INTERVENÇÕES DIALÓGICAS NO TRABALHO COM PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Tainá Mani
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Alves, Priscila Pires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/409
Resumo: O autismo se caracteriza por modos de comunicação e interação que se diferenciam do que se define como desenvolvimento típico. Compreender o que é próprio da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), torna-se um desafio paras as práticas e terapêuticas contemporâneas. Nesse contexto, a Gestalt-terapia, revela-se como uma importante abordagem cuja intervenção visa ampliar o entendimento das relações dinâmicas no campo da pessoa e seu mundo. Conhecer e explorar outras possibilidades de se abrir para o contato e interação é um dos convites que a pessoa com TEA nos faz. A intervenção proposta pela perspectiva dialógica em Gestalt-terapia, releva as diferentes formas de expressão e comunicação possíveis, bem como suas idiossincrasias e formas de Estar-No-Mundo.Palavras-chave: Autismo. Dialogia. Interação.
id FASF_fb7fc2c5b362a3b8ba428d02751834ce
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/409
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling INTERVENÇÕES DIALÓGICAS NO TRABALHO COM PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTAO autismo se caracteriza por modos de comunicação e interação que se diferenciam do que se define como desenvolvimento típico. Compreender o que é próprio da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), torna-se um desafio paras as práticas e terapêuticas contemporâneas. Nesse contexto, a Gestalt-terapia, revela-se como uma importante abordagem cuja intervenção visa ampliar o entendimento das relações dinâmicas no campo da pessoa e seu mundo. Conhecer e explorar outras possibilidades de se abrir para o contato e interação é um dos convites que a pessoa com TEA nos faz. A intervenção proposta pela perspectiva dialógica em Gestalt-terapia, releva as diferentes formas de expressão e comunicação possíveis, bem como suas idiossincrasias e formas de Estar-No-Mundo.Palavras-chave: Autismo. Dialogia. Interação.FaSFAlmeida, Tainá ManiAlves, Priscila Pires2020-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/40910.22408/reva502020409171-180Revista Valore; v. 5 (2020): Caderno Temático - I Encontro Nacional do NARREM - Narrativas Emancipatórias de si e da Realidade: Foco Nas Pessoas com Necessidades Especiais e/ou Risco Social; 171-1802526-043X2525-900810.22408/reva502020reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/409/313/*ref*/ALVES, P. P.; SOUZA, P. P. M. (2016). Dialogando sobre o autismo e seus reflexos na família: Contribuições da perspectiva dialógica. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, Lisboa, v. 5, n. 1, p.223-230./*ref*/AMESCUA, G. (1999). Autismo na teoria Gestalt: em direção a uma teoria Gestalt da personalidade. Gestalt Review, South Wellfleet, v. 3, n. 3.226-238./*ref*/ARENDT, Ronald; MORAES, Marcia; TSALLIS, Alexandra. Por uma psicologia não moderna: o PesquisarCOM como prática meso-politica. Estud. pesqui. psicol., Rio de Janeiro, v. 15, n. spe, p. 1143-1159, 2015./*ref*/BUBER, M. (1958). Hassidism and modern man. New York: Horizon Press./*ref*/_________. (1965). Daniel, dialogues on realization. New York: McGrawHill Book/*ref*/_________ . (1988). The Knowledge of Man: Selected Essays. Humanity Books/*ref*/_________. (2004). Between Man and Man. New York: Routledge./*ref*/FONSECA, M.E.G. (2001). Autismo. São Carlos: CEDAP./*ref*/FREIRE, Paulo. (2001). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra./*ref*/MONTEIRO, A.C.L. (2014). O Caminho da Narrativa: Construções Temporais de Constituição da Vida. In Prestrelo , E.T & Quadros , L.T (Eds), O Tempo e a Escuta da Vida: Configurações gestálticas e práticas contemporâneas (pp. 109-129). Rio de Janeiro : Quartet./*ref*/Organização das Nações Unidas.(2017).OMS afirma que autismo afetauma em cada 160 crianças no mundo. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2017/04/1581881-oms-afirma-que-autismo-afeta-uma-em-cada-160-criancas-no-mundo. Acesso em: 20 Maio. 2019./*ref*/ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. (1993). Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10: Descrições Clínicas e Diretrizes Diagnósticas. Porto Alegre: Artmed./*ref*/SOLOMON, A, (2013). Longe da árvore. São Paulo: Companhia das Letras./*ref*/TAMANAHA, A.C; PERISSINOTO, J; CHIARI, B.M. Uma breve revisão histórica sobre a construção dos conceitos de Autismo Infantil e da Síndrome de Asperger. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. São Paulo, v. 13, n. 3, p; 296-299, jul. 2008.Direitos autorais 2020 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-07T22:44:58Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/409Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2020-01-07T22:44:58Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERVENÇÕES DIALÓGICAS NO TRABALHO COM PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
title INTERVENÇÕES DIALÓGICAS NO TRABALHO COM PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
spellingShingle INTERVENÇÕES DIALÓGICAS NO TRABALHO COM PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Almeida, Tainá Mani
title_short INTERVENÇÕES DIALÓGICAS NO TRABALHO COM PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
title_full INTERVENÇÕES DIALÓGICAS NO TRABALHO COM PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
title_fullStr INTERVENÇÕES DIALÓGICAS NO TRABALHO COM PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
title_full_unstemmed INTERVENÇÕES DIALÓGICAS NO TRABALHO COM PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
title_sort INTERVENÇÕES DIALÓGICAS NO TRABALHO COM PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
author Almeida, Tainá Mani
author_facet Almeida, Tainá Mani
Alves, Priscila Pires
author_role author
author2 Alves, Priscila Pires
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Tainá Mani
Alves, Priscila Pires
description O autismo se caracteriza por modos de comunicação e interação que se diferenciam do que se define como desenvolvimento típico. Compreender o que é próprio da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), torna-se um desafio paras as práticas e terapêuticas contemporâneas. Nesse contexto, a Gestalt-terapia, revela-se como uma importante abordagem cuja intervenção visa ampliar o entendimento das relações dinâmicas no campo da pessoa e seu mundo. Conhecer e explorar outras possibilidades de se abrir para o contato e interação é um dos convites que a pessoa com TEA nos faz. A intervenção proposta pela perspectiva dialógica em Gestalt-terapia, releva as diferentes formas de expressão e comunicação possíveis, bem como suas idiossincrasias e formas de Estar-No-Mundo.Palavras-chave: Autismo. Dialogia. Interação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/409
10.22408/reva502020409171-180
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/409
identifier_str_mv 10.22408/reva502020409171-180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/409/313
/*ref*/ALVES, P. P.; SOUZA, P. P. M. (2016). Dialogando sobre o autismo e seus reflexos na família: Contribuições da perspectiva dialógica. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, Lisboa, v. 5, n. 1, p.223-230.
/*ref*/AMESCUA, G. (1999). Autismo na teoria Gestalt: em direção a uma teoria Gestalt da personalidade. Gestalt Review, South Wellfleet, v. 3, n. 3.226-238.
/*ref*/ARENDT, Ronald; MORAES, Marcia; TSALLIS, Alexandra. Por uma psicologia não moderna: o PesquisarCOM como prática meso-politica. Estud. pesqui. psicol., Rio de Janeiro, v. 15, n. spe, p. 1143-1159, 2015.
/*ref*/BUBER, M. (1958). Hassidism and modern man. New York: Horizon Press.
/*ref*/_________. (1965). Daniel, dialogues on realization. New York: McGrawHill Book
/*ref*/_________ . (1988). The Knowledge of Man: Selected Essays. Humanity Books
/*ref*/_________. (2004). Between Man and Man. New York: Routledge.
/*ref*/FONSECA, M.E.G. (2001). Autismo. São Carlos: CEDAP.
/*ref*/FREIRE, Paulo. (2001). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.
/*ref*/MONTEIRO, A.C.L. (2014). O Caminho da Narrativa: Construções Temporais de Constituição da Vida. In Prestrelo , E.T & Quadros , L.T (Eds), O Tempo e a Escuta da Vida: Configurações gestálticas e práticas contemporâneas (pp. 109-129). Rio de Janeiro : Quartet.
/*ref*/Organização das Nações Unidas.(2017).OMS afirma que autismo afetauma em cada 160 crianças no mundo. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2017/04/1581881-oms-afirma-que-autismo-afeta-uma-em-cada-160-criancas-no-mundo. Acesso em: 20 Maio. 2019.
/*ref*/ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. (1993). Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10: Descrições Clínicas e Diretrizes Diagnósticas. Porto Alegre: Artmed.
/*ref*/SOLOMON, A, (2013). Longe da árvore. São Paulo: Companhia das Letras.
/*ref*/TAMANAHA, A.C; PERISSINOTO, J; CHIARI, B.M. Uma breve revisão histórica sobre a construção dos conceitos de Autismo Infantil e da Síndrome de Asperger. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. São Paulo, v. 13, n. 3, p; 296-299, jul. 2008.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 5 (2020): Caderno Temático - I Encontro Nacional do NARREM - Narrativas Emancipatórias de si e da Realidade: Foco Nas Pessoas com Necessidades Especiais e/ou Risco Social; 171-180
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva502020
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321571450847232