Desempenho acadêmico: uma [re] leitura dos processos de aprendizagem para os estudantes da educação superior a partir do acompanhamento psicológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marchesan, Lidiene Jaqueline de Souza Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16375
Resumo: The goal of this study is to evaluate the psychological accompaniment of the student contributing to his academic development. A research was developed through descriptive qualitative approach, exploratory type. The method of psychological diagnosis offered the following forms of teaching, with the aid of an educational system, were introduced by e-mail to the participants of the research and an open interview. The interview was recorded to ensure the reliability of transcription, such as research requirements and research. The rules were paid for Content Analysis, with four categories: School Pathway to University Research: Improvement of Higher Education and Mental Health Schools in Higher Education. The results highlight the importance of organizing a positive campaign for development and academic performance. In conclusion, the main investments in research are implicit in the psychological policies in the university context of formation, having a professional area of activity, which allows greater reach to the subjective aspects, greater involvement in the learning and performance processes.
id UFSM_1acfa027260561507b1ac0afc72a43b1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/16375
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Desempenho acadêmico: uma [re] leitura dos processos de aprendizagem para os estudantes da educação superior a partir do acompanhamento psicológicoAcademical performance: a [re] reading of the students’ learning processes considering psychological counseling in higher educationDesempenho acadêmicoAprendizagemEducação superiorAcompanhamento psicológicoAcademic performanceLearningCollege educationPsychological counselingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThe goal of this study is to evaluate the psychological accompaniment of the student contributing to his academic development. A research was developed through descriptive qualitative approach, exploratory type. The method of psychological diagnosis offered the following forms of teaching, with the aid of an educational system, were introduced by e-mail to the participants of the research and an open interview. The interview was recorded to ensure the reliability of transcription, such as research requirements and research. The rules were paid for Content Analysis, with four categories: School Pathway to University Research: Improvement of Higher Education and Mental Health Schools in Higher Education. The results highlight the importance of organizing a positive campaign for development and academic performance. In conclusion, the main investments in research are implicit in the psychological policies in the university context of formation, having a professional area of activity, which allows greater reach to the subjective aspects, greater involvement in the learning and performance processes.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESO objetivo geral deste estudo, foi o de analisar se o acompanhamento psicológico auxilia o estudante contribuindo para o seu desempenho acadêmico. A pesquisa foi desenvolvida por meio da abordagem qualitativa descritiva, tipo exploratória. Para identificar se o acompanhamento psicológico proporciona mudanças relacionadas à aprendizagem refletindo positivamente no desempenho acadêmico, foram utilizados como instrumentos, um questionário fechado com a ferramenta disponível pelo Google Drive, submetido via e-mail para os estudantes participantes da pesquisa e uma entrevista aberta. A entrevista foi gravada para garantir a fidedignidade da transcrição, as exigências e princípios éticos de uma pesquisa. Os dados coletados passaram pela Análise de Conteúdo, com quatro categorias: A eficácia do acompanhamento psicológico e seus benefícios; Percurso Escolar para a inserção na Universidade; A percepção do estudante sobre o Desempenho acadêmico e Saúde mental na Educação Superior. Os resultados permitiram evidenciar a necessidade e importância do acompanhamento psicológico na Educação Superior e que as intervenções realizadas agem de forma positiva para o desenvolvimento e desempenho acadêmico. Em conclusão, se destaca necessidade de maior investimento na pesquisa que implique nas intervenções psicológicas no contexto universitário de forma efetiva, considerando ser a área de atuação profissional, que permite maior proximidade aos aspectos subjetivos, posto que esses interferem nos processos de aprendizagem e desempenho.Universidade Federal de Santa MariaBrasilEducaçãoUFSMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoCentro de EducaçãoPavão, Sílvia Maria de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/6934897603622261Schmidt, Carlohttp://lattes.cnpq.br/7185372980306847Smeha, Luciane Najarhttp://lattes.cnpq.br/6358416306582427Marchesan, Lidiene Jaqueline de Souza Costa2019-05-06T13:40:04Z2019-05-06T13:40:04Z2018-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16375porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-05-07T06:00:55Zoai:repositorio.ufsm.br:1/16375Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-05-07T06:00:55Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho acadêmico: uma [re] leitura dos processos de aprendizagem para os estudantes da educação superior a partir do acompanhamento psicológico
Academical performance: a [re] reading of the students’ learning processes considering psychological counseling in higher education
title Desempenho acadêmico: uma [re] leitura dos processos de aprendizagem para os estudantes da educação superior a partir do acompanhamento psicológico
spellingShingle Desempenho acadêmico: uma [re] leitura dos processos de aprendizagem para os estudantes da educação superior a partir do acompanhamento psicológico
Marchesan, Lidiene Jaqueline de Souza Costa
Desempenho acadêmico
Aprendizagem
Educação superior
Acompanhamento psicológico
Academic performance
Learning
College education
Psychological counseling
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Desempenho acadêmico: uma [re] leitura dos processos de aprendizagem para os estudantes da educação superior a partir do acompanhamento psicológico
title_full Desempenho acadêmico: uma [re] leitura dos processos de aprendizagem para os estudantes da educação superior a partir do acompanhamento psicológico
title_fullStr Desempenho acadêmico: uma [re] leitura dos processos de aprendizagem para os estudantes da educação superior a partir do acompanhamento psicológico
title_full_unstemmed Desempenho acadêmico: uma [re] leitura dos processos de aprendizagem para os estudantes da educação superior a partir do acompanhamento psicológico
title_sort Desempenho acadêmico: uma [re] leitura dos processos de aprendizagem para os estudantes da educação superior a partir do acompanhamento psicológico
author Marchesan, Lidiene Jaqueline de Souza Costa
author_facet Marchesan, Lidiene Jaqueline de Souza Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pavão, Sílvia Maria de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/6934897603622261
Schmidt, Carlo
http://lattes.cnpq.br/7185372980306847
Smeha, Luciane Najar
http://lattes.cnpq.br/6358416306582427
dc.contributor.author.fl_str_mv Marchesan, Lidiene Jaqueline de Souza Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho acadêmico
Aprendizagem
Educação superior
Acompanhamento psicológico
Academic performance
Learning
College education
Psychological counseling
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Desempenho acadêmico
Aprendizagem
Educação superior
Acompanhamento psicológico
Academic performance
Learning
College education
Psychological counseling
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The goal of this study is to evaluate the psychological accompaniment of the student contributing to his academic development. A research was developed through descriptive qualitative approach, exploratory type. The method of psychological diagnosis offered the following forms of teaching, with the aid of an educational system, were introduced by e-mail to the participants of the research and an open interview. The interview was recorded to ensure the reliability of transcription, such as research requirements and research. The rules were paid for Content Analysis, with four categories: School Pathway to University Research: Improvement of Higher Education and Mental Health Schools in Higher Education. The results highlight the importance of organizing a positive campaign for development and academic performance. In conclusion, the main investments in research are implicit in the psychological policies in the university context of formation, having a professional area of activity, which allows greater reach to the subjective aspects, greater involvement in the learning and performance processes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-03
2019-05-06T13:40:04Z
2019-05-06T13:40:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16375
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
Educação
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Educação
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
Educação
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Educação
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1805922061318619136