A EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA A EDUCAÇÃO INFANTIL UMA REVISÃO DA LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pitzschk Foglia, Giovana Sanches
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Cavalcanti, Marcus Alexandre, de Miranda, Maria Geralda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1677
Resumo: O presente artigo tem como objetivo realizar uma revisão da literatura acerca de produções acadêmicas nacionais que tematizam a Educação Ambiental na Educação Infantil. Para tanto, foi realizado um estudo na Plataforma de Teses e Dissertações da Capes compreendendo o período entre 2018 e 2023. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter descritivo e exploratório tomando como base 11 Dissertações publicadas no Brasil. Para a análise dos dados recorremos à análise de conteúdo, seguindo as orientações de Bardin (2011). Os resultados dos trabalhos abordados neste estudo indicam que as práticas de Educação Ambiental na infância são abrangentes e compreendem diferentes práticas pedagógicas, ações lúdicas como estratégia de educação ambiental, promoção de uma educação ambiental crítica e iniciativas de docentes e gestores que despertem e estimulem a atenção dos alunos para as questões ambientais, Para que a Educação Ambiental seja efetiva na Educação Infantil, ela depende de atividades que ampliem a visão da criança sobre a relação entre o meio ambiente e sua comunidade.                        Palavras chave: Educação Ambiental, Ensino Infantil, Revisão Integrativa 
id FASF_e211a085163fdf7ee40600345e9f76f1
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/1677
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA A EDUCAÇÃO INFANTIL UMA REVISÃO DA LITERATURAO presente artigo tem como objetivo realizar uma revisão da literatura acerca de produções acadêmicas nacionais que tematizam a Educação Ambiental na Educação Infantil. Para tanto, foi realizado um estudo na Plataforma de Teses e Dissertações da Capes compreendendo o período entre 2018 e 2023. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter descritivo e exploratório tomando como base 11 Dissertações publicadas no Brasil. Para a análise dos dados recorremos à análise de conteúdo, seguindo as orientações de Bardin (2011). Os resultados dos trabalhos abordados neste estudo indicam que as práticas de Educação Ambiental na infância são abrangentes e compreendem diferentes práticas pedagógicas, ações lúdicas como estratégia de educação ambiental, promoção de uma educação ambiental crítica e iniciativas de docentes e gestores que despertem e estimulem a atenção dos alunos para as questões ambientais, Para que a Educação Ambiental seja efetiva na Educação Infantil, ela depende de atividades que ampliem a visão da criança sobre a relação entre o meio ambiente e sua comunidade.                        Palavras chave: Educação Ambiental, Ensino Infantil, Revisão Integrativa FaSFPitzschk Foglia, Giovana SanchesCavalcanti, Marcus Alexandrede Miranda, Maria Geralda2024-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/167710.22408/reva9020241677124-140Revista Valore; v. 9 (2024): Caderno Temático - Anais do SIAT & SERPRO; 124-1402526-043X2525-900810.22408/reva902024reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1677/1197/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011./*ref*/BERNA, Vilmar. Como fazer educação ambiental. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2004./*ref*/DIAS, G.F. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo, Gaia, 1992./*ref*/LAYRARGUES, P.P. Educação Ambiental nas sociedades capitalistas. Revista Nova América, nº 157, p. 24-30. 2018./*ref*/MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Editora Atlas, 2012./*ref*/MINAYO, M. C. S. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994./*ref*/MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porta Alegre: Sulina, 2007./*ref*/______Os sete saberes necessários à educação do futuro. 11.ed. São Paulo: Cortez, 2006./*ref*/MORIN, Edgar: KERN, Anne Brigitte. Terra Pátria. Porto Alegre: Sulina 2002./*ref*/MORIN, Edgar; KERN & RODRIGUES, Maria Lúcia (ORG.). Edgar Morin: Em busca dos fundamentos perdidos. Porto Alegre: Sulina 2002./*ref*/OLIVEIRA, Z. de M. R. de. Como definir uma Pedagogia que oriente o trabalho em creche. Pátio: Educação Infantil, Porto Alegre, v. 5, n. 13, p. 14-16, jun. 2007./*ref*/PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. 4ª ed. Rio de janeiro: Zahar, 1981./*ref*/PONTALTI, E. S. Projeto de Educação Ambiental: Parque Cinturão Verde de Cianorte. 2005./*ref*/REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 1995./*ref*/SANTOS, José Messias dos: PEREIRA, Adilson. Cosmovisão, epistemologia e educação: uma compreensão holística da realidade. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Gama Filho, 1999./*ref*/SATO, M. Educação Ambiental. São Carlos: Rima, 2002./*ref*/UNESCO. Década da Educação das Nações Unidas para um Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final do esquema internacional de implementação, Brasília, Brasil, 2005. 120 p./*ref*/VALDAMERI, J. A. Educação Ambiental: Um Diagnóstico em Escolas Municipais. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.Direitos autorais 2024 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-19T14:30:05Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/1677Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2024-01-19T14:30:05Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA A EDUCAÇÃO INFANTIL UMA REVISÃO DA LITERATURA
title A EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA A EDUCAÇÃO INFANTIL UMA REVISÃO DA LITERATURA
spellingShingle A EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA A EDUCAÇÃO INFANTIL UMA REVISÃO DA LITERATURA
Pitzschk Foglia, Giovana Sanches
title_short A EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA A EDUCAÇÃO INFANTIL UMA REVISÃO DA LITERATURA
title_full A EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA A EDUCAÇÃO INFANTIL UMA REVISÃO DA LITERATURA
title_fullStr A EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA A EDUCAÇÃO INFANTIL UMA REVISÃO DA LITERATURA
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA A EDUCAÇÃO INFANTIL UMA REVISÃO DA LITERATURA
title_sort A EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA A EDUCAÇÃO INFANTIL UMA REVISÃO DA LITERATURA
author Pitzschk Foglia, Giovana Sanches
author_facet Pitzschk Foglia, Giovana Sanches
Cavalcanti, Marcus Alexandre
de Miranda, Maria Geralda
author_role author
author2 Cavalcanti, Marcus Alexandre
de Miranda, Maria Geralda
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pitzschk Foglia, Giovana Sanches
Cavalcanti, Marcus Alexandre
de Miranda, Maria Geralda
description O presente artigo tem como objetivo realizar uma revisão da literatura acerca de produções acadêmicas nacionais que tematizam a Educação Ambiental na Educação Infantil. Para tanto, foi realizado um estudo na Plataforma de Teses e Dissertações da Capes compreendendo o período entre 2018 e 2023. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter descritivo e exploratório tomando como base 11 Dissertações publicadas no Brasil. Para a análise dos dados recorremos à análise de conteúdo, seguindo as orientações de Bardin (2011). Os resultados dos trabalhos abordados neste estudo indicam que as práticas de Educação Ambiental na infância são abrangentes e compreendem diferentes práticas pedagógicas, ações lúdicas como estratégia de educação ambiental, promoção de uma educação ambiental crítica e iniciativas de docentes e gestores que despertem e estimulem a atenção dos alunos para as questões ambientais, Para que a Educação Ambiental seja efetiva na Educação Infantil, ela depende de atividades que ampliem a visão da criança sobre a relação entre o meio ambiente e sua comunidade.                        Palavras chave: Educação Ambiental, Ensino Infantil, Revisão Integrativa 
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1677
10.22408/reva9020241677124-140
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1677
identifier_str_mv 10.22408/reva9020241677124-140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1677/1197
/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
/*ref*/BERNA, Vilmar. Como fazer educação ambiental. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2004.
/*ref*/DIAS, G.F. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo, Gaia, 1992.
/*ref*/LAYRARGUES, P.P. Educação Ambiental nas sociedades capitalistas. Revista Nova América, nº 157, p. 24-30. 2018.
/*ref*/MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Editora Atlas, 2012.
/*ref*/MINAYO, M. C. S. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
/*ref*/MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porta Alegre: Sulina, 2007.
/*ref*/______Os sete saberes necessários à educação do futuro. 11.ed. São Paulo: Cortez, 2006.
/*ref*/MORIN, Edgar: KERN, Anne Brigitte. Terra Pátria. Porto Alegre: Sulina 2002.
/*ref*/MORIN, Edgar; KERN & RODRIGUES, Maria Lúcia (ORG.). Edgar Morin: Em busca dos fundamentos perdidos. Porto Alegre: Sulina 2002.
/*ref*/OLIVEIRA, Z. de M. R. de. Como definir uma Pedagogia que oriente o trabalho em creche. Pátio: Educação Infantil, Porto Alegre, v. 5, n. 13, p. 14-16, jun. 2007.
/*ref*/PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. 4ª ed. Rio de janeiro: Zahar, 1981.
/*ref*/PONTALTI, E. S. Projeto de Educação Ambiental: Parque Cinturão Verde de Cianorte. 2005.
/*ref*/REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 1995.
/*ref*/SANTOS, José Messias dos: PEREIRA, Adilson. Cosmovisão, epistemologia e educação: uma compreensão holística da realidade. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Gama Filho, 1999.
/*ref*/SATO, M. Educação Ambiental. São Carlos: Rima, 2002.
/*ref*/UNESCO. Década da Educação das Nações Unidas para um Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final do esquema internacional de implementação, Brasília, Brasil, 2005. 120 p.
/*ref*/VALDAMERI, J. A. Educação Ambiental: Um Diagnóstico em Escolas Municipais. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 9 (2024): Caderno Temático - Anais do SIAT & SERPRO; 124-140
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva902024
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321570735718400