CRIANÇAS E MONITORES EM UM OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO: DOS DISCURSOS À RELAÇÃO TRANSFERENCIAL

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Autor(a) principal: Lima, Gleici Kelly de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Langhi, Rodolfo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/940
Resumo: Resumo O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado que buscou analisar os discursos presentes na relação transferencial monitor/criança em um observatório astronômico. Para este, trouxemos alguns apontamentos gerais, desde a compreensão lacaniana de discurso e de transferência, até algumas considerações acerca da importância de falarmos com as crianças e não somente para elas sobre astronomia. O acesso aos discursos mostrou-nos que o enfoque no letramento científico que está sendo proposto no observatório perpassa desde um olhar cientificista, com um discurso dogmático ao da alteridade, que possibilita dúvidas, encoraja a palavra e auxilia no filtro do saber das crianças.Palavras Chave: Observatório Astronômico. Discurso. Psicanálise. Infância.
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