OFICINAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS PUBLICADOS NOS ANAIS DO ENEQ (2008-2018)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Takahashi, Danieli Azanha Gazzoni
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bordoni, Ananda Jacqueline, Silveira, Marcelo Pimentel da, Kiouranis, Neide Maria Michellan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/819
Resumo: Fundamenta-se teoricamente na importância da discussão do desenvolvimento de trabalhos relacionados às oficinas no âmbito do Ensino de Química, tendo como objetivo investigar os pressupostos teóricos que constituem o planejamento dos mesmos que foram encontrados nos anais do ENEQ (2008-2018). De cunho qualitativo do tipo bibliográfica, foram analisados um total de vinte e oito trabalhos. Categorizou-se os pressupostos teóricos de ensino recorrentes no corpus de pesquisa, resultando em três categorias emergentes: pedagógicas, temática e filosóficas. A análise evidenciou o crescente índice de trabalhos relacionados ao tema em quase todas as edições, assim como há diferentes concepções teóricas que fundamentam e discutem o tema em questão.Palavras chave: Ensino de Química, Tendências de Ensino, Oficinas temáticas.
id FASF_906479e7eae90608f6750deac7cee961
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/819
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling OFICINAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS PUBLICADOS NOS ANAIS DO ENEQ (2008-2018)Fundamenta-se teoricamente na importância da discussão do desenvolvimento de trabalhos relacionados às oficinas no âmbito do Ensino de Química, tendo como objetivo investigar os pressupostos teóricos que constituem o planejamento dos mesmos que foram encontrados nos anais do ENEQ (2008-2018). De cunho qualitativo do tipo bibliográfica, foram analisados um total de vinte e oito trabalhos. Categorizou-se os pressupostos teóricos de ensino recorrentes no corpus de pesquisa, resultando em três categorias emergentes: pedagógicas, temática e filosóficas. A análise evidenciou o crescente índice de trabalhos relacionados ao tema em quase todas as edições, assim como há diferentes concepções teóricas que fundamentam e discutem o tema em questão.Palavras chave: Ensino de Química, Tendências de Ensino, Oficinas temáticas.FaSFTakahashi, Danieli Azanha GazzoniBordoni, Ananda JacquelineSilveira, Marcelo Pimentel daKiouranis, Neide Maria Michellan2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/81910.22408/reva602021819425-437Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 425-4372526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/819/571/*ref*/ANDRADE, M; LUCINDA, M. C. Oficinas pedagógicas em Direitos Humanos: uma aposta de formação política com grupos populares. In V. M. Candau, S. Sacavino (Orgs.). Educar em Tempos Difíceis: construindo caminhos (pp .253 - 272). Rio de Janeiro: 7 Letras, 2001./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Média e Tecnológica. (SEMTEC). Parâmetros curriculares nacionais do ensino médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. v. 3. Brasília, DF: MEC/SEMTEC, 1999./*ref*/CACHAPUZ, A; PRAIA, J; JORGE, M. Reflexão em torno de perspectivas do ensino das ciências: contributos para uma nova orientação curricular: ensino por pesquisa. Revista de Educação, Lisboa, v. 9, n. 1, p. 69-79, 2000./*ref*/DELIZOICOV, D. Ensino de Física e a concepção freiriana de educação. Revista de Ensino de Física, v. 5, n. 2, p. 85-98, 1983./*ref*/______. Conhecimento, tensões e transições. 1991. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991./*ref*/______. Problemas e problematizações. In: Pietrocola, M. (Org.). Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia em uma concepção integradora. Florianópolis: UFSC, p. 125-150, 2005/*ref*/_______. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009./*ref*/GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. - São Paulo: Atlas, 2002./*ref*/LEITE, L. R.; LIMA, J. O. G. O aprendizado da Química na concepção de professores e alunos do ensino médio: um estudo de caso. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (online), Brasília, v. 96, n. 243, p. 380-398, maio/ago. 2015./*ref*/LOYOLA, C.O.B; SILVA, F.C. Plantas medicinais de uma oficina temática para Ensino de grupos funcionais. Química Nova na Escola, v.39, n 1, p.59-67, fevereiro, 2017./*ref*/MARCONDES, M. E. R. Proposições metodológicas para o Ensino de Química: oficinas temáticas para a aprendizagem da ciência e o desenvolvimento da cidadania. Em Extensão, Uberlândia, v. 7, 2008./*ref*/MARCONDES, M. E. R.; AKAHOSHI, L. H.; CARMO, M. P.; SILVA, E. L.; SOUZA, F. L; MARTORANO, S. A. A.; SANTOS JUNIOR, J. B.; TORRALBO, D; SUART, R. C.; SALES, M. G. P. Uma Contribuição para o Ensino de Química: o uso de oficinas temáticas visando à formação continuada de professores. In: 30ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2007, Águas de Lindóia. Anais da 30ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. São Paulo: SBQ, 2007./*ref*/MARTINS, H. H. T. S. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.30, n.2, p. 289-300, maio/ago, 2004./*ref*/MINAYO, M. C. S. PESQUISA SOCIAL: Teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2009./*ref*/PAVIANI, N. M. S; FONTANA, N. M. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. Conjectura, v.14, n.2, p 77-88, maio/ago, 2009./*ref*/PAZINATO, M. S; BRAIBANTE, M. E; Oficina temática composição Química dos alimentos: Uma possibilidade para o Ensino de Química. Química Nova na Escola, v.00, n0, 2014./*ref*/RIBEIRO, M. A. P. Integração da filosofia da Química no currículo de formação inicial de professores. Contributos para uma filosofia do ensino, 2014, 390p, Tese de doutoramento em Educação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal, 2014/*ref*/SANTOS, W. L. P. O Ensino de Química para formar o cidadão: principais características e condições para a sua implantação na escola secundária brasileira. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, 1992./*ref*/SANTOS, W. L .P. Contextualização no Ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, v.1, número especial, novembro, 2007./*ref*/SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: Compromisso com a cidadania. 3ªEd. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2003./*ref*/SANTOS, F. M. T.; GRECA, I. M. Metodologias de pesquisa no Ensino de ciências na América Latina: como pesquisamos na década de 2000. Ciência e Educação, v.19, n.1, p.15-33, 2013./*ref*/SILVA, G.S; BRAIBANTE, M. E. F; BRAIBANTE, H. T; PAZINATO, M. S; TREVISAN, M. C. Oficina temática: uma proposta metodológica para o ensino do modelo atômico de Bohr. Ciência Educação, Bauru, v.20, p.481-495, 2014./*ref*/SOARES, S. M; AMARAL, M. A; SILVA, L. B; SILVA, P. A. B. Oficinas sobre sexualidade na adolescência: revelando vozes, desvelando olhares de estudantes do Ensino Médio. Esc Anna Nery Ver Enferm, v.12, n.3, p.485-491, setembro, 2008./*ref*/SPINK, M. J; MENEGON, V. M; MEDRADO, B. Oficinas como estratégia de pesquisa: articulações teórico-metodológicas e aplicações ético-políticas. Psicologia & Sociedade, v.26, n.1, 32-43, 2014./*ref*/VIEIRA, E.; VOLQUIND, L. Oficinas de ensino? O quê? Por quê? Como? 4. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002./*ref*/WARTHA, E.J.; SILVA, E.L.; BEJARANO, N.R.R. Cotidiano e Contextualização no Ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 35, n. 2, p. 84-91, 2013.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:13Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/819Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:13Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv OFICINAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS PUBLICADOS NOS ANAIS DO ENEQ (2008-2018)
title OFICINAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS PUBLICADOS NOS ANAIS DO ENEQ (2008-2018)
spellingShingle OFICINAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS PUBLICADOS NOS ANAIS DO ENEQ (2008-2018)
Takahashi, Danieli Azanha Gazzoni
title_short OFICINAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS PUBLICADOS NOS ANAIS DO ENEQ (2008-2018)
title_full OFICINAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS PUBLICADOS NOS ANAIS DO ENEQ (2008-2018)
title_fullStr OFICINAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS PUBLICADOS NOS ANAIS DO ENEQ (2008-2018)
title_full_unstemmed OFICINAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS PUBLICADOS NOS ANAIS DO ENEQ (2008-2018)
title_sort OFICINAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS PUBLICADOS NOS ANAIS DO ENEQ (2008-2018)
author Takahashi, Danieli Azanha Gazzoni
author_facet Takahashi, Danieli Azanha Gazzoni
Bordoni, Ananda Jacqueline
Silveira, Marcelo Pimentel da
Kiouranis, Neide Maria Michellan
author_role author
author2 Bordoni, Ananda Jacqueline
Silveira, Marcelo Pimentel da
Kiouranis, Neide Maria Michellan
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Takahashi, Danieli Azanha Gazzoni
Bordoni, Ananda Jacqueline
Silveira, Marcelo Pimentel da
Kiouranis, Neide Maria Michellan
description Fundamenta-se teoricamente na importância da discussão do desenvolvimento de trabalhos relacionados às oficinas no âmbito do Ensino de Química, tendo como objetivo investigar os pressupostos teóricos que constituem o planejamento dos mesmos que foram encontrados nos anais do ENEQ (2008-2018). De cunho qualitativo do tipo bibliográfica, foram analisados um total de vinte e oito trabalhos. Categorizou-se os pressupostos teóricos de ensino recorrentes no corpus de pesquisa, resultando em três categorias emergentes: pedagógicas, temática e filosóficas. A análise evidenciou o crescente índice de trabalhos relacionados ao tema em quase todas as edições, assim como há diferentes concepções teóricas que fundamentam e discutem o tema em questão.Palavras chave: Ensino de Química, Tendências de Ensino, Oficinas temáticas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/819
10.22408/reva602021819425-437
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/819
identifier_str_mv 10.22408/reva602021819425-437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/819/571
/*ref*/ANDRADE, M; LUCINDA, M. C. Oficinas pedagógicas em Direitos Humanos: uma aposta de formação política com grupos populares. In V. M. Candau, S. Sacavino (Orgs.). Educar em Tempos Difíceis: construindo caminhos (pp .253 - 272). Rio de Janeiro: 7 Letras, 2001.
/*ref*/BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Média e Tecnológica. (SEMTEC). Parâmetros curriculares nacionais do ensino médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. v. 3. Brasília, DF: MEC/SEMTEC, 1999.
/*ref*/CACHAPUZ, A; PRAIA, J; JORGE, M. Reflexão em torno de perspectivas do ensino das ciências: contributos para uma nova orientação curricular: ensino por pesquisa. Revista de Educação, Lisboa, v. 9, n. 1, p. 69-79, 2000.
/*ref*/DELIZOICOV, D. Ensino de Física e a concepção freiriana de educação. Revista de Ensino de Física, v. 5, n. 2, p. 85-98, 1983.
/*ref*/______. Conhecimento, tensões e transições. 1991. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991.
/*ref*/______. Problemas e problematizações. In: Pietrocola, M. (Org.). Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia em uma concepção integradora. Florianópolis: UFSC, p. 125-150, 2005
/*ref*/_______. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
/*ref*/GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. - São Paulo: Atlas, 2002.
/*ref*/LEITE, L. R.; LIMA, J. O. G. O aprendizado da Química na concepção de professores e alunos do ensino médio: um estudo de caso. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (online), Brasília, v. 96, n. 243, p. 380-398, maio/ago. 2015.
/*ref*/LOYOLA, C.O.B; SILVA, F.C. Plantas medicinais de uma oficina temática para Ensino de grupos funcionais. Química Nova na Escola, v.39, n 1, p.59-67, fevereiro, 2017.
/*ref*/MARCONDES, M. E. R. Proposições metodológicas para o Ensino de Química: oficinas temáticas para a aprendizagem da ciência e o desenvolvimento da cidadania. Em Extensão, Uberlândia, v. 7, 2008.
/*ref*/MARCONDES, M. E. R.; AKAHOSHI, L. H.; CARMO, M. P.; SILVA, E. L.; SOUZA, F. L; MARTORANO, S. A. A.; SANTOS JUNIOR, J. B.; TORRALBO, D; SUART, R. C.; SALES, M. G. P. Uma Contribuição para o Ensino de Química: o uso de oficinas temáticas visando à formação continuada de professores. In: 30ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2007, Águas de Lindóia. Anais da 30ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. São Paulo: SBQ, 2007.
/*ref*/MARTINS, H. H. T. S. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.30, n.2, p. 289-300, maio/ago, 2004.
/*ref*/MINAYO, M. C. S. PESQUISA SOCIAL: Teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2009.
/*ref*/PAVIANI, N. M. S; FONTANA, N. M. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. Conjectura, v.14, n.2, p 77-88, maio/ago, 2009.
/*ref*/PAZINATO, M. S; BRAIBANTE, M. E; Oficina temática composição Química dos alimentos: Uma possibilidade para o Ensino de Química. Química Nova na Escola, v.00, n0, 2014.
/*ref*/RIBEIRO, M. A. P. Integração da filosofia da Química no currículo de formação inicial de professores. Contributos para uma filosofia do ensino, 2014, 390p, Tese de doutoramento em Educação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal, 2014
/*ref*/SANTOS, W. L. P. O Ensino de Química para formar o cidadão: principais características e condições para a sua implantação na escola secundária brasileira. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, 1992.
/*ref*/SANTOS, W. L .P. Contextualização no Ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, v.1, número especial, novembro, 2007.
/*ref*/SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: Compromisso com a cidadania. 3ªEd. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2003.
/*ref*/SANTOS, F. M. T.; GRECA, I. M. Metodologias de pesquisa no Ensino de ciências na América Latina: como pesquisamos na década de 2000. Ciência e Educação, v.19, n.1, p.15-33, 2013.
/*ref*/SILVA, G.S; BRAIBANTE, M. E. F; BRAIBANTE, H. T; PAZINATO, M. S; TREVISAN, M. C. Oficina temática: uma proposta metodológica para o ensino do modelo atômico de Bohr. Ciência Educação, Bauru, v.20, p.481-495, 2014.
/*ref*/SOARES, S. M; AMARAL, M. A; SILVA, L. B; SILVA, P. A. B. Oficinas sobre sexualidade na adolescência: revelando vozes, desvelando olhares de estudantes do Ensino Médio. Esc Anna Nery Ver Enferm, v.12, n.3, p.485-491, setembro, 2008.
/*ref*/SPINK, M. J; MENEGON, V. M; MEDRADO, B. Oficinas como estratégia de pesquisa: articulações teórico-metodológicas e aplicações ético-políticas. Psicologia & Sociedade, v.26, n.1, 32-43, 2014.
/*ref*/VIEIRA, E.; VOLQUIND, L. Oficinas de ensino? O quê? Por quê? Como? 4. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
/*ref*/WARTHA, E.J.; SILVA, E.L.; BEJARANO, N.R.R. Cotidiano e Contextualização no Ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 35, n. 2, p. 84-91, 2013.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 425-437
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva602021
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321570815410176