CRIANÇAS E MONITORES EM UM OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO: DOS DISCURSOS À RELAÇÃO TRANSFERENCIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/940 |
Resumo: | Resumo O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado que buscou analisar os discursos presentes na relação transferencial monitor/criança em um observatório astronômico. Para este, trouxemos alguns apontamentos gerais, desde a compreensão lacaniana de discurso e de transferência, até algumas considerações acerca da importância de falarmos com as crianças e não somente para elas sobre astronomia. O acesso aos discursos mostrou-nos que o enfoque no letramento científico que está sendo proposto no observatório perpassa desde um olhar cientificista, com um discurso dogmático ao da alteridade, que possibilita dúvidas, encoraja a palavra e auxilia no filtro do saber das crianças.Palavras Chave: Observatório Astronômico. Discurso. Psicanálise. Infância. |
id |
FASF_cf9150ee616edf33bf1a3a9deacfc85e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/940 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CRIANÇAS E MONITORES EM UM OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO: DOS DISCURSOS À RELAÇÃO TRANSFERENCIALResumo O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado que buscou analisar os discursos presentes na relação transferencial monitor/criança em um observatório astronômico. Para este, trouxemos alguns apontamentos gerais, desde a compreensão lacaniana de discurso e de transferência, até algumas considerações acerca da importância de falarmos com as crianças e não somente para elas sobre astronomia. O acesso aos discursos mostrou-nos que o enfoque no letramento científico que está sendo proposto no observatório perpassa desde um olhar cientificista, com um discurso dogmático ao da alteridade, que possibilita dúvidas, encoraja a palavra e auxilia no filtro do saber das crianças.Palavras Chave: Observatório Astronômico. Discurso. Psicanálise. Infância.FaSFLima, Gleici Kelly deLanghi, Rodolfo2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/94010.22408/reva602021940782-794Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 782-7942526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/940/720/*ref*/BAREMBLITT, Gregório Franklin. Cinco Lições sobre a transferência. 4. ed. Belo Horizonte: Editora FGB/IFG, 2013./*ref*/COELHO, Carolina Marra S. Psicanálise e laço social-uma leitura do Seminário 17. Mental, v. 4, n. 6, p. 107-121, 2006. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-44272006000100009>. Acesso em: 31 jan. 2020./*ref*/FERNANDES, Telma Cristina Dias; NARDI, Roberto. Uma análise dos trabalhos sobre Educação em Astronomia nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências. Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015./*ref*/FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução: Joice Elias Costa. 3. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2009./*ref*/GOMIDE, Hanny Angeles; LONGHINI, Marcos Daniel. Análise da presença de conteúdos de Astronomia em uma década do Exame Nacional do Ensino Médio (1998-2008). Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 11, p. 31- 43, 2011. Disponível em: http://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/154/195. Acesso em: jul. 2018./*ref*/KEHL, Maria Rita. Sobre ética e psicanálise. São Paulo: Companhia das letras, 2002./*ref*/KRAMER, Sonia. A Infância e sua singularidade. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Ensino fundamental de nove/*ref*/anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: MEC/SEB, 2007, p. 13-23. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensifund9anobasefinal.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2013./*ref*/LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Educação em astronomia: repensando a formação de professores. (Educação para a Ciência:11), São Paulo: Escrituras Editora, 2012./*ref*/LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Ensino da astronomia no Brasil: educação formal, informal, não formal e divulgação científica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 4, p. 4402-4412, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-11172009000400014&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 31 jan. 2020./*ref*/LOPES, Ariane Milani. Professores de física: práticas e subjetividades no processo de ensinar. 2012. 145 p. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, 2012. Disponível em:http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/250891>. Acesso em: 20 ago. 2018./*ref*/MARANDINO, Martha. ET al. A educação não formal e a divulgação científica: o que pensa quem faz? In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2004, Bauru. Atas... São Paulo: ABRAPEC, 2004. Disponível em: <http://www.fep.if.usp.br/~profis/arquivos/ivenpec/Arquivos/Orais/ORAL009.pdf>. Acesso em: 31 jan. 2020./*ref*/VILLANI, Alberto. O professor de ciências é como um analista? ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 1, n. 1, p. 6-24, 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21171999000100006>. Acesso em: 31 jan. 2020./*ref*/VILLANI, Alberto. Psicanálise e educação: tarefas" intrigantes”? Estilos da Clínica, v. 4, n. 6, p. 126-137, 1999. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71281999000100013>. Acesso em: 31 jan. 2020./*ref*/VILLANI, Alberto; BAROLLI, Elisabeth. Os discursos do professor e o ensino de Ciências. Pro-Posições, v. 17, n. 1, p. 155-175, 2006. Disponível em: <https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2351/49_dossie_villania_etal.pdf>. Acesso em: 31 jan. 2020./*ref*/VOLTOLINI, Rinaldo. Educação e psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-21T17:39:33Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/940Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-07-21T17:39:33Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CRIANÇAS E MONITORES EM UM OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO: DOS DISCURSOS À RELAÇÃO TRANSFERENCIAL |
title |
CRIANÇAS E MONITORES EM UM OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO: DOS DISCURSOS À RELAÇÃO TRANSFERENCIAL |
spellingShingle |
CRIANÇAS E MONITORES EM UM OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO: DOS DISCURSOS À RELAÇÃO TRANSFERENCIAL Lima, Gleici Kelly de |
title_short |
CRIANÇAS E MONITORES EM UM OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO: DOS DISCURSOS À RELAÇÃO TRANSFERENCIAL |
title_full |
CRIANÇAS E MONITORES EM UM OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO: DOS DISCURSOS À RELAÇÃO TRANSFERENCIAL |
title_fullStr |
CRIANÇAS E MONITORES EM UM OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO: DOS DISCURSOS À RELAÇÃO TRANSFERENCIAL |
title_full_unstemmed |
CRIANÇAS E MONITORES EM UM OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO: DOS DISCURSOS À RELAÇÃO TRANSFERENCIAL |
title_sort |
CRIANÇAS E MONITORES EM UM OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO: DOS DISCURSOS À RELAÇÃO TRANSFERENCIAL |
author |
Lima, Gleici Kelly de |
author_facet |
Lima, Gleici Kelly de Langhi, Rodolfo |
author_role |
author |
author2 |
Langhi, Rodolfo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Gleici Kelly de Langhi, Rodolfo |
description |
Resumo O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado que buscou analisar os discursos presentes na relação transferencial monitor/criança em um observatório astronômico. Para este, trouxemos alguns apontamentos gerais, desde a compreensão lacaniana de discurso e de transferência, até algumas considerações acerca da importância de falarmos com as crianças e não somente para elas sobre astronomia. O acesso aos discursos mostrou-nos que o enfoque no letramento científico que está sendo proposto no observatório perpassa desde um olhar cientificista, com um discurso dogmático ao da alteridade, que possibilita dúvidas, encoraja a palavra e auxilia no filtro do saber das crianças.Palavras Chave: Observatório Astronômico. Discurso. Psicanálise. Infância. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/940 10.22408/reva602021940782-794 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/940 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva602021940782-794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/940/720 /*ref*/BAREMBLITT, Gregório Franklin. Cinco Lições sobre a transferência. 4. ed. Belo Horizonte: Editora FGB/IFG, 2013. /*ref*/COELHO, Carolina Marra S. Psicanálise e laço social-uma leitura do Seminário 17. Mental, v. 4, n. 6, p. 107-121, 2006. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-44272006000100009>. Acesso em: 31 jan. 2020. /*ref*/FERNANDES, Telma Cristina Dias; NARDI, Roberto. Uma análise dos trabalhos sobre Educação em Astronomia nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências. Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015. /*ref*/FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução: Joice Elias Costa. 3. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. /*ref*/GOMIDE, Hanny Angeles; LONGHINI, Marcos Daniel. Análise da presença de conteúdos de Astronomia em uma década do Exame Nacional do Ensino Médio (1998-2008). Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 11, p. 31- 43, 2011. Disponível em: http://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/154/195. Acesso em: jul. 2018. /*ref*/KEHL, Maria Rita. Sobre ética e psicanálise. São Paulo: Companhia das letras, 2002. /*ref*/KRAMER, Sonia. A Infância e sua singularidade. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Ensino fundamental de nove /*ref*/anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: MEC/SEB, 2007, p. 13-23. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensifund9anobasefinal.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2013. /*ref*/LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Educação em astronomia: repensando a formação de professores. (Educação para a Ciência:11), São Paulo: Escrituras Editora, 2012. /*ref*/LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Ensino da astronomia no Brasil: educação formal, informal, não formal e divulgação científica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 4, p. 4402-4412, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-11172009000400014&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 31 jan. 2020. /*ref*/LOPES, Ariane Milani. Professores de física: práticas e subjetividades no processo de ensinar. 2012. 145 p. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, 2012. Disponível em:http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/250891>. Acesso em: 20 ago. 2018. /*ref*/MARANDINO, Martha. ET al. A educação não formal e a divulgação científica: o que pensa quem faz? In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2004, Bauru. Atas... São Paulo: ABRAPEC, 2004. Disponível em: <http://www.fep.if.usp.br/~profis/arquivos/ivenpec/Arquivos/Orais/ORAL009.pdf>. Acesso em: 31 jan. 2020. /*ref*/VILLANI, Alberto. O professor de ciências é como um analista? ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 1, n. 1, p. 6-24, 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21171999000100006>. Acesso em: 31 jan. 2020. /*ref*/VILLANI, Alberto. Psicanálise e educação: tarefas" intrigantes”? Estilos da Clínica, v. 4, n. 6, p. 126-137, 1999. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71281999000100013>. Acesso em: 31 jan. 2020. /*ref*/VILLANI, Alberto; BAROLLI, Elisabeth. Os discursos do professor e o ensino de Ciências. Pro-Posições, v. 17, n. 1, p. 155-175, 2006. Disponível em: <https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2351/49_dossie_villania_etal.pdf>. Acesso em: 31 jan. 2020. /*ref*/VOLTOLINI, Rinaldo. Educação e psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 782-794 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva602021 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321575030685696 |