Formação de professores de Ciências e o ensino com Analogias: superação da espontaneidade por meio de uma formação colaborativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Hederson Aparecido de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Diniz, Renato Eugênio da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/140
Resumo: A presente pesquisa se constitui em um ensaio teórico que teve por objetivo discutir os desafios da articulação entre a formação de professores e o ensino de Ciências com analogias. Para tanto, dialogamos com a literatura especializada da área que contempla os temas em discussão. Como resultados, evidenciamos que as temáticas se complementam, pois ao trabalhar com a formação de professores é possível realizar diversas articulações com a área da linguagem que inclui, também, estudos sobre a linguagem analógica no ensino de Ciências. Como implicações da pesquisa, acreditamos que a superação do uso espontâneo de analogias é possível por meio de um trabalho colaborativo de formação docente. Os momentos de reflexão coletiva contribuem para que os professores repensem sobre a sua prática.
id FASF_5c597d43b65d4d39207fcab5e379006a
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/140
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling Formação de professores de Ciências e o ensino com Analogias: superação da espontaneidade por meio de uma formação colaborativaA presente pesquisa se constitui em um ensaio teórico que teve por objetivo discutir os desafios da articulação entre a formação de professores e o ensino de Ciências com analogias. Para tanto, dialogamos com a literatura especializada da área que contempla os temas em discussão. Como resultados, evidenciamos que as temáticas se complementam, pois ao trabalhar com a formação de professores é possível realizar diversas articulações com a área da linguagem que inclui, também, estudos sobre a linguagem analógica no ensino de Ciências. Como implicações da pesquisa, acreditamos que a superação do uso espontâneo de analogias é possível por meio de um trabalho colaborativo de formação docente. Os momentos de reflexão coletiva contribuem para que os professores repensem sobre a sua prática.FaSFAlmeida, Hederson Aparecido deDiniz, Renato Eugênio da Silva2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/14010.22408/reva302018140521-532Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 521-5322526-043X2525-900810.22408/reva302018reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/140/169/*ref*/ALMEIDA, H. A.; LORENCINI JÚNIOR, Á. As concepções de um professor de Biologia quanto ao uso de analogias na prática docente. ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 173-194, mai./ago. 2018./*ref*/ANDRÉ, M. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33. n. 3, p. 174-181, set/dez. 2010./*ref*/BAROLI, E.; VILLANI, A. Meio século de tensões na formação de professores de ciências no Brasil. In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 9., 2013, Girona. Anais... Girona, 2013. p. 286-290./*ref*/BIZZO, N. Ciências: Fácil ou Difícil? 1. ed. São Paulo: Biruta, 2009./*ref*/BOZELLI, F. C. Saberes docentes mobilizados em contextos interativos discursivos de ensino de física envolvendo analogias. 2010. 258 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência), Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, 2010./*ref*/CARVALHO, A. M. P.; GIL-PERÉZ, D. Formação de professores de Ciências: tendências e inovações. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011./*ref*/DELIZOICOV, N.; SLONGO, I. I. P.; LORENZETTI, L. Um panorama da pesquisa em educação em ciências desenvolvida no Brasil de 1997 a 2005. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 12, n. 3, p. 459-480, 2013./*ref*/DINIZ-PEREIRA, J. E. A construção do campo de pesquisa sobre formação de professores. Revista FAEEBA, v. 22, p. 127-136, 2013./*ref*/DUARTE, M. C. Analogias na Educação em Ciências Contributos e Desafios. Investigações em Ensino de Ciências, v. 10, n. 1, 2005./*ref*/FERRAZ, D. F. O uso de analogias como recurso didático por professores e biologia no ensino médio. Cascavel: edunioeste, 2006./*ref*/FERRAZ, D. F.; TERRAZZAN, E. A. O uso espontâneo de analogias por professores de biologia: observações da prática pedagógica. Ensaio- pesquisa em educação em ciências, v. 4, n. 2, p. 1-15, dez. 2002./*ref*/FERREIRA, E. B. M. O pesquisador e a produção científica da pós-graduação brasileira: tendências do debate sobre analogias. 2011. 285 f. Dissertação de mestrado em Educação Tecnológica, CEFET/Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011./*ref*/IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010./*ref*/KRASILCHIK, M. Reformas e Realidade: o caso do ensino de Ciências. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 1, 2000, p. 85-93./*ref*/MOZZER, N. B.; JUSTI, R. “Nem tudo que reluz é ouro”: Uma discussão sobre analogias e outras similaridades e recursos utilizados no ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.15, n. 1, p. 123-147, 2015./*ref*/______. Modelagem analógica no ensino de Ciências. Investigações em Ensino de Ciências – v. 23, n. 1, p. 155-182, 2018./*ref*/OLIVA, J. M. Qué conocimientos profesionales deberíamos tener los profesores de ciencias sobre el uso de analogias. Rev. Eureka Enseñ. Divul. Cien., v. 5, n. 1, p. 15-28, 2008./*ref*/SANTANA, I. C. H. Ensino de Biologia por analogias: possibilidades desde a formação de formadores. 2014. 224 f. Tese de doutorado em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014./*ref*/SLONGO, I. I. P.; LORENZETTI, L.; GARVÃO, M. A pesquisa em educação em ciências disseminada no ENPEC (2007 a 2013): explicitando dados e analisando tendências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 10., Águas de Lindóia, 2015. Anais... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015./*ref*/VENVILLE, G. J. The focus-action-reflection (FAR) guide - Science teaching analogies. In: HARRISON, A.G.; COLL, R.K. (Orgs.). Using analogies in middle and secondary science classrooms: The FAR guide-an interesting way to teach with analogies. California: Corwin, 2008. p. 22-31.Direitos autorais 2018 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-27T00:12:39Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/140Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2018-12-27T00:12:39Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores de Ciências e o ensino com Analogias: superação da espontaneidade por meio de uma formação colaborativa
title Formação de professores de Ciências e o ensino com Analogias: superação da espontaneidade por meio de uma formação colaborativa
spellingShingle Formação de professores de Ciências e o ensino com Analogias: superação da espontaneidade por meio de uma formação colaborativa
Almeida, Hederson Aparecido de
title_short Formação de professores de Ciências e o ensino com Analogias: superação da espontaneidade por meio de uma formação colaborativa
title_full Formação de professores de Ciências e o ensino com Analogias: superação da espontaneidade por meio de uma formação colaborativa
title_fullStr Formação de professores de Ciências e o ensino com Analogias: superação da espontaneidade por meio de uma formação colaborativa
title_full_unstemmed Formação de professores de Ciências e o ensino com Analogias: superação da espontaneidade por meio de uma formação colaborativa
title_sort Formação de professores de Ciências e o ensino com Analogias: superação da espontaneidade por meio de uma formação colaborativa
author Almeida, Hederson Aparecido de
author_facet Almeida, Hederson Aparecido de
Diniz, Renato Eugênio da Silva
author_role author
author2 Diniz, Renato Eugênio da Silva
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Hederson Aparecido de
Diniz, Renato Eugênio da Silva
description A presente pesquisa se constitui em um ensaio teórico que teve por objetivo discutir os desafios da articulação entre a formação de professores e o ensino de Ciências com analogias. Para tanto, dialogamos com a literatura especializada da área que contempla os temas em discussão. Como resultados, evidenciamos que as temáticas se complementam, pois ao trabalhar com a formação de professores é possível realizar diversas articulações com a área da linguagem que inclui, também, estudos sobre a linguagem analógica no ensino de Ciências. Como implicações da pesquisa, acreditamos que a superação do uso espontâneo de analogias é possível por meio de um trabalho colaborativo de formação docente. Os momentos de reflexão coletiva contribuem para que os professores repensem sobre a sua prática.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/140
10.22408/reva302018140521-532
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/140
identifier_str_mv 10.22408/reva302018140521-532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/140/169
/*ref*/ALMEIDA, H. A.; LORENCINI JÚNIOR, Á. As concepções de um professor de Biologia quanto ao uso de analogias na prática docente. ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 173-194, mai./ago. 2018.
/*ref*/ANDRÉ, M. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33. n. 3, p. 174-181, set/dez. 2010.
/*ref*/BAROLI, E.; VILLANI, A. Meio século de tensões na formação de professores de ciências no Brasil. In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 9., 2013, Girona. Anais... Girona, 2013. p. 286-290.
/*ref*/BIZZO, N. Ciências: Fácil ou Difícil? 1. ed. São Paulo: Biruta, 2009.
/*ref*/BOZELLI, F. C. Saberes docentes mobilizados em contextos interativos discursivos de ensino de física envolvendo analogias. 2010. 258 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência), Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, 2010.
/*ref*/CARVALHO, A. M. P.; GIL-PERÉZ, D. Formação de professores de Ciências: tendências e inovações. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
/*ref*/DELIZOICOV, N.; SLONGO, I. I. P.; LORENZETTI, L. Um panorama da pesquisa em educação em ciências desenvolvida no Brasil de 1997 a 2005. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 12, n. 3, p. 459-480, 2013.
/*ref*/DINIZ-PEREIRA, J. E. A construção do campo de pesquisa sobre formação de professores. Revista FAEEBA, v. 22, p. 127-136, 2013.
/*ref*/DUARTE, M. C. Analogias na Educação em Ciências Contributos e Desafios. Investigações em Ensino de Ciências, v. 10, n. 1, 2005.
/*ref*/FERRAZ, D. F. O uso de analogias como recurso didático por professores e biologia no ensino médio. Cascavel: edunioeste, 2006.
/*ref*/FERRAZ, D. F.; TERRAZZAN, E. A. O uso espontâneo de analogias por professores de biologia: observações da prática pedagógica. Ensaio- pesquisa em educação em ciências, v. 4, n. 2, p. 1-15, dez. 2002.
/*ref*/FERREIRA, E. B. M. O pesquisador e a produção científica da pós-graduação brasileira: tendências do debate sobre analogias. 2011. 285 f. Dissertação de mestrado em Educação Tecnológica, CEFET/Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.
/*ref*/IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
/*ref*/KRASILCHIK, M. Reformas e Realidade: o caso do ensino de Ciências. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 1, 2000, p. 85-93.
/*ref*/MOZZER, N. B.; JUSTI, R. “Nem tudo que reluz é ouro”: Uma discussão sobre analogias e outras similaridades e recursos utilizados no ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.15, n. 1, p. 123-147, 2015.
/*ref*/______. Modelagem analógica no ensino de Ciências. Investigações em Ensino de Ciências – v. 23, n. 1, p. 155-182, 2018.
/*ref*/OLIVA, J. M. Qué conocimientos profesionales deberíamos tener los profesores de ciencias sobre el uso de analogias. Rev. Eureka Enseñ. Divul. Cien., v. 5, n. 1, p. 15-28, 2008.
/*ref*/SANTANA, I. C. H. Ensino de Biologia por analogias: possibilidades desde a formação de formadores. 2014. 224 f. Tese de doutorado em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
/*ref*/SLONGO, I. I. P.; LORENZETTI, L.; GARVÃO, M. A pesquisa em educação em ciências disseminada no ENPEC (2007 a 2013): explicitando dados e analisando tendências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 10., Águas de Lindóia, 2015. Anais... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015.
/*ref*/VENVILLE, G. J. The focus-action-reflection (FAR) guide - Science teaching analogies. In: HARRISON, A.G.; COLL, R.K. (Orgs.). Using analogies in middle and secondary science classrooms: The FAR guide-an interesting way to teach with analogies. California: Corwin, 2008. p. 22-31.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 521-532
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva302018
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321572217356288