METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1036 |
Resumo: | As Metodologias Ativas têm sido objeto de estudos de várias pesquisas que buscam apontar as contribuições destas para o ensino e aprendizagem da Matemática. A maioria dos estudos tem se desenvolvido acerca da relevância das mesmas na Educação Básica e Superior. Nesse sentido, o presente artigo teve como objetivo geral refletir sobre a utilização das Metodologias Ativas no ensino de Matemática nos anos Iniciais do Ensino Fundamental com vistas à criação de situações que possam estimular e instigar os estudantes. O trabalho apresenta como aporte metodológico um estudo bibliográfico acerca da temática de modo que apresenta as concepções inerentes às Metodologias Ativas e a posteriori retrata como ocorrem as práticas pedagógicas de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em busca de melhoria da aprendizagem e do desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a compreensão da realidade dos estudantes nessa etapa da educação básica. |
id |
FASF_a768127a5fc8f9befe1ccb59b0cee7c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/1036 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALAs Metodologias Ativas têm sido objeto de estudos de várias pesquisas que buscam apontar as contribuições destas para o ensino e aprendizagem da Matemática. A maioria dos estudos tem se desenvolvido acerca da relevância das mesmas na Educação Básica e Superior. Nesse sentido, o presente artigo teve como objetivo geral refletir sobre a utilização das Metodologias Ativas no ensino de Matemática nos anos Iniciais do Ensino Fundamental com vistas à criação de situações que possam estimular e instigar os estudantes. O trabalho apresenta como aporte metodológico um estudo bibliográfico acerca da temática de modo que apresenta as concepções inerentes às Metodologias Ativas e a posteriori retrata como ocorrem as práticas pedagógicas de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em busca de melhoria da aprendizagem e do desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a compreensão da realidade dos estudantes nessa etapa da educação básica.FaSFOliveira, Camila RezendeOliveira, Guilherme Saramago deSantos, Anderson Oramisio2021-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/103610.22408/reva602021103640-54Revista Valore; v. 6 (2021): Caderno Temático - Educação Matemática: Fundamentos, Metodologias e Práticas Pedagógicas; 40-542526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1036/823Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:20Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/1036Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:20Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Oliveira, Camila Rezende |
title_short |
METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Oliveira, Camila Rezende |
author_facet |
Oliveira, Camila Rezende Oliveira, Guilherme Saramago de Santos, Anderson Oramisio |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Guilherme Saramago de Santos, Anderson Oramisio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Camila Rezende Oliveira, Guilherme Saramago de Santos, Anderson Oramisio |
description |
As Metodologias Ativas têm sido objeto de estudos de várias pesquisas que buscam apontar as contribuições destas para o ensino e aprendizagem da Matemática. A maioria dos estudos tem se desenvolvido acerca da relevância das mesmas na Educação Básica e Superior. Nesse sentido, o presente artigo teve como objetivo geral refletir sobre a utilização das Metodologias Ativas no ensino de Matemática nos anos Iniciais do Ensino Fundamental com vistas à criação de situações que possam estimular e instigar os estudantes. O trabalho apresenta como aporte metodológico um estudo bibliográfico acerca da temática de modo que apresenta as concepções inerentes às Metodologias Ativas e a posteriori retrata como ocorrem as práticas pedagógicas de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em busca de melhoria da aprendizagem e do desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a compreensão da realidade dos estudantes nessa etapa da educação básica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1036 10.22408/reva602021103640-54 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1036 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva602021103640-54 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1036/823 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 6 (2021): Caderno Temático - Educação Matemática: Fundamentos, Metodologias e Práticas Pedagógicas; 40-54 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva602021 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321574680461312 |