A ABORDAGEM DAS MACROTENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM LIVROS DIDÁTICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Regiane Matozo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Kataoka, Adriana Massaê, Suriani-Affonso, Ana Lucia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/922
Resumo: Sabendo-se que a Educação Ambiental (EA) é um tema transversal, e considerando que dependendo da realidade escolar os Livros Didáticos (LD) são os únicos recursos didáticos, torna-se interessante conhecer como os LD têm trabalhado ou não essa temática. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi investigar como a temática ambiental tem sido abordada nos LD de Ciências. Os LD foram avaliados por meio da análise de conteúdo, tendo como referencial as macrotendências de EA, sendo elas: conservadora, pragmática e crítica. Dessa forma, pôde-se perceber que nos LD há coexistência de tendências em um mesmo conteúdo abordando a temática ambiental, e na maioria das vezes, prevalece o aspecto conservador e pragmático.Palavras-chave: Ensino de ciências. Conservadorismo. Criticidade. Pragmatismo.
id FASF_f2488376c1e60071bed8066ae0d742d9
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/922
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling A ABORDAGEM DAS MACROTENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM LIVROS DIDÁTICOSSabendo-se que a Educação Ambiental (EA) é um tema transversal, e considerando que dependendo da realidade escolar os Livros Didáticos (LD) são os únicos recursos didáticos, torna-se interessante conhecer como os LD têm trabalhado ou não essa temática. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi investigar como a temática ambiental tem sido abordada nos LD de Ciências. Os LD foram avaliados por meio da análise de conteúdo, tendo como referencial as macrotendências de EA, sendo elas: conservadora, pragmática e crítica. Dessa forma, pôde-se perceber que nos LD há coexistência de tendências em um mesmo conteúdo abordando a temática ambiental, e na maioria das vezes, prevalece o aspecto conservador e pragmático.Palavras-chave: Ensino de ciências. Conservadorismo. Criticidade. Pragmatismo.FaSFFernandes, Regiane MatozoKataoka, Adriana MassaêSuriani-Affonso, Ana Lucia2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/92210.22408/reva6020219221518-1530Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1518-15302526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/922/695/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: edições, v./*ref*/, 2004./*ref*/BIZZO, N. Graves erros de conceito em livros didáticos/*ref*/de ciência. Ciência hoje, v. 21, n. 121, p. 26-35, 1996./*ref*/BRASIL. Lei 9795/99 - Política Nacional de Educação./*ref*/Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1999./*ref*/BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº/*ref*/de 15 de junho de 2012. Diretrizes Curriculares/*ref*/Nacionais para a Educação Ambiental. Diário Oficial/*ref*/da União, Brasília, DF, p. 1-7, 2012./*ref*/BRUGGER, P. Educação ou adestramento ambiental./*ref*/Coleção teses. Letras contemporâneas. Ilha de Santa/*ref*/Catarina: 1994./*ref*/CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a/*ref*/formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez,/*ref*//*ref*/CRESPO, S. Educar para a sustentabilidade: a educação/*ref*/ambiental no programa da agenda 21. In: NOAL, F.O.,/*ref*/REIGOTA, M., BARCELOS, V.H.L./*ref*/(Orgs.). Tendências da educação ambiental brasileira./*ref*/Santa Cruz do Sul: EDUNISC, p. 211-225. 1998./*ref*/DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas./*ref*/ed. São Paulo: Gaia, 2004./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 35 ed. Rio de/*ref*/Janeiro: Paz e Terra, 2003./*ref*/GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed./*ref*/São Paulo: Atlas, 2008./*ref*/GUIMARÃES, M. Educação ambiental crítica./*ref*/Identidades da educação ambiental brasileira./*ref*/Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004. p. 25-34./*ref*/LAYRARGUES, P. P. Conhecendo a educação/*ref*/ambiental brasileira. Identidades da educação/*ref*/ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio/*ref*/Ambiente, p. 7-12, 2004./*ref*/LAYRARGUES, P. P. Muito além da natureza:/*ref*/educação ambiental e reprodução social. In: NUNES, F./*ref*/G (org.). Pensamento complexo, dialética e educação/*ref*/ambiental. São Paulo: Cortez, p. 72-103, 2006./*ref*/LAYRARGUES, P. P. LIMA, G. F. C. Mapeando as/*ref*/macro-tendências político-pedagógicas da Educação/*ref*/Ambiental contemporânea no Brasil. In: VI Encontro/*ref*/Pesquisa e Educação Ambiental – EPEA. Anais... 2011./*ref*/LIMA, G. F. C. Educação, emancipação e/*ref*/sustentabilidade: em Defesa de uma pedagogia/*ref*/libertadora para a Educação ambiental. In: BRASIL./*ref*/Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação/*ref*/Ambiental. Identidades da educação ambiental/*ref*/brasileira. Brasília: MMA, Brasília, 2004./*ref*/LOUREIRO, C. F. B. Complexidade e dialética:/*ref*/contribuições à práxis política e emancipatória em/*ref*/educação ambiental. Educ. Soc., Campinas, v. 27, n. 94,/*ref*/p. 131-152, 2006./*ref*/LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental e “teorias/*ref*/críticas”. In: GUIMARÃES, M. (Org.). Caminhos da/*ref*/educação ambiental: da forma à ação. 3 ed. Campinas:/*ref*/Papirus, v. 1, p. 51-86, 2008,/*ref*/MARPICA, N. S. As questões em livros didáticos de/*ref*/diferentes disciplinas da quinta série do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação)./*ref*/Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade/*ref*/Federal de São Carlos, São Carlos, 2008./*ref*/MARPICA, N. S.; LOGAREZZI, A. J. M. Um panorama/*ref*/das pesquisas sobre livro didático e educação ambiental./*ref*/Ciência & Educação, v. 16, n. 1, p. 115-130, 2010./*ref*/MINAYO, M. S. O desafio do conhecimento:/*ref*/pesquisa qualitativa em saúde. 4. ed. São Paulo, 1996./*ref*/SANTOS, W. L. P.; CARNEIRO, M. H. S. Livro/*ref*/Didático de Ciências: Fonte de informação ou apostila de/*ref*/exercícios. Contexto e Educação: Ano, v. 21, p. 201-/*ref*/2006./*ref*/SILVA, S. N.; SOUZA, M. L. O tema ambiente no livro/*ref*/didático de biologia: uma análise de conteúdo de três/*ref*/unidades temáticas. In: VI Encontro Pesquisa em/*ref*/Educação Ambiental - EPEA. Anais... 2011./*ref*/SILVA, R. M.; TRIVELATO, S. L. F. Os livros/*ref*/didáticos de biologia do século XX. Encontro Nacional/*ref*/de Pesquisa em Educação em Ciências. Anais... v. 2,/*ref*//*ref*/SULEIMAN, M.; ZANCUL, M. C. S. Meio ambiente no/*ref*/ensino de ciências: análise de livros didáticos para os/*ref*/anos finais do ensino fundamental. Revista Eletrônica/*ref*/do Mestrado em Educação Ambiental, p. 289-303,/*ref*//*ref*/USBERCO, J.; SALVADOR, E.; MANUEL MARTINS,/*ref*/J.; SCHECHTMANN, E.; FERRER, L. C.; MARTIN/*ref*/VELLOSO, H. Companhia das ciências, 6º ano. São/*ref*/Paulo: Saraiva. 2012a./*ref*/USBERCO, J.; SALVADOR, E.; MANUEL MARTINS,/*ref*/J.; SCHECHTMANN, E.; FERRER, L. C.; MARTIN/*ref*/VELLOSO, H. Companhia das ciências, 7º ano. São/*ref*/Paulo: Saraiva. 2012b./*ref*/USBERCO, J.; SALVADOR, E.; MANUEL MARTINS,/*ref*/J.; SCHECHTMANN, E.; FERRER, L. C.; MARTIN/*ref*/VELLOSO, H. Companhia das ciências, 8º ano. São/*ref*/Paulo: Saraiva. 2012c./*ref*/USBERCO, J.; SALVADOR, E.; MANUEL MARTINS,/*ref*/J.; SCHECHTMANN, E.; FERRER, L. C.; MARTIN/*ref*/VELLOSO, H. Companhia das ciências, 9º ano. São/*ref*/Paulo: Saraiva. 2012d.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-21T17:39:38Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/922Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-07-21T17:39:38Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv A ABORDAGEM DAS MACROTENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM LIVROS DIDÁTICOS
title A ABORDAGEM DAS MACROTENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM LIVROS DIDÁTICOS
spellingShingle A ABORDAGEM DAS MACROTENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM LIVROS DIDÁTICOS
Fernandes, Regiane Matozo
title_short A ABORDAGEM DAS MACROTENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM LIVROS DIDÁTICOS
title_full A ABORDAGEM DAS MACROTENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM LIVROS DIDÁTICOS
title_fullStr A ABORDAGEM DAS MACROTENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM LIVROS DIDÁTICOS
title_full_unstemmed A ABORDAGEM DAS MACROTENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM LIVROS DIDÁTICOS
title_sort A ABORDAGEM DAS MACROTENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM LIVROS DIDÁTICOS
author Fernandes, Regiane Matozo
author_facet Fernandes, Regiane Matozo
Kataoka, Adriana Massaê
Suriani-Affonso, Ana Lucia
author_role author
author2 Kataoka, Adriana Massaê
Suriani-Affonso, Ana Lucia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Regiane Matozo
Kataoka, Adriana Massaê
Suriani-Affonso, Ana Lucia
description Sabendo-se que a Educação Ambiental (EA) é um tema transversal, e considerando que dependendo da realidade escolar os Livros Didáticos (LD) são os únicos recursos didáticos, torna-se interessante conhecer como os LD têm trabalhado ou não essa temática. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi investigar como a temática ambiental tem sido abordada nos LD de Ciências. Os LD foram avaliados por meio da análise de conteúdo, tendo como referencial as macrotendências de EA, sendo elas: conservadora, pragmática e crítica. Dessa forma, pôde-se perceber que nos LD há coexistência de tendências em um mesmo conteúdo abordando a temática ambiental, e na maioria das vezes, prevalece o aspecto conservador e pragmático.Palavras-chave: Ensino de ciências. Conservadorismo. Criticidade. Pragmatismo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/922
10.22408/reva6020219221518-1530
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/922
identifier_str_mv 10.22408/reva6020219221518-1530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/922/695
/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: edições, v.
/*ref*/, 2004.
/*ref*/BIZZO, N. Graves erros de conceito em livros didáticos
/*ref*/de ciência. Ciência hoje, v. 21, n. 121, p. 26-35, 1996.
/*ref*/BRASIL. Lei 9795/99 - Política Nacional de Educação.
/*ref*/Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1999.
/*ref*/BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº
/*ref*/de 15 de junho de 2012. Diretrizes Curriculares
/*ref*/Nacionais para a Educação Ambiental. Diário Oficial
/*ref*/da União, Brasília, DF, p. 1-7, 2012.
/*ref*/BRUGGER, P. Educação ou adestramento ambiental.
/*ref*/Coleção teses. Letras contemporâneas. Ilha de Santa
/*ref*/Catarina: 1994.
/*ref*/CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a
/*ref*/formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez,
/*ref*/
/*ref*/CRESPO, S. Educar para a sustentabilidade: a educação
/*ref*/ambiental no programa da agenda 21. In: NOAL, F.O.,
/*ref*/REIGOTA, M., BARCELOS, V.H.L.
/*ref*/(Orgs.). Tendências da educação ambiental brasileira.
/*ref*/Santa Cruz do Sul: EDUNISC, p. 211-225. 1998.
/*ref*/DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas.
/*ref*/ed. São Paulo: Gaia, 2004.
/*ref*/FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 35 ed. Rio de
/*ref*/Janeiro: Paz e Terra, 2003.
/*ref*/GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed.
/*ref*/São Paulo: Atlas, 2008.
/*ref*/GUIMARÃES, M. Educação ambiental crítica.
/*ref*/Identidades da educação ambiental brasileira.
/*ref*/Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004. p. 25-34.
/*ref*/LAYRARGUES, P. P. Conhecendo a educação
/*ref*/ambiental brasileira. Identidades da educação
/*ref*/ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio
/*ref*/Ambiente, p. 7-12, 2004.
/*ref*/LAYRARGUES, P. P. Muito além da natureza:
/*ref*/educação ambiental e reprodução social. In: NUNES, F.
/*ref*/G (org.). Pensamento complexo, dialética e educação
/*ref*/ambiental. São Paulo: Cortez, p. 72-103, 2006.
/*ref*/LAYRARGUES, P. P. LIMA, G. F. C. Mapeando as
/*ref*/macro-tendências político-pedagógicas da Educação
/*ref*/Ambiental contemporânea no Brasil. In: VI Encontro
/*ref*/Pesquisa e Educação Ambiental – EPEA. Anais... 2011.
/*ref*/LIMA, G. F. C. Educação, emancipação e
/*ref*/sustentabilidade: em Defesa de uma pedagogia
/*ref*/libertadora para a Educação ambiental. In: BRASIL.
/*ref*/Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação
/*ref*/Ambiental. Identidades da educação ambiental
/*ref*/brasileira. Brasília: MMA, Brasília, 2004.
/*ref*/LOUREIRO, C. F. B. Complexidade e dialética:
/*ref*/contribuições à práxis política e emancipatória em
/*ref*/educação ambiental. Educ. Soc., Campinas, v. 27, n. 94,
/*ref*/p. 131-152, 2006.
/*ref*/LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental e “teorias
/*ref*/críticas”. In: GUIMARÃES, M. (Org.). Caminhos da
/*ref*/educação ambiental: da forma à ação. 3 ed. Campinas:
/*ref*/Papirus, v. 1, p. 51-86, 2008,
/*ref*/MARPICA, N. S. As questões em livros didáticos de
/*ref*/diferentes disciplinas da quinta série do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação).
/*ref*/Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade
/*ref*/Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.
/*ref*/MARPICA, N. S.; LOGAREZZI, A. J. M. Um panorama
/*ref*/das pesquisas sobre livro didático e educação ambiental.
/*ref*/Ciência & Educação, v. 16, n. 1, p. 115-130, 2010.
/*ref*/MINAYO, M. S. O desafio do conhecimento:
/*ref*/pesquisa qualitativa em saúde. 4. ed. São Paulo, 1996.
/*ref*/SANTOS, W. L. P.; CARNEIRO, M. H. S. Livro
/*ref*/Didático de Ciências: Fonte de informação ou apostila de
/*ref*/exercícios. Contexto e Educação: Ano, v. 21, p. 201-
/*ref*/2006.
/*ref*/SILVA, S. N.; SOUZA, M. L. O tema ambiente no livro
/*ref*/didático de biologia: uma análise de conteúdo de três
/*ref*/unidades temáticas. In: VI Encontro Pesquisa em
/*ref*/Educação Ambiental - EPEA. Anais... 2011.
/*ref*/SILVA, R. M.; TRIVELATO, S. L. F. Os livros
/*ref*/didáticos de biologia do século XX. Encontro Nacional
/*ref*/de Pesquisa em Educação em Ciências. Anais... v. 2,
/*ref*/
/*ref*/SULEIMAN, M.; ZANCUL, M. C. S. Meio ambiente no
/*ref*/ensino de ciências: análise de livros didáticos para os
/*ref*/anos finais do ensino fundamental. Revista Eletrônica
/*ref*/do Mestrado em Educação Ambiental, p. 289-303,
/*ref*/
/*ref*/USBERCO, J.; SALVADOR, E.; MANUEL MARTINS,
/*ref*/J.; SCHECHTMANN, E.; FERRER, L. C.; MARTIN
/*ref*/VELLOSO, H. Companhia das ciências, 6º ano. São
/*ref*/Paulo: Saraiva. 2012a.
/*ref*/USBERCO, J.; SALVADOR, E.; MANUEL MARTINS,
/*ref*/J.; SCHECHTMANN, E.; FERRER, L. C.; MARTIN
/*ref*/VELLOSO, H. Companhia das ciências, 7º ano. São
/*ref*/Paulo: Saraiva. 2012b.
/*ref*/USBERCO, J.; SALVADOR, E.; MANUEL MARTINS,
/*ref*/J.; SCHECHTMANN, E.; FERRER, L. C.; MARTIN
/*ref*/VELLOSO, H. Companhia das ciências, 8º ano. São
/*ref*/Paulo: Saraiva. 2012c.
/*ref*/USBERCO, J.; SALVADOR, E.; MANUEL MARTINS,
/*ref*/J.; SCHECHTMANN, E.; FERRER, L. C.; MARTIN
/*ref*/VELLOSO, H. Companhia das ciências, 9º ano. São
/*ref*/Paulo: Saraiva. 2012d.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1518-1530
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva602021
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321574960431104