ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ESTUDANTES SOBRE “CADEIA ALIMENTAR” E AS SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM INTERFACE COM A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
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Data de Publicação: | 2021 |
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Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/956 |
Resumo: | Neste trabalho, buscou-se apresentar os resultados de uma avaliação diagnóstica dos conhecimentos prévios de estudantes do 6º ano relativos ao conteúdo “Cadeia Alimentar”. Para Ausubel, o percursor da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), aquilo que o indivíduo já sabe é o fator isolado que mais influencia a aprendizagem, sobretudo, a significativa. Os dados revelaram a presença de conhecimentos relevantes para o conteúdo de ensino, contudo, também evidenciaram equívocos conceituais, especialmente sobre fluxo de energia, níveis tróficos e o próprio conceito de cadeia alimentar. Acredita-se que os resultados apontados, em interface com o referencial adotado tem o potencial de contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas no Ensino de Ciências.Palavras Chave: Cadeia Alimentar. Conhecimentos Prévios. Aprendizagem Significativa. |
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ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ESTUDANTES SOBRE “CADEIA ALIMENTAR” E AS SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM INTERFACE COM A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVANeste trabalho, buscou-se apresentar os resultados de uma avaliação diagnóstica dos conhecimentos prévios de estudantes do 6º ano relativos ao conteúdo “Cadeia Alimentar”. Para Ausubel, o percursor da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), aquilo que o indivíduo já sabe é o fator isolado que mais influencia a aprendizagem, sobretudo, a significativa. Os dados revelaram a presença de conhecimentos relevantes para o conteúdo de ensino, contudo, também evidenciaram equívocos conceituais, especialmente sobre fluxo de energia, níveis tróficos e o próprio conceito de cadeia alimentar. Acredita-se que os resultados apontados, em interface com o referencial adotado tem o potencial de contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas no Ensino de Ciências.Palavras Chave: Cadeia Alimentar. Conhecimentos Prévios. Aprendizagem Significativa. FaSFCabreira, Juliana da SilvaVinholi Júnior, Airton José2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/95610.22408/reva6020219561003-1015Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1003-10152526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/956/735/*ref*/AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva. Tradução: Ligia Teopisto, 1. Ed. Rio de Janeiro: Interamerica, 2003./*ref*/AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J.D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Tradução de Eva Nick et al., 2. Ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980./*ref*/BARROS, G.; ARRAIS, L. L.; COSTA, S.; OLIVEIRA, L.; RAZUCK, R. 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