MODOS DE (RE)PENSAR A EXPERIMENTAÇÃO E SEUS ENSINOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fary, Bruna Adriane
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Polizel, Alexandre Luiz, Oliveira, Moisés Alves de, Savioli, Angela Marta Pereira das Dores
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/805
Resumo: Esse texto tem por objetivo levantar considerações acerca de: “Como pensar o papel da experimentação nos ensinos de ciências/químicas nas Pedagogias Tradicional, Crítica e Pós-Crítica?”. Para isso, organizamos o texto em três eixos de análise: a) Uma experiência tradicional, no qual levantamos indagações de uma perspectiva tradicionalista de pensar a experimentação; b) Críticas as experimentações e/ou experimentações críticas?, no qual refletimos os potenciais éticos, políticos e conceituais dos processos experimentais; e c) Como experimentar após a crítica?, perspectivas contemporâneas dos modos de experienciar.Palavras chave: Ensino de Química. Ensino de Ciências.  Aulas Experimentais.
id FASF_f4e9a98fe009fb9187392bb8b0cd583b
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/805
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling MODOS DE (RE)PENSAR A EXPERIMENTAÇÃO E SEUS ENSINOSEsse texto tem por objetivo levantar considerações acerca de: “Como pensar o papel da experimentação nos ensinos de ciências/químicas nas Pedagogias Tradicional, Crítica e Pós-Crítica?”. Para isso, organizamos o texto em três eixos de análise: a) Uma experiência tradicional, no qual levantamos indagações de uma perspectiva tradicionalista de pensar a experimentação; b) Críticas as experimentações e/ou experimentações críticas?, no qual refletimos os potenciais éticos, políticos e conceituais dos processos experimentais; e c) Como experimentar após a crítica?, perspectivas contemporâneas dos modos de experienciar.Palavras chave: Ensino de Química. Ensino de Ciências.  Aulas Experimentais.FaSFFary, Bruna AdrianePolizel, Alexandre LuizOliveira, Moisés Alves deSavioli, Angela Marta Pereira das Dores2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/80510.22408/reva602021805263-276Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 263-2762526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/805/558/*ref*/ARAUJO, Mauro Sérgio Teixeira; ABIB, Maria Lúcia Vital dos Santos. Atividades experimentais no ensino de física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Rev. Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 2, p. 176-194, 2003./*ref*/BENITE, Anna M. Canavarro, et al. Ensino de Química e a ciência de matriz africana: uma discussão sobre as propriedades metálicas. Rev. Química e sociedade, v. 39, n. 2, p. 131-141, 2017./*ref*/BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online], n.19, pp.20-28, 2002./*ref*/CARDOSO, Gabriel Publiese. Gênero da ciência: reflexões sobre a teoria ator-rede e a perspectiva feminista. Mediações – Revista de ciências sociais, v.20, n.1, 2015, p.69-88./*ref*/DIAS, Natália; MARQUES, Paloma; MESQUITA, Lucas; DONÁ, Carolina; ROSALEN, Marilena. Avaliação escolar: um estudo no ensino de ciências naturais e suas áreas. Cadernos de Educação – reflexões e debates, v. 16, n.32, 2017, p. 89-105./*ref*/FARY, Bruna Adriane; OLIVEIRA, Moises Alves. Uma forma de espanto – pensando uma aula de química com o seriado televisivo Breaking Bad. Actio: Docência em Ciências, v.3, n.1, 2018, p. 167-183./*ref*/FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996./*ref*/GIORDAN, Marcelo. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química Nova na Escola. n. 10, 43-49, 1999./*ref*/GIROUX, Henry. Memória e Pedagogia no maravilhoso Mundo da Disney. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma Introdução aos Estudos Culturais em Educação. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2013, p. 83-100./*ref*/JESUS, Yasmin Lima; LOPES, Edinéia Tavares; COSTA, Emmanoel Vilaça. Descobrindo as ciências na cultura indígena: Pinturas corporais. Revista Curía: Múltiplos saberes, v. 1, n.1, p. 1-6, 2015./*ref*/LATOUR, Bruno. Give me a laboratory and I will raise the World. In: KNORR-CETINA, Karin; MULKAY, Michel Joseph (Orgs). Science Observed: perpectives on the Social Studies of Science. Londres: Sage, 1983. p. 141-170./*ref*/OLIVEIRA, Moises Alves. Alfabetização cientifica no clube de ciências do ensino fundamental: uma questão de inscrição. Rev. Ensaio, v.12, n.2, 2010, p. 11-26./*ref*/__________. Estudos de laboratórios no ensino médio a partir de Bruno Latour. Educação & Realidade, n.31, v.1, 2006, p.163-182./*ref*/PINHEIRO, Paulo Cesar; GIORDAN, Marcelo. O preparo do sabão de cinzas em minas gerais, brasil: do status de Etnociência à sua mediação para a sala de aula utilizando um Sistema hipermídia etnográfico. Investigações em Ensino de Ciências. V.15, (2), pp. 355-383, 2010./*ref*/SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte, Autêntica, 2 ed, 2002./*ref*/SILVA, Roberto Ribeiro da; MACHADO, Patrícia Fernandes Lootens; TUNES, Elizabeth. Experimentar Sem Medo de Errar. In: SANTOS, Wildson Luiz P. dos; MALDANER, Otavio Aloisio; MACHADO, Patrícia Fernandes Lootens (Orgs). Ensino de Química em Foco. Ijuí: Ed. Unijuí. 2ed, 2019. p. 195-216./*ref*/SOENTGEN, Jens; HILBERT, Klaus. A química dos povos indígenas na América do Sul. Química nova, v. 39, n. 9, p. 1141-1150, 2016./*ref*/SUART, Rita de Cassia.; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro.; LAMAS, Maria Fernanda Penteado. A estratégia “Laboratório Aberto” para a Construção do Conceito de Temperatura de ebulição e a Manifestação de Habilidades Cognitivas. Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, p. 200-207, 2010./*ref*/TATSCH, Fabiano Rosa. (Trans)Química: Ensino, abordagens, desafios e possibilidades. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Química, Porto Alegre, 2018. 56 f.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:12Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/805Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:12Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv MODOS DE (RE)PENSAR A EXPERIMENTAÇÃO E SEUS ENSINOS
title MODOS DE (RE)PENSAR A EXPERIMENTAÇÃO E SEUS ENSINOS
spellingShingle MODOS DE (RE)PENSAR A EXPERIMENTAÇÃO E SEUS ENSINOS
Fary, Bruna Adriane
title_short MODOS DE (RE)PENSAR A EXPERIMENTAÇÃO E SEUS ENSINOS
title_full MODOS DE (RE)PENSAR A EXPERIMENTAÇÃO E SEUS ENSINOS
title_fullStr MODOS DE (RE)PENSAR A EXPERIMENTAÇÃO E SEUS ENSINOS
title_full_unstemmed MODOS DE (RE)PENSAR A EXPERIMENTAÇÃO E SEUS ENSINOS
title_sort MODOS DE (RE)PENSAR A EXPERIMENTAÇÃO E SEUS ENSINOS
author Fary, Bruna Adriane
author_facet Fary, Bruna Adriane
Polizel, Alexandre Luiz
Oliveira, Moisés Alves de
Savioli, Angela Marta Pereira das Dores
author_role author
author2 Polizel, Alexandre Luiz
Oliveira, Moisés Alves de
Savioli, Angela Marta Pereira das Dores
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fary, Bruna Adriane
Polizel, Alexandre Luiz
Oliveira, Moisés Alves de
Savioli, Angela Marta Pereira das Dores
description Esse texto tem por objetivo levantar considerações acerca de: “Como pensar o papel da experimentação nos ensinos de ciências/químicas nas Pedagogias Tradicional, Crítica e Pós-Crítica?”. Para isso, organizamos o texto em três eixos de análise: a) Uma experiência tradicional, no qual levantamos indagações de uma perspectiva tradicionalista de pensar a experimentação; b) Críticas as experimentações e/ou experimentações críticas?, no qual refletimos os potenciais éticos, políticos e conceituais dos processos experimentais; e c) Como experimentar após a crítica?, perspectivas contemporâneas dos modos de experienciar.Palavras chave: Ensino de Química. Ensino de Ciências.  Aulas Experimentais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/805
10.22408/reva602021805263-276
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/805
identifier_str_mv 10.22408/reva602021805263-276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/805/558
/*ref*/ARAUJO, Mauro Sérgio Teixeira; ABIB, Maria Lúcia Vital dos Santos. Atividades experimentais no ensino de física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Rev. Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 2, p. 176-194, 2003.
/*ref*/BENITE, Anna M. Canavarro, et al. Ensino de Química e a ciência de matriz africana: uma discussão sobre as propriedades metálicas. Rev. Química e sociedade, v. 39, n. 2, p. 131-141, 2017.
/*ref*/BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online], n.19, pp.20-28, 2002.
/*ref*/CARDOSO, Gabriel Publiese. Gênero da ciência: reflexões sobre a teoria ator-rede e a perspectiva feminista. Mediações – Revista de ciências sociais, v.20, n.1, 2015, p.69-88.
/*ref*/DIAS, Natália; MARQUES, Paloma; MESQUITA, Lucas; DONÁ, Carolina; ROSALEN, Marilena. Avaliação escolar: um estudo no ensino de ciências naturais e suas áreas. Cadernos de Educação – reflexões e debates, v. 16, n.32, 2017, p. 89-105.
/*ref*/FARY, Bruna Adriane; OLIVEIRA, Moises Alves. Uma forma de espanto – pensando uma aula de química com o seriado televisivo Breaking Bad. Actio: Docência em Ciências, v.3, n.1, 2018, p. 167-183.
/*ref*/FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
/*ref*/GIORDAN, Marcelo. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química Nova na Escola. n. 10, 43-49, 1999.
/*ref*/GIROUX, Henry. Memória e Pedagogia no maravilhoso Mundo da Disney. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma Introdução aos Estudos Culturais em Educação. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2013, p. 83-100.
/*ref*/JESUS, Yasmin Lima; LOPES, Edinéia Tavares; COSTA, Emmanoel Vilaça. Descobrindo as ciências na cultura indígena: Pinturas corporais. Revista Curía: Múltiplos saberes, v. 1, n.1, p. 1-6, 2015.
/*ref*/LATOUR, Bruno. Give me a laboratory and I will raise the World. In: KNORR-CETINA, Karin; MULKAY, Michel Joseph (Orgs). Science Observed: perpectives on the Social Studies of Science. Londres: Sage, 1983. p. 141-170.
/*ref*/OLIVEIRA, Moises Alves. Alfabetização cientifica no clube de ciências do ensino fundamental: uma questão de inscrição. Rev. Ensaio, v.12, n.2, 2010, p. 11-26.
/*ref*/__________. Estudos de laboratórios no ensino médio a partir de Bruno Latour. Educação & Realidade, n.31, v.1, 2006, p.163-182.
/*ref*/PINHEIRO, Paulo Cesar; GIORDAN, Marcelo. O preparo do sabão de cinzas em minas gerais, brasil: do status de Etnociência à sua mediação para a sala de aula utilizando um Sistema hipermídia etnográfico. Investigações em Ensino de Ciências. V.15, (2), pp. 355-383, 2010.
/*ref*/SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte, Autêntica, 2 ed, 2002.
/*ref*/SILVA, Roberto Ribeiro da; MACHADO, Patrícia Fernandes Lootens; TUNES, Elizabeth. Experimentar Sem Medo de Errar. In: SANTOS, Wildson Luiz P. dos; MALDANER, Otavio Aloisio; MACHADO, Patrícia Fernandes Lootens (Orgs). Ensino de Química em Foco. Ijuí: Ed. Unijuí. 2ed, 2019. p. 195-216.
/*ref*/SOENTGEN, Jens; HILBERT, Klaus. A química dos povos indígenas na América do Sul. Química nova, v. 39, n. 9, p. 1141-1150, 2016.
/*ref*/SUART, Rita de Cassia.; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro.; LAMAS, Maria Fernanda Penteado. A estratégia “Laboratório Aberto” para a Construção do Conceito de Temperatura de ebulição e a Manifestação de Habilidades Cognitivas. Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, p. 200-207, 2010.
/*ref*/TATSCH, Fabiano Rosa. (Trans)Química: Ensino, abordagens, desafios e possibilidades. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Química, Porto Alegre, 2018. 56 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 263-276
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva602021
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321574963576832