CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONCEPÇÕES SOBRE FÍSICA DE FUTUROS ENGENHEIROS AMBIENTAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ballestero, Henrique Cesar Estevan
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pereira, Ana Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/943
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar as concepções que estudantes do curso de Engenharia Ambiental tem sobre Física e sua importância para a formação de profissionais da área. Esta pesquisa é qualitativa e os dados foram coletados a partir de um questionário realizado com 28 (vinte e oito) estudantes do primeiro ano do curso de Engenharia Ambiental de uma universidade pública do interior do Estado do Paraná-Brasil e foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. Emergiram três categorias e destacamos que as concepções sobre Física dos futuros engenheiros ambientais apresentam aspectos interessantes que se relacionam à: compreensão de fenômenos; resolução de problemas e como agente de conscientização a respeito de aspectos ligados à melhoria na qualidade de vida da sociedade.Palavras Chave: Ciência-Tecnologia-Sociedade. Engenharia Ambiental. Física.
id FASF_c6852457da61f6a6e0600749c633400c
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/943
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONCEPÇÕES SOBRE FÍSICA DE FUTUROS ENGENHEIROS AMBIENTAISO presente artigo tem como objetivo analisar as concepções que estudantes do curso de Engenharia Ambiental tem sobre Física e sua importância para a formação de profissionais da área. Esta pesquisa é qualitativa e os dados foram coletados a partir de um questionário realizado com 28 (vinte e oito) estudantes do primeiro ano do curso de Engenharia Ambiental de uma universidade pública do interior do Estado do Paraná-Brasil e foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. Emergiram três categorias e destacamos que as concepções sobre Física dos futuros engenheiros ambientais apresentam aspectos interessantes que se relacionam à: compreensão de fenômenos; resolução de problemas e como agente de conscientização a respeito de aspectos ligados à melhoria na qualidade de vida da sociedade.Palavras Chave: Ciência-Tecnologia-Sociedade. Engenharia Ambiental. Física.FaSFBallestero, Henrique Cesar EstevanPereira, Ana Lúcia2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/94310.22408/reva602021943835-847Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 835-8472526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/943/723/*ref*/AIKENHEAD, G. S. Collective Decision Making in the Social Context of Science. Science Education, v. 69, Ed. 4, p. 453-475, 1985./*ref*/BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Porto: Edições 70. 1977./*ref*/BOGDAN, R. C.; BIKLEN, R.K. Investigação qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora LDA - 1994./*ref*/BRITO, D. C. M. O processo de formação da Engenharia Ambi0ental e a importância de um Vocabulário Controlado: um estudo das grades curriculares dos cursos de Engenharia Ambiental das Instituições de Ensino Superior públicas do Estado de São Paulo. 2010. Trabalho de conclusão de curso (TCC) – Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba Escola de Engenharia de Piracicaba – Curso de Engenharia Ambiental. Piracicaba./*ref*/CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A. M. P.; PRAIA, J.; VILCHES, A. A necessária Renovação do ensino das ciências. São Paulo: Ed. Cortez, 2011./*ref*/CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: ArtMed, 2000./*ref*/CHRISPINO, A. Introdução ao enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade. Material de estudos para as disciplinas do Programa de Pós-graduação do CEFET-RJ, Rio de Janeiro. 2015./*ref*/JACOBI, P. Movimento ambientalista no Brasil. Representação social e complexidade da articulação de práticas coletivas. In: Ribeiro, W. (org.) Publicado em Patrimônio Ambiental – EDUSP – 2003./*ref*/MATTHEWS, M. Un lugar para la historia y la filosofía en la enseñanza de las ciências. Comunicación, Lenguaje y Educación, 1991, 11-12, p. 141-155./*ref*/MEMBIELA, P. Uma revision Del movimiento CTS em La ensenanza de lãs ciências. In Pedro Membiela (Ed.) Ensenanza de las ciencias desde la perspectiva Ciencia-Tecnología- Sociedade – Formacion científica para la ciudadanía. Madrid: Narcea, 2001./*ref*/MOREIRA. M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 2011./*ref*/NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Learning science in informal environments: people, places, and pursuits. ISBN 978-0-309-11956-6: National Academy Press, 2009. 507 p.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-21T17:39:33Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/943Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-07-21T17:39:33Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONCEPÇÕES SOBRE FÍSICA DE FUTUROS ENGENHEIROS AMBIENTAIS
title CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONCEPÇÕES SOBRE FÍSICA DE FUTUROS ENGENHEIROS AMBIENTAIS
spellingShingle CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONCEPÇÕES SOBRE FÍSICA DE FUTUROS ENGENHEIROS AMBIENTAIS
Ballestero, Henrique Cesar Estevan
title_short CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONCEPÇÕES SOBRE FÍSICA DE FUTUROS ENGENHEIROS AMBIENTAIS
title_full CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONCEPÇÕES SOBRE FÍSICA DE FUTUROS ENGENHEIROS AMBIENTAIS
title_fullStr CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONCEPÇÕES SOBRE FÍSICA DE FUTUROS ENGENHEIROS AMBIENTAIS
title_full_unstemmed CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONCEPÇÕES SOBRE FÍSICA DE FUTUROS ENGENHEIROS AMBIENTAIS
title_sort CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONCEPÇÕES SOBRE FÍSICA DE FUTUROS ENGENHEIROS AMBIENTAIS
author Ballestero, Henrique Cesar Estevan
author_facet Ballestero, Henrique Cesar Estevan
Pereira, Ana Lúcia
author_role author
author2 Pereira, Ana Lúcia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ballestero, Henrique Cesar Estevan
Pereira, Ana Lúcia
description O presente artigo tem como objetivo analisar as concepções que estudantes do curso de Engenharia Ambiental tem sobre Física e sua importância para a formação de profissionais da área. Esta pesquisa é qualitativa e os dados foram coletados a partir de um questionário realizado com 28 (vinte e oito) estudantes do primeiro ano do curso de Engenharia Ambiental de uma universidade pública do interior do Estado do Paraná-Brasil e foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. Emergiram três categorias e destacamos que as concepções sobre Física dos futuros engenheiros ambientais apresentam aspectos interessantes que se relacionam à: compreensão de fenômenos; resolução de problemas e como agente de conscientização a respeito de aspectos ligados à melhoria na qualidade de vida da sociedade.Palavras Chave: Ciência-Tecnologia-Sociedade. Engenharia Ambiental. Física.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/943
10.22408/reva602021943835-847
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/943
identifier_str_mv 10.22408/reva602021943835-847
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/943/723
/*ref*/AIKENHEAD, G. S. Collective Decision Making in the Social Context of Science. Science Education, v. 69, Ed. 4, p. 453-475, 1985.
/*ref*/BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Porto: Edições 70. 1977.
/*ref*/BOGDAN, R. C.; BIKLEN, R.K. Investigação qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora LDA - 1994.
/*ref*/BRITO, D. C. M. O processo de formação da Engenharia Ambi0ental e a importância de um Vocabulário Controlado: um estudo das grades curriculares dos cursos de Engenharia Ambiental das Instituições de Ensino Superior públicas do Estado de São Paulo. 2010. Trabalho de conclusão de curso (TCC) – Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba Escola de Engenharia de Piracicaba – Curso de Engenharia Ambiental. Piracicaba.
/*ref*/CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A. M. P.; PRAIA, J.; VILCHES, A. A necessária Renovação do ensino das ciências. São Paulo: Ed. Cortez, 2011.
/*ref*/CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
/*ref*/CHRISPINO, A. Introdução ao enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade. Material de estudos para as disciplinas do Programa de Pós-graduação do CEFET-RJ, Rio de Janeiro. 2015.
/*ref*/JACOBI, P. Movimento ambientalista no Brasil. Representação social e complexidade da articulação de práticas coletivas. In: Ribeiro, W. (org.) Publicado em Patrimônio Ambiental – EDUSP – 2003.
/*ref*/MATTHEWS, M. Un lugar para la historia y la filosofía en la enseñanza de las ciências. Comunicación, Lenguaje y Educación, 1991, 11-12, p. 141-155.
/*ref*/MEMBIELA, P. Uma revision Del movimiento CTS em La ensenanza de lãs ciências. In Pedro Membiela (Ed.) Ensenanza de las ciencias desde la perspectiva Ciencia-Tecnología- Sociedade – Formacion científica para la ciudadanía. Madrid: Narcea, 2001.
/*ref*/MOREIRA. M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 2011.
/*ref*/NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Learning science in informal environments: people, places, and pursuits. ISBN 978-0-309-11956-6: National Academy Press, 2009. 507 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 835-847
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva602021
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321569923072000