Experimentação no ensino de ciências: um olhar para os livros didáticos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deitos, Greyze Maria Palaoro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Malacarne, Vilmar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7596
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar como a coleção de livros didáticos de Ciências da Natureza, Ligados.com Ciências, aborda as atividades experimentais propostas para serem realizadas durante o ano letivo escolar. Os livros fazem parte da lista do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), das séries iniciais do Ensino Fundamental, e foram escolhidos pelo Município de Cascavel – PR, para serem usados durante o triênio 2016/2018. A pesquisa se utilizou da análise de conteúdo de Bardin (2016). O foco foi compreender as concepções implícitas ou explícitas nos experimentos propostos. Verificou-se, no levantamento das atividades experimentais presentes nos livros didáticos, a pequena frequência da presença da experimentação, influenciando possivelmente o aprendizado dos alunos. Por meio das categorias levantadas, pode-se concluir que a grande maioria das atividades experimentais propostas estão voltadas à concepção simplista e verificacionista de experimentação, reduzindo significativamente as reflexões que poderiam ser abordadas em tais atividades.
id UTFPR-7_8d1228d0a8dde8cb523a8ab7637a5959
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/7596
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Experimentação no ensino de ciências: um olhar para os livros didáticos do ensino fundamentalExperimentation in science teaching: a look at the textbooks of elementary schoolEducação, Ensino de CiênciasLivro didático; Experimentação; Ensino de Ciências.Textbook; Experimentation; Science teachingEste trabalho tem por objetivo analisar como a coleção de livros didáticos de Ciências da Natureza, Ligados.com Ciências, aborda as atividades experimentais propostas para serem realizadas durante o ano letivo escolar. Os livros fazem parte da lista do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), das séries iniciais do Ensino Fundamental, e foram escolhidos pelo Município de Cascavel – PR, para serem usados durante o triênio 2016/2018. A pesquisa se utilizou da análise de conteúdo de Bardin (2016). O foco foi compreender as concepções implícitas ou explícitas nos experimentos propostos. Verificou-se, no levantamento das atividades experimentais presentes nos livros didáticos, a pequena frequência da presença da experimentação, influenciando possivelmente o aprendizado dos alunos. Por meio das categorias levantadas, pode-se concluir que a grande maioria das atividades experimentais propostas estão voltadas à concepção simplista e verificacionista de experimentação, reduzindo significativamente as reflexões que poderiam ser abordadas em tais atividades.This work aims to analyze how the textbooks of Natural Sciences, Ligados.com Ciências, directed to the approach of the experimental activities proposed to be carried out during the school year. The books are part of the list of the National Plan of the Didactic Book - PNLD, from the initial grades of Elementary School and were chosen by the Municipality of Cascavel - PR, to be used during the triennium 2016/2018. The research was based on the Bardin (2016) content analysis. The main focus was to understand the implicit or explicit conceptions in these proposed experiments. It was verified in the survey of the experimental activities present in the textbooks the small frequency of the presence of the experimentation, possibly influencing the students' learning. By means of the categories raised, it can be concluded that in the vast majority of experimental activities proposed are aimed at the simplistic and verificationist conception of experimentation, significantly reducing the reflections that could be approached in such activities.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Deitos, Greyze Maria PalaoroMalacarne, Vilmar2020-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/759610.3895/rbect.v13n1.7596Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 1 (2020)1982-873X10.3895/rbect.v13n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7596/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/7596/1611Direitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:49Zoai:periodicos.utfpr:article/7596Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:49Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Experimentação no ensino de ciências: um olhar para os livros didáticos do ensino fundamental
Experimentation in science teaching: a look at the textbooks of elementary school
title Experimentação no ensino de ciências: um olhar para os livros didáticos do ensino fundamental
spellingShingle Experimentação no ensino de ciências: um olhar para os livros didáticos do ensino fundamental
Deitos, Greyze Maria Palaoro
Educação, Ensino de Ciências
Livro didático; Experimentação; Ensino de Ciências.
Textbook; Experimentation; Science teaching
title_short Experimentação no ensino de ciências: um olhar para os livros didáticos do ensino fundamental
title_full Experimentação no ensino de ciências: um olhar para os livros didáticos do ensino fundamental
title_fullStr Experimentação no ensino de ciências: um olhar para os livros didáticos do ensino fundamental
title_full_unstemmed Experimentação no ensino de ciências: um olhar para os livros didáticos do ensino fundamental
title_sort Experimentação no ensino de ciências: um olhar para os livros didáticos do ensino fundamental
author Deitos, Greyze Maria Palaoro
author_facet Deitos, Greyze Maria Palaoro
Malacarne, Vilmar
author_role author
author2 Malacarne, Vilmar
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Deitos, Greyze Maria Palaoro
Malacarne, Vilmar
dc.subject.por.fl_str_mv Educação, Ensino de Ciências
Livro didático; Experimentação; Ensino de Ciências.
Textbook; Experimentation; Science teaching
topic Educação, Ensino de Ciências
Livro didático; Experimentação; Ensino de Ciências.
Textbook; Experimentation; Science teaching
description Este trabalho tem por objetivo analisar como a coleção de livros didáticos de Ciências da Natureza, Ligados.com Ciências, aborda as atividades experimentais propostas para serem realizadas durante o ano letivo escolar. Os livros fazem parte da lista do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), das séries iniciais do Ensino Fundamental, e foram escolhidos pelo Município de Cascavel – PR, para serem usados durante o triênio 2016/2018. A pesquisa se utilizou da análise de conteúdo de Bardin (2016). O foco foi compreender as concepções implícitas ou explícitas nos experimentos propostos. Verificou-se, no levantamento das atividades experimentais presentes nos livros didáticos, a pequena frequência da presença da experimentação, influenciando possivelmente o aprendizado dos alunos. Por meio das categorias levantadas, pode-se concluir que a grande maioria das atividades experimentais propostas estão voltadas à concepção simplista e verificacionista de experimentação, reduzindo significativamente as reflexões que poderiam ser abordadas em tais atividades.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7596
10.3895/rbect.v13n1.7596
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7596
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v13n1.7596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7596/pdf
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/7596/1611
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 1 (2020)
1982-873X
10.3895/rbect.v13n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871886155776