A DIFERENÇA E OS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO: UM OLHAR PARA AS VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
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Data de Publicação: | 2023 |
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Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1259 |
Resumo: | A apresentação desse estudo é de cunho qualitativo por meio de revisão bibliográfica. O objetivo foi de fortalecer e incrementar as reflexões e posicionamentos dos sujeitos em suas vivências no Ensino Superior, com a intenção de transformar o ambiente universitário num espaço para ser sem restrições das individualidades, no qual as diferenças e singularidades de cada um possibilitem a produção de subjetividades e processos emancipatórios. Para tanto, o principal aporte teórico foi baseado em González Rey (1997; 2003; 2004; 2006; 2007; 2011; 2014; 2017; 2019), que trata da subjetivação e suas produções de sentido e as contribuições do campo da Psicopedagogia (ANDRADE, 2003; FERNÁNDEZ, 2001). Os resultados apontaram que as diferenças entre as pessoas podem se direcionar ao binômio exclusão x inclusão e apresentam como possibilidade potencializadora, a introdução das discussões sobre as diferenças, como tema transversal para os diferentes nichos educacionais em consonância com as concepções da Educação Inclusiva. Assim, conclui-se que ter a subjetivação como principal elemento para a compreensão das diferenças, independentemente da forma com que ela se apresenta, pode reverberar como fontes de análises que priorizam a produção de sentidos e a visibilidade dos sujeitos a partir do conceito de sujeito-autor. |
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A DIFERENÇA E OS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO: UM OLHAR PARA AS VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOSA apresentação desse estudo é de cunho qualitativo por meio de revisão bibliográfica. O objetivo foi de fortalecer e incrementar as reflexões e posicionamentos dos sujeitos em suas vivências no Ensino Superior, com a intenção de transformar o ambiente universitário num espaço para ser sem restrições das individualidades, no qual as diferenças e singularidades de cada um possibilitem a produção de subjetividades e processos emancipatórios. Para tanto, o principal aporte teórico foi baseado em González Rey (1997; 2003; 2004; 2006; 2007; 2011; 2014; 2017; 2019), que trata da subjetivação e suas produções de sentido e as contribuições do campo da Psicopedagogia (ANDRADE, 2003; FERNÁNDEZ, 2001). Os resultados apontaram que as diferenças entre as pessoas podem se direcionar ao binômio exclusão x inclusão e apresentam como possibilidade potencializadora, a introdução das discussões sobre as diferenças, como tema transversal para os diferentes nichos educacionais em consonância com as concepções da Educação Inclusiva. Assim, conclui-se que ter a subjetivação como principal elemento para a compreensão das diferenças, independentemente da forma com que ela se apresenta, pode reverberar como fontes de análises que priorizam a produção de sentidos e a visibilidade dos sujeitos a partir do conceito de sujeito-autor.FaSFMarchesan, Lidiene Jaqueline de Souza CostaMagnago, Clarissa FaverzaniPavão, Sílvia Maria de Oliveira2023-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/125910.22408/reva8020231259e-8005Revista Valore; v. 8 (2023): Revista Valore; e-80052526-043X2525-900810.22408/reva802023reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1259/1033/*ref*/ANDRADE, M.S. O prazer da autoria e a construção do sujeito autor. São Paulo: Memnon, 2003./*ref*/BRASIL. Constituição Federal de 1988. 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