INTERVENÇÕES DIALÓGICAS NO TRABALHO COM PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/409 |
Resumo: | O autismo se caracteriza por modos de comunicação e interação que se diferenciam do que se define como desenvolvimento típico. Compreender o que é próprio da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), torna-se um desafio paras as práticas e terapêuticas contemporâneas. Nesse contexto, a Gestalt-terapia, revela-se como uma importante abordagem cuja intervenção visa ampliar o entendimento das relações dinâmicas no campo da pessoa e seu mundo. Conhecer e explorar outras possibilidades de se abrir para o contato e interação é um dos convites que a pessoa com TEA nos faz. A intervenção proposta pela perspectiva dialógica em Gestalt-terapia, releva as diferentes formas de expressão e comunicação possíveis, bem como suas idiossincrasias e formas de Estar-No-Mundo.Palavras-chave: Autismo. Dialogia. Interação. |
id |
FASF_fb7fc2c5b362a3b8ba428d02751834ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/409 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERVENÇÕES DIALÓGICAS NO TRABALHO COM PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTAO autismo se caracteriza por modos de comunicação e interação que se diferenciam do que se define como desenvolvimento típico. Compreender o que é próprio da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), torna-se um desafio paras as práticas e terapêuticas contemporâneas. Nesse contexto, a Gestalt-terapia, revela-se como uma importante abordagem cuja intervenção visa ampliar o entendimento das relações dinâmicas no campo da pessoa e seu mundo. Conhecer e explorar outras possibilidades de se abrir para o contato e interação é um dos convites que a pessoa com TEA nos faz. A intervenção proposta pela perspectiva dialógica em Gestalt-terapia, releva as diferentes formas de expressão e comunicação possíveis, bem como suas idiossincrasias e formas de Estar-No-Mundo.Palavras-chave: Autismo. Dialogia. Interação.FaSFAlmeida, Tainá ManiAlves, Priscila Pires2020-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/40910.22408/reva502020409171-180Revista Valore; v. 5 (2020): Caderno Temático - I Encontro Nacional do NARREM - Narrativas Emancipatórias de si e da Realidade: Foco Nas Pessoas com Necessidades Especiais e/ou Risco Social; 171-1802526-043X2525-900810.22408/reva502020reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/409/313/*ref*/ALVES, P. P.; SOUZA, P. P. M. (2016). Dialogando sobre o autismo e seus reflexos na família: Contribuições da perspectiva dialógica. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, Lisboa, v. 5, n. 1, p.223-230./*ref*/AMESCUA, G. (1999). Autismo na teoria Gestalt: em direção a uma teoria Gestalt da personalidade. Gestalt Review, South Wellfleet, v. 3, n. 3.226-238./*ref*/ARENDT, Ronald; MORAES, Marcia; TSALLIS, Alexandra. Por uma psicologia não moderna: o PesquisarCOM como prática meso-politica. Estud. pesqui. psicol., Rio de Janeiro, v. 15, n. spe, p. 1143-1159, 2015./*ref*/BUBER, M. (1958). Hassidism and modern man. New York: Horizon Press./*ref*/_________. (1965). Daniel, dialogues on realization. New York: McGrawHill Book/*ref*/_________ . (1988). The Knowledge of Man: Selected Essays. Humanity Books/*ref*/_________. (2004). Between Man and Man. New York: Routledge./*ref*/FONSECA, M.E.G. (2001). Autismo. São Carlos: CEDAP./*ref*/FREIRE, Paulo. (2001). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra./*ref*/MONTEIRO, A.C.L. (2014). O Caminho da Narrativa: Construções Temporais de Constituição da Vida. In Prestrelo , E.T & Quadros , L.T (Eds), O Tempo e a Escuta da Vida: Configurações gestálticas e práticas contemporâneas (pp. 109-129). Rio de Janeiro : Quartet./*ref*/Organização das Nações Unidas.(2017).OMS afirma que autismo afetauma em cada 160 crianças no mundo. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2017/04/1581881-oms-afirma-que-autismo-afeta-uma-em-cada-160-criancas-no-mundo. Acesso em: 20 Maio. 2019./*ref*/ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. (1993). Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10: Descrições Clínicas e Diretrizes Diagnósticas. Porto Alegre: Artmed./*ref*/SOLOMON, A, (2013). Longe da árvore. São Paulo: Companhia das Letras./*ref*/TAMANAHA, A.C; PERISSINOTO, J; CHIARI, B.M. Uma breve revisão histórica sobre a construção dos conceitos de Autismo Infantil e da Síndrome de Asperger. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. São Paulo, v. 13, n. 3, p; 296-299, jul. 2008.Direitos autorais 2020 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-07T22:44:58Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/409Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2020-01-07T22:44:58Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERVENÇÕES DIALÓGICAS NO TRABALHO COM PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA |
title |
INTERVENÇÕES DIALÓGICAS NO TRABALHO COM PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA |
spellingShingle |
INTERVENÇÕES DIALÓGICAS NO TRABALHO COM PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA Almeida, Tainá Mani |
title_short |
INTERVENÇÕES DIALÓGICAS NO TRABALHO COM PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA |
title_full |
INTERVENÇÕES DIALÓGICAS NO TRABALHO COM PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA |
title_fullStr |
INTERVENÇÕES DIALÓGICAS NO TRABALHO COM PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA |
title_full_unstemmed |
INTERVENÇÕES DIALÓGICAS NO TRABALHO COM PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA |
title_sort |
INTERVENÇÕES DIALÓGICAS NO TRABALHO COM PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA |
author |
Almeida, Tainá Mani |
author_facet |
Almeida, Tainá Mani Alves, Priscila Pires |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Priscila Pires |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Tainá Mani Alves, Priscila Pires |
description |
O autismo se caracteriza por modos de comunicação e interação que se diferenciam do que se define como desenvolvimento típico. Compreender o que é próprio da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), torna-se um desafio paras as práticas e terapêuticas contemporâneas. Nesse contexto, a Gestalt-terapia, revela-se como uma importante abordagem cuja intervenção visa ampliar o entendimento das relações dinâmicas no campo da pessoa e seu mundo. Conhecer e explorar outras possibilidades de se abrir para o contato e interação é um dos convites que a pessoa com TEA nos faz. A intervenção proposta pela perspectiva dialógica em Gestalt-terapia, releva as diferentes formas de expressão e comunicação possíveis, bem como suas idiossincrasias e formas de Estar-No-Mundo.Palavras-chave: Autismo. Dialogia. Interação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/409 10.22408/reva502020409171-180 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/409 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva502020409171-180 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/409/313 /*ref*/ALVES, P. P.; SOUZA, P. P. M. (2016). Dialogando sobre o autismo e seus reflexos na família: Contribuições da perspectiva dialógica. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, Lisboa, v. 5, n. 1, p.223-230. /*ref*/AMESCUA, G. (1999). Autismo na teoria Gestalt: em direção a uma teoria Gestalt da personalidade. Gestalt Review, South Wellfleet, v. 3, n. 3.226-238. /*ref*/ARENDT, Ronald; MORAES, Marcia; TSALLIS, Alexandra. Por uma psicologia não moderna: o PesquisarCOM como prática meso-politica. Estud. pesqui. psicol., Rio de Janeiro, v. 15, n. spe, p. 1143-1159, 2015. /*ref*/BUBER, M. (1958). Hassidism and modern man. New York: Horizon Press. /*ref*/_________. (1965). Daniel, dialogues on realization. New York: McGrawHill Book /*ref*/_________ . (1988). The Knowledge of Man: Selected Essays. Humanity Books /*ref*/_________. (2004). Between Man and Man. New York: Routledge. /*ref*/FONSECA, M.E.G. (2001). Autismo. São Carlos: CEDAP. /*ref*/FREIRE, Paulo. (2001). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. /*ref*/MONTEIRO, A.C.L. (2014). O Caminho da Narrativa: Construções Temporais de Constituição da Vida. In Prestrelo , E.T & Quadros , L.T (Eds), O Tempo e a Escuta da Vida: Configurações gestálticas e práticas contemporâneas (pp. 109-129). Rio de Janeiro : Quartet. /*ref*/Organização das Nações Unidas.(2017).OMS afirma que autismo afetauma em cada 160 crianças no mundo. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2017/04/1581881-oms-afirma-que-autismo-afeta-uma-em-cada-160-criancas-no-mundo. Acesso em: 20 Maio. 2019. /*ref*/ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. (1993). Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10: Descrições Clínicas e Diretrizes Diagnósticas. Porto Alegre: Artmed. /*ref*/SOLOMON, A, (2013). Longe da árvore. São Paulo: Companhia das Letras. /*ref*/TAMANAHA, A.C; PERISSINOTO, J; CHIARI, B.M. Uma breve revisão histórica sobre a construção dos conceitos de Autismo Infantil e da Síndrome de Asperger. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. São Paulo, v. 13, n. 3, p; 296-299, jul. 2008. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 5 (2020): Caderno Temático - I Encontro Nacional do NARREM - Narrativas Emancipatórias de si e da Realidade: Foco Nas Pessoas com Necessidades Especiais e/ou Risco Social; 171-180 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva502020 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321571450847232 |