Gamificação e ensino da matemática no ensino fundamental anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alice da Costa Estevam
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53862
Resumo: Este trabalho analisou os referenciais teóricos acerca da gamificação como proposta metodológica para o campo educacional. Apoiado em pesquisas no livro Gamificação na Educação dos organizadores Fadel et al. (2014), como também o livro “Gamification Book” por Yu-Kai Chou (2019). Como objetivo Geral pretendeu-se refletir sobre a gamificação como uma proposta metodológica de inovação para o ensino no campo educacional. As reflexões foram analisadas por meio da perspectiva e Gamificação Aplicada ao Plano de Aula do Dr. Prof. Fortunato e do físico Teichner (2017), como também o Framework Octalysis criado por Chou (2019). Como proposta de incorporação da gamificação na educação foi elaborado um projeto de intervenção gamificando o ensino de subtração em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Como resultados pode-se perceber a influência que a gamificação causou nos alunos, e os benefícios quanto ao desempenho, sentimento de pertencimento, a alegria durante as aulas e as respostas dos alunos e docente ao questionário proposto ao termino do projeto. Destaca-se que “o brincar” para a educação não é apenas uma questão de diversão, mas uma forma de se socializar, de educar e de construir conhecimentos, cuja a função do professor neste processo é propiciar e garantir um ambiente rico, prazeroso, saudável e não discriminatório de experiências educativas e sociais variadas. Defende-se, a partir dos resultados do presente estudo, que a discussão sobre a gamificação e, consequentemente, as atividades gamificadas possuem a capacidade de manter as pessoas engajadas, desenvolvendo a criatividade e construindo relacionamentos.
id UFRN_580f9b8262c2c1ab9443fc2dec81236e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/53862
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Alice da Costa EstevamFreitas, Dayana Lúcia Rodrigues deCosta, Ademárcia Lopes de OliveiraReis, Mônica Karina SantosFreitas, Dayana Lúcia Rodrigues de2023-07-19T23:31:24Z2023-07-04SILVA, Alice da Costa Estevam. Gamificação e ensino da matemática no ensino fundamental anos iniciais. Orientadora: Dayana Lúcia Rodrigues de Freitas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53862Este trabalho analisou os referenciais teóricos acerca da gamificação como proposta metodológica para o campo educacional. Apoiado em pesquisas no livro Gamificação na Educação dos organizadores Fadel et al. (2014), como também o livro “Gamification Book” por Yu-Kai Chou (2019). Como objetivo Geral pretendeu-se refletir sobre a gamificação como uma proposta metodológica de inovação para o ensino no campo educacional. As reflexões foram analisadas por meio da perspectiva e Gamificação Aplicada ao Plano de Aula do Dr. Prof. Fortunato e do físico Teichner (2017), como também o Framework Octalysis criado por Chou (2019). Como proposta de incorporação da gamificação na educação foi elaborado um projeto de intervenção gamificando o ensino de subtração em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Como resultados pode-se perceber a influência que a gamificação causou nos alunos, e os benefícios quanto ao desempenho, sentimento de pertencimento, a alegria durante as aulas e as respostas dos alunos e docente ao questionário proposto ao termino do projeto. Destaca-se que “o brincar” para a educação não é apenas uma questão de diversão, mas uma forma de se socializar, de educar e de construir conhecimentos, cuja a função do professor neste processo é propiciar e garantir um ambiente rico, prazeroso, saudável e não discriminatório de experiências educativas e sociais variadas. Defende-se, a partir dos resultados do presente estudo, que a discussão sobre a gamificação e, consequentemente, as atividades gamificadas possuem a capacidade de manter as pessoas engajadas, desenvolvendo a criatividade e construindo relacionamentos.This paper analyzed the theoretical references about gamification as a methodological proposal for education. Supported by research in the book Gamification in Education by the organizers Fadel et al. (2014), and also the book "Gamification Book" by Yu-Kai Chou (2019). The main objective was to reflect on gamification as an innovative methodological proposal for learning in education. The reflections were analyzed through the perspective of Gamification Applied to Lesson Plan by Dr. Prof. Fortunato and physicist Teichner (2017), and also the Octalysis Framework created by Chou (2019). As a proposal for incorporating gamification in education, a project was developed to gamify the learning of subtraction in a first year class of the Early Years of Elementary School. The results show the influence that gamification has had on students, and the benefits in terms of performance, sense of belonging, joy during classes, and the answers given by students and teachers to the questionnaire proposed at the end of the project. It is noteworthy that "playing" for education is not just a matter of having fun, but a way of socializing, of educating, and of building knowledge, where the teacher's role in this process is to provide and ensure a rich, pleasurable, healthy, and non-discriminatory environment for varied educational and social experiences. The results of this paper support the idea that gamification and, consequently, gamified activities have the potential to keep people engaged, developing creativity and building relationships.2023Universidade Federal do Rio Grande do NortePedagogiaUFRNBrasilCentro de EducaçãoAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANASGamificaçãoGamificationjogosGamespensamento de jogosGamethinkingmetodologia de projetosProjects methodologyGamificação e ensino da matemática no ensino fundamental anos iniciaisGamification and math learning in elementary school early yearsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALGAMIFICAÇÃO-E-ENSINO-DA-MATEMATICA-SILVA, ALICE C.2023- UFRN-63p.pdfGAMIFICAÇÃO-E-ENSINO-DA-MATEMATICA-SILVA, ALICE C.2023- UFRN-63p.pdfapplication/pdf691795https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53862/1/GAMIFICA%c3%87%c3%83O-E-ENSINO-DA-MATEMATICA-SILVA%2c%20ALICE%20C.2023-%20UFRN-63p.pdfe60aa8161e1ec085d7f0f13081a4ff2dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53862/2/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53862/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/538622024-03-19 01:03:59.917oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-03-19T04:03:59Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gamificação e ensino da matemática no ensino fundamental anos iniciais
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Gamification and math learning in elementary school early years
title Gamificação e ensino da matemática no ensino fundamental anos iniciais
spellingShingle Gamificação e ensino da matemática no ensino fundamental anos iniciais
Silva, Alice da Costa Estevam
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Gamificação
Gamification
jogos
Games
pensamento de jogos
Gamethinking
metodologia de projetos
Projects methodology
title_short Gamificação e ensino da matemática no ensino fundamental anos iniciais
title_full Gamificação e ensino da matemática no ensino fundamental anos iniciais
title_fullStr Gamificação e ensino da matemática no ensino fundamental anos iniciais
title_full_unstemmed Gamificação e ensino da matemática no ensino fundamental anos iniciais
title_sort Gamificação e ensino da matemática no ensino fundamental anos iniciais
author Silva, Alice da Costa Estevam
author_facet Silva, Alice da Costa Estevam
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Costa, Ademárcia Lopes de Oliveira
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Reis, Mônica Karina Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alice da Costa Estevam
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de
contributor_str_mv Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Gamificação
Gamification
jogos
Games
pensamento de jogos
Gamethinking
metodologia de projetos
Projects methodology
dc.subject.por.fl_str_mv Gamificação
Gamification
jogos
Games
pensamento de jogos
Gamethinking
metodologia de projetos
Projects methodology
description Este trabalho analisou os referenciais teóricos acerca da gamificação como proposta metodológica para o campo educacional. Apoiado em pesquisas no livro Gamificação na Educação dos organizadores Fadel et al. (2014), como também o livro “Gamification Book” por Yu-Kai Chou (2019). Como objetivo Geral pretendeu-se refletir sobre a gamificação como uma proposta metodológica de inovação para o ensino no campo educacional. As reflexões foram analisadas por meio da perspectiva e Gamificação Aplicada ao Plano de Aula do Dr. Prof. Fortunato e do físico Teichner (2017), como também o Framework Octalysis criado por Chou (2019). Como proposta de incorporação da gamificação na educação foi elaborado um projeto de intervenção gamificando o ensino de subtração em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Como resultados pode-se perceber a influência que a gamificação causou nos alunos, e os benefícios quanto ao desempenho, sentimento de pertencimento, a alegria durante as aulas e as respostas dos alunos e docente ao questionário proposto ao termino do projeto. Destaca-se que “o brincar” para a educação não é apenas uma questão de diversão, mas uma forma de se socializar, de educar e de construir conhecimentos, cuja a função do professor neste processo é propiciar e garantir um ambiente rico, prazeroso, saudável e não discriminatório de experiências educativas e sociais variadas. Defende-se, a partir dos resultados do presente estudo, que a discussão sobre a gamificação e, consequentemente, as atividades gamificadas possuem a capacidade de manter as pessoas engajadas, desenvolvendo a criatividade e construindo relacionamentos.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-19T23:31:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Alice da Costa Estevam. Gamificação e ensino da matemática no ensino fundamental anos iniciais. Orientadora: Dayana Lúcia Rodrigues de Freitas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53862
identifier_str_mv SILVA, Alice da Costa Estevam. Gamificação e ensino da matemática no ensino fundamental anos iniciais. Orientadora: Dayana Lúcia Rodrigues de Freitas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53862
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Pedagogia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53862/1/GAMIFICA%c3%87%c3%83O-E-ENSINO-DA-MATEMATICA-SILVA%2c%20ALICE%20C.2023-%20UFRN-63p.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53862/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53862/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e60aa8161e1ec085d7f0f13081a4ff2d
4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117689818218496