Desempenho acadêmico: uma [re] leitura dos processos de aprendizagem para os estudantes da educação superior a partir do acompanhamento psicológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16375 |
Resumo: | The goal of this study is to evaluate the psychological accompaniment of the student contributing to his academic development. A research was developed through descriptive qualitative approach, exploratory type. The method of psychological diagnosis offered the following forms of teaching, with the aid of an educational system, were introduced by e-mail to the participants of the research and an open interview. The interview was recorded to ensure the reliability of transcription, such as research requirements and research. The rules were paid for Content Analysis, with four categories: School Pathway to University Research: Improvement of Higher Education and Mental Health Schools in Higher Education. The results highlight the importance of organizing a positive campaign for development and academic performance. In conclusion, the main investments in research are implicit in the psychological policies in the university context of formation, having a professional area of activity, which allows greater reach to the subjective aspects, greater involvement in the learning and performance processes. |
id |
UFSM_1acfa027260561507b1ac0afc72a43b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/16375 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Desempenho acadêmico: uma [re] leitura dos processos de aprendizagem para os estudantes da educação superior a partir do acompanhamento psicológicoAcademical performance: a [re] reading of the students’ learning processes considering psychological counseling in higher educationDesempenho acadêmicoAprendizagemEducação superiorAcompanhamento psicológicoAcademic performanceLearningCollege educationPsychological counselingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThe goal of this study is to evaluate the psychological accompaniment of the student contributing to his academic development. A research was developed through descriptive qualitative approach, exploratory type. The method of psychological diagnosis offered the following forms of teaching, with the aid of an educational system, were introduced by e-mail to the participants of the research and an open interview. The interview was recorded to ensure the reliability of transcription, such as research requirements and research. The rules were paid for Content Analysis, with four categories: School Pathway to University Research: Improvement of Higher Education and Mental Health Schools in Higher Education. The results highlight the importance of organizing a positive campaign for development and academic performance. In conclusion, the main investments in research are implicit in the psychological policies in the university context of formation, having a professional area of activity, which allows greater reach to the subjective aspects, greater involvement in the learning and performance processes.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESO objetivo geral deste estudo, foi o de analisar se o acompanhamento psicológico auxilia o estudante contribuindo para o seu desempenho acadêmico. A pesquisa foi desenvolvida por meio da abordagem qualitativa descritiva, tipo exploratória. Para identificar se o acompanhamento psicológico proporciona mudanças relacionadas à aprendizagem refletindo positivamente no desempenho acadêmico, foram utilizados como instrumentos, um questionário fechado com a ferramenta disponível pelo Google Drive, submetido via e-mail para os estudantes participantes da pesquisa e uma entrevista aberta. A entrevista foi gravada para garantir a fidedignidade da transcrição, as exigências e princípios éticos de uma pesquisa. Os dados coletados passaram pela Análise de Conteúdo, com quatro categorias: A eficácia do acompanhamento psicológico e seus benefícios; Percurso Escolar para a inserção na Universidade; A percepção do estudante sobre o Desempenho acadêmico e Saúde mental na Educação Superior. Os resultados permitiram evidenciar a necessidade e importância do acompanhamento psicológico na Educação Superior e que as intervenções realizadas agem de forma positiva para o desenvolvimento e desempenho acadêmico. Em conclusão, se destaca necessidade de maior investimento na pesquisa que implique nas intervenções psicológicas no contexto universitário de forma efetiva, considerando ser a área de atuação profissional, que permite maior proximidade aos aspectos subjetivos, posto que esses interferem nos processos de aprendizagem e desempenho.Universidade Federal de Santa MariaBrasilEducaçãoUFSMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoCentro de EducaçãoPavão, Sílvia Maria de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/6934897603622261Schmidt, Carlohttp://lattes.cnpq.br/7185372980306847Smeha, Luciane Najarhttp://lattes.cnpq.br/6358416306582427Marchesan, Lidiene Jaqueline de Souza Costa2019-05-06T13:40:04Z2019-05-06T13:40:04Z2018-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16375porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-05-07T06:00:55Zoai:repositorio.ufsm.br:1/16375Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-05-07T06:00:55Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desempenho acadêmico: uma [re] leitura dos processos de aprendizagem para os estudantes da educação superior a partir do acompanhamento psicológico Academical performance: a [re] reading of the students’ learning processes considering psychological counseling in higher education |
title |
Desempenho acadêmico: uma [re] leitura dos processos de aprendizagem para os estudantes da educação superior a partir do acompanhamento psicológico |
spellingShingle |
Desempenho acadêmico: uma [re] leitura dos processos de aprendizagem para os estudantes da educação superior a partir do acompanhamento psicológico Marchesan, Lidiene Jaqueline de Souza Costa Desempenho acadêmico Aprendizagem Educação superior Acompanhamento psicológico Academic performance Learning College education Psychological counseling CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Desempenho acadêmico: uma [re] leitura dos processos de aprendizagem para os estudantes da educação superior a partir do acompanhamento psicológico |
title_full |
Desempenho acadêmico: uma [re] leitura dos processos de aprendizagem para os estudantes da educação superior a partir do acompanhamento psicológico |
title_fullStr |
Desempenho acadêmico: uma [re] leitura dos processos de aprendizagem para os estudantes da educação superior a partir do acompanhamento psicológico |
title_full_unstemmed |
Desempenho acadêmico: uma [re] leitura dos processos de aprendizagem para os estudantes da educação superior a partir do acompanhamento psicológico |
title_sort |
Desempenho acadêmico: uma [re] leitura dos processos de aprendizagem para os estudantes da educação superior a partir do acompanhamento psicológico |
author |
Marchesan, Lidiene Jaqueline de Souza Costa |
author_facet |
Marchesan, Lidiene Jaqueline de Souza Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pavão, Sílvia Maria de Oliveira http://lattes.cnpq.br/6934897603622261 Schmidt, Carlo http://lattes.cnpq.br/7185372980306847 Smeha, Luciane Najar http://lattes.cnpq.br/6358416306582427 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marchesan, Lidiene Jaqueline de Souza Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desempenho acadêmico Aprendizagem Educação superior Acompanhamento psicológico Academic performance Learning College education Psychological counseling CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Desempenho acadêmico Aprendizagem Educação superior Acompanhamento psicológico Academic performance Learning College education Psychological counseling CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The goal of this study is to evaluate the psychological accompaniment of the student contributing to his academic development. A research was developed through descriptive qualitative approach, exploratory type. The method of psychological diagnosis offered the following forms of teaching, with the aid of an educational system, were introduced by e-mail to the participants of the research and an open interview. The interview was recorded to ensure the reliability of transcription, such as research requirements and research. The rules were paid for Content Analysis, with four categories: School Pathway to University Research: Improvement of Higher Education and Mental Health Schools in Higher Education. The results highlight the importance of organizing a positive campaign for development and academic performance. In conclusion, the main investments in research are implicit in the psychological policies in the university context of formation, having a professional area of activity, which allows greater reach to the subjective aspects, greater involvement in the learning and performance processes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-03 2019-05-06T13:40:04Z 2019-05-06T13:40:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16375 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16375 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil Educação UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil Educação UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1805922061318619136 |