Experimentação no ensino de ciências: um olhar para os livros didáticos do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7596 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar como a coleção de livros didáticos de Ciências da Natureza, Ligados.com Ciências, aborda as atividades experimentais propostas para serem realizadas durante o ano letivo escolar. Os livros fazem parte da lista do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), das séries iniciais do Ensino Fundamental, e foram escolhidos pelo Município de Cascavel – PR, para serem usados durante o triênio 2016/2018. A pesquisa se utilizou da análise de conteúdo de Bardin (2016). O foco foi compreender as concepções implícitas ou explícitas nos experimentos propostos. Verificou-se, no levantamento das atividades experimentais presentes nos livros didáticos, a pequena frequência da presença da experimentação, influenciando possivelmente o aprendizado dos alunos. Por meio das categorias levantadas, pode-se concluir que a grande maioria das atividades experimentais propostas estão voltadas à concepção simplista e verificacionista de experimentação, reduzindo significativamente as reflexões que poderiam ser abordadas em tais atividades. |
id |
UTFPR-7_8d1228d0a8dde8cb523a8ab7637a5959 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/7596 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Experimentação no ensino de ciências: um olhar para os livros didáticos do ensino fundamentalExperimentation in science teaching: a look at the textbooks of elementary schoolEducação, Ensino de CiênciasLivro didático; Experimentação; Ensino de Ciências.Textbook; Experimentation; Science teachingEste trabalho tem por objetivo analisar como a coleção de livros didáticos de Ciências da Natureza, Ligados.com Ciências, aborda as atividades experimentais propostas para serem realizadas durante o ano letivo escolar. Os livros fazem parte da lista do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), das séries iniciais do Ensino Fundamental, e foram escolhidos pelo Município de Cascavel – PR, para serem usados durante o triênio 2016/2018. A pesquisa se utilizou da análise de conteúdo de Bardin (2016). O foco foi compreender as concepções implícitas ou explícitas nos experimentos propostos. Verificou-se, no levantamento das atividades experimentais presentes nos livros didáticos, a pequena frequência da presença da experimentação, influenciando possivelmente o aprendizado dos alunos. Por meio das categorias levantadas, pode-se concluir que a grande maioria das atividades experimentais propostas estão voltadas à concepção simplista e verificacionista de experimentação, reduzindo significativamente as reflexões que poderiam ser abordadas em tais atividades.This work aims to analyze how the textbooks of Natural Sciences, Ligados.com Ciências, directed to the approach of the experimental activities proposed to be carried out during the school year. The books are part of the list of the National Plan of the Didactic Book - PNLD, from the initial grades of Elementary School and were chosen by the Municipality of Cascavel - PR, to be used during the triennium 2016/2018. The research was based on the Bardin (2016) content analysis. The main focus was to understand the implicit or explicit conceptions in these proposed experiments. It was verified in the survey of the experimental activities present in the textbooks the small frequency of the presence of the experimentation, possibly influencing the students' learning. By means of the categories raised, it can be concluded that in the vast majority of experimental activities proposed are aimed at the simplistic and verificationist conception of experimentation, significantly reducing the reflections that could be approached in such activities.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Deitos, Greyze Maria PalaoroMalacarne, Vilmar2020-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/759610.3895/rbect.v13n1.7596Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 1 (2020)1982-873X10.3895/rbect.v13n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7596/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/7596/1611Direitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:49Zoai:periodicos.utfpr:article/7596Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:49Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experimentação no ensino de ciências: um olhar para os livros didáticos do ensino fundamental Experimentation in science teaching: a look at the textbooks of elementary school |
title |
Experimentação no ensino de ciências: um olhar para os livros didáticos do ensino fundamental |
spellingShingle |
Experimentação no ensino de ciências: um olhar para os livros didáticos do ensino fundamental Deitos, Greyze Maria Palaoro Educação, Ensino de Ciências Livro didático; Experimentação; Ensino de Ciências. Textbook; Experimentation; Science teaching |
title_short |
Experimentação no ensino de ciências: um olhar para os livros didáticos do ensino fundamental |
title_full |
Experimentação no ensino de ciências: um olhar para os livros didáticos do ensino fundamental |
title_fullStr |
Experimentação no ensino de ciências: um olhar para os livros didáticos do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Experimentação no ensino de ciências: um olhar para os livros didáticos do ensino fundamental |
title_sort |
Experimentação no ensino de ciências: um olhar para os livros didáticos do ensino fundamental |
author |
Deitos, Greyze Maria Palaoro |
author_facet |
Deitos, Greyze Maria Palaoro Malacarne, Vilmar |
author_role |
author |
author2 |
Malacarne, Vilmar |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Deitos, Greyze Maria Palaoro Malacarne, Vilmar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação, Ensino de Ciências Livro didático; Experimentação; Ensino de Ciências. Textbook; Experimentation; Science teaching |
topic |
Educação, Ensino de Ciências Livro didático; Experimentação; Ensino de Ciências. Textbook; Experimentation; Science teaching |
description |
Este trabalho tem por objetivo analisar como a coleção de livros didáticos de Ciências da Natureza, Ligados.com Ciências, aborda as atividades experimentais propostas para serem realizadas durante o ano letivo escolar. Os livros fazem parte da lista do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), das séries iniciais do Ensino Fundamental, e foram escolhidos pelo Município de Cascavel – PR, para serem usados durante o triênio 2016/2018. A pesquisa se utilizou da análise de conteúdo de Bardin (2016). O foco foi compreender as concepções implícitas ou explícitas nos experimentos propostos. Verificou-se, no levantamento das atividades experimentais presentes nos livros didáticos, a pequena frequência da presença da experimentação, influenciando possivelmente o aprendizado dos alunos. Por meio das categorias levantadas, pode-se concluir que a grande maioria das atividades experimentais propostas estão voltadas à concepção simplista e verificacionista de experimentação, reduzindo significativamente as reflexões que poderiam ser abordadas em tais atividades. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7596 10.3895/rbect.v13n1.7596 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7596 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v13n1.7596 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7596/pdf https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/7596/1611 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 1 (2020) 1982-873X 10.3895/rbect.v13n1 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713871886155776 |