JAN AMOS COMENIUS: BIOGRAFIA, PRINCIPAIS IDEIAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Anderson Oramisio
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: de Paiva, Adriana Borges, de Oliveira, Guilherme Saramago, dos Santos, Josely Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
DOI: 10.22408/reva8020231237e-8079
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1237
Resumo: Este artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica. Descreve sobre a biografia, as ideias principais e contribuições para a educação de um dos mais importantes teórico-práticos da Didática, Jan Amos Comenius.Analisa os fundamentos das suas ideias revolucionárias ligadas ao meio e época em que viveu. Nota-se a originalidade de Comenius em sua compreensão sobre as necessidades da nova sociedade que estava surgindo. Apresenta conceitos e definições e aborda algumas questões que contribuíram com a educação sobre o aprender e o pensar e aponta os requisitos necessários para a obtenção de uma boa educação: instrução, ensinar bons costumes e piedade, conduzindo o indivíduo a uma vida mais digna já que para ele a educação era o caminho para construção de um ser humano melhor e consequentemente de uma nova sociedade.
id FASF_ce330a2a0c56af95a251becae349b277
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/1237
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
spelling JAN AMOS COMENIUS: BIOGRAFIA, PRINCIPAIS IDEIAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃOEste artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica. Descreve sobre a biografia, as ideias principais e contribuições para a educação de um dos mais importantes teórico-práticos da Didática, Jan Amos Comenius.Analisa os fundamentos das suas ideias revolucionárias ligadas ao meio e época em que viveu. Nota-se a originalidade de Comenius em sua compreensão sobre as necessidades da nova sociedade que estava surgindo. Apresenta conceitos e definições e aborda algumas questões que contribuíram com a educação sobre o aprender e o pensar e aponta os requisitos necessários para a obtenção de uma boa educação: instrução, ensinar bons costumes e piedade, conduzindo o indivíduo a uma vida mais digna já que para ele a educação era o caminho para construção de um ser humano melhor e consequentemente de uma nova sociedade.FaSFnao contamos com agencia de fomentoSantos, Anderson Oramisiode Paiva, Adriana Borgesde Oliveira, Guilherme Saramagodos Santos, Josely AlvesSantos, Anderson Oramisio2023-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/123710.22408/reva8020231237e-8079Revista Valore; v. 8 (2023): Revista Valore; e-80792526-043X2525-900810.22408/reva802023reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1237/1161https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/downloadSuppFile/1237/109/*ref*/AHLERT, A. O mundo de Comenius: entre conflitos e guerras uma luz para a prática pedagógica. Revista de Ciências Humanas, EDUFSC, Florianópolis, SC, n. 32, p. 439-451, 2002./*ref*/AHLERT, A. Educação, ética e cidadania em Johann Amos Comenius: aproximações com Paulo Freire. Estudos Teológicos, Faculdade EST, São Leopoldo, RS, v. 46, n. 2, p. 84-94, 2006./*ref*/ALMEIDA, A. C. A.; MELO, C. I. B.; HARVEY, M. S. S.; LIMA, M. V. A.; CHAVES, P J. S. Metodologias Ativas à Luz de Comenius: uma Experiência na Pós-Graduação. In: IV CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 2019, Recife, PE. Anais [...]. Porto Alegre, RS: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 60-68./*ref*/CAMBI, F. História da pedagogia. São Paulo, SP: Editora UNESP, 1999./*ref*/COMÉNIO, J.A. Didáctica Magna ou Tratado da arte universal de ensinar tudo a todos. Trad. de Joaquim Ferreira Gomes. Lisboa, Portugal: Calouste Gulbenkian, 1976 (Coleção Textos Clássicos)./*ref*/COVELLO, S. C. Comenius: a construção da pedagogia. São Paulo, SP:Editora Comenius, 1999./*ref*/GASPARIN, J. L. Concepção de infância, processo educativo e de alfabetização em João Amós Comênio. Série-Estudos,Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, Campo Grande, MS, n.40, p. 99-118,jul./dez. 2015./*ref*/GASPARIN, J. L. Comênio ou da arte de ensinar tudo a todos. Campinas, SP: Papirus, 1994./*ref*/HAYDT, R. C. C. Curso de Didática Geral. São Paulo, SP: Ática, 2011./*ref*/KULESZA, W. Comenius: A Persistência da Utopia em Educação. São Paulo, SP: Editora da Unicamp, 1992./*ref*/LIMA, P. G. Fundamentos da educação e práticas pedagógicas. Engenheiro Coelho, SP: UNASPRESS, 2013./*ref*/TAHAN, M. Didática da Matemática. Vol. 01. São Paulo, SP: Saraiva, 1961./*ref*/MIRANDA, C. E. A. Diverso e Prosa. Pro-Posições, UNICAMP, Campinas, SP, v. 22, n.3 (66), p. 197-205, set./dez. 2011./*ref*/NICOLAY, D. A. A noção de infância na Didática Magna de Comenius. Educação UNISINOS, São Leopoldo, RS, v.15, n.1, p.3-12, jan./abr. 2011./*ref*/PIAGET, J. Jan Amos Comênio. Recife, PE: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010./*ref*/VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1984.Direitos autorais 2023 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-07T18:30:59Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/1237Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2023-12-07T18:30:59Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv JAN AMOS COMENIUS: BIOGRAFIA, PRINCIPAIS IDEIAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO
title JAN AMOS COMENIUS: BIOGRAFIA, PRINCIPAIS IDEIAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO
spellingShingle JAN AMOS COMENIUS: BIOGRAFIA, PRINCIPAIS IDEIAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO
JAN AMOS COMENIUS: BIOGRAFIA, PRINCIPAIS IDEIAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO
Santos, Anderson Oramisio
Santos, Anderson Oramisio
title_short JAN AMOS COMENIUS: BIOGRAFIA, PRINCIPAIS IDEIAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO
title_full JAN AMOS COMENIUS: BIOGRAFIA, PRINCIPAIS IDEIAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO
title_fullStr JAN AMOS COMENIUS: BIOGRAFIA, PRINCIPAIS IDEIAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO
JAN AMOS COMENIUS: BIOGRAFIA, PRINCIPAIS IDEIAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed JAN AMOS COMENIUS: BIOGRAFIA, PRINCIPAIS IDEIAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO
JAN AMOS COMENIUS: BIOGRAFIA, PRINCIPAIS IDEIAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO
title_sort JAN AMOS COMENIUS: BIOGRAFIA, PRINCIPAIS IDEIAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO
author Santos, Anderson Oramisio
author_facet Santos, Anderson Oramisio
Santos, Anderson Oramisio
de Paiva, Adriana Borges
de Oliveira, Guilherme Saramago
dos Santos, Josely Alves
de Paiva, Adriana Borges
de Oliveira, Guilherme Saramago
dos Santos, Josely Alves
author_role author
author2 de Paiva, Adriana Borges
de Oliveira, Guilherme Saramago
dos Santos, Josely Alves
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv nao contamos com agencia de fomento
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Anderson Oramisio
de Paiva, Adriana Borges
de Oliveira, Guilherme Saramago
dos Santos, Josely Alves
Santos, Anderson Oramisio
description Este artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica. Descreve sobre a biografia, as ideias principais e contribuições para a educação de um dos mais importantes teórico-práticos da Didática, Jan Amos Comenius.Analisa os fundamentos das suas ideias revolucionárias ligadas ao meio e época em que viveu. Nota-se a originalidade de Comenius em sua compreensão sobre as necessidades da nova sociedade que estava surgindo. Apresenta conceitos e definições e aborda algumas questões que contribuíram com a educação sobre o aprender e o pensar e aponta os requisitos necessários para a obtenção de uma boa educação: instrução, ensinar bons costumes e piedade, conduzindo o indivíduo a uma vida mais digna já que para ele a educação era o caminho para construção de um ser humano melhor e consequentemente de uma nova sociedade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1237
10.22408/reva8020231237e-8079
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1237
identifier_str_mv 10.22408/reva8020231237e-8079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1237/1161
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/downloadSuppFile/1237/109
/*ref*/AHLERT, A. O mundo de Comenius: entre conflitos e guerras uma luz para a prática pedagógica. Revista de Ciências Humanas, EDUFSC, Florianópolis, SC, n. 32, p. 439-451, 2002.
/*ref*/AHLERT, A. Educação, ética e cidadania em Johann Amos Comenius: aproximações com Paulo Freire. Estudos Teológicos, Faculdade EST, São Leopoldo, RS, v. 46, n. 2, p. 84-94, 2006.
/*ref*/ALMEIDA, A. C. A.; MELO, C. I. B.; HARVEY, M. S. S.; LIMA, M. V. A.; CHAVES, P J. S. Metodologias Ativas à Luz de Comenius: uma Experiência na Pós-Graduação. In: IV CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 2019, Recife, PE. Anais [...]. Porto Alegre, RS: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 60-68.
/*ref*/CAMBI, F. História da pedagogia. São Paulo, SP: Editora UNESP, 1999.
/*ref*/COMÉNIO, J.A. Didáctica Magna ou Tratado da arte universal de ensinar tudo a todos. Trad. de Joaquim Ferreira Gomes. Lisboa, Portugal: Calouste Gulbenkian, 1976 (Coleção Textos Clássicos).
/*ref*/COVELLO, S. C. Comenius: a construção da pedagogia. São Paulo, SP:Editora Comenius, 1999.
/*ref*/GASPARIN, J. L. Concepção de infância, processo educativo e de alfabetização em João Amós Comênio. Série-Estudos,Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, Campo Grande, MS, n.40, p. 99-118,jul./dez. 2015.
/*ref*/GASPARIN, J. L. Comênio ou da arte de ensinar tudo a todos. Campinas, SP: Papirus, 1994.
/*ref*/HAYDT, R. C. C. Curso de Didática Geral. São Paulo, SP: Ática, 2011.
/*ref*/KULESZA, W. Comenius: A Persistência da Utopia em Educação. São Paulo, SP: Editora da Unicamp, 1992.
/*ref*/LIMA, P. G. Fundamentos da educação e práticas pedagógicas. Engenheiro Coelho, SP: UNASPRESS, 2013.
/*ref*/TAHAN, M. Didática da Matemática. Vol. 01. São Paulo, SP: Saraiva, 1961.
/*ref*/MIRANDA, C. E. A. Diverso e Prosa. Pro-Posições, UNICAMP, Campinas, SP, v. 22, n.3 (66), p. 197-205, set./dez. 2011.
/*ref*/NICOLAY, D. A. A noção de infância na Didática Magna de Comenius. Educação UNISINOS, São Leopoldo, RS, v.15, n.1, p.3-12, jan./abr. 2011.
/*ref*/PIAGET, J. Jan Amos Comênio. Recife, PE: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
/*ref*/VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1984.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 8 (2023): Revista Valore; e-8079
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva802023
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1822180475427356672
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.22408/reva8020231237e-8079