OFICINAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS PUBLICADOS NOS ANAIS DO ENEQ (2008-2018)
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/819 |
Resumo: | Fundamenta-se teoricamente na importância da discussão do desenvolvimento de trabalhos relacionados às oficinas no âmbito do Ensino de Química, tendo como objetivo investigar os pressupostos teóricos que constituem o planejamento dos mesmos que foram encontrados nos anais do ENEQ (2008-2018). De cunho qualitativo do tipo bibliográfica, foram analisados um total de vinte e oito trabalhos. Categorizou-se os pressupostos teóricos de ensino recorrentes no corpus de pesquisa, resultando em três categorias emergentes: pedagógicas, temática e filosóficas. A análise evidenciou o crescente índice de trabalhos relacionados ao tema em quase todas as edições, assim como há diferentes concepções teóricas que fundamentam e discutem o tema em questão.Palavras chave: Ensino de Química, Tendências de Ensino, Oficinas temáticas. |
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OFICINAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS PUBLICADOS NOS ANAIS DO ENEQ (2008-2018)Fundamenta-se teoricamente na importância da discussão do desenvolvimento de trabalhos relacionados às oficinas no âmbito do Ensino de Química, tendo como objetivo investigar os pressupostos teóricos que constituem o planejamento dos mesmos que foram encontrados nos anais do ENEQ (2008-2018). De cunho qualitativo do tipo bibliográfica, foram analisados um total de vinte e oito trabalhos. Categorizou-se os pressupostos teóricos de ensino recorrentes no corpus de pesquisa, resultando em três categorias emergentes: pedagógicas, temática e filosóficas. A análise evidenciou o crescente índice de trabalhos relacionados ao tema em quase todas as edições, assim como há diferentes concepções teóricas que fundamentam e discutem o tema em questão.Palavras chave: Ensino de Química, Tendências de Ensino, Oficinas temáticas.FaSFTakahashi, Danieli Azanha GazzoniBordoni, Ananda JacquelineSilveira, Marcelo Pimentel daKiouranis, Neide Maria Michellan2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/81910.22408/reva602021819425-437Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 425-4372526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/819/571/*ref*/ANDRADE, M; LUCINDA, M. C. Oficinas pedagógicas em Direitos Humanos: uma aposta de formação política com grupos populares. In V. 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