REFLEXÕES DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS SOBRE AS ANALOGIAS: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA PAUTADA NOS PRINCÍPIOS DE REFLEXÃO E COLABORAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/942 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi analisar as reflexões de professoras de Ciências em um curso de formação continuada colaborativa sobre a temática das analogias. A pesquisa foi embasada na abordagem qualitativa e teve como participantes cinco professoras. O curso foi gravado em áudio e a Análise Textual Discursiva usada como referencial analítico. As professoras possuem diferentes compreensões acerca do significado de uma analogia, utilizando-nas espontaneamente para aproximar o conhecimento científico do cotidiano dos alunos. O curso foi importante para as participantes refletirem sobre a própria prática e trocar experiências com os pares. A formação continuada para o trabalho com analogias é potencialmente significativa quando norteada por princípios de reflexão e colaboração.Palavras-Chave: Ensino com analogias. Formação de professores. Prática reflexiva e colaborativa. Ensino de Ciências. |
id |
FASF_fbad5bf6113582653aee442bf3074ea4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/942 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
REFLEXÕES DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS SOBRE AS ANALOGIAS: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA PAUTADA NOS PRINCÍPIOS DE REFLEXÃO E COLABORAÇÃOO objetivo do estudo foi analisar as reflexões de professoras de Ciências em um curso de formação continuada colaborativa sobre a temática das analogias. A pesquisa foi embasada na abordagem qualitativa e teve como participantes cinco professoras. O curso foi gravado em áudio e a Análise Textual Discursiva usada como referencial analítico. As professoras possuem diferentes compreensões acerca do significado de uma analogia, utilizando-nas espontaneamente para aproximar o conhecimento científico do cotidiano dos alunos. O curso foi importante para as participantes refletirem sobre a própria prática e trocar experiências com os pares. A formação continuada para o trabalho com analogias é potencialmente significativa quando norteada por princípios de reflexão e colaboração.Palavras-Chave: Ensino com analogias. Formação de professores. Prática reflexiva e colaborativa. Ensino de Ciências. FaSFAlmeida, Hederson Aparecido deDiniz, Renato Eugênio da Silva2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/94210.22408/reva602021942822-834Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 822-8342526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/942/722/*ref*/ALARCÃO, I. Reflexão crítica sobre o pensamento de D. Schön e os programas de formação de professores. In: ALARCÃO, I. Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996, p. 9-39./*ref*/ALMEIDA, H. A. As concepções sobre analogias no discurso de licenciandos em Ciências Biológicas, Góndola, Enseñ Aprend Cienc., v. 15, n. 1, p. 102-117. jan./jun. 2020./*ref*/ALMEIDA, H. A.; LORENCINI-JÚNIOR, Á. As concepções de um professor de Biologia quanto ao uso de analogias na prática docente, ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 173-194, mai./ago. 2018./*ref*/BOZELLI, F. C. Analogias e metáforas no ensino de Física: o discurso do professor e o discurso do aluno. 2005. 234 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2005./*ref*/CANDAU, V. M. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: REALI, A. M. M. R.; MIZUKAMI, M. G. N (Org). Formação de professores: tendências atuais. São Carlos, EdUFSCar, 1996, p. 139-152./*ref*/CONTRERAS, J. A autonomia dos professores. São Paulo: Cortez, 2002./*ref*/DAGHER, Z. Does the use of analogies contribute to conceptual change? Science Education, v. 78, n. 6, p. 601-614, 1994./*ref*/DUIT, R. On the role of Analogies and Metaphors in learning science. Science Education, v. 75, n. 6, p. 649-672, 1991./*ref*/FERRAZ, D. F. O uso de analogias como recurso didático por professores e biologia no ensino médio. Cascavel: edunioeste, 2006./*ref*/FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3 ed. Tradução de Joice Elias Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009. 405 p./*ref*/FRANCISCO-JÚNIOR, W. E. Analogias e situações problematizadoras em aulas de Ciências. São Carlos: Pedro & João editores, 2010./*ref*/GLYNN, S. M. et al. Teaching science with analogies: a resource for teachers and textbook authors. Washington: National Reading Research Center. 1994./*ref*/IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010./*ref*/IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001./*ref*/MARCELO GARCIA, C. Desenvolvimento profissional: passado e futuro. Sísifo – Revista das ciências da educação, n. 08, p. 7-22, jan./abr. 2009./*ref*/MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. -2. ed. - Ijuí: Editora Unijuí, 2011./*ref*/MOZZER, N. B.; JUSTI, R. “Nem tudo que reluz é ouro”: Uma discussão sobre analogias e outras similaridades e recursos utilizados no ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, n. 1, p. 123-147, 2015./*ref*/MOZZER, N. B.; JUSTI, R. Modelagem analógica no ensino de Ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23, n. 1, p. 155-182, 2018./*ref*/OLIVA, J. M. Qué conocimientos profesionales deberíamos tener los profesores de Ciencias sobre el uso de analogías. Rev. Eureka Enseñanza Divulgación Ciencias, v. 5, n. 1, p. 15- 28, 2008./*ref*/ZEICHNER, K. M. Uma análise crítica sobre a "reflexão" como conceito estruturante na formação docente. Educação e Sociedade, Campinas, v. 29, n. 103, maio-ago, p. 535-554, 2008.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-21T17:39:33Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/942Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-07-21T17:39:33Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLEXÕES DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS SOBRE AS ANALOGIAS: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA PAUTADA NOS PRINCÍPIOS DE REFLEXÃO E COLABORAÇÃO |
title |
REFLEXÕES DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS SOBRE AS ANALOGIAS: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA PAUTADA NOS PRINCÍPIOS DE REFLEXÃO E COLABORAÇÃO |
spellingShingle |
REFLEXÕES DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS SOBRE AS ANALOGIAS: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA PAUTADA NOS PRINCÍPIOS DE REFLEXÃO E COLABORAÇÃO Almeida, Hederson Aparecido de |
title_short |
REFLEXÕES DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS SOBRE AS ANALOGIAS: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA PAUTADA NOS PRINCÍPIOS DE REFLEXÃO E COLABORAÇÃO |
title_full |
REFLEXÕES DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS SOBRE AS ANALOGIAS: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA PAUTADA NOS PRINCÍPIOS DE REFLEXÃO E COLABORAÇÃO |
title_fullStr |
REFLEXÕES DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS SOBRE AS ANALOGIAS: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA PAUTADA NOS PRINCÍPIOS DE REFLEXÃO E COLABORAÇÃO |
title_full_unstemmed |
REFLEXÕES DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS SOBRE AS ANALOGIAS: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA PAUTADA NOS PRINCÍPIOS DE REFLEXÃO E COLABORAÇÃO |
title_sort |
REFLEXÕES DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS SOBRE AS ANALOGIAS: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA PAUTADA NOS PRINCÍPIOS DE REFLEXÃO E COLABORAÇÃO |
author |
Almeida, Hederson Aparecido de |
author_facet |
Almeida, Hederson Aparecido de Diniz, Renato Eugênio da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Diniz, Renato Eugênio da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Hederson Aparecido de Diniz, Renato Eugênio da Silva |
description |
O objetivo do estudo foi analisar as reflexões de professoras de Ciências em um curso de formação continuada colaborativa sobre a temática das analogias. A pesquisa foi embasada na abordagem qualitativa e teve como participantes cinco professoras. O curso foi gravado em áudio e a Análise Textual Discursiva usada como referencial analítico. As professoras possuem diferentes compreensões acerca do significado de uma analogia, utilizando-nas espontaneamente para aproximar o conhecimento científico do cotidiano dos alunos. O curso foi importante para as participantes refletirem sobre a própria prática e trocar experiências com os pares. A formação continuada para o trabalho com analogias é potencialmente significativa quando norteada por princípios de reflexão e colaboração.Palavras-Chave: Ensino com analogias. Formação de professores. Prática reflexiva e colaborativa. Ensino de Ciências. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/942 10.22408/reva602021942822-834 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/942 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva602021942822-834 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/942/722 /*ref*/ALARCÃO, I. Reflexão crítica sobre o pensamento de D. Schön e os programas de formação de professores. In: ALARCÃO, I. Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996, p. 9-39. /*ref*/ALMEIDA, H. A. As concepções sobre analogias no discurso de licenciandos em Ciências Biológicas, Góndola, Enseñ Aprend Cienc., v. 15, n. 1, p. 102-117. jan./jun. 2020. /*ref*/ALMEIDA, H. A.; LORENCINI-JÚNIOR, Á. As concepções de um professor de Biologia quanto ao uso de analogias na prática docente, ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 173-194, mai./ago. 2018. /*ref*/BOZELLI, F. C. Analogias e metáforas no ensino de Física: o discurso do professor e o discurso do aluno. 2005. 234 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2005. /*ref*/CANDAU, V. M. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: REALI, A. M. M. R.; MIZUKAMI, M. G. N (Org). Formação de professores: tendências atuais. São Carlos, EdUFSCar, 1996, p. 139-152. /*ref*/CONTRERAS, J. A autonomia dos professores. São Paulo: Cortez, 2002. /*ref*/DAGHER, Z. Does the use of analogies contribute to conceptual change? Science Education, v. 78, n. 6, p. 601-614, 1994. /*ref*/DUIT, R. On the role of Analogies and Metaphors in learning science. Science Education, v. 75, n. 6, p. 649-672, 1991. /*ref*/FERRAZ, D. F. O uso de analogias como recurso didático por professores e biologia no ensino médio. Cascavel: edunioeste, 2006. /*ref*/FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3 ed. Tradução de Joice Elias Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009. 405 p. /*ref*/FRANCISCO-JÚNIOR, W. E. Analogias e situações problematizadoras em aulas de Ciências. São Carlos: Pedro & João editores, 2010. /*ref*/GLYNN, S. M. et al. Teaching science with analogies: a resource for teachers and textbook authors. Washington: National Reading Research Center. 1994. /*ref*/IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010. /*ref*/IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001. /*ref*/MARCELO GARCIA, C. Desenvolvimento profissional: passado e futuro. Sísifo – Revista das ciências da educação, n. 08, p. 7-22, jan./abr. 2009. /*ref*/MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. -2. ed. - Ijuí: Editora Unijuí, 2011. /*ref*/MOZZER, N. B.; JUSTI, R. “Nem tudo que reluz é ouro”: Uma discussão sobre analogias e outras similaridades e recursos utilizados no ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, n. 1, p. 123-147, 2015. /*ref*/MOZZER, N. B.; JUSTI, R. Modelagem analógica no ensino de Ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23, n. 1, p. 155-182, 2018. /*ref*/OLIVA, J. M. Qué conocimientos profesionales deberíamos tener los profesores de Ciencias sobre el uso de analogías. Rev. Eureka Enseñanza Divulgación Ciencias, v. 5, n. 1, p. 15- 28, 2008. /*ref*/ZEICHNER, K. M. Uma análise crítica sobre a "reflexão" como conceito estruturante na formação docente. Educação e Sociedade, Campinas, v. 29, n. 103, maio-ago, p. 535-554, 2008. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 822-834 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva602021 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321570626666496 |