ANÁLISE DA EMISSÃO DE GÁS CARBONICO NO TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE CALCARIO ENTRE BARRA MANSA E ARCOS
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1048 |
Resumo: | Realizar transporte de forma eficiente e com menor impacto possível financeiro e ambiental é um desafio. Para abastecer uma fábrica cal no sul fluminense há dois modais principais: ferroviário e rodoviário. Ambos possuem a emissão de gás carbônico como um dos principais resíduos na queima de combustível fósseis, e este gás é um dos principais agentes causadores do aquecimento global. Entretanto geralmente este fator não é mensurado pelas empresas de transportes por causa da sua dificuldade de estimar quantitativamente estas emissões. Este trabalho utilizou a metodologia Top Down e apresenta dados estratificados e parametrizados dos últimos 6 anos sobre a emissão de CO2 utilizando metodologia Top Down pelo dois modais estudados e as compara. Os resultados demonstram que o modal ferroviário possui uma emissão de dióxido de carbono de 62% menor que o modal rodoviário. |
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ANÁLISE DA EMISSÃO DE GÁS CARBONICO NO TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE CALCARIO ENTRE BARRA MANSA E ARCOSRealizar transporte de forma eficiente e com menor impacto possível financeiro e ambiental é um desafio. Para abastecer uma fábrica cal no sul fluminense há dois modais principais: ferroviário e rodoviário. Ambos possuem a emissão de gás carbônico como um dos principais resíduos na queima de combustível fósseis, e este gás é um dos principais agentes causadores do aquecimento global. Entretanto geralmente este fator não é mensurado pelas empresas de transportes por causa da sua dificuldade de estimar quantitativamente estas emissões. Este trabalho utilizou a metodologia Top Down e apresenta dados estratificados e parametrizados dos últimos 6 anos sobre a emissão de CO2 utilizando metodologia Top Down pelo dois modais estudados e as compara. Os resultados demonstram que o modal ferroviário possui uma emissão de dióxido de carbono de 62% menor que o modal rodoviário. 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