A EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA A EDUCAÇÃO INFANTIL UMA REVISÃO DA LITERATURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1677 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo realizar uma revisão da literatura acerca de produções acadêmicas nacionais que tematizam a Educação Ambiental na Educação Infantil. Para tanto, foi realizado um estudo na Plataforma de Teses e Dissertações da Capes compreendendo o período entre 2018 e 2023. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter descritivo e exploratório tomando como base 11 Dissertações publicadas no Brasil. Para a análise dos dados recorremos à análise de conteúdo, seguindo as orientações de Bardin (2011). Os resultados dos trabalhos abordados neste estudo indicam que as práticas de Educação Ambiental na infância são abrangentes e compreendem diferentes práticas pedagógicas, ações lúdicas como estratégia de educação ambiental, promoção de uma educação ambiental crítica e iniciativas de docentes e gestores que despertem e estimulem a atenção dos alunos para as questões ambientais, Para que a Educação Ambiental seja efetiva na Educação Infantil, ela depende de atividades que ampliem a visão da criança sobre a relação entre o meio ambiente e sua comunidade. Palavras chave: Educação Ambiental, Ensino Infantil, Revisão Integrativa |
id |
FASF_e211a085163fdf7ee40600345e9f76f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/1677 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA A EDUCAÇÃO INFANTIL UMA REVISÃO DA LITERATURAO presente artigo tem como objetivo realizar uma revisão da literatura acerca de produções acadêmicas nacionais que tematizam a Educação Ambiental na Educação Infantil. Para tanto, foi realizado um estudo na Plataforma de Teses e Dissertações da Capes compreendendo o período entre 2018 e 2023. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter descritivo e exploratório tomando como base 11 Dissertações publicadas no Brasil. Para a análise dos dados recorremos à análise de conteúdo, seguindo as orientações de Bardin (2011). Os resultados dos trabalhos abordados neste estudo indicam que as práticas de Educação Ambiental na infância são abrangentes e compreendem diferentes práticas pedagógicas, ações lúdicas como estratégia de educação ambiental, promoção de uma educação ambiental crítica e iniciativas de docentes e gestores que despertem e estimulem a atenção dos alunos para as questões ambientais, Para que a Educação Ambiental seja efetiva na Educação Infantil, ela depende de atividades que ampliem a visão da criança sobre a relação entre o meio ambiente e sua comunidade. Palavras chave: Educação Ambiental, Ensino Infantil, Revisão Integrativa FaSFPitzschk Foglia, Giovana SanchesCavalcanti, Marcus Alexandrede Miranda, Maria Geralda2024-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/167710.22408/reva9020241677124-140Revista Valore; v. 9 (2024): Caderno Temático - Anais do SIAT & SERPRO; 124-1402526-043X2525-900810.22408/reva902024reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1677/1197/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011./*ref*/BERNA, Vilmar. Como fazer educação ambiental. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2004./*ref*/DIAS, G.F. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo, Gaia, 1992./*ref*/LAYRARGUES, P.P. Educação Ambiental nas sociedades capitalistas. Revista Nova América, nº 157, p. 24-30. 2018./*ref*/MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Editora Atlas, 2012./*ref*/MINAYO, M. C. S. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994./*ref*/MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porta Alegre: Sulina, 2007./*ref*/______Os sete saberes necessários à educação do futuro. 11.ed. São Paulo: Cortez, 2006./*ref*/MORIN, Edgar: KERN, Anne Brigitte. Terra Pátria. Porto Alegre: Sulina 2002./*ref*/MORIN, Edgar; KERN & RODRIGUES, Maria Lúcia (ORG.). Edgar Morin: Em busca dos fundamentos perdidos. Porto Alegre: Sulina 2002./*ref*/OLIVEIRA, Z. de M. R. de. Como definir uma Pedagogia que oriente o trabalho em creche. Pátio: Educação Infantil, Porto Alegre, v. 5, n. 13, p. 14-16, jun. 2007./*ref*/PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. 4ª ed. Rio de janeiro: Zahar, 1981./*ref*/PONTALTI, E. S. Projeto de Educação Ambiental: Parque Cinturão Verde de Cianorte. 2005./*ref*/REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 1995./*ref*/SANTOS, José Messias dos: PEREIRA, Adilson. Cosmovisão, epistemologia e educação: uma compreensão holística da realidade. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Gama Filho, 1999./*ref*/SATO, M. Educação Ambiental. São Carlos: Rima, 2002./*ref*/UNESCO. Década da Educação das Nações Unidas para um Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final do esquema internacional de implementação, Brasília, Brasil, 2005. 120 p./*ref*/VALDAMERI, J. A. Educação Ambiental: Um Diagnóstico em Escolas Municipais. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.Direitos autorais 2024 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-19T14:30:05Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/1677Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2024-01-19T14:30:05Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA A EDUCAÇÃO INFANTIL UMA REVISÃO DA LITERATURA |
title |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA A EDUCAÇÃO INFANTIL UMA REVISÃO DA LITERATURA |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA A EDUCAÇÃO INFANTIL UMA REVISÃO DA LITERATURA Pitzschk Foglia, Giovana Sanches |
title_short |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA A EDUCAÇÃO INFANTIL UMA REVISÃO DA LITERATURA |
title_full |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA A EDUCAÇÃO INFANTIL UMA REVISÃO DA LITERATURA |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA A EDUCAÇÃO INFANTIL UMA REVISÃO DA LITERATURA |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA A EDUCAÇÃO INFANTIL UMA REVISÃO DA LITERATURA |
title_sort |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA A EDUCAÇÃO INFANTIL UMA REVISÃO DA LITERATURA |
author |
Pitzschk Foglia, Giovana Sanches |
author_facet |
Pitzschk Foglia, Giovana Sanches Cavalcanti, Marcus Alexandre de Miranda, Maria Geralda |
author_role |
author |
author2 |
Cavalcanti, Marcus Alexandre de Miranda, Maria Geralda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pitzschk Foglia, Giovana Sanches Cavalcanti, Marcus Alexandre de Miranda, Maria Geralda |
description |
O presente artigo tem como objetivo realizar uma revisão da literatura acerca de produções acadêmicas nacionais que tematizam a Educação Ambiental na Educação Infantil. Para tanto, foi realizado um estudo na Plataforma de Teses e Dissertações da Capes compreendendo o período entre 2018 e 2023. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter descritivo e exploratório tomando como base 11 Dissertações publicadas no Brasil. Para a análise dos dados recorremos à análise de conteúdo, seguindo as orientações de Bardin (2011). Os resultados dos trabalhos abordados neste estudo indicam que as práticas de Educação Ambiental na infância são abrangentes e compreendem diferentes práticas pedagógicas, ações lúdicas como estratégia de educação ambiental, promoção de uma educação ambiental crítica e iniciativas de docentes e gestores que despertem e estimulem a atenção dos alunos para as questões ambientais, Para que a Educação Ambiental seja efetiva na Educação Infantil, ela depende de atividades que ampliem a visão da criança sobre a relação entre o meio ambiente e sua comunidade. Palavras chave: Educação Ambiental, Ensino Infantil, Revisão Integrativa |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1677 10.22408/reva9020241677124-140 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1677 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva9020241677124-140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1677/1197 /*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. /*ref*/BERNA, Vilmar. Como fazer educação ambiental. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2004. /*ref*/DIAS, G.F. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo, Gaia, 1992. /*ref*/LAYRARGUES, P.P. Educação Ambiental nas sociedades capitalistas. Revista Nova América, nº 157, p. 24-30. 2018. /*ref*/MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Editora Atlas, 2012. /*ref*/MINAYO, M. C. S. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994. /*ref*/MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porta Alegre: Sulina, 2007. /*ref*/______Os sete saberes necessários à educação do futuro. 11.ed. São Paulo: Cortez, 2006. /*ref*/MORIN, Edgar: KERN, Anne Brigitte. Terra Pátria. Porto Alegre: Sulina 2002. /*ref*/MORIN, Edgar; KERN & RODRIGUES, Maria Lúcia (ORG.). Edgar Morin: Em busca dos fundamentos perdidos. Porto Alegre: Sulina 2002. /*ref*/OLIVEIRA, Z. de M. R. de. Como definir uma Pedagogia que oriente o trabalho em creche. Pátio: Educação Infantil, Porto Alegre, v. 5, n. 13, p. 14-16, jun. 2007. /*ref*/PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. 4ª ed. Rio de janeiro: Zahar, 1981. /*ref*/PONTALTI, E. S. Projeto de Educação Ambiental: Parque Cinturão Verde de Cianorte. 2005. /*ref*/REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 1995. /*ref*/SANTOS, José Messias dos: PEREIRA, Adilson. Cosmovisão, epistemologia e educação: uma compreensão holística da realidade. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Gama Filho, 1999. /*ref*/SATO, M. Educação Ambiental. São Carlos: Rima, 2002. /*ref*/UNESCO. Década da Educação das Nações Unidas para um Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final do esquema internacional de implementação, Brasília, Brasil, 2005. 120 p. /*ref*/VALDAMERI, J. A. Educação Ambiental: Um Diagnóstico em Escolas Municipais. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 9 (2024): Caderno Temático - Anais do SIAT & SERPRO; 124-140 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva902024 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321570735718400 |