Conhecimentos prévios : condição para uma aprendizagem significativa dos números decimais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menegaz, Andresa Maria
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/12754
Resumo: Esta pesquisa buscou dar resposta à seguinte questão: Qual a importância dos conhecimentos prévios, aos estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, para potencializar uma aprendizagem significativa sobre números decimais? Diante disso, a pesquisa teve por objetivo geral identificar os impactos de organizadores prévios para o ensino de números decimais aos educandos do 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede de ensino municipal de Vacaria/RS, abrangendo a construção conceitual dos números decimais, bem como o desenvolvimento do algoritmo da adição e da subtração, tendo como princípio fundamental o conhecimento prévio dos mesmos. Ao desenvolver essa investigação, se entende que os métodos de ensino devem potencializar a construção de significados para aquele que aprende. É na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, que estão os fundamentos para promover a interação de conhecimentos prévios com novos conceitos, o que possibilita novas conexões na estrutura cognitiva do educando. Como recurso facilitador da aprendizagem significativa, se elencou a aprendizagem ativa baseada em resolução de problemas. A pesquisa apontou que os educandos que possuíam, em sua estrutura cognitiva, compreensão em relação aos números naturais, demonstraram de forma satisfatória a construção conceitual dos números decimais, bem como as operações e a resolução de problemas. Em vista disso, infere-se que, para que os educandos compreendam e aprendam operar com os números decimais, é necessário haver conhecimento no que tange à concepção dos números naturais. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_359c6841c85d30a84d40f7c0ffe1922e
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/12754
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Menegaz, Andresa MariaPuhl, Cassiano ScottCatelli, FranciscoSauer, Laurete Zanol2023-10-24T13:16:49Z2023-10-24T13:16:49Z2023-10-242023-08-24https://repositorio.ucs.br/11338/12754Esta pesquisa buscou dar resposta à seguinte questão: Qual a importância dos conhecimentos prévios, aos estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, para potencializar uma aprendizagem significativa sobre números decimais? Diante disso, a pesquisa teve por objetivo geral identificar os impactos de organizadores prévios para o ensino de números decimais aos educandos do 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede de ensino municipal de Vacaria/RS, abrangendo a construção conceitual dos números decimais, bem como o desenvolvimento do algoritmo da adição e da subtração, tendo como princípio fundamental o conhecimento prévio dos mesmos. Ao desenvolver essa investigação, se entende que os métodos de ensino devem potencializar a construção de significados para aquele que aprende. É na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, que estão os fundamentos para promover a interação de conhecimentos prévios com novos conceitos, o que possibilita novas conexões na estrutura cognitiva do educando. Como recurso facilitador da aprendizagem significativa, se elencou a aprendizagem ativa baseada em resolução de problemas. A pesquisa apontou que os educandos que possuíam, em sua estrutura cognitiva, compreensão em relação aos números naturais, demonstraram de forma satisfatória a construção conceitual dos números decimais, bem como as operações e a resolução de problemas. Em vista disso, infere-se que, para que os educandos compreendam e aprendam operar com os números decimais, é necessário haver conhecimento no que tange à concepção dos números naturais. [resumo fornecido pelo autor]This research sought to answer the following question: What is the importance of prior knowledge for students in the sixth year of elementary school to enhance meaningful learning about decimal numbers? Faced with this question, the general objective of the research was to identify the impacts of prior organizers for teaching decimal numbers to students in the 6th year of elementary school at a school in the municipal education network of Vacaria/RS, covering the conceptual construction of decimal numbers, as well as the development of the addition and subtraction algorithm, having as a fundamental principle the prior knowledge of them. When developing this investigation, it is understood that the teaching methods must enhance the construction of meanings for the one who learns and, therefore, the fundamentals to promote the interaction of previous knowledge with new concepts are found in David Ausubel's Theory of Meaningful Learning, thus enabling new connections in the student's cognitive structure. As a resource that facilitates meaningful learning, active learning based on problem solving was listed. The research pointed out that students who had in their cognitive structure understanding in relation to natural numbers satisfactorily demonstrated the conceptual construction of decimal numbers, as well as operations and problem solving. In view of this, it is inferred that for students to understand and learn to operate with decimal numbers, one of the essential prior knowledge is the set of natural numbers and the operations between their elements. [resumo fornecido pelo autor]engporMatemática (Ensino fundamental)AprendizagemMatemática - Estudo e ensinoMathematics (elementary school)LearningMathematics - Study and teachingConhecimentos prévios : condição para uma aprendizagem significativa dos números decimaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/8970849030549280MENEGAZ, A. M.Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaCampus Universitário de Farroupilha2023-10-23ORIGINALDissertação Andresa Maria Menegaz.pdfDissertação Andresa Maria Menegaz.pdfapplication/pdf4176697https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12754/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Andresa%20Maria%20Menegaz.pdfae4b1d2d9581d4f88adca6b7ede2e723MD51Produto educacional Conhecimento e práticas na utilização dos números decimais.pdfProduto educacional Conhecimento e práticas na utilização dos números decimais.pdfapplication/pdf1410614https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12754/4/Produto%20educacional%20Conhecimento%20e%20pr%c3%a1ticas%20na%20utiliza%c3%a7%c3%a3o%20dos%20n%c3%bameros%20decimais.pdf4256693639da218b3dc733fd68400c75MD54TEXTDissertação Andresa Maria Menegaz.pdf.txtDissertação Andresa Maria Menegaz.pdf.txtExtracted texttext/plain191775https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12754/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Andresa%20Maria%20Menegaz.pdf.txt70eb46e6d2b71a4c03dbd5c8d9f93fb3MD52Produto educacional Conhecimento e práticas na utilização dos números decimais.pdf.txtProduto educacional Conhecimento e práticas na utilização dos números decimais.pdf.txtExtracted texttext/plain36117https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12754/5/Produto%20educacional%20Conhecimento%20e%20pr%c3%a1ticas%20na%20utiliza%c3%a7%c3%a3o%20dos%20n%c3%bameros%20decimais.pdf.txtfc5d768daeb1e658c20c6a3b95633e30MD55THUMBNAILDissertação Andresa Maria Menegaz.pdf.jpgDissertação Andresa Maria Menegaz.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1287https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12754/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Andresa%20Maria%20Menegaz.pdf.jpgf6fd201dec1c4e34f9e32ffcd5001ccaMD53Produto educacional Conhecimento e práticas na utilização dos números decimais.pdf.jpgProduto educacional Conhecimento e práticas na utilização dos números decimais.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2127https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12754/6/Produto%20educacional%20Conhecimento%20e%20pr%c3%a1ticas%20na%20utiliza%c3%a7%c3%a3o%20dos%20n%c3%bameros%20decimais.pdf.jpg39c3c47a5b9e966ac8e3758e47825ba7MD5611338/127542023-10-26 07:00:22.747oai:repositorio.ucs.br:11338/12754Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:00:38.651798Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conhecimentos prévios : condição para uma aprendizagem significativa dos números decimais
title Conhecimentos prévios : condição para uma aprendizagem significativa dos números decimais
spellingShingle Conhecimentos prévios : condição para uma aprendizagem significativa dos números decimais
Menegaz, Andresa Maria
Matemática (Ensino fundamental)
Aprendizagem
Matemática - Estudo e ensino
Mathematics (elementary school)
Learning
Mathematics - Study and teaching
title_short Conhecimentos prévios : condição para uma aprendizagem significativa dos números decimais
title_full Conhecimentos prévios : condição para uma aprendizagem significativa dos números decimais
title_fullStr Conhecimentos prévios : condição para uma aprendizagem significativa dos números decimais
title_full_unstemmed Conhecimentos prévios : condição para uma aprendizagem significativa dos números decimais
title_sort Conhecimentos prévios : condição para uma aprendizagem significativa dos números decimais
author Menegaz, Andresa Maria
author_facet Menegaz, Andresa Maria
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Puhl, Cassiano Scott
Catelli, Francisco
dc.contributor.author.fl_str_mv Menegaz, Andresa Maria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sauer, Laurete Zanol
contributor_str_mv Sauer, Laurete Zanol
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática (Ensino fundamental)
Aprendizagem
Matemática - Estudo e ensino
topic Matemática (Ensino fundamental)
Aprendizagem
Matemática - Estudo e ensino
Mathematics (elementary school)
Learning
Mathematics - Study and teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics (elementary school)
Learning
Mathematics - Study and teaching
description Esta pesquisa buscou dar resposta à seguinte questão: Qual a importância dos conhecimentos prévios, aos estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, para potencializar uma aprendizagem significativa sobre números decimais? Diante disso, a pesquisa teve por objetivo geral identificar os impactos de organizadores prévios para o ensino de números decimais aos educandos do 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede de ensino municipal de Vacaria/RS, abrangendo a construção conceitual dos números decimais, bem como o desenvolvimento do algoritmo da adição e da subtração, tendo como princípio fundamental o conhecimento prévio dos mesmos. Ao desenvolver essa investigação, se entende que os métodos de ensino devem potencializar a construção de significados para aquele que aprende. É na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, que estão os fundamentos para promover a interação de conhecimentos prévios com novos conceitos, o que possibilita novas conexões na estrutura cognitiva do educando. Como recurso facilitador da aprendizagem significativa, se elencou a aprendizagem ativa baseada em resolução de problemas. A pesquisa apontou que os educandos que possuíam, em sua estrutura cognitiva, compreensão em relação aos números naturais, demonstraram de forma satisfatória a construção conceitual dos números decimais, bem como as operações e a resolução de problemas. Em vista disso, infere-se que, para que os educandos compreendam e aprendam operar com os números decimais, é necessário haver conhecimento no que tange à concepção dos números naturais. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2023
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2023-08-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-24T13:16:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-24T13:16:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-10-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/12754
url https://repositorio.ucs.br/11338/12754
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12754/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Andresa%20Maria%20Menegaz.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12754/4/Produto%20educacional%20Conhecimento%20e%20pr%c3%a1ticas%20na%20utiliza%c3%a7%c3%a3o%20dos%20n%c3%bameros%20decimais.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12754/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Andresa%20Maria%20Menegaz.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12754/5/Produto%20educacional%20Conhecimento%20e%20pr%c3%a1ticas%20na%20utiliza%c3%a7%c3%a3o%20dos%20n%c3%bameros%20decimais.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12754/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Andresa%20Maria%20Menegaz.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12754/6/Produto%20educacional%20Conhecimento%20e%20pr%c3%a1ticas%20na%20utiliza%c3%a7%c3%a3o%20dos%20n%c3%bameros%20decimais.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ae4b1d2d9581d4f88adca6b7ede2e723
4256693639da218b3dc733fd68400c75
70eb46e6d2b71a4c03dbd5c8d9f93fb3
fc5d768daeb1e658c20c6a3b95633e30
f6fd201dec1c4e34f9e32ffcd5001cca
39c3c47a5b9e966ac8e3758e47825ba7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258427430862848