JAN AMOS COMENIUS: BIOGRAFIA, PRINCIPAIS IDEIAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
DOI: | 10.22408/reva8020231237e-8079 |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1237 |
Resumo: | Este artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica. Descreve sobre a biografia, as ideias principais e contribuições para a educação de um dos mais importantes teórico-práticos da Didática, Jan Amos Comenius.Analisa os fundamentos das suas ideias revolucionárias ligadas ao meio e época em que viveu. Nota-se a originalidade de Comenius em sua compreensão sobre as necessidades da nova sociedade que estava surgindo. Apresenta conceitos e definições e aborda algumas questões que contribuíram com a educação sobre o aprender e o pensar e aponta os requisitos necessários para a obtenção de uma boa educação: instrução, ensinar bons costumes e piedade, conduzindo o indivíduo a uma vida mais digna já que para ele a educação era o caminho para construção de um ser humano melhor e consequentemente de uma nova sociedade. |
id |
FASF_ce330a2a0c56af95a251becae349b277 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/1237 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
spelling |
JAN AMOS COMENIUS: BIOGRAFIA, PRINCIPAIS IDEIAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃOEste artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica. Descreve sobre a biografia, as ideias principais e contribuições para a educação de um dos mais importantes teórico-práticos da Didática, Jan Amos Comenius.Analisa os fundamentos das suas ideias revolucionárias ligadas ao meio e época em que viveu. Nota-se a originalidade de Comenius em sua compreensão sobre as necessidades da nova sociedade que estava surgindo. Apresenta conceitos e definições e aborda algumas questões que contribuíram com a educação sobre o aprender e o pensar e aponta os requisitos necessários para a obtenção de uma boa educação: instrução, ensinar bons costumes e piedade, conduzindo o indivíduo a uma vida mais digna já que para ele a educação era o caminho para construção de um ser humano melhor e consequentemente de uma nova sociedade.FaSFnao contamos com agencia de fomentoSantos, Anderson Oramisiode Paiva, Adriana Borgesde Oliveira, Guilherme Saramagodos Santos, Josely AlvesSantos, Anderson Oramisio2023-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/123710.22408/reva8020231237e-8079Revista Valore; v. 8 (2023): Revista Valore; e-80792526-043X2525-900810.22408/reva802023reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1237/1161https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/downloadSuppFile/1237/109/*ref*/AHLERT, A. O mundo de Comenius: entre conflitos e guerras uma luz para a prática pedagógica. Revista de Ciências Humanas, EDUFSC, Florianópolis, SC, n. 32, p. 439-451, 2002./*ref*/AHLERT, A. Educação, ética e cidadania em Johann Amos Comenius: aproximações com Paulo Freire. Estudos Teológicos, Faculdade EST, São Leopoldo, RS, v. 46, n. 2, p. 84-94, 2006./*ref*/ALMEIDA, A. C. A.; MELO, C. I. B.; HARVEY, M. S. S.; LIMA, M. V. A.; CHAVES, P J. S. Metodologias Ativas à Luz de Comenius: uma Experiência na Pós-Graduação. In: IV CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 2019, Recife, PE. Anais [...]. Porto Alegre, RS: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 60-68./*ref*/CAMBI, F. História da pedagogia. São Paulo, SP: Editora UNESP, 1999./*ref*/COMÉNIO, J.A. Didáctica Magna ou Tratado da arte universal de ensinar tudo a todos. Trad. de Joaquim Ferreira Gomes. Lisboa, Portugal: Calouste Gulbenkian, 1976 (Coleção Textos Clássicos)./*ref*/COVELLO, S. C. Comenius: a construção da pedagogia. São Paulo, SP:Editora Comenius, 1999./*ref*/GASPARIN, J. L. Concepção de infância, processo educativo e de alfabetização em João Amós Comênio. Série-Estudos,Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, Campo Grande, MS, n.40, p. 99-118,jul./dez. 2015./*ref*/GASPARIN, J. L. Comênio ou da arte de ensinar tudo a todos. Campinas, SP: Papirus, 1994./*ref*/HAYDT, R. C. C. Curso de Didática Geral. São Paulo, SP: Ática, 2011./*ref*/KULESZA, W. Comenius: A Persistência da Utopia em Educação. São Paulo, SP: Editora da Unicamp, 1992./*ref*/LIMA, P. G. Fundamentos da educação e práticas pedagógicas. Engenheiro Coelho, SP: UNASPRESS, 2013./*ref*/TAHAN, M. Didática da Matemática. Vol. 01. São Paulo, SP: Saraiva, 1961./*ref*/MIRANDA, C. E. A. Diverso e Prosa. Pro-Posições, UNICAMP, Campinas, SP, v. 22, n.3 (66), p. 197-205, set./dez. 2011./*ref*/NICOLAY, D. A. A noção de infância na Didática Magna de Comenius. Educação UNISINOS, São Leopoldo, RS, v.15, n.1, p.3-12, jan./abr. 2011./*ref*/PIAGET, J. Jan Amos Comênio. Recife, PE: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010./*ref*/VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1984.Direitos autorais 2023 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-07T18:30:59Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/1237Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2023-12-07T18:30:59Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
JAN AMOS COMENIUS: BIOGRAFIA, PRINCIPAIS IDEIAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO |
title |
JAN AMOS COMENIUS: BIOGRAFIA, PRINCIPAIS IDEIAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
JAN AMOS COMENIUS: BIOGRAFIA, PRINCIPAIS IDEIAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO JAN AMOS COMENIUS: BIOGRAFIA, PRINCIPAIS IDEIAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO Santos, Anderson Oramisio Santos, Anderson Oramisio |
title_short |
JAN AMOS COMENIUS: BIOGRAFIA, PRINCIPAIS IDEIAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO |
title_full |
JAN AMOS COMENIUS: BIOGRAFIA, PRINCIPAIS IDEIAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
JAN AMOS COMENIUS: BIOGRAFIA, PRINCIPAIS IDEIAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO JAN AMOS COMENIUS: BIOGRAFIA, PRINCIPAIS IDEIAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
JAN AMOS COMENIUS: BIOGRAFIA, PRINCIPAIS IDEIAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO JAN AMOS COMENIUS: BIOGRAFIA, PRINCIPAIS IDEIAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO |
title_sort |
JAN AMOS COMENIUS: BIOGRAFIA, PRINCIPAIS IDEIAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO |
author |
Santos, Anderson Oramisio |
author_facet |
Santos, Anderson Oramisio Santos, Anderson Oramisio de Paiva, Adriana Borges de Oliveira, Guilherme Saramago dos Santos, Josely Alves de Paiva, Adriana Borges de Oliveira, Guilherme Saramago dos Santos, Josely Alves |
author_role |
author |
author2 |
de Paiva, Adriana Borges de Oliveira, Guilherme Saramago dos Santos, Josely Alves |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
nao contamos com agencia de fomento |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Anderson Oramisio de Paiva, Adriana Borges de Oliveira, Guilherme Saramago dos Santos, Josely Alves Santos, Anderson Oramisio |
description |
Este artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica. Descreve sobre a biografia, as ideias principais e contribuições para a educação de um dos mais importantes teórico-práticos da Didática, Jan Amos Comenius.Analisa os fundamentos das suas ideias revolucionárias ligadas ao meio e época em que viveu. Nota-se a originalidade de Comenius em sua compreensão sobre as necessidades da nova sociedade que estava surgindo. Apresenta conceitos e definições e aborda algumas questões que contribuíram com a educação sobre o aprender e o pensar e aponta os requisitos necessários para a obtenção de uma boa educação: instrução, ensinar bons costumes e piedade, conduzindo o indivíduo a uma vida mais digna já que para ele a educação era o caminho para construção de um ser humano melhor e consequentemente de uma nova sociedade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1237 10.22408/reva8020231237e-8079 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1237 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva8020231237e-8079 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1237/1161 https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/downloadSuppFile/1237/109 /*ref*/AHLERT, A. O mundo de Comenius: entre conflitos e guerras uma luz para a prática pedagógica. Revista de Ciências Humanas, EDUFSC, Florianópolis, SC, n. 32, p. 439-451, 2002. /*ref*/AHLERT, A. Educação, ética e cidadania em Johann Amos Comenius: aproximações com Paulo Freire. Estudos Teológicos, Faculdade EST, São Leopoldo, RS, v. 46, n. 2, p. 84-94, 2006. /*ref*/ALMEIDA, A. C. A.; MELO, C. I. B.; HARVEY, M. S. S.; LIMA, M. V. A.; CHAVES, P J. S. Metodologias Ativas à Luz de Comenius: uma Experiência na Pós-Graduação. In: IV CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 2019, Recife, PE. Anais [...]. Porto Alegre, RS: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 60-68. /*ref*/CAMBI, F. História da pedagogia. São Paulo, SP: Editora UNESP, 1999. /*ref*/COMÉNIO, J.A. Didáctica Magna ou Tratado da arte universal de ensinar tudo a todos. Trad. de Joaquim Ferreira Gomes. Lisboa, Portugal: Calouste Gulbenkian, 1976 (Coleção Textos Clássicos). /*ref*/COVELLO, S. C. Comenius: a construção da pedagogia. São Paulo, SP:Editora Comenius, 1999. /*ref*/GASPARIN, J. L. Concepção de infância, processo educativo e de alfabetização em João Amós Comênio. Série-Estudos,Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, Campo Grande, MS, n.40, p. 99-118,jul./dez. 2015. /*ref*/GASPARIN, J. L. Comênio ou da arte de ensinar tudo a todos. Campinas, SP: Papirus, 1994. /*ref*/HAYDT, R. C. C. Curso de Didática Geral. São Paulo, SP: Ática, 2011. /*ref*/KULESZA, W. Comenius: A Persistência da Utopia em Educação. São Paulo, SP: Editora da Unicamp, 1992. /*ref*/LIMA, P. G. Fundamentos da educação e práticas pedagógicas. Engenheiro Coelho, SP: UNASPRESS, 2013. /*ref*/TAHAN, M. Didática da Matemática. Vol. 01. São Paulo, SP: Saraiva, 1961. /*ref*/MIRANDA, C. E. A. Diverso e Prosa. Pro-Posições, UNICAMP, Campinas, SP, v. 22, n.3 (66), p. 197-205, set./dez. 2011. /*ref*/NICOLAY, D. A. A noção de infância na Didática Magna de Comenius. Educação UNISINOS, São Leopoldo, RS, v.15, n.1, p.3-12, jan./abr. 2011. /*ref*/PIAGET, J. Jan Amos Comênio. Recife, PE: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. /*ref*/VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1984. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 8 (2023): Revista Valore; e-8079 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva802023 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1822180475427356672 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22408/reva8020231237e-8079 |