O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE FRIEDRICH FROEBEL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1240 |
Resumo: | O presente trabalho buscou investigar a pedagogia escolar de Froebel como campo de pesquisa e sua aplicação na educação. Este estudo foi norteado pela busca de resposta ao seguinte questionamento: quais são as principais ideias de Froebel para a educação de crianças? De forma específica, buscou-se ainda: (1) Examinar a relação entre a infância e adolescência de Froebel e a sua obra; (2) conhecer os princípios filosóficos que suportam a pedagogia de Frobel; (3) identificar os principais pontos do pensamento educacional de Froebel; (4) confrontar os dados resultantes da pesquisa. O estudo foi teórico-bibliográfico, de natureza qualitativa. A pesquisa demonstrou que a auto atividade livre e espontânea da criança, desenvolvida através de jogos e brincadeiras, é a principal ideia do pensamento educacional de Froebel. |
id |
FASF_81a1b6fd123e1bc3e49a689449e20dfa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/1240 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE FRIEDRICH FROEBELO presente trabalho buscou investigar a pedagogia escolar de Froebel como campo de pesquisa e sua aplicação na educação. Este estudo foi norteado pela busca de resposta ao seguinte questionamento: quais são as principais ideias de Froebel para a educação de crianças? De forma específica, buscou-se ainda: (1) Examinar a relação entre a infância e adolescência de Froebel e a sua obra; (2) conhecer os princípios filosóficos que suportam a pedagogia de Frobel; (3) identificar os principais pontos do pensamento educacional de Froebel; (4) confrontar os dados resultantes da pesquisa. O estudo foi teórico-bibliográfico, de natureza qualitativa. A pesquisa demonstrou que a auto atividade livre e espontânea da criança, desenvolvida através de jogos e brincadeiras, é a principal ideia do pensamento educacional de Froebel.FaSFnao contamos com agencia de fomentoGonçalves Cardoso, Márcia Reginade Oliveira, Guilherme Saramagodos Santos, Josely AlvesSantos, Anderson Oramisio2023-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/124010.22408/reva8020231240e-8080Revista Valore; v. 8 (2023): Revista Valore; e-80802526-043X2525-900810.22408/reva802023reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1240/1155/*ref*/ARCE, A.Lina, uma criança exemplar! Friedrich Froebel e a pedagogia dos jardins-de-infância. Revista Brasileira de Educação,Campinas, n. 20, p.108-120, maio/jun./jul./ago. 2002a.Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/skcRGkVSS8m4dByb8F6ZbQn/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 3 abr. 2022./*ref*/ARCE, A.Friedrich Froebel.O pedagogo dos jardins de infância. Petrópolis: Vozes, 2002b./*ref*/ARCE, A. O jogo e o desenvolvimento infantil na teoria da atividade e no pensamento educacional de Friedrich Froebel. Cad. Cedes, Campinas, v. 24, n. 62, p. 9-25, abr. 2004. Disponível em:<http://www.cedes.unicamp.br>• Acesso em:3 abr. 2022./*ref*/BARROS, A. J. P.; LEHFELD, N. A. S.Fundamentos de Metodologia: Um Guia para a Iniciação Científica. 2.ed. São Paulo: Makron Books, 2000./*ref*/BASTOS. M. H. C. A Educação do Homem. Estudo Introdutório. Educação e Filosofia, Uberlândia, n.13 (25), p.307-319, jan./jun. 1999. Disponível em: <https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/822/735>. Acesso em:28 mar. 2022./*ref*/CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007./*ref*/CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2010./*ref*/FERRARI, M. Friedrich Froebel, o formador das crianças pequenas. Nova Escola, São Paulo, 2008. Não paginado. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/96/friedrich-froebel-o-formador-das-criancas-pequenas>. Acesso em:12 abr. 2022./*ref*/FROEBEL, F. W. A. A Educação do Homem. Tradução Maria Helena Câmara Bastos. Passo Fundo: UFP, 2001./*ref*/GOMES, R. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In:. MINAYO, M. C. S. et al (Org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 25 ed. Revista e atualizada. Rio de Janeiro: Vozes, 2007. p. 79-107./*ref*/HEILAND, H. Friedrich Fröbel. tradução: IvaniseMonfredini.Recife:/*ref*/Editora Massangana, 2010./*ref*/KISHIMOTO, T. M. Froebel e a concepção de jogo infantil. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v.22, n.1 , p.145-68, jan./jun. 1996. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33600/36338>. Acesso em: 12 abr. 2022./*ref*/LUZURIAGA, L. História da Educação e da Pedagogia. Tradução e notas de Luiz Damasco Penna e J. B. Damasco Penna. 6. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1973./*ref*/MARZ, F. Grandes Educadores. Perfis de grandes educadores e pensadores pedagógicos. Tradução Edwino A. Royer. São Paulo: EPU, 1987./*ref*/MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. et al (Org.)Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 25 ed. Revista e atualizada. Rio de Janeiro: Vozes, 2007. p. 9-30./*ref*/OLIVEIRA, Z. M. R.. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2013.Direitos autorais 2023 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-07T18:30:59Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/1240Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2023-12-07T18:30:59Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE FRIEDRICH FROEBEL |
title |
O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE FRIEDRICH FROEBEL |
spellingShingle |
O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE FRIEDRICH FROEBEL Gonçalves Cardoso, Márcia Regina |
title_short |
O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE FRIEDRICH FROEBEL |
title_full |
O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE FRIEDRICH FROEBEL |
title_fullStr |
O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE FRIEDRICH FROEBEL |
title_full_unstemmed |
O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE FRIEDRICH FROEBEL |
title_sort |
O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE FRIEDRICH FROEBEL |
author |
Gonçalves Cardoso, Márcia Regina |
author_facet |
Gonçalves Cardoso, Márcia Regina de Oliveira, Guilherme Saramago dos Santos, Josely Alves Santos, Anderson Oramisio |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira, Guilherme Saramago dos Santos, Josely Alves Santos, Anderson Oramisio |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
nao contamos com agencia de fomento |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves Cardoso, Márcia Regina de Oliveira, Guilherme Saramago dos Santos, Josely Alves Santos, Anderson Oramisio |
description |
O presente trabalho buscou investigar a pedagogia escolar de Froebel como campo de pesquisa e sua aplicação na educação. Este estudo foi norteado pela busca de resposta ao seguinte questionamento: quais são as principais ideias de Froebel para a educação de crianças? De forma específica, buscou-se ainda: (1) Examinar a relação entre a infância e adolescência de Froebel e a sua obra; (2) conhecer os princípios filosóficos que suportam a pedagogia de Frobel; (3) identificar os principais pontos do pensamento educacional de Froebel; (4) confrontar os dados resultantes da pesquisa. O estudo foi teórico-bibliográfico, de natureza qualitativa. A pesquisa demonstrou que a auto atividade livre e espontânea da criança, desenvolvida através de jogos e brincadeiras, é a principal ideia do pensamento educacional de Froebel. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1240 10.22408/reva8020231240e-8080 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1240 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva8020231240e-8080 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1240/1155 /*ref*/ARCE, A.Lina, uma criança exemplar! Friedrich Froebel e a pedagogia dos jardins-de-infância. Revista Brasileira de Educação,Campinas, n. 20, p.108-120, maio/jun./jul./ago. 2002a.Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/skcRGkVSS8m4dByb8F6ZbQn/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 3 abr. 2022. /*ref*/ARCE, A.Friedrich Froebel.O pedagogo dos jardins de infância. Petrópolis: Vozes, 2002b. /*ref*/ARCE, A. O jogo e o desenvolvimento infantil na teoria da atividade e no pensamento educacional de Friedrich Froebel. Cad. Cedes, Campinas, v. 24, n. 62, p. 9-25, abr. 2004. Disponível em:<http://www.cedes.unicamp.br>• Acesso em:3 abr. 2022. /*ref*/BARROS, A. J. P.; LEHFELD, N. A. S.Fundamentos de Metodologia: Um Guia para a Iniciação Científica. 2.ed. São Paulo: Makron Books, 2000. /*ref*/BASTOS. M. H. C. A Educação do Homem. Estudo Introdutório. Educação e Filosofia, Uberlândia, n.13 (25), p.307-319, jan./jun. 1999. Disponível em: <https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/822/735>. Acesso em:28 mar. 2022. /*ref*/CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007. /*ref*/CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2010. /*ref*/FERRARI, M. Friedrich Froebel, o formador das crianças pequenas. Nova Escola, São Paulo, 2008. Não paginado. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/96/friedrich-froebel-o-formador-das-criancas-pequenas>. Acesso em:12 abr. 2022. /*ref*/FROEBEL, F. W. A. A Educação do Homem. Tradução Maria Helena Câmara Bastos. Passo Fundo: UFP, 2001. /*ref*/GOMES, R. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In:. MINAYO, M. C. S. et al (Org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 25 ed. Revista e atualizada. Rio de Janeiro: Vozes, 2007. p. 79-107. /*ref*/HEILAND, H. Friedrich Fröbel. tradução: IvaniseMonfredini.Recife: /*ref*/Editora Massangana, 2010. /*ref*/KISHIMOTO, T. M. Froebel e a concepção de jogo infantil. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v.22, n.1 , p.145-68, jan./jun. 1996. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33600/36338>. Acesso em: 12 abr. 2022. /*ref*/LUZURIAGA, L. História da Educação e da Pedagogia. Tradução e notas de Luiz Damasco Penna e J. B. Damasco Penna. 6. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1973. /*ref*/MARZ, F. Grandes Educadores. Perfis de grandes educadores e pensadores pedagógicos. Tradução Edwino A. Royer. São Paulo: EPU, 1987. /*ref*/MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. et al (Org.)Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 25 ed. Revista e atualizada. Rio de Janeiro: Vozes, 2007. p. 9-30. /*ref*/OLIVEIRA, Z. M. R.. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2013. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 8 (2023): Revista Valore; e-8080 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva802023 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321572165976064 |