O USO DA EDUCAÇÃO STEAM PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/846 |
Resumo: | Objetivamos verificar se o desenvolvimento de atividades com a aplicação da Modelagem Matemática associada a Educação STEAM, quando relacionadas com a produtividade de hortaliças, tem potencial em promover a aprendizagem de conceitos matemáticos e a conscientização ambiental. O público alvo foram estudantes do Ensino Médio integrado e profissionalizante de um colégio do Noroeste do Estado do Paraná. Para tanto, utilizou-se a técnica de plantio de hortaliças e leguminosas cultivadas e consumidas pelos estudantes no colégio. As metodologias utilizadas proporcionaram motivação, compreensão de conteúdos de conversões entre unidades de medidas, regra de três simples, porcentagem, cálculo de área e perímetro de figuras geométricas planas, sempre associadas a conscientização ambiental, por meio da capacidade de descobrir, criar, questionar, criticar e transformar sua realidade. Palavras-chave: Modelagem Matemática. Educação Ambiental. Metodologias ativas. |
id |
FASF_b2acb1d030b0b0a619271075a4bc54ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/846 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O USO DA EDUCAÇÃO STEAM PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTALObjetivamos verificar se o desenvolvimento de atividades com a aplicação da Modelagem Matemática associada a Educação STEAM, quando relacionadas com a produtividade de hortaliças, tem potencial em promover a aprendizagem de conceitos matemáticos e a conscientização ambiental. O público alvo foram estudantes do Ensino Médio integrado e profissionalizante de um colégio do Noroeste do Estado do Paraná. Para tanto, utilizou-se a técnica de plantio de hortaliças e leguminosas cultivadas e consumidas pelos estudantes no colégio. As metodologias utilizadas proporcionaram motivação, compreensão de conteúdos de conversões entre unidades de medidas, regra de três simples, porcentagem, cálculo de área e perímetro de figuras geométricas planas, sempre associadas a conscientização ambiental, por meio da capacidade de descobrir, criar, questionar, criticar e transformar sua realidade. Palavras-chave: Modelagem Matemática. Educação Ambiental. Metodologias ativas.FaSFRoberto, Gisele Rodrigues DuriganRoyer, Marcia ReginaZanatta, Shalimar CalegariCarvalho, Hercilia Alves Pereira de2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/84610.22408/reva602021846746-760Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 746-7602526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/846/596/*ref*/BARBOSA, J. C. Concepção e Experiências de Futuros Professores. 2001 f. 320. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista. Rio Claro. 2001./*ref*/______. Modelagem Matemática: O que é? Por quê? Como? Veritati, Lisboa, n. 4, p. 73-80, 2004./*ref*/BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. 3º ed., São Paulo: Contexto, 2006./*ref*/BICUDO, M. A. V.; GARNICA, A. V. M. Filosofia da Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. 87 p./*ref*/BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. Modelagem Matemática no Ensino. 3. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2003. 127 p./*ref*/BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999a./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação-MEC, Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, 1999b./*ref*/BURAK, D. Modelagem Matemática: ações e interações no processo de ensino e aprendizagem. 1992. 460 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1992./*ref*/CARNEIRO, S. M. M. Formação inicial e continuada de educadores ambientais. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, volume especial, p. 56-68, 2008./*ref*/D’AMBRÓSIO, U. Educação matemática: da teoria à crítica. São Paulo: Papirus, 1996./*ref*/______. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 1997./*ref*/______. Etnomatemática, Elo entre as Tradições e a Modernidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005./*ref*/DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo: Gaia, 2004./*ref*/JACOBINI, O. R.; WODEWOTZKI, M. L. L. Modelagem Matemática aplicada no Ensino de Estatística nos cursos de graduação. BOLEMA - Boletim de Educação Matemática da UNESP, Rio Claro, n. 15, p. 45-68, 2001./*ref*/LEFF, E. Saber Ambiental. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2001./*ref*/PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes curriculares da educação básica matemática. Versão Preliminar. Curitiba: SEED, 2008./*ref*/REIGOTA, M. O que é educação ambiental. Coleção primeiros passos. São Paulo: Editora Brasiliense, 2001./*ref*/SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2005./*ref*/WATSON, A. D.; WATSON, G. H. Transitioning STEM to STEAM: Reformation of Engineering Education. Journal for Quality and Participation, v. 36, p. 1-4, 2013./*ref*/YAKMAN, G. STEAM Education: an overview of creating a model of integrative education, 2008. Disponível em: https://www.iteea.org/File.aspx?id=86752&v=75ab076a. Acesso em: 10 de fev. 2020./*ref*/ZANATTA, C. S., COSTA, E. P. S. As concepções dos professores de física, química e biologia do município de Nova Esperança - PR sobre a educação ambiental na perspectiva do enfoque ciência tecnologia sociedade e ambiente (CTSA). Lat. Am. J. Sci. Educ. v. 6, n. 1, 12018 (p. 1-12), 2019.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:15Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/846Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:15Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DA EDUCAÇÃO STEAM PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL |
title |
O USO DA EDUCAÇÃO STEAM PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL |
spellingShingle |
O USO DA EDUCAÇÃO STEAM PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL Roberto, Gisele Rodrigues Durigan |
title_short |
O USO DA EDUCAÇÃO STEAM PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL |
title_full |
O USO DA EDUCAÇÃO STEAM PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL |
title_fullStr |
O USO DA EDUCAÇÃO STEAM PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL |
title_full_unstemmed |
O USO DA EDUCAÇÃO STEAM PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL |
title_sort |
O USO DA EDUCAÇÃO STEAM PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL |
author |
Roberto, Gisele Rodrigues Durigan |
author_facet |
Roberto, Gisele Rodrigues Durigan Royer, Marcia Regina Zanatta, Shalimar Calegari Carvalho, Hercilia Alves Pereira de |
author_role |
author |
author2 |
Royer, Marcia Regina Zanatta, Shalimar Calegari Carvalho, Hercilia Alves Pereira de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roberto, Gisele Rodrigues Durigan Royer, Marcia Regina Zanatta, Shalimar Calegari Carvalho, Hercilia Alves Pereira de |
description |
Objetivamos verificar se o desenvolvimento de atividades com a aplicação da Modelagem Matemática associada a Educação STEAM, quando relacionadas com a produtividade de hortaliças, tem potencial em promover a aprendizagem de conceitos matemáticos e a conscientização ambiental. O público alvo foram estudantes do Ensino Médio integrado e profissionalizante de um colégio do Noroeste do Estado do Paraná. Para tanto, utilizou-se a técnica de plantio de hortaliças e leguminosas cultivadas e consumidas pelos estudantes no colégio. As metodologias utilizadas proporcionaram motivação, compreensão de conteúdos de conversões entre unidades de medidas, regra de três simples, porcentagem, cálculo de área e perímetro de figuras geométricas planas, sempre associadas a conscientização ambiental, por meio da capacidade de descobrir, criar, questionar, criticar e transformar sua realidade. Palavras-chave: Modelagem Matemática. Educação Ambiental. Metodologias ativas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/846 10.22408/reva602021846746-760 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/846 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva602021846746-760 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/846/596 /*ref*/BARBOSA, J. C. Concepção e Experiências de Futuros Professores. 2001 f. 320. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista. Rio Claro. 2001. /*ref*/______. Modelagem Matemática: O que é? Por quê? Como? Veritati, Lisboa, n. 4, p. 73-80, 2004. /*ref*/BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. 3º ed., São Paulo: Contexto, 2006. /*ref*/BICUDO, M. A. V.; GARNICA, A. V. M. Filosofia da Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. 87 p. /*ref*/BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. Modelagem Matemática no Ensino. 3. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2003. 127 p. /*ref*/BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999a. /*ref*/BRASIL. Ministério da Educação-MEC, Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, 1999b. /*ref*/BURAK, D. Modelagem Matemática: ações e interações no processo de ensino e aprendizagem. 1992. 460 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1992. /*ref*/CARNEIRO, S. M. M. Formação inicial e continuada de educadores ambientais. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, volume especial, p. 56-68, 2008. /*ref*/D’AMBRÓSIO, U. Educação matemática: da teoria à crítica. São Paulo: Papirus, 1996. /*ref*/______. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 1997. /*ref*/______. Etnomatemática, Elo entre as Tradições e a Modernidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. /*ref*/DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo: Gaia, 2004. /*ref*/JACOBINI, O. R.; WODEWOTZKI, M. L. L. Modelagem Matemática aplicada no Ensino de Estatística nos cursos de graduação. BOLEMA - Boletim de Educação Matemática da UNESP, Rio Claro, n. 15, p. 45-68, 2001. /*ref*/LEFF, E. Saber Ambiental. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2001. /*ref*/PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes curriculares da educação básica matemática. Versão Preliminar. Curitiba: SEED, 2008. /*ref*/REIGOTA, M. O que é educação ambiental. Coleção primeiros passos. São Paulo: Editora Brasiliense, 2001. /*ref*/SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2005. /*ref*/WATSON, A. D.; WATSON, G. H. Transitioning STEM to STEAM: Reformation of Engineering Education. Journal for Quality and Participation, v. 36, p. 1-4, 2013. /*ref*/YAKMAN, G. STEAM Education: an overview of creating a model of integrative education, 2008. Disponível em: https://www.iteea.org/File.aspx?id=86752&v=75ab076a. Acesso em: 10 de fev. 2020. /*ref*/ZANATTA, C. S., COSTA, E. P. S. As concepções dos professores de física, química e biologia do município de Nova Esperança - PR sobre a educação ambiental na perspectiva do enfoque ciência tecnologia sociedade e ambiente (CTSA). Lat. Am. J. Sci. Educ. v. 6, n. 1, 12018 (p. 1-12), 2019. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 746-760 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva602021 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321571557801984 |