Compreendendo as oficinas temáticas publicizadas no Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) 2014
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/198 |
Resumo: | O presente trabalho realizado no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS),Campus Realeza/PR, buscou compreender nas publicações dos pesquisadores da Educação Química, no Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) como estão sendo propostas as oficinas temáticas. O foco deste trabalho foi definido pela presença dessa temática em vários momentos ao longo do curso de graduação e desta forma a importância de entender como o mesmo é debatido por outros olhares. A pesquisa foi realizada de forma documental qualitativa, por meio da coleta de dados dos trabalhos publicizados no ENEQ no ano de 2014. O recorte ocorreu por entendermos que este evento apresenta as publicizações atuais na área, como pelo enfoque do uso de metodologias diferenciadas nos debates atuais das áreas de Educação, bem como a edição de 2014 traz o foco para debates sobre a pesquisa realizada na Escola e na Universidade, possibilitando assim a compreensão de como diversas temáticas da Química podem ser estudadas em ambos os espaços. Primeiramente, buscarmos os trabalhos nos anais disponibilizados na página na web do encontro, posteriormente a busca pelo termo oficinas, assim identificando os trabalhos que apresentam a temática. Na sequência estes trabalhos foram lidos, para assim identificar se os mesmos estavam se referindo realmente a propostas de oficinas temáticas. Assim definindo o corpus de análise, prosseguiremos por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), que permite compreender a pesquisa por meio dos nossos conhecimentos e reflexões. Por meio da ATD emergiram algumas categorias, tais como: formação de professores, abordagens das oficinas, dificuldade dos alunos, resultados e avaliação das oficinas, aos quais são objetos de estudo neste trabalho, na perspectiva da formação de professores de Química. Argumentamos que essa análise possibilitou problematizar situações vivenciadas em diversos ambientes, possibilitando assim repensar a nossa formação como professores de Química, para que por meio das oficinas temáticas possamos repensar práticas e ações coletivas para os alunos. |
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