O USO DA EDUCAÇÃO STEAM PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

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Autor(a) principal: Roberto, Gisele Rodrigues Durigan
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Royer, Marcia Regina, Zanatta, Shalimar Calegari, Carvalho, Hercilia Alves Pereira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/846
Resumo: Objetivamos verificar se o desenvolvimento de atividades com a aplicação da Modelagem Matemática associada a Educação STEAM, quando relacionadas com a produtividade de hortaliças, tem potencial em promover a aprendizagem de conceitos matemáticos e a conscientização ambiental. O público alvo foram estudantes do Ensino Médio integrado e profissionalizante de um colégio do Noroeste do Estado do Paraná. Para tanto, utilizou-se a técnica de plantio de hortaliças e leguminosas cultivadas e consumidas pelos estudantes no colégio. As metodologias utilizadas proporcionaram motivação, compreensão de conteúdos de conversões entre unidades de medidas, regra de três simples, porcentagem, cálculo de área e perímetro de figuras geométricas planas, sempre associadas a conscientização ambiental, por meio da capacidade de descobrir, criar, questionar, criticar e transformar sua realidade. Palavras-chave: Modelagem Matemática. Educação Ambiental. Metodologias ativas.
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