PERFIL DE LIDERANÇA DOS GESTORES EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO MUNICIPAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Renário Ferreira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Lawrence Matheus Soares da, Leal, Ester Andressa de Oliveira, Fernandes, Francis de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/381
Resumo: No âmbito da gestão escolar, há muito do que se discutir, principalmente no que diz respeito aos estilos de liderança dos gestores das instituições, a fim de agregar conhecimento. Assim, o presente artigo tem por objetivo identificar os estilos de lideranças dos gestores a partir da percepção dos seus liderados e determinar as semelhanças e diferenças entre os demais estilos de liderança gerencial trabalhados. Para tanto, foi aplicado uma escala validada de avaliação do estilo gerencial do tipo likert com funcionários de instituições de ensino da microrregião do médio Parnaíba piauiense, a fim de avaliar o comportamento dos gestores no dia a dia com seus funcionários, a escala utilizada é composta por 19 itens de forma que possa ser identificado três fatores relacionados à liderança. Os resultados expressam a predominância de um estilo voltado mais para o relacionamento na maioria das escolas pesquisadas onde este pode ser caracterizado como democrático. Palavras chaves: Liderança; Estilos de liderança; Gestão escolar.
id FASF_9aad124d8299312bcbeb4af28623a2ff
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/381
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling PERFIL DE LIDERANÇA DOS GESTORES EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO MUNICIPAISNo âmbito da gestão escolar, há muito do que se discutir, principalmente no que diz respeito aos estilos de liderança dos gestores das instituições, a fim de agregar conhecimento. Assim, o presente artigo tem por objetivo identificar os estilos de lideranças dos gestores a partir da percepção dos seus liderados e determinar as semelhanças e diferenças entre os demais estilos de liderança gerencial trabalhados. Para tanto, foi aplicado uma escala validada de avaliação do estilo gerencial do tipo likert com funcionários de instituições de ensino da microrregião do médio Parnaíba piauiense, a fim de avaliar o comportamento dos gestores no dia a dia com seus funcionários, a escala utilizada é composta por 19 itens de forma que possa ser identificado três fatores relacionados à liderança. Os resultados expressam a predominância de um estilo voltado mais para o relacionamento na maioria das escolas pesquisadas onde este pode ser caracterizado como democrático. Palavras chaves: Liderança; Estilos de liderança; Gestão escolar.FaSFRibeiro, Renário FerreiraSilva, Lawrence Matheus Soares daLeal, Ester Andressa de OliveiraFernandes, Francis de Sousa2020-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/38110.22408/reva402019381415-425Revista Valore; v. 4 (2019): Caderno Temático - Artigos - II CONEPA - Congresso Nacional de Estudantes e Profissionais de Administração; 415-4252526-043X2525-900810.22408/reva402019reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/381/283/*ref*/BASS, B. M. Bass & Stogdill’s handbook of leadership: theory, research, and managerial applications. New York: The Free Press, 1990./*ref*/BERGAMINI, Cecília Whitaker. O líder eficaz. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2002./*ref*/BERGAMINI, Cecília Whitaker. Liderança: Administração do sentido. 2. Ed. – São Paulo; Atlas, 2009./*ref*/CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. 8. ed. IDG Tecs, 2004./*ref*/COLOMBO, Sonia et al. Gestão educacional: uma nova visão. Porto Alegre: Artmed, 2004. P.242./*ref*/CLEGG, Stewart R.; HARDY, Cynthia; NORD, Walter R. Handbook de estudos organizacionais- vol. 3, ed. São Paulo, Atlas, 2014./*ref*/CRUZ, M. R. P.; NUNES, A. J. S.; PINHEIRO, P. G. Teoria Contingencial de Fiedler: aplicação prática da escala Least Prefered Co-Worker (LPC) Disponível em <http://wdge.ubi.pt/investigacao/TDiscussao/2010/TD08_2010.pdf> Acesso em 14 de Julho 2019./*ref*/FARIA, Carlos Alberto de. Definição de liderança. Boletim Eletrônico Semanal (BES). 2003. Disponível em: <http://merkatus.com.br/10_boletim/73.htm.> Acesso em: 07 de mar. 2019./*ref*/FIORELLI, José Osmir. Psicologia para administradores: integrando teoria e prática. - São Paulo: atlas, 2000./*ref*/GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. Ed. – São Paulo: Atlas, 2010./*ref*/HUNTER, James C; O Monge e o Executivo: uma história sobre a essência da liderança. Editora Sextante, Rio de Janeiro. 2004./*ref*/LÜCK, Heloísa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2190198/mod_resource/content/1/dimensoes_livro.pdf> Acesso em: 19 de mar. de 2019./*ref*/LÜCK, Heloísa. Liderança em gestão escolar. 9. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014./*ref*/MELO, Eleuni A. de Andrade. Liderança Gerencial. In: Siqueira, M.M. Matias. (ORG.). Novas medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão, São Paulo: Artmed, 2013. P. 227./*ref*/OLIVEIRA, Dalila. Política e gestão da educação. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010./*ref*/ROWE, W. Glenn. Liderança estratégica e criação de valor. RAE - Revista de Administração de Empresas. RAE • v. 42 • n. 1 • Jan./Mar. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rae/v42n1/v42n1a03>; . Acesso em: 02 Ago. 2019./*ref*/SILVA, E. A. da; OLIVEIRA, J. F. de; PRADO, J. Gestão de Negócios - São Paulo: Saraiva, 2005./*ref*/ZALEZNIK, A. Managers and leaders: are they different? Harvard Business Review, p./*ref*/- 78, may-jun, 1977. Disponivel em: <https://hbr.org/2004/01/managers-and-leaders-are-/*ref*/they-different> Acesso em: 02 Ago. 2019./*ref*/ZANOTTO. Mayara Pires. Et al. Análise dos Comportamentos e Práticas de Liderança Docente em uma Universidade Brasileira. In: MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO. 15. Caxias do Sul: UCS, 2015. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/mostraucsppga/xvmostrappga/paper/view/4280>. Acesso em: 14 de jul. 2018.Direitos autorais 2020 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-08T05:28:09Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/381Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2020-01-08T05:28:09Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv PERFIL DE LIDERANÇA DOS GESTORES EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO MUNICIPAIS
title PERFIL DE LIDERANÇA DOS GESTORES EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO MUNICIPAIS
spellingShingle PERFIL DE LIDERANÇA DOS GESTORES EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO MUNICIPAIS
Ribeiro, Renário Ferreira
title_short PERFIL DE LIDERANÇA DOS GESTORES EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO MUNICIPAIS
title_full PERFIL DE LIDERANÇA DOS GESTORES EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO MUNICIPAIS
title_fullStr PERFIL DE LIDERANÇA DOS GESTORES EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO MUNICIPAIS
title_full_unstemmed PERFIL DE LIDERANÇA DOS GESTORES EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO MUNICIPAIS
title_sort PERFIL DE LIDERANÇA DOS GESTORES EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO MUNICIPAIS
author Ribeiro, Renário Ferreira
author_facet Ribeiro, Renário Ferreira
Silva, Lawrence Matheus Soares da
Leal, Ester Andressa de Oliveira
Fernandes, Francis de Sousa
author_role author
author2 Silva, Lawrence Matheus Soares da
Leal, Ester Andressa de Oliveira
Fernandes, Francis de Sousa
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Renário Ferreira
Silva, Lawrence Matheus Soares da
Leal, Ester Andressa de Oliveira
Fernandes, Francis de Sousa
description No âmbito da gestão escolar, há muito do que se discutir, principalmente no que diz respeito aos estilos de liderança dos gestores das instituições, a fim de agregar conhecimento. Assim, o presente artigo tem por objetivo identificar os estilos de lideranças dos gestores a partir da percepção dos seus liderados e determinar as semelhanças e diferenças entre os demais estilos de liderança gerencial trabalhados. Para tanto, foi aplicado uma escala validada de avaliação do estilo gerencial do tipo likert com funcionários de instituições de ensino da microrregião do médio Parnaíba piauiense, a fim de avaliar o comportamento dos gestores no dia a dia com seus funcionários, a escala utilizada é composta por 19 itens de forma que possa ser identificado três fatores relacionados à liderança. Os resultados expressam a predominância de um estilo voltado mais para o relacionamento na maioria das escolas pesquisadas onde este pode ser caracterizado como democrático. Palavras chaves: Liderança; Estilos de liderança; Gestão escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/381
10.22408/reva402019381415-425
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/381
identifier_str_mv 10.22408/reva402019381415-425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/381/283
/*ref*/BASS, B. M. Bass & Stogdill’s handbook of leadership: theory, research, and managerial applications. New York: The Free Press, 1990.
/*ref*/BERGAMINI, Cecília Whitaker. O líder eficaz. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
/*ref*/BERGAMINI, Cecília Whitaker. Liderança: Administração do sentido. 2. Ed. – São Paulo; Atlas, 2009.
/*ref*/CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. 8. ed. IDG Tecs, 2004.
/*ref*/COLOMBO, Sonia et al. Gestão educacional: uma nova visão. Porto Alegre: Artmed, 2004. P.242.
/*ref*/CLEGG, Stewart R.; HARDY, Cynthia; NORD, Walter R. Handbook de estudos organizacionais- vol. 3, ed. São Paulo, Atlas, 2014.
/*ref*/CRUZ, M. R. P.; NUNES, A. J. S.; PINHEIRO, P. G. Teoria Contingencial de Fiedler: aplicação prática da escala Least Prefered Co-Worker (LPC) Disponível em <http://wdge.ubi.pt/investigacao/TDiscussao/2010/TD08_2010.pdf> Acesso em 14 de Julho 2019.
/*ref*/FARIA, Carlos Alberto de. Definição de liderança. Boletim Eletrônico Semanal (BES). 2003. Disponível em: <http://merkatus.com.br/10_boletim/73.htm.> Acesso em: 07 de mar. 2019.
/*ref*/FIORELLI, José Osmir. Psicologia para administradores: integrando teoria e prática. - São Paulo: atlas, 2000.
/*ref*/GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. Ed. – São Paulo: Atlas, 2010.
/*ref*/HUNTER, James C; O Monge e o Executivo: uma história sobre a essência da liderança. Editora Sextante, Rio de Janeiro. 2004.
/*ref*/LÜCK, Heloísa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2190198/mod_resource/content/1/dimensoes_livro.pdf> Acesso em: 19 de mar. de 2019.
/*ref*/LÜCK, Heloísa. Liderança em gestão escolar. 9. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
/*ref*/MELO, Eleuni A. de Andrade. Liderança Gerencial. In: Siqueira, M.M. Matias. (ORG.). Novas medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão, São Paulo: Artmed, 2013. P. 227.
/*ref*/OLIVEIRA, Dalila. Política e gestão da educação. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
/*ref*/ROWE, W. Glenn. Liderança estratégica e criação de valor. RAE - Revista de Administração de Empresas. RAE • v. 42 • n. 1 • Jan./Mar. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rae/v42n1/v42n1a03>; . Acesso em: 02 Ago. 2019.
/*ref*/SILVA, E. A. da; OLIVEIRA, J. F. de; PRADO, J. Gestão de Negócios - São Paulo: Saraiva, 2005.
/*ref*/ZALEZNIK, A. Managers and leaders: are they different? Harvard Business Review, p.
/*ref*/- 78, may-jun, 1977. Disponivel em: <https://hbr.org/2004/01/managers-and-leaders-are-
/*ref*/they-different> Acesso em: 02 Ago. 2019.
/*ref*/ZANOTTO. Mayara Pires. Et al. Análise dos Comportamentos e Práticas de Liderança Docente em uma Universidade Brasileira. In: MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO. 15. Caxias do Sul: UCS, 2015. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/mostraucsppga/xvmostrappga/paper/view/4280>. Acesso em: 14 de jul. 2018.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 4 (2019): Caderno Temático - Artigos - II CONEPA - Congresso Nacional de Estudantes e Profissionais de Administração; 415-425
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva402019
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321570888810496