PERSPECTIVAS E IMPACTOS DO CONSUMO EXCESSIVO ASSOCIADO ÀS DESIGUALDADES RACIAIS uma proposta de conscientização e intervenção escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DE OLIVEIRA DIAS, FRANCISCA AUDERLÂNIA
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Domingos, Mykonn Conrado, SOUZA, AMANDA DA SILVA, ALVES DE FREITAS, ANA RAYSA, Duarte de Sousa, Vitória Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1598
Resumo: O debate partindo da instituição escolar é premente para se apontar meios que visem minorar os impactos negativos gerados pela mercantilização da infância e da juventude, tais como o consumismo, a obesidade, a violência, o materialismo excessivo e o desgaste das relações sociais e, ainda, a relação do consumismo dentro da população negra, que é uma temática que requer atenção na sociedade e, sobretudo, dentro da escola. O objetivo do presente projeto é refletir o consumismo à luz da análise dos condicionantes e consequências do consumo na atual conjuntura associado a questões raciais. Esta pesquisa trata-se de um trabalho de campo, estruturado pela realização de uma entrevista com a comunidade escolar em geral: estudantes, docentes, funcionários e pais, além de ações desenvolvidas pelos alunos como estratégia de conscientização da comunidade escolar. Através deste estudo, pode-se perceber que o consumismo é muitas vezes influenciado por mecanismos da internet e que há uma desigualdade quando relacionado à população negra. Por isso, abordar essas questões de forma holística é essencial para promover um ambiente mais equitativo e saudável.
id FASF_f22ec715ad77c40a3be8c95eb6182986
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/1598
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling PERSPECTIVAS E IMPACTOS DO CONSUMO EXCESSIVO ASSOCIADO ÀS DESIGUALDADES RACIAIS uma proposta de conscientização e intervenção escolarO debate partindo da instituição escolar é premente para se apontar meios que visem minorar os impactos negativos gerados pela mercantilização da infância e da juventude, tais como o consumismo, a obesidade, a violência, o materialismo excessivo e o desgaste das relações sociais e, ainda, a relação do consumismo dentro da população negra, que é uma temática que requer atenção na sociedade e, sobretudo, dentro da escola. O objetivo do presente projeto é refletir o consumismo à luz da análise dos condicionantes e consequências do consumo na atual conjuntura associado a questões raciais. Esta pesquisa trata-se de um trabalho de campo, estruturado pela realização de uma entrevista com a comunidade escolar em geral: estudantes, docentes, funcionários e pais, além de ações desenvolvidas pelos alunos como estratégia de conscientização da comunidade escolar. Através deste estudo, pode-se perceber que o consumismo é muitas vezes influenciado por mecanismos da internet e que há uma desigualdade quando relacionado à população negra. Por isso, abordar essas questões de forma holística é essencial para promover um ambiente mais equitativo e saudável.FaSFDE OLIVEIRA DIAS, FRANCISCA AUDERLÂNIADomingos, Mykonn ConradoSOUZA, AMANDA DA SILVAALVES DE FREITAS, ANA RAYSADuarte de Sousa, Vitória Maria2024-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/159810.22408/reva9020241598115-123Revista Valore; v. 9 (2024): Caderno Temático - Anais do SIAT & SERPRO; 115-1232526-043X2525-900810.22408/reva902024reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1598/1196/*ref*/ARAÚJO, Ariella Silva. A incorporação dos negros no mercado de trabalho: um estudo de 1930 a 1945. Araraquara: Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013. Disponível em: Acesso em 19 de agosto de 2023./*ref*/BAPTISTA, Felipe Villar. Educação no uso do cartão de crédito: proposição de um roadmap via análise multivariada. 2021./*ref*/BUZOLLO, Ana Beatriz Siqueira. Consumidor crítico: uma análise sobre suas decisões nas compras. 2021./*ref*/CORTEZ, ATC., and ORTIGOZA, SAG., orgs. Da produção ao consumo: impactos socioambientais no espaço urbano [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 146 p. ISBN 978-85-7983-007-5. Available from SciELO Books ./*ref*/FANON, Frantz. Pele negra máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008, p. 25 et seq/*ref*/GIGLIO, E. M. O comportamento do consumidor. 4. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010./*ref*/PEREZ, Clotilde. Há limites para o consumo?. Estação das Letras e Cores Editora, 2020./*ref*/PEREZ, Clotilde; TRINDADE, Eneus. Três dimensões para compreender as mediações comunicacionais do consumo na contemporaneidade. MATRIZes, v. 13, n. 3, p. 109-126, 2019./*ref*/SANTOS, Gislene Aparecida dos. A invenção do “ser negro”: um percurso das idéias que naturalizaram a inferioridade dos negros. São Paulo: Educ/Fapesp; rio de Janeiro: Pallas, 2005, p. 16-17./*ref*/SILVA, Marcela Martins et al. Comportamento do consumidor e intenção de compra de serviços hoteleiros: influência ao assistir vídeos na internet. Podium, v. 9, n. 2, p. 286-307, 2020./*ref*/ZAMBON, MARCELO SOCORRO; GIULIANI, ANTONIO CARLOS. Estudo sobre a compra por impulso no varejo por faixa etária e gênero: o caso de Jundiaí/SP. Revista Científica e-Locução, v. 1, n. 06, p. 27-27, 2014.Direitos autorais 2024 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-19T14:30:05Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/1598Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2024-01-19T14:30:05Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv PERSPECTIVAS E IMPACTOS DO CONSUMO EXCESSIVO ASSOCIADO ÀS DESIGUALDADES RACIAIS uma proposta de conscientização e intervenção escolar
title PERSPECTIVAS E IMPACTOS DO CONSUMO EXCESSIVO ASSOCIADO ÀS DESIGUALDADES RACIAIS uma proposta de conscientização e intervenção escolar
spellingShingle PERSPECTIVAS E IMPACTOS DO CONSUMO EXCESSIVO ASSOCIADO ÀS DESIGUALDADES RACIAIS uma proposta de conscientização e intervenção escolar
DE OLIVEIRA DIAS, FRANCISCA AUDERLÂNIA
title_short PERSPECTIVAS E IMPACTOS DO CONSUMO EXCESSIVO ASSOCIADO ÀS DESIGUALDADES RACIAIS uma proposta de conscientização e intervenção escolar
title_full PERSPECTIVAS E IMPACTOS DO CONSUMO EXCESSIVO ASSOCIADO ÀS DESIGUALDADES RACIAIS uma proposta de conscientização e intervenção escolar
title_fullStr PERSPECTIVAS E IMPACTOS DO CONSUMO EXCESSIVO ASSOCIADO ÀS DESIGUALDADES RACIAIS uma proposta de conscientização e intervenção escolar
title_full_unstemmed PERSPECTIVAS E IMPACTOS DO CONSUMO EXCESSIVO ASSOCIADO ÀS DESIGUALDADES RACIAIS uma proposta de conscientização e intervenção escolar
title_sort PERSPECTIVAS E IMPACTOS DO CONSUMO EXCESSIVO ASSOCIADO ÀS DESIGUALDADES RACIAIS uma proposta de conscientização e intervenção escolar
author DE OLIVEIRA DIAS, FRANCISCA AUDERLÂNIA
author_facet DE OLIVEIRA DIAS, FRANCISCA AUDERLÂNIA
Domingos, Mykonn Conrado
SOUZA, AMANDA DA SILVA
ALVES DE FREITAS, ANA RAYSA
Duarte de Sousa, Vitória Maria
author_role author
author2 Domingos, Mykonn Conrado
SOUZA, AMANDA DA SILVA
ALVES DE FREITAS, ANA RAYSA
Duarte de Sousa, Vitória Maria
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv DE OLIVEIRA DIAS, FRANCISCA AUDERLÂNIA
Domingos, Mykonn Conrado
SOUZA, AMANDA DA SILVA
ALVES DE FREITAS, ANA RAYSA
Duarte de Sousa, Vitória Maria
description O debate partindo da instituição escolar é premente para se apontar meios que visem minorar os impactos negativos gerados pela mercantilização da infância e da juventude, tais como o consumismo, a obesidade, a violência, o materialismo excessivo e o desgaste das relações sociais e, ainda, a relação do consumismo dentro da população negra, que é uma temática que requer atenção na sociedade e, sobretudo, dentro da escola. O objetivo do presente projeto é refletir o consumismo à luz da análise dos condicionantes e consequências do consumo na atual conjuntura associado a questões raciais. Esta pesquisa trata-se de um trabalho de campo, estruturado pela realização de uma entrevista com a comunidade escolar em geral: estudantes, docentes, funcionários e pais, além de ações desenvolvidas pelos alunos como estratégia de conscientização da comunidade escolar. Através deste estudo, pode-se perceber que o consumismo é muitas vezes influenciado por mecanismos da internet e que há uma desigualdade quando relacionado à população negra. Por isso, abordar essas questões de forma holística é essencial para promover um ambiente mais equitativo e saudável.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1598
10.22408/reva9020241598115-123
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1598
identifier_str_mv 10.22408/reva9020241598115-123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1598/1196
/*ref*/ARAÚJO, Ariella Silva. A incorporação dos negros no mercado de trabalho: um estudo de 1930 a 1945. Araraquara: Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013. Disponível em: Acesso em 19 de agosto de 2023.
/*ref*/BAPTISTA, Felipe Villar. Educação no uso do cartão de crédito: proposição de um roadmap via análise multivariada. 2021.
/*ref*/BUZOLLO, Ana Beatriz Siqueira. Consumidor crítico: uma análise sobre suas decisões nas compras. 2021.
/*ref*/CORTEZ, ATC., and ORTIGOZA, SAG., orgs. Da produção ao consumo: impactos socioambientais no espaço urbano [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 146 p. ISBN 978-85-7983-007-5. Available from SciELO Books .
/*ref*/FANON, Frantz. Pele negra máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008, p. 25 et seq
/*ref*/GIGLIO, E. M. O comportamento do consumidor. 4. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
/*ref*/PEREZ, Clotilde. Há limites para o consumo?. Estação das Letras e Cores Editora, 2020.
/*ref*/PEREZ, Clotilde; TRINDADE, Eneus. Três dimensões para compreender as mediações comunicacionais do consumo na contemporaneidade. MATRIZes, v. 13, n. 3, p. 109-126, 2019.
/*ref*/SANTOS, Gislene Aparecida dos. A invenção do “ser negro”: um percurso das idéias que naturalizaram a inferioridade dos negros. São Paulo: Educ/Fapesp; rio de Janeiro: Pallas, 2005, p. 16-17.
/*ref*/SILVA, Marcela Martins et al. Comportamento do consumidor e intenção de compra de serviços hoteleiros: influência ao assistir vídeos na internet. Podium, v. 9, n. 2, p. 286-307, 2020.
/*ref*/ZAMBON, MARCELO SOCORRO; GIULIANI, ANTONIO CARLOS. Estudo sobre a compra por impulso no varejo por faixa etária e gênero: o caso de Jundiaí/SP. Revista Científica e-Locução, v. 1, n. 06, p. 27-27, 2014.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 9 (2024): Caderno Temático - Anais do SIAT & SERPRO; 115-123
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva902024
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321569340063744