Os níveis de organização estrutural do corpo humano a partir da criação de um jogo de tabuleiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/148 |
Resumo: | Na sociedade atual, o corpo humano tem se tornado um tema instigante e de intensos debates. Dentro do contexto escolar, o grande desafio está em como ensinar, nesse sentido a elaboração de recursos didáticos que contemplem temas complexos como corpo humano podem ser eficientes no seu entendimento. Diante disso, o presente trabalho objetivou a criação e aplicação de um jogo de tabuleiro para dois alunos com necessidades educacionais especiais de modo a contribuir na compreensão do funcionamento dos níveis de organização do corpo humano. Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa, descritiva, com observações diretas da aplicação do jogo aos dois adolescentes. Os resultados foram satisfatórios por ambos alunos, contribuindo para a apropriação e construção do conhecimento científico. |
id |
FASF_fe2d63412224d1a54d4d0dc8c02353b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/148 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os níveis de organização estrutural do corpo humano a partir da criação de um jogo de tabuleiroNa sociedade atual, o corpo humano tem se tornado um tema instigante e de intensos debates. Dentro do contexto escolar, o grande desafio está em como ensinar, nesse sentido a elaboração de recursos didáticos que contemplem temas complexos como corpo humano podem ser eficientes no seu entendimento. Diante disso, o presente trabalho objetivou a criação e aplicação de um jogo de tabuleiro para dois alunos com necessidades educacionais especiais de modo a contribuir na compreensão do funcionamento dos níveis de organização do corpo humano. Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa, descritiva, com observações diretas da aplicação do jogo aos dois adolescentes. Os resultados foram satisfatórios por ambos alunos, contribuindo para a apropriação e construção do conhecimento científico.FaSFMelo, Bruna Moreira dePriotto, Elis Maria Teixeira Palma2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/14810.22408/reva302018148564-574Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 564-5742526-043X2525-900810.22408/reva302018reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/148/173/*ref*/ARAÚJO, Camila: RAMOS, Paula; GIANNELLA, Taís. Corpo humano no ensino de ciências: uma revisão da literatura nacional. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. ENPEC. São Paulo, 2015./*ref*/BEZERRA, Fabrício Leomar Lima; MOREIRA, Wagner Wey. Corpo e educação: o estado da arte sobre o corpo no processo de ensino aprendizagem. Revista encontro de pesquisa em educação. Uberaba, v. 1, n.1, p. 61-75, 2013./*ref*/BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa qualitativa segundo uma abordagem fenomenológica. Belo Horizonte, 2004./*ref*/BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2015./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBN 9.394 de 20 de dezembro de 1996./*ref*/BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (5ª a 8ª série). Brasília, 1998./*ref*/BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Subsídios para Diretrizes Curriculares Nacionais Específicas da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Concepções e Orientações Curriculares para Educação Básica. Brasilia, 2009ª./*ref*/CARDOSO, Eliete Lemos. A importância do brincar e do jogo para o desenvolvimento da criança. Trabalho de conclusão de curso. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2010./*ref*/DUARTE, Maiza Batista Oliveira. A relevância dos jogos de regras para a aprendizagem significativa. Trabalho de conclusão de curso (TCC). Universidade Estadual de Londrina. Londrina, 2012./*ref*/FLORIOS, Daia. Os jogos de tabuleiro são bons para o cérebro. Dezembro. 2014./*ref*/LEITE, Gledson Micael Silva; LIMA, Filipe Gutierre Carvalho; CALDAS, Adriana Jesus. O ensino de ciências por meio de práticas lúdicas no recreio escolar. n.7, 2014./*ref*/MELLO, Elisângela F. F.; TEIXEIRA, Adriano Canabarro. A interação social descrita/*ref*/por Vygotski e a sua possível ligação com a aprendizagem colaborativa através das/*ref*/tecnologias de rede. Rio Grande do Sul: Passo Fundo, 2012./*ref*/NASCIMENTO, Regiele Bentes et.al. O trabalho desenvolvido com a coordenação/*ref*/motora dos alunos na educação infantil. Revista de ciências sociais do norte do Mato/*ref*/Grosso, Mato Grosso, v.1, n.2, 2013./*ref*/RIOS, Fabiana Teixeira Araújo; MOREIRA, Wagner Wey. A importância do corpo no processo de ensino de aprendizagem. Revista Evidência. Araxá, v.11 n.11, p. 49-58, 2015./*ref*/RODRIGUES, Ana Paula Neves; LIMA, Cláudia Araújo. A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão. Revista de Educação. Pernambuco, v.3, n. 5, 2017./*ref*/UNESCO. Declaração de Salamanca e Enquadramento da Acção na Área das Necessidades Educativas Especiais. Espanha, 1994.Direitos autorais 2018 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-27T00:12:39Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/148Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2018-12-27T00:12:39Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os níveis de organização estrutural do corpo humano a partir da criação de um jogo de tabuleiro |
title |
Os níveis de organização estrutural do corpo humano a partir da criação de um jogo de tabuleiro |
spellingShingle |
Os níveis de organização estrutural do corpo humano a partir da criação de um jogo de tabuleiro Melo, Bruna Moreira de |
title_short |
Os níveis de organização estrutural do corpo humano a partir da criação de um jogo de tabuleiro |
title_full |
Os níveis de organização estrutural do corpo humano a partir da criação de um jogo de tabuleiro |
title_fullStr |
Os níveis de organização estrutural do corpo humano a partir da criação de um jogo de tabuleiro |
title_full_unstemmed |
Os níveis de organização estrutural do corpo humano a partir da criação de um jogo de tabuleiro |
title_sort |
Os níveis de organização estrutural do corpo humano a partir da criação de um jogo de tabuleiro |
author |
Melo, Bruna Moreira de |
author_facet |
Melo, Bruna Moreira de Priotto, Elis Maria Teixeira Palma |
author_role |
author |
author2 |
Priotto, Elis Maria Teixeira Palma |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Bruna Moreira de Priotto, Elis Maria Teixeira Palma |
description |
Na sociedade atual, o corpo humano tem se tornado um tema instigante e de intensos debates. Dentro do contexto escolar, o grande desafio está em como ensinar, nesse sentido a elaboração de recursos didáticos que contemplem temas complexos como corpo humano podem ser eficientes no seu entendimento. Diante disso, o presente trabalho objetivou a criação e aplicação de um jogo de tabuleiro para dois alunos com necessidades educacionais especiais de modo a contribuir na compreensão do funcionamento dos níveis de organização do corpo humano. Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa, descritiva, com observações diretas da aplicação do jogo aos dois adolescentes. Os resultados foram satisfatórios por ambos alunos, contribuindo para a apropriação e construção do conhecimento científico. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/148 10.22408/reva302018148564-574 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/148 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva302018148564-574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/148/173 /*ref*/ARAÚJO, Camila: RAMOS, Paula; GIANNELLA, Taís. Corpo humano no ensino de ciências: uma revisão da literatura nacional. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. ENPEC. São Paulo, 2015. /*ref*/BEZERRA, Fabrício Leomar Lima; MOREIRA, Wagner Wey. Corpo e educação: o estado da arte sobre o corpo no processo de ensino aprendizagem. Revista encontro de pesquisa em educação. Uberaba, v. 1, n.1, p. 61-75, 2013. /*ref*/BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa qualitativa segundo uma abordagem fenomenológica. Belo Horizonte, 2004. /*ref*/BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2015. /*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBN 9.394 de 20 de dezembro de 1996. /*ref*/BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (5ª a 8ª série). Brasília, 1998. /*ref*/BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Subsídios para Diretrizes Curriculares Nacionais Específicas da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Concepções e Orientações Curriculares para Educação Básica. Brasilia, 2009ª. /*ref*/CARDOSO, Eliete Lemos. A importância do brincar e do jogo para o desenvolvimento da criança. Trabalho de conclusão de curso. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2010. /*ref*/DUARTE, Maiza Batista Oliveira. A relevância dos jogos de regras para a aprendizagem significativa. Trabalho de conclusão de curso (TCC). Universidade Estadual de Londrina. Londrina, 2012. /*ref*/FLORIOS, Daia. Os jogos de tabuleiro são bons para o cérebro. Dezembro. 2014. /*ref*/LEITE, Gledson Micael Silva; LIMA, Filipe Gutierre Carvalho; CALDAS, Adriana Jesus. O ensino de ciências por meio de práticas lúdicas no recreio escolar. n.7, 2014. /*ref*/MELLO, Elisângela F. F.; TEIXEIRA, Adriano Canabarro. A interação social descrita /*ref*/por Vygotski e a sua possível ligação com a aprendizagem colaborativa através das /*ref*/tecnologias de rede. Rio Grande do Sul: Passo Fundo, 2012. /*ref*/NASCIMENTO, Regiele Bentes et.al. O trabalho desenvolvido com a coordenação /*ref*/motora dos alunos na educação infantil. Revista de ciências sociais do norte do Mato /*ref*/Grosso, Mato Grosso, v.1, n.2, 2013. /*ref*/RIOS, Fabiana Teixeira Araújo; MOREIRA, Wagner Wey. A importância do corpo no processo de ensino de aprendizagem. Revista Evidência. Araxá, v.11 n.11, p. 49-58, 2015. /*ref*/RODRIGUES, Ana Paula Neves; LIMA, Cláudia Araújo. A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão. Revista de Educação. Pernambuco, v.3, n. 5, 2017. /*ref*/UNESCO. Declaração de Salamanca e Enquadramento da Acção na Área das Necessidades Educativas Especiais. Espanha, 1994. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 564-574 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva302018 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321570891956224 |