COSMOGONIAS, COSMOLOGIA MODERNA E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1673 |
Resumo: | Este artigo objetiva examinar atividades educacionais que integraram conhecimentos sobre cosmogonias de diferentes culturas e o atual consenso científico na área da cosmologia. Estas ações ocorreram em outubro de 2023, no campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), na forma de três oficinas didáticas e de uma apresentação feita durante um minicurso de astronomia aberto ao público externo à comunidade do IFSP. Este é um trabalho, portanto, de pesquisa de natureza exploratória na área de ensino de ciências. Como forma de fundamentar o processo investigativo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, por meio de trabalhos acadêmicos encontrados pela ferramenta de busca do “Google Acadêmico”. Um questionário com diversas perguntas (tanto fechadas, quanto abertas), elaborado para compreender melhor as concepções dos presentes sobre os assuntos tratados, foi respondido por 70 participantes das ações educacionais implementadas. Tanto os conhecimentos sobre o modelo cosmológico padrão atual, quanto o estudo das cosmogonias desenvolvidas por diferentes culturas se destacaram como sendo temas de grande interesse dos participantes. A integração de saberes provenientes das ciências naturais e das ciências humanas, de modo interdisciplinar, se revelou como uma abordagem educacional promissora. |
id |
FASF_f189c1fbd738e7e750707e08c388a1c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/1673 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
COSMOGONIAS, COSMOLOGIA MODERNA E EDUCAÇÃO CIENTÍFICAEste artigo objetiva examinar atividades educacionais que integraram conhecimentos sobre cosmogonias de diferentes culturas e o atual consenso científico na área da cosmologia. Estas ações ocorreram em outubro de 2023, no campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), na forma de três oficinas didáticas e de uma apresentação feita durante um minicurso de astronomia aberto ao público externo à comunidade do IFSP. Este é um trabalho, portanto, de pesquisa de natureza exploratória na área de ensino de ciências. Como forma de fundamentar o processo investigativo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, por meio de trabalhos acadêmicos encontrados pela ferramenta de busca do “Google Acadêmico”. Um questionário com diversas perguntas (tanto fechadas, quanto abertas), elaborado para compreender melhor as concepções dos presentes sobre os assuntos tratados, foi respondido por 70 participantes das ações educacionais implementadas. Tanto os conhecimentos sobre o modelo cosmológico padrão atual, quanto o estudo das cosmogonias desenvolvidas por diferentes culturas se destacaram como sendo temas de grande interesse dos participantes. A integração de saberes provenientes das ciências naturais e das ciências humanas, de modo interdisciplinar, se revelou como uma abordagem educacional promissora.FaSFCNPqSouza, Jonathan CamposTeixeira, Ricardo Roberto Plaza2024-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/167310.22408/reva9020241673e-9009Revista Valore; v. 9 (2024); e-90092526-043X2525-900810.22408/reva902024reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1673/1204/*ref*/ALCÂNTARA, Patrícia Maria de Carvalho. Modelo Lambda-CDM emergente. 2017. 63 f. Dissertação (Mestrado em Física) – Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, 2017. Disponível em: <https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFRR-6_cbaff5e6961831a864b87044d9c669f5>. Acesso em: 30 nov. 2023./*ref*/ARAÚJO, Diones Charles Costa de; VERDEAUX, Maria de Fátima da Silva; CARDOSO, Walmir Thomazi. Uma proposta para a inclusão de tópicos de astronomia indígena brasileira nas aulas de Física do Ensino Médio. Ciência & Educação, v. 23, n. 4, p. 1035-1054, 2017. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/154231223.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2023./*ref*/BAGDONAS, Alexandre; ZANETIC, João; GURGEL, Ivã. Controvérsias sobre a natureza da ciência como enfoque curricular para o ensino da física: o ensino de história da cosmologia por meio de um jogo didático. Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência, v. 7, n. 2, p. 242-260, 2014. Disponível em: <https://www.sbhc.org.br/arquivo/download?ID_ARQUIVO=1960 >. Acesso em: 30 nov. 2023./*ref*/BARI, Pasquale Di. Cosmology and the early universe. Boca Raton, Flórida, U.S.A.: CRC Press, 2018./*ref*/BARROS, Vicente Pereira de; OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta. As diferentes culturas na educação em astronomia e seus significados em sala de aula. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 18, p. 103-118, 2014. Disponível em: <https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/203>. Acesso em: 30 nov. 2023./*ref*/BATISTA, Carlos A. S.; PEDUZZI, Luiz O. Q. Aspectos da NdC Articulados com a História Conceitual da Astronomia, da Cosmologia e da Física: da Grécia Antiga ao nascimento da Ciência Moderna no século XVII. Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2021. Disponível em: <ttps://www.editorarealize.com.br/editora/anais/enpec/2021/TRABALHO_COMPLETO_EV155_MD1_SA103_ID278_30072021203257.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2023./*ref*/BERNARDES, Adriana Oliveira. Das cosmologias antigas à teoria do universo eterno: uma experiencia de divulgação de astronomia realizada em colégio público do estado do Rio de Janeiro. Anais do III Congresso Nacional de Educação (CONEDU), Natal, RN, 2016. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2016/TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID3674_09062016124141.pdf> Acesso em: 30 nov. 2023./*ref*/BOSCHI, Caio César. Por que estudar História? Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2019./*ref*/BRYSON, Bill. Breve história de quase tudo. São Paulo: Companhia das Letras, 2005./*ref*/CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. São Paulo: Cultrix, 1997./*ref*/CAMPBELL, Joseph; MOYERS, Bill. O poder do Mito. São Paulo: Palas Athena, 1991./*ref*/CAMPOS, Marcio D’Olne. Saberes acadêmicos nas etnografias de saberes locais indisciplináveis: etno-matemática e outras etno-X. Revista de Educação Matemática, v. 18, n. Edição Especial, e021039, 2021. Disponível em: <https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/102>. Acesso em: 30 nov. 2023./*ref*/CARDOSO, Ciro Flamarion de Santana. Aspectos da Cosmogonia e da Cosmografia Escandinavas. Revista de Estudos Celtas e Germânicos, v. 6, n.2, p. 32-48, 2006. Disponível em: <https://ppg.revistas.uema.br/index.php/brathair/article/view/557>. Acesso em: 30 nov. 2023./*ref*/CASTOLDI, Rafael; POLINARSKI, Celso Aparecido. A Utilização de Recursos Didático-Pedagógicos na Motivação da Aprendizagem. Anais do I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2009. Disponível em: <https://atividadeparaeducacaoespecial.com/wp-content/uploads/2014/09/recursos-didatico-pedag%C3%B3gicos.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2023./*ref*/CHIBENI, Silvio Seno. Algumas observações sobre o “método científico”. Notas de aula, 2006. Disponível em: <https://www.unicamp.br/~chibeni/textosdidaticos/metodocientifico.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2023./*ref*/CHRISTIAN, David. Origens: Uma grande história de tudo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019./*ref*/COLLINGWOOD, Robin George. A ideia de história. Lisboa, Portugal: Editorial Presença, 1981./*ref*/CUELLAR, Norma Constanza Castaño; OSORIO, Leidy Marcela Bravo. Cuidando da Vida a partir da Cosmogonia Indígena Amazônica: Implicações para o Ensino de Biologia como Prática Cultural. Revista Interdisciplinar de Educação Ambiental e Científica, v. 18, n. 3, e2281, 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.21601/ijese/12024>. Acesso em: 30 nov. 2023./*ref*/CULLEN, Christopher. Joseph Needham on Chinese Astronomy. Past & Present, n. 87, p. 39-53, 1980. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/249236960_Joseph_Needham_on_chinese_astronomy>. Acesso em: 30 nov. 2023./*ref*/ELIADE, Mircea. Mito e Realidade. São Paulo: Perspectiva, 1972./*ref*/FRANCO, Gilciana Paulo. Religiões de matriz africana no Brasil: luta, resistência e sobrevivência. Sacrilegens, v. 18, n. 1, p. 30-46, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/sacrilegens/article/view/34154>. Acesso em: 30 nov. 2023./*ref*/GARCIA, Caroline da Silva et al. “As coisas do céu”: etnoastronomia de uma comunidade indígena como subsídio para a proposta de um material paradidático. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 21, p. 7-30, 2016. Disponível em: <https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/231>. Acesso em: 30 nov. 2023./*ref*/GLEISER, Marcelo. A dança do universo. São Paulo: Companhia das Letras, 2006./*ref*/GONÇALVES, Paula Cristina da Silva; HORVATH, Jorge Ernesto; BRETONES, Paulo Sergio. Levantamento de Recursos Didáticos para o ensino e aprendizagem de Cosmologia. Revista Brasileira de Ensino de Física, Brasil, v. 44, 2022. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbef/a/zHFXLqwKhdLfFqMr4shvGcb/>. Acesso em: 30 nov. 2023./*ref*/GRAMSCI, Antonio. Concepção dialética da História. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966./*ref*/HARVEY, Ailsa; HOWELL, Elizabeth. How many galaxies are there? Space.com, February 01, 2022. Disponível em: <https://www.space.com/25303-how-many-galaxies-are-in-the-universe.html>. Acesso em: 30 nov. 2023./*ref*/HEAVENS, Alan. The Cosmological Model: an overview and an outlook. Journal of Physics: Conference Series, v. 120, 022001, 2008. Disponível em: <https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1742-6596/120/2/022001/pdf>. Acesso em: 30 nov. 2023./*ref*/HOWELL, Elizabeth. How many stars are in the Milky Way? Space.com, February 11, 2022. Disponível em: <https://www.space.com/25959-how-many-stars-are-in-the-milky-way.html>. Acesso em: 30 nov. 2023./*ref*/JAFELICE, L. C. Astronomia cultural nos ensinos fundamental e médio. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 19, p. 57-92, 2015. Disponível em: <https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/209>. Acesso em: 30 nov. 2023./*ref*/JARDIM, Wagner Tadeu. A abordagem histórico-filosófica como caminho para se introduzir o estudo de Cosmologia no ensino. 2012. 223 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: <https://www.academia.edu/2442487/A_ABORDAGEM_HIST%C3%93RICO_FILOS%C3%93FICA_COMO_CAMINHO_PARA_SE_INTRODUZIR_O_ESTUDO_DE_COSMOLOGIA_NO_ENSINO>. Acesso em: 30 nov. 2023./*ref*/JARRO, Bianca Aracely Lopes et al. Narrando mitologias indígenas: uma experiência em educação. International Studies - Coepta 3, n. 34, p. 189-202, 2020. Disponível em: <http://www.hottopos.com/isle34_35/189-202VasMitosF.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2023./*ref*/JEANS, James H. Astronomy and Cosmogony. Cambridge, U. K.: Cambridge University Press, 1929./*ref*/LIKERT, Rensis. A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology, n. 140, 1932. Disponível em: <https://legacy.voteview.com/pdf/Likert_1932.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2023./*ref*/LONGHINI, Geni Daniela Núñez. Perspectivas indígenas antirracistas sobre o etnogenocídio: contribuições para o reflorestamento do imaginário. Psicologia & Sociedade, v. 35, p. e277101, 2023. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/psoc/a/FybYypjXJRVxDJFHd4vSv9j/?lang=pt#>. Acesso em: 30 nov. 2023./*ref*/MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Zahar, 1997./*ref*/MARTINS, João Marcelo Mesquita. Uma Visão Comparada sobre diferentes Cosmogonias. 2015. 162 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Interculturais) – Universidade do Minho, 2015. Disponível em: <https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/41516>. Acesso em: 30 nov. 2023./*ref*/MARTINS, Milene Rodrigues; BUFFON, Alessandra Daniela; NEVES, Marcos Cesar Danhoni. A astronomia na antiguidade: um olhar sobre as contribuições chinesas, mesopotâmicas, egípcias e gregas. Revista Valore, v. 4, n. 1, p. 810-823, 2019. Disponível em: <https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/197/0>. Acesso em: 30 nov. 2023./*ref*/MARTINS, Roberto de Andrade. O universo: teorias sobre sua origem e evolução. São Paulo: Editora Moderna, 1994. Disponível em: <https://www.ghtc.usp.br/Universo/>. Acesso em: 28 abr. 2023./*ref*/NASCIMENTO, Solange Aparecida do; ABIB, Pedro Rodolpho Jungers. Cosmogonia africana: a resistência das religiões africanas na contemporaneidade. Revista Escritas, v. 8, n. 1, p. 88–106, 2016. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/2463>. Acesso em: 30 nov. 2023./*ref*/NEEDHAM, Joseph. Science and Civilisation in China: Mathematics and the Sciences of the Heavens and the Earth (Volume 3). Cambridge, U.K.: Cambridge University Press, 1959./*ref*/NOGUERA, Renato. Denegrindo a Filosofia: o pensamento como coreografia de conceitos afroperspectivista. Griot – Revista de Filosofia, v. 4, n. 2, 2011. Disponível em: <https://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/griot/article/view/500>. Acesso em: 30 nov.2023./*ref*/NOVELLO, Mario. O que é Cosmologia? Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006./*ref*/NOVELLO, Mario. Do Big Bang ao Universo eterno. Rio de Janeiro: Zahar, 2010./*ref*/NOVELLO, Mario. Mitos cosmogônicos I – O mundo antes da criação (Egito antigo). Cosmos & Contexto, 2013a. Disponível em: <https://cosmosecontexto.org.br/mitos-cosmogonicos-i-o-mundo-antes-da-criacao-egito-antigo/>. Acesso em: 28 abr. 2023./*ref*/NOVELLO, Mario. Mitos cosmogônicos II – O nascimento do mundo segundo Acádia. Cosmos & Contexto, 2013b. Disponível em: <https://cosmosecontexto.org.br/mitos-cosmogonicos-ii-o-nascimento-do-mundo-segundo-acadia/>. Acesso em: 28 abr. 2023./*ref*/NOVELLO, Mario. Mitos cosmogônicos III – O nascimento do mundo segundo Israel. Cosmos & Contexto, 2013c. Disponível em: <https://cosmosecontexto.org.br/mitos-cosmogonicos-iii-o-nascimento-do-mundo-segundo-israel/>. Acesso em: 28 abr. 2023./*ref*/OHLWEILER, Romulo. Tempos de diferença: ludicidade e tolerância no ensino de história através de jogos sobre mitos de origem. 2022. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/246546>. Acesso em: 30 nov. 2023./*ref*/PEEBLES, Phillip James Edwin. The Standard Cosmological Model. ArXiv, 1998. Disponível em: <https://arxiv.org/pdf/astro-ph/9806201.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2023./*ref*/RIBEIRO, Altimare Maíres. Modelos cosmológicos de energia escura: aspectos teóricos e vínculos observacionais. 2013. 88 f. Dissertação (Mestrado em Física) – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), 2013. Disponível em: <https://repositorio.unifei.edu.br/xmlui/handle/123456789/932>. Acesso em: 30 nov. 2023./*ref*/ROSENFELD, Rogério. A Cosmologia. Física na Escola, v. 6, n. 1, p. 31-37, 2005. Disponível em: <http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol6/Num1/cosmologia.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2023./*ref*/SAGAN, Carl. Pálido ponto azul: Uma visão do futuro da humanidade no espaço. São Paulo: Companhia das Letras, 2019./*ref*/SANTOS, Elisabete Figueroa dos; PINTO, Eliane Aparecida Toledo; CHIRINÉA, Andréia Melanda. A Lei nº 10.639/03 e o Epistemicídio: relações e embates. Educação & Realidade, v. 43, n. 3, p. 949–967, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edreal/a/JXQP9M8NVGb6cCFH4hZwgFC/?lang=pt&format=html#>. Acesso em: 30 nov. 2023./*ref*/SILVA, Caio Ricardo Faiad da et al. A análise do multiculturalismo no currículo de ciências: uma proposta de inserção da cosmogonia iorubá nos conteúdos de biologia e astronomia. Revista da ABPN, v. 10, Ed. Especial, p. 381-408, 2018. Disponível em: <https://abpnrevista.org.br/site/article/view/465/507>. Acesso em: 30 nov. 2023./*ref*/SILVA, Carolina Joana Sousa. O contributo dos conhecimentos prévios para a construção do conhecimento. 2014. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Minho, 2014. Disponível em: <https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/35806>. Acesso em: 30 nov. 2023./*ref*/SILVA, Edima Aranha. Evolução histórica do método científico: desafios e paradigmas para o século XXI. Revista Economia & Pesquisa, v. 3, n. 3, p. 109-118, 2001.Disponível em: <https://feata.edu.br/downloads/revistas/economiaepesquisa/v3_artigo07_evolucao.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2023./*ref*/SINGH, Simon. Big Bang. Rio de Janeiro: Record, 2006./*ref*/SKOLIMOSKI, Kellen Nunes; ZANETIC, João. Mitos de criação: modelos cosmogônicos de diferentes povos e suas semelhanças. Anais do II Simpósio Nacional de Educação em Astronomia (SNEA), São Paulo, 2012. Disponível em: <https://www.sab-astro.org.br/wp-content/uploads/2017/03/SNEA2012_TCO20.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2023./*ref*/SKOLIMOSKI, Kellen Nunes. Cosmologia na teoria e na prática: possibilidades e limitações no ensino. 2014. 251 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade de São Paulo, 2016. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-09042015-154106/pt-br.php>. Acesso em: 30 nov. 2023./*ref*/SANTOS, Vinicius. Viking é pop? Séries, filmes e até games: por que e como o povo escandinavo se tornou o novo queridinho da cultura pop? Rolling Stone, 5 de agosto de 2020. Disponível em: <https://rollingstone.uol.com.br/noticia/viking-e-pop-series-filmes-e-ate-games-por-que-e-como-o-povo-escandinavo-se-tornou-o-novo-queridinho-da-cultura-pop-analise/>. Acesso em: 30 nov. 2023./*ref*/SNOW, Charles Percy. As duas culturas e uma segunda leitura. São Paulo: EDUSP, 2015./*ref*/VÁZQUEZ, A. et al. Consensos sobre a Natureza da Ciência: A Ciência e a Tecnologia na Sociedade. Química Nova na Escola, n. 27, p. 34-50, 2008. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc27/07-ibero-6.pdf>. Acesso: 30 nov. 2021./*ref*/WAGA, Ioav. A expansão do universo. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 22, n. 2, p. 163-175, 2000. Disponível em: <http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/v22a29.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2023./*ref*/ZIMDAHL, Winfried. Big Bang & energia escura: problemas atuais da cosmologia. Cadernos de Astronomia, v. 2, n. 1, p. 106-114, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufes.br/astronomia/article/view/33624>. Acesso em: 30 nov. 2023.Direitos autorais 2024 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-02T20:24:48Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/1673Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2024-04-02T20:24:48Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COSMOGONIAS, COSMOLOGIA MODERNA E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA |
title |
COSMOGONIAS, COSMOLOGIA MODERNA E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA |
spellingShingle |
COSMOGONIAS, COSMOLOGIA MODERNA E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA Souza, Jonathan Campos |
title_short |
COSMOGONIAS, COSMOLOGIA MODERNA E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA |
title_full |
COSMOGONIAS, COSMOLOGIA MODERNA E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA |
title_fullStr |
COSMOGONIAS, COSMOLOGIA MODERNA E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA |
title_full_unstemmed |
COSMOGONIAS, COSMOLOGIA MODERNA E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA |
title_sort |
COSMOGONIAS, COSMOLOGIA MODERNA E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA |
author |
Souza, Jonathan Campos |
author_facet |
Souza, Jonathan Campos Teixeira, Ricardo Roberto Plaza |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Ricardo Roberto Plaza |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Jonathan Campos Teixeira, Ricardo Roberto Plaza |
description |
Este artigo objetiva examinar atividades educacionais que integraram conhecimentos sobre cosmogonias de diferentes culturas e o atual consenso científico na área da cosmologia. Estas ações ocorreram em outubro de 2023, no campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), na forma de três oficinas didáticas e de uma apresentação feita durante um minicurso de astronomia aberto ao público externo à comunidade do IFSP. Este é um trabalho, portanto, de pesquisa de natureza exploratória na área de ensino de ciências. Como forma de fundamentar o processo investigativo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, por meio de trabalhos acadêmicos encontrados pela ferramenta de busca do “Google Acadêmico”. Um questionário com diversas perguntas (tanto fechadas, quanto abertas), elaborado para compreender melhor as concepções dos presentes sobre os assuntos tratados, foi respondido por 70 participantes das ações educacionais implementadas. Tanto os conhecimentos sobre o modelo cosmológico padrão atual, quanto o estudo das cosmogonias desenvolvidas por diferentes culturas se destacaram como sendo temas de grande interesse dos participantes. A integração de saberes provenientes das ciências naturais e das ciências humanas, de modo interdisciplinar, se revelou como uma abordagem educacional promissora. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1673 10.22408/reva9020241673e-9009 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1673 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva9020241673e-9009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1673/1204 /*ref*/ALCÂNTARA, Patrícia Maria de Carvalho. Modelo Lambda-CDM emergente. 2017. 63 f. Dissertação (Mestrado em Física) – Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, 2017. Disponível em: <https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFRR-6_cbaff5e6961831a864b87044d9c669f5>. Acesso em: 30 nov. 2023. /*ref*/ARAÚJO, Diones Charles Costa de; VERDEAUX, Maria de Fátima da Silva; CARDOSO, Walmir Thomazi. Uma proposta para a inclusão de tópicos de astronomia indígena brasileira nas aulas de Física do Ensino Médio. Ciência & Educação, v. 23, n. 4, p. 1035-1054, 2017. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/154231223.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2023. /*ref*/BAGDONAS, Alexandre; ZANETIC, João; GURGEL, Ivã. Controvérsias sobre a natureza da ciência como enfoque curricular para o ensino da física: o ensino de história da cosmologia por meio de um jogo didático. Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência, v. 7, n. 2, p. 242-260, 2014. Disponível em: <https://www.sbhc.org.br/arquivo/download?ID_ARQUIVO=1960 >. Acesso em: 30 nov. 2023. /*ref*/BARI, Pasquale Di. Cosmology and the early universe. Boca Raton, Flórida, U.S.A.: CRC Press, 2018. /*ref*/BARROS, Vicente Pereira de; OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta. As diferentes culturas na educação em astronomia e seus significados em sala de aula. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 18, p. 103-118, 2014. Disponível em: <https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/203>. Acesso em: 30 nov. 2023. /*ref*/BATISTA, Carlos A. S.; PEDUZZI, Luiz O. Q. Aspectos da NdC Articulados com a História Conceitual da Astronomia, da Cosmologia e da Física: da Grécia Antiga ao nascimento da Ciência Moderna no século XVII. Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2021. Disponível em: <ttps://www.editorarealize.com.br/editora/anais/enpec/2021/TRABALHO_COMPLETO_EV155_MD1_SA103_ID278_30072021203257.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2023. /*ref*/BERNARDES, Adriana Oliveira. Das cosmologias antigas à teoria do universo eterno: uma experiencia de divulgação de astronomia realizada em colégio público do estado do Rio de Janeiro. Anais do III Congresso Nacional de Educação (CONEDU), Natal, RN, 2016. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2016/TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID3674_09062016124141.pdf> Acesso em: 30 nov. 2023. /*ref*/BOSCHI, Caio César. Por que estudar História? Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2019. /*ref*/BRYSON, Bill. Breve história de quase tudo. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. /*ref*/CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. São Paulo: Cultrix, 1997. /*ref*/CAMPBELL, Joseph; MOYERS, Bill. O poder do Mito. São Paulo: Palas Athena, 1991. /*ref*/CAMPOS, Marcio D’Olne. Saberes acadêmicos nas etnografias de saberes locais indisciplináveis: etno-matemática e outras etno-X. Revista de Educação Matemática, v. 18, n. Edição Especial, e021039, 2021. Disponível em: <https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/102>. Acesso em: 30 nov. 2023. /*ref*/CARDOSO, Ciro Flamarion de Santana. Aspectos da Cosmogonia e da Cosmografia Escandinavas. Revista de Estudos Celtas e Germânicos, v. 6, n.2, p. 32-48, 2006. Disponível em: <https://ppg.revistas.uema.br/index.php/brathair/article/view/557>. Acesso em: 30 nov. 2023. /*ref*/CASTOLDI, Rafael; POLINARSKI, Celso Aparecido. A Utilização de Recursos Didático-Pedagógicos na Motivação da Aprendizagem. Anais do I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2009. Disponível em: <https://atividadeparaeducacaoespecial.com/wp-content/uploads/2014/09/recursos-didatico-pedag%C3%B3gicos.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2023. /*ref*/CHIBENI, Silvio Seno. Algumas observações sobre o “método científico”. Notas de aula, 2006. Disponível em: <https://www.unicamp.br/~chibeni/textosdidaticos/metodocientifico.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2023. /*ref*/CHRISTIAN, David. Origens: Uma grande história de tudo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. /*ref*/COLLINGWOOD, Robin George. A ideia de história. Lisboa, Portugal: Editorial Presença, 1981. /*ref*/CUELLAR, Norma Constanza Castaño; OSORIO, Leidy Marcela Bravo. Cuidando da Vida a partir da Cosmogonia Indígena Amazônica: Implicações para o Ensino de Biologia como Prática Cultural. Revista Interdisciplinar de Educação Ambiental e Científica, v. 18, n. 3, e2281, 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.21601/ijese/12024>. Acesso em: 30 nov. 2023. /*ref*/CULLEN, Christopher. Joseph Needham on Chinese Astronomy. Past & Present, n. 87, p. 39-53, 1980. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/249236960_Joseph_Needham_on_chinese_astronomy>. Acesso em: 30 nov. 2023. /*ref*/ELIADE, Mircea. Mito e Realidade. São Paulo: Perspectiva, 1972. /*ref*/FRANCO, Gilciana Paulo. Religiões de matriz africana no Brasil: luta, resistência e sobrevivência. Sacrilegens, v. 18, n. 1, p. 30-46, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/sacrilegens/article/view/34154>. Acesso em: 30 nov. 2023. /*ref*/GARCIA, Caroline da Silva et al. “As coisas do céu”: etnoastronomia de uma comunidade indígena como subsídio para a proposta de um material paradidático. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 21, p. 7-30, 2016. Disponível em: <https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/231>. Acesso em: 30 nov. 2023. /*ref*/GLEISER, Marcelo. A dança do universo. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. /*ref*/GONÇALVES, Paula Cristina da Silva; HORVATH, Jorge Ernesto; BRETONES, Paulo Sergio. Levantamento de Recursos Didáticos para o ensino e aprendizagem de Cosmologia. Revista Brasileira de Ensino de Física, Brasil, v. 44, 2022. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbef/a/zHFXLqwKhdLfFqMr4shvGcb/>. Acesso em: 30 nov. 2023. /*ref*/GRAMSCI, Antonio. Concepção dialética da História. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966. /*ref*/HARVEY, Ailsa; HOWELL, Elizabeth. How many galaxies are there? Space.com, February 01, 2022. Disponível em: <https://www.space.com/25303-how-many-galaxies-are-in-the-universe.html>. Acesso em: 30 nov. 2023. /*ref*/HEAVENS, Alan. The Cosmological Model: an overview and an outlook. Journal of Physics: Conference Series, v. 120, 022001, 2008. Disponível em: <https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1742-6596/120/2/022001/pdf>. Acesso em: 30 nov. 2023. /*ref*/HOWELL, Elizabeth. How many stars are in the Milky Way? Space.com, February 11, 2022. Disponível em: <https://www.space.com/25959-how-many-stars-are-in-the-milky-way.html>. Acesso em: 30 nov. 2023. /*ref*/JAFELICE, L. C. Astronomia cultural nos ensinos fundamental e médio. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 19, p. 57-92, 2015. Disponível em: <https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/209>. Acesso em: 30 nov. 2023. /*ref*/JARDIM, Wagner Tadeu. A abordagem histórico-filosófica como caminho para se introduzir o estudo de Cosmologia no ensino. 2012. 223 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: <https://www.academia.edu/2442487/A_ABORDAGEM_HIST%C3%93RICO_FILOS%C3%93FICA_COMO_CAMINHO_PARA_SE_INTRODUZIR_O_ESTUDO_DE_COSMOLOGIA_NO_ENSINO>. Acesso em: 30 nov. 2023. /*ref*/JARRO, Bianca Aracely Lopes et al. Narrando mitologias indígenas: uma experiência em educação. International Studies - Coepta 3, n. 34, p. 189-202, 2020. Disponível em: <http://www.hottopos.com/isle34_35/189-202VasMitosF.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2023. /*ref*/JEANS, James H. Astronomy and Cosmogony. Cambridge, U. K.: Cambridge University Press, 1929. /*ref*/LIKERT, Rensis. A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology, n. 140, 1932. Disponível em: <https://legacy.voteview.com/pdf/Likert_1932.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2023. /*ref*/LONGHINI, Geni Daniela Núñez. Perspectivas indígenas antirracistas sobre o etnogenocídio: contribuições para o reflorestamento do imaginário. Psicologia & Sociedade, v. 35, p. e277101, 2023. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/psoc/a/FybYypjXJRVxDJFHd4vSv9j/?lang=pt#>. Acesso em: 30 nov. 2023. /*ref*/MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Zahar, 1997. /*ref*/MARTINS, João Marcelo Mesquita. Uma Visão Comparada sobre diferentes Cosmogonias. 2015. 162 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Interculturais) – Universidade do Minho, 2015. Disponível em: <https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/41516>. Acesso em: 30 nov. 2023. /*ref*/MARTINS, Milene Rodrigues; BUFFON, Alessandra Daniela; NEVES, Marcos Cesar Danhoni. A astronomia na antiguidade: um olhar sobre as contribuições chinesas, mesopotâmicas, egípcias e gregas. Revista Valore, v. 4, n. 1, p. 810-823, 2019. Disponível em: <https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/197/0>. Acesso em: 30 nov. 2023. /*ref*/MARTINS, Roberto de Andrade. O universo: teorias sobre sua origem e evolução. São Paulo: Editora Moderna, 1994. Disponível em: <https://www.ghtc.usp.br/Universo/>. Acesso em: 28 abr. 2023. /*ref*/NASCIMENTO, Solange Aparecida do; ABIB, Pedro Rodolpho Jungers. Cosmogonia africana: a resistência das religiões africanas na contemporaneidade. Revista Escritas, v. 8, n. 1, p. 88–106, 2016. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/2463>. Acesso em: 30 nov. 2023. /*ref*/NEEDHAM, Joseph. Science and Civilisation in China: Mathematics and the Sciences of the Heavens and the Earth (Volume 3). Cambridge, U.K.: Cambridge University Press, 1959. /*ref*/NOGUERA, Renato. Denegrindo a Filosofia: o pensamento como coreografia de conceitos afroperspectivista. Griot – Revista de Filosofia, v. 4, n. 2, 2011. Disponível em: <https://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/griot/article/view/500>. Acesso em: 30 nov.2023. /*ref*/NOVELLO, Mario. O que é Cosmologia? Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006. /*ref*/NOVELLO, Mario. Do Big Bang ao Universo eterno. Rio de Janeiro: Zahar, 2010. /*ref*/NOVELLO, Mario. Mitos cosmogônicos I – O mundo antes da criação (Egito antigo). Cosmos & Contexto, 2013a. Disponível em: <https://cosmosecontexto.org.br/mitos-cosmogonicos-i-o-mundo-antes-da-criacao-egito-antigo/>. Acesso em: 28 abr. 2023. /*ref*/NOVELLO, Mario. Mitos cosmogônicos II – O nascimento do mundo segundo Acádia. Cosmos & Contexto, 2013b. Disponível em: <https://cosmosecontexto.org.br/mitos-cosmogonicos-ii-o-nascimento-do-mundo-segundo-acadia/>. Acesso em: 28 abr. 2023. /*ref*/NOVELLO, Mario. Mitos cosmogônicos III – O nascimento do mundo segundo Israel. Cosmos & Contexto, 2013c. Disponível em: <https://cosmosecontexto.org.br/mitos-cosmogonicos-iii-o-nascimento-do-mundo-segundo-israel/>. Acesso em: 28 abr. 2023. /*ref*/OHLWEILER, Romulo. Tempos de diferença: ludicidade e tolerância no ensino de história através de jogos sobre mitos de origem. 2022. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/246546>. Acesso em: 30 nov. 2023. /*ref*/PEEBLES, Phillip James Edwin. The Standard Cosmological Model. ArXiv, 1998. Disponível em: <https://arxiv.org/pdf/astro-ph/9806201.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2023. /*ref*/RIBEIRO, Altimare Maíres. Modelos cosmológicos de energia escura: aspectos teóricos e vínculos observacionais. 2013. 88 f. Dissertação (Mestrado em Física) – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), 2013. Disponível em: <https://repositorio.unifei.edu.br/xmlui/handle/123456789/932>. Acesso em: 30 nov. 2023. /*ref*/ROSENFELD, Rogério. A Cosmologia. Física na Escola, v. 6, n. 1, p. 31-37, 2005. Disponível em: <http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol6/Num1/cosmologia.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2023. /*ref*/SAGAN, Carl. Pálido ponto azul: Uma visão do futuro da humanidade no espaço. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. /*ref*/SANTOS, Elisabete Figueroa dos; PINTO, Eliane Aparecida Toledo; CHIRINÉA, Andréia Melanda. A Lei nº 10.639/03 e o Epistemicídio: relações e embates. Educação & Realidade, v. 43, n. 3, p. 949–967, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edreal/a/JXQP9M8NVGb6cCFH4hZwgFC/?lang=pt&format=html#>. Acesso em: 30 nov. 2023. /*ref*/SILVA, Caio Ricardo Faiad da et al. A análise do multiculturalismo no currículo de ciências: uma proposta de inserção da cosmogonia iorubá nos conteúdos de biologia e astronomia. Revista da ABPN, v. 10, Ed. Especial, p. 381-408, 2018. Disponível em: <https://abpnrevista.org.br/site/article/view/465/507>. Acesso em: 30 nov. 2023. /*ref*/SILVA, Carolina Joana Sousa. O contributo dos conhecimentos prévios para a construção do conhecimento. 2014. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Minho, 2014. Disponível em: <https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/35806>. Acesso em: 30 nov. 2023. /*ref*/SILVA, Edima Aranha. Evolução histórica do método científico: desafios e paradigmas para o século XXI. Revista Economia & Pesquisa, v. 3, n. 3, p. 109-118, 2001.Disponível em: <https://feata.edu.br/downloads/revistas/economiaepesquisa/v3_artigo07_evolucao.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2023. /*ref*/SINGH, Simon. Big Bang. Rio de Janeiro: Record, 2006. /*ref*/SKOLIMOSKI, Kellen Nunes; ZANETIC, João. Mitos de criação: modelos cosmogônicos de diferentes povos e suas semelhanças. Anais do II Simpósio Nacional de Educação em Astronomia (SNEA), São Paulo, 2012. Disponível em: <https://www.sab-astro.org.br/wp-content/uploads/2017/03/SNEA2012_TCO20.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2023. /*ref*/SKOLIMOSKI, Kellen Nunes. Cosmologia na teoria e na prática: possibilidades e limitações no ensino. 2014. 251 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade de São Paulo, 2016. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-09042015-154106/pt-br.php>. Acesso em: 30 nov. 2023. /*ref*/SANTOS, Vinicius. Viking é pop? Séries, filmes e até games: por que e como o povo escandinavo se tornou o novo queridinho da cultura pop? Rolling Stone, 5 de agosto de 2020. Disponível em: <https://rollingstone.uol.com.br/noticia/viking-e-pop-series-filmes-e-ate-games-por-que-e-como-o-povo-escandinavo-se-tornou-o-novo-queridinho-da-cultura-pop-analise/>. Acesso em: 30 nov. 2023. /*ref*/SNOW, Charles Percy. As duas culturas e uma segunda leitura. São Paulo: EDUSP, 2015. /*ref*/VÁZQUEZ, A. et al. Consensos sobre a Natureza da Ciência: A Ciência e a Tecnologia na Sociedade. Química Nova na Escola, n. 27, p. 34-50, 2008. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc27/07-ibero-6.pdf>. Acesso: 30 nov. 2021. /*ref*/WAGA, Ioav. A expansão do universo. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 22, n. 2, p. 163-175, 2000. Disponível em: <http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/v22a29.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2023. /*ref*/ZIMDAHL, Winfried. Big Bang & energia escura: problemas atuais da cosmologia. Cadernos de Astronomia, v. 2, n. 1, p. 106-114, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufes.br/astronomia/article/view/33624>. Acesso em: 30 nov. 2023. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 9 (2024); e-9009 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva902024 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321569897906176 |