 2007. p. 79-107./*ref*/HEILAND, H. Friedrich Fröbel. tradução: IvaniseMonfredini.Recife:/*ref*/Editora Massangana, 2010./*ref*/KISHIMOTO, T. M. Froebel e a concepção de jogo infantil. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v.22, n.1 , p.145-68, jan./jun. 1996. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33600/36338>. Acesso em: 12 abr. 2022./*ref*/LUZURIAGA, L. História da Educação e da Pedagogia. Tradução e notas de Luiz Damasco Penna e J. B. Damasco Penna. 6. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1973./*ref*/MARZ, F. Grandes Educadores. Perfis de grandes educadores e pensadores pedagógicos. Tradução Edwino A. Royer. São Paulo: EPU, 1987./*ref*/MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. et al (Org.)Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 25 ed. Revista e atualizada. Rio de Janeiro: Vozes, 2007. p. 9-30./*ref*/OLIVEIRA, Z. M. R.. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2013.Direitos autorais 2023 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-07T18:30:59Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/1240Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2023-12-07T18:30:59Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE FRIEDRICH FROEBEL
title O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE FRIEDRICH FROEBEL
spellingShingle O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE FRIEDRICH FROEBEL
Gonçalves Cardoso, Márcia Regina
title_short O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE FRIEDRICH FROEBEL
title_full O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE FRIEDRICH FROEBEL
title_fullStr O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE FRIEDRICH FROEBEL
title_full_unstemmed O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE FRIEDRICH FROEBEL
title_sort O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE FRIEDRICH FROEBEL
author Gonçalves Cardoso, Márcia Regina
author_facet Gonçalves Cardoso, Márcia Regina
de Oliveira, Guilherme Saramago
dos Santos, Josely Alves
Santos, Anderson Oramisio
author_role author
author2 de Oliveira, Guilherme Saramago
dos Santos, Josely Alves
Santos, Anderson Oramisio
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv nao contamos com agencia de fomento
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves Cardoso, Márcia Regina
de Oliveira, Guilherme Saramago
dos Santos, Josely Alves
Santos, Anderson Oramisio
description O presente trabalho buscou investigar a pedagogia escolar de Froebel como campo de pesquisa e sua aplicação na educação. Este estudo foi norteado pela busca de resposta ao seguinte questionamento: quais são as principais ideias de Froebel para a educação de crianças? De forma específica, buscou-se ainda: (1) Examinar a relação entre a infância e adolescência de Froebel e a sua obra; (2) conhecer os princípios filosóficos que suportam a pedagogia de Frobel; (3) identificar os principais pontos do pensamento educacional de Froebel; (4) confrontar os dados resultantes da pesquisa. O estudo foi teórico-bibliográfico, de natureza qualitativa. A pesquisa demonstrou que a auto atividade livre e espontânea da criança, desenvolvida através de jogos e brincadeiras, é a principal ideia do pensamento educacional de Froebel.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1240
10.22408/reva8020231240e-8080
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1240
identifier_str_mv 10.22408/reva8020231240e-8080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1240/1155
/*ref*/ARCE, A.Lina, uma criança exemplar! Friedrich Froebel e a pedagogia dos jardins-de-infância. Revista Brasileira de Educação,Campinas, n. 20, p.108-120, maio/jun./jul./ago. 2002a.Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/skcRGkVSS8m4dByb8F6ZbQn/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 3 abr. 2022.
/*ref*/ARCE, A.Friedrich Froebel.O pedagogo dos jardins de infância. Petrópolis: Vozes, 2002b.
/*ref*/ARCE, A. O jogo e o desenvolvimento infantil na teoria da atividade e no pensamento educacional de Friedrich Froebel. Cad. Cedes, Campinas, v. 24, n. 62, p. 9-25, abr. 2004. Disponível em:<http://www.cedes.unicamp.br>• Acesso em:3 abr. 2022.
/*ref*/BARROS, A. J. P.; LEHFELD, N. A. S.Fundamentos de Metodologia: Um Guia para a Iniciação Científica. 2.ed. São Paulo: Makron Books, 2000.
/*ref*/BASTOS. M. H. C. A Educação do Homem. Estudo Introdutório. Educação e Filosofia, Uberlândia, n.13 (25), p.307-319, jan./jun. 1999. Disponível em: <https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/822/735>. Acesso em:28 mar. 2022.
/*ref*/CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007.
/*ref*/CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2010.
/*ref*/FERRARI, M. Friedrich Froebel, o formador das crianças pequenas. Nova Escola, São Paulo, 2008. Não paginado. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/96/friedrich-froebel-o-formador-das-criancas-pequenas>. Acesso em:12 abr. 2022.
/*ref*/FROEBEL, F. W. A. A Educação do Homem. Tradução Maria Helena Câmara Bastos. Passo Fundo: UFP, 2001.
/*ref*/GOMES, R. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In:. MINAYO, M. C. S. et al (Org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 25 ed. Revista e atualizada. Rio de Janeiro: Vozes, 2007. p. 79-107.
/*ref*/HEILAND, H. Friedrich Fröbel. tradução: IvaniseMonfredini.Recife:
/*ref*/Editora Massangana, 2010.
/*ref*/KISHIMOTO, T. M. Froebel e a concepção de jogo infantil. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v.22, n.1 , p.145-68, jan./jun. 1996. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33600/36338>. Acesso em: 12 abr. 2022.
/*ref*/LUZURIAGA, L. História da Educação e da Pedagogia. Tradução e notas de Luiz Damasco Penna e J. B. Damasco Penna. 6. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1973.
/*ref*/MARZ, F. Grandes Educadores. Perfis de grandes educadores e pensadores pedagógicos. Tradução Edwino A. Royer. São Paulo: EPU, 1987.
/*ref*/MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. et al (Org.)Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 25 ed. Revista e atualizada. Rio de Janeiro: Vozes, 2007. p. 9-30.
/*ref*/OLIVEIRA, Z. M. R.. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2013.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 8 (2023): Revista Valore; e-8080
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva802023
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321572165976064