Conhecimentos prévios : condição para uma aprendizagem significativa dos números decimais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/12754 |
Resumo: | Esta pesquisa buscou dar resposta à seguinte questão: Qual a importância dos conhecimentos prévios, aos estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, para potencializar uma aprendizagem significativa sobre números decimais? Diante disso, a pesquisa teve por objetivo geral identificar os impactos de organizadores prévios para o ensino de números decimais aos educandos do 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede de ensino municipal de Vacaria/RS, abrangendo a construção conceitual dos números decimais, bem como o desenvolvimento do algoritmo da adição e da subtração, tendo como princípio fundamental o conhecimento prévio dos mesmos. Ao desenvolver essa investigação, se entende que os métodos de ensino devem potencializar a construção de significados para aquele que aprende. É na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, que estão os fundamentos para promover a interação de conhecimentos prévios com novos conceitos, o que possibilita novas conexões na estrutura cognitiva do educando. Como recurso facilitador da aprendizagem significativa, se elencou a aprendizagem ativa baseada em resolução de problemas. A pesquisa apontou que os educandos que possuíam, em sua estrutura cognitiva, compreensão em relação aos números naturais, demonstraram de forma satisfatória a construção conceitual dos números decimais, bem como as operações e a resolução de problemas. Em vista disso, infere-se que, para que os educandos compreendam e aprendam operar com os números decimais, é necessário haver conhecimento no que tange à concepção dos números naturais. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_359c6841c85d30a84d40f7c0ffe1922e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/12754 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Menegaz, Andresa MariaPuhl, Cassiano ScottCatelli, FranciscoSauer, Laurete Zanol2023-10-24T13:16:49Z2023-10-24T13:16:49Z2023-10-242023-08-24https://repositorio.ucs.br/11338/12754Esta pesquisa buscou dar resposta à seguinte questão: Qual a importância dos conhecimentos prévios, aos estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, para potencializar uma aprendizagem significativa sobre números decimais? Diante disso, a pesquisa teve por objetivo geral identificar os impactos de organizadores prévios para o ensino de números decimais aos educandos do 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede de ensino municipal de Vacaria/RS, abrangendo a construção conceitual dos números decimais, bem como o desenvolvimento do algoritmo da adição e da subtração, tendo como princípio fundamental o conhecimento prévio dos mesmos. Ao desenvolver essa investigação, se entende que os métodos de ensino devem potencializar a construção de significados para aquele que aprende. É na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, que estão os fundamentos para promover a interação de conhecimentos prévios com novos conceitos, o que possibilita novas conexões na estrutura cognitiva do educando. Como recurso facilitador da aprendizagem significativa, se elencou a aprendizagem ativa baseada em resolução de problemas. A pesquisa apontou que os educandos que possuíam, em sua estrutura cognitiva, compreensão em relação aos números naturais, demonstraram de forma satisfatória a construção conceitual dos números decimais, bem como as operações e a resolução de problemas. Em vista disso, infere-se que, para que os educandos compreendam e aprendam operar com os números decimais, é necessário haver conhecimento no que tange à concepção dos números naturais. [resumo fornecido pelo autor]This research sought to answer the following question: What is the importance of prior knowledge for students in the sixth year of elementary school to enhance meaningful learning about decimal numbers? Faced with this question, the general objective of the research was to identify the impacts of prior organizers for teaching decimal numbers to students in the 6th year of elementary school at a school in the municipal education network of Vacaria/RS, covering the conceptual construction of decimal numbers, as well as the development of the addition and subtraction algorithm, having as a fundamental principle the prior knowledge of them. When developing this investigation, it is understood that the teaching methods must enhance the construction of meanings for the one who learns and, therefore, the fundamentals to promote the interaction of previous knowledge with new concepts are found in David Ausubel's Theory of Meaningful Learning, thus enabling new connections in the student's cognitive structure. As a resource that facilitates meaningful learning, active learning based on problem solving was listed. The research pointed out that students who had in their cognitive structure understanding in relation to natural numbers satisfactorily demonstrated the conceptual construction of decimal numbers, as well as operations and problem solving. In view of this, it is inferred that for students to understand and learn to operate with decimal numbers, one of the essential prior knowledge is the set of natural numbers and the operations between their elements. [resumo fornecido pelo autor]engporMatemática (Ensino fundamental)AprendizagemMatemática - Estudo e ensinoMathematics (elementary school)LearningMathematics - Study and teachingConhecimentos prévios : condição para uma aprendizagem significativa dos números decimaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/8970849030549280MENEGAZ, A. M.Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaCampus Universitário de Farroupilha2023-10-23ORIGINALDissertação Andresa Maria Menegaz.pdfDissertação Andresa Maria Menegaz.pdfapplication/pdf4176697https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12754/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Andresa%20Maria%20Menegaz.pdfae4b1d2d9581d4f88adca6b7ede2e723MD51Produto educacional Conhecimento e práticas na utilização dos números decimais.pdfProduto educacional Conhecimento e práticas na utilização dos números decimais.pdfapplication/pdf1410614https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12754/4/Produto%20educacional%20Conhecimento%20e%20pr%c3%a1ticas%20na%20utiliza%c3%a7%c3%a3o%20dos%20n%c3%bameros%20decimais.pdf4256693639da218b3dc733fd68400c75MD54TEXTDissertação Andresa Maria Menegaz.pdf.txtDissertação Andresa Maria Menegaz.pdf.txtExtracted texttext/plain191775https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12754/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Andresa%20Maria%20Menegaz.pdf.txt70eb46e6d2b71a4c03dbd5c8d9f93fb3MD52Produto educacional Conhecimento e práticas na utilização dos números decimais.pdf.txtProduto educacional Conhecimento e práticas na utilização dos números decimais.pdf.txtExtracted texttext/plain36117https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12754/5/Produto%20educacional%20Conhecimento%20e%20pr%c3%a1ticas%20na%20utiliza%c3%a7%c3%a3o%20dos%20n%c3%bameros%20decimais.pdf.txtfc5d768daeb1e658c20c6a3b95633e30MD55THUMBNAILDissertação Andresa Maria Menegaz.pdf.jpgDissertação Andresa Maria Menegaz.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1287https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12754/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Andresa%20Maria%20Menegaz.pdf.jpgf6fd201dec1c4e34f9e32ffcd5001ccaMD53Produto educacional Conhecimento e práticas na utilização dos números decimais.pdf.jpgProduto educacional Conhecimento e práticas na utilização dos números decimais.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2127https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12754/6/Produto%20educacional%20Conhecimento%20e%20pr%c3%a1ticas%20na%20utiliza%c3%a7%c3%a3o%20dos%20n%c3%bameros%20decimais.pdf.jpg39c3c47a5b9e966ac8e3758e47825ba7MD5611338/127542023-10-26 07:00:22.747oai:repositorio.ucs.br:11338/12754Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:00:38.651798Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Conhecimentos prévios : condição para uma aprendizagem significativa dos números decimais |
title |
Conhecimentos prévios : condição para uma aprendizagem significativa dos números decimais |
spellingShingle |
Conhecimentos prévios : condição para uma aprendizagem significativa dos números decimais Menegaz, Andresa Maria Matemática (Ensino fundamental) Aprendizagem Matemática - Estudo e ensino Mathematics (elementary school) Learning Mathematics - Study and teaching |
title_short |
Conhecimentos prévios : condição para uma aprendizagem significativa dos números decimais |
title_full |
Conhecimentos prévios : condição para uma aprendizagem significativa dos números decimais |
title_fullStr |
Conhecimentos prévios : condição para uma aprendizagem significativa dos números decimais |
title_full_unstemmed |
Conhecimentos prévios : condição para uma aprendizagem significativa dos números decimais |
title_sort |
Conhecimentos prévios : condição para uma aprendizagem significativa dos números decimais |
author |
Menegaz, Andresa Maria |
author_facet |
Menegaz, Andresa Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Puhl, Cassiano Scott Catelli, Francisco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menegaz, Andresa Maria |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sauer, Laurete Zanol |
contributor_str_mv |
Sauer, Laurete Zanol |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática (Ensino fundamental) Aprendizagem Matemática - Estudo e ensino |
topic |
Matemática (Ensino fundamental) Aprendizagem Matemática - Estudo e ensino Mathematics (elementary school) Learning Mathematics - Study and teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematics (elementary school) Learning Mathematics - Study and teaching |
description |
Esta pesquisa buscou dar resposta à seguinte questão: Qual a importância dos conhecimentos prévios, aos estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, para potencializar uma aprendizagem significativa sobre números decimais? Diante disso, a pesquisa teve por objetivo geral identificar os impactos de organizadores prévios para o ensino de números decimais aos educandos do 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede de ensino municipal de Vacaria/RS, abrangendo a construção conceitual dos números decimais, bem como o desenvolvimento do algoritmo da adição e da subtração, tendo como princípio fundamental o conhecimento prévio dos mesmos. Ao desenvolver essa investigação, se entende que os métodos de ensino devem potencializar a construção de significados para aquele que aprende. É na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, que estão os fundamentos para promover a interação de conhecimentos prévios com novos conceitos, o que possibilita novas conexões na estrutura cognitiva do educando. Como recurso facilitador da aprendizagem significativa, se elencou a aprendizagem ativa baseada em resolução de problemas. A pesquisa apontou que os educandos que possuíam, em sua estrutura cognitiva, compreensão em relação aos números naturais, demonstraram de forma satisfatória a construção conceitual dos números decimais, bem como as operações e a resolução de problemas. Em vista disso, infere-se que, para que os educandos compreendam e aprendam operar com os números decimais, é necessário haver conhecimento no que tange à concepção dos números naturais. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2023 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2023-08-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-10-24T13:16:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-10-24T13:16:49Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-10-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/12754 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/12754 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12754/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Andresa%20Maria%20Menegaz.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12754/4/Produto%20educacional%20Conhecimento%20e%20pr%c3%a1ticas%20na%20utiliza%c3%a7%c3%a3o%20dos%20n%c3%bameros%20decimais.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12754/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Andresa%20Maria%20Menegaz.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12754/5/Produto%20educacional%20Conhecimento%20e%20pr%c3%a1ticas%20na%20utiliza%c3%a7%c3%a3o%20dos%20n%c3%bameros%20decimais.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12754/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Andresa%20Maria%20Menegaz.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12754/6/Produto%20educacional%20Conhecimento%20e%20pr%c3%a1ticas%20na%20utiliza%c3%a7%c3%a3o%20dos%20n%c3%bameros%20decimais.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ae4b1d2d9581d4f88adca6b7ede2e723 4256693639da218b3dc733fd68400c75 70eb46e6d2b71a4c03dbd5c8d9f93fb3 fc5d768daeb1e658c20c6a3b95633e30 f6fd201dec1c4e34f9e32ffcd5001cca 39c3c47a5b9e966ac8e3758e47825ba7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258427430862848 |