Ciência, tecnologia e sociedade e formação do engenheiro: análise da legislação vigente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/228 |
Resumo: | São apresentados, neste artigo, inicialmente, determinados enfoques teóricos com o objetivo de evidenciar algumas concepções acerca dos paradigmas educacionais, ensino de engenharia, epistemologia da construção do conhecimento em educação e as perspectivas em termos de Ciência, Tecnologia e Sociedade-CTS. Como segundo aspecto analisa-se, a “Legislação nacional: um recorte para os cursos de Engenharia” apresentando a LDB (Leis de Diretrizes e Bases da Educação) e as Diretrizes Curriculares que norteiam os cursos de Engenharia no Brasil e que demarcam as principais questões para a construção de Projetos Pedagógicos dos Cursos - PPPs. Realiza-se uma apreciação teórica e conceitual, pois se entende que só a partir dela é possível compreender o que é esperado do engenheiro em termos de habilidades e competências. “A Formação do Engenheiro numa perspectiva de CTS: uma realidade a ser estudada”, aponta para questões relativas à Ciência, Tecnologia e Sociedade-CTS vinculados a ensino de engenharia. As concepções de CTS têm sido motivo de constantes estudos, entre os diversos segmentos sociais. A proposta deste artigo é, portanto, uma reflexão sobre a possibilidade da formação de engenheiros cidadãos que tenham a capacidade de valer-se dos conhecimentos acadêmicos em seu dia-a-dia, interatuando com a Sociedade na qual estão inseridos. |
id |
UTFPR-7_650d032a366fb967083e566b8f17a738 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/228 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Ciência, tecnologia e sociedade e formação do engenheiro: análise da legislação vigenteSão apresentados, neste artigo, inicialmente, determinados enfoques teóricos com o objetivo de evidenciar algumas concepções acerca dos paradigmas educacionais, ensino de engenharia, epistemologia da construção do conhecimento em educação e as perspectivas em termos de Ciência, Tecnologia e Sociedade-CTS. Como segundo aspecto analisa-se, a “Legislação nacional: um recorte para os cursos de Engenharia” apresentando a LDB (Leis de Diretrizes e Bases da Educação) e as Diretrizes Curriculares que norteiam os cursos de Engenharia no Brasil e que demarcam as principais questões para a construção de Projetos Pedagógicos dos Cursos - PPPs. Realiza-se uma apreciação teórica e conceitual, pois se entende que só a partir dela é possível compreender o que é esperado do engenheiro em termos de habilidades e competências. “A Formação do Engenheiro numa perspectiva de CTS: uma realidade a ser estudada”, aponta para questões relativas à Ciência, Tecnologia e Sociedade-CTS vinculados a ensino de engenharia. As concepções de CTS têm sido motivo de constantes estudos, entre os diversos segmentos sociais. A proposta deste artigo é, portanto, uma reflexão sobre a possibilidade da formação de engenheiros cidadãos que tenham a capacidade de valer-se dos conhecimentos acadêmicos em seu dia-a-dia, interatuando com a Sociedade na qual estão inseridos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Menestrina, Tatiana C.Bazzo, Walter Antônio2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/22810.3895/S1982-873X2008000200001Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 1, n. 2 (2008)1982-873X10.3895/S1982-873X20080002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/228/201Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:33Zoai:periodicos.utfpr:article/228Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:33Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ciência, tecnologia e sociedade e formação do engenheiro: análise da legislação vigente |
title |
Ciência, tecnologia e sociedade e formação do engenheiro: análise da legislação vigente |
spellingShingle |
Ciência, tecnologia e sociedade e formação do engenheiro: análise da legislação vigente Menestrina, Tatiana C. |
title_short |
Ciência, tecnologia e sociedade e formação do engenheiro: análise da legislação vigente |
title_full |
Ciência, tecnologia e sociedade e formação do engenheiro: análise da legislação vigente |
title_fullStr |
Ciência, tecnologia e sociedade e formação do engenheiro: análise da legislação vigente |
title_full_unstemmed |
Ciência, tecnologia e sociedade e formação do engenheiro: análise da legislação vigente |
title_sort |
Ciência, tecnologia e sociedade e formação do engenheiro: análise da legislação vigente |
author |
Menestrina, Tatiana C. |
author_facet |
Menestrina, Tatiana C. Bazzo, Walter Antônio |
author_role |
author |
author2 |
Bazzo, Walter Antônio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menestrina, Tatiana C. Bazzo, Walter Antônio |
description |
São apresentados, neste artigo, inicialmente, determinados enfoques teóricos com o objetivo de evidenciar algumas concepções acerca dos paradigmas educacionais, ensino de engenharia, epistemologia da construção do conhecimento em educação e as perspectivas em termos de Ciência, Tecnologia e Sociedade-CTS. Como segundo aspecto analisa-se, a “Legislação nacional: um recorte para os cursos de Engenharia” apresentando a LDB (Leis de Diretrizes e Bases da Educação) e as Diretrizes Curriculares que norteiam os cursos de Engenharia no Brasil e que demarcam as principais questões para a construção de Projetos Pedagógicos dos Cursos - PPPs. Realiza-se uma apreciação teórica e conceitual, pois se entende que só a partir dela é possível compreender o que é esperado do engenheiro em termos de habilidades e competências. “A Formação do Engenheiro numa perspectiva de CTS: uma realidade a ser estudada”, aponta para questões relativas à Ciência, Tecnologia e Sociedade-CTS vinculados a ensino de engenharia. As concepções de CTS têm sido motivo de constantes estudos, entre os diversos segmentos sociais. A proposta deste artigo é, portanto, uma reflexão sobre a possibilidade da formação de engenheiros cidadãos que tenham a capacidade de valer-se dos conhecimentos acadêmicos em seu dia-a-dia, interatuando com a Sociedade na qual estão inseridos. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-06-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/228 10.3895/S1982-873X2008000200001 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/228 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1982-873X2008000200001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/228/201 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 1, n. 2 (2008) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20080002 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713871406956544 |