TENDÊNCIAS DA PESQUISA BRASILEIRA EM ENSINO DE CIÊNCIAS: O QUE FOI DISCUTIDO EM PERIÓDICOS NO ANO DE 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deitos, Greyze Maria Palaoro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Garcia, Simone Domingues, Strieder, Dulce Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/968
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar as tendências da pesquisa acadêmica sobre o Ensino de Ciências no Brasil, representadas pelo conjunto de artigos publicados em periódicos, classificados pela CAPES no quadriênio 2013-2016 em A1, A2 e B1, no ano de 2018. Após a identificação e catalogação dos artigos, um banco de dados foi construído com um total de 500 trabalhos. E, entre os principais campos de investigação destacam-se estratégias metodológicas e ensino e aprendizagem, formação docente, história, filosofia e epistemologia. Com as temáticas identificadas percebemos que grande parte dos textos analisados buscam melhorar o processo de ensino e aprendizagem, seja pelo viés da formação docente ou pelas práticas metodológicas empregadas.Palavras Chave: Ensino de Ciências. Periódicos Científicos. Tendências de Pesquisa.
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