Chrysalis: processo de criação de jogo de tabuleiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/23749 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso consiste em mostrar o desenvolvimento do processo de criação de Chrysalis, um jogo de tabuleiro semi-cooperativo predominantemente ilustrado, que explora mecânicas de seleção de ação simultânea, coleta de objetos, personagens com diferentes habilidades, jogabilidade em equipe e rolagem de dados. Para isso foi realizada uma pesquisa sobre os jogos que foram referência histórica e cultural ao longo dos anos, assim como a relação de valor mercadológico e de criação de comunidades que viriam a ser o público-alvo do segmento. Também foi parte da pesquisa teórica, a análise dos jogos em um viés psicológico e social. Como parte complementar à monografia, há um anexo contendo uma entrevista realizada com um dos funcionários da Red Jogos, uma loja que possui espaço para jogar jogos de tabuleiro de forma gratuita. |
id |
UFRJ_6b1ef938c331ca70133705c4fee8759c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/23749 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Chrysalis: processo de criação de jogo de tabuleiroJogos de tabuleiroIlustraçõesGame designBoard gamesIlustrationsCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALEste Trabalho de Conclusão de Curso consiste em mostrar o desenvolvimento do processo de criação de Chrysalis, um jogo de tabuleiro semi-cooperativo predominantemente ilustrado, que explora mecânicas de seleção de ação simultânea, coleta de objetos, personagens com diferentes habilidades, jogabilidade em equipe e rolagem de dados. Para isso foi realizada uma pesquisa sobre os jogos que foram referência histórica e cultural ao longo dos anos, assim como a relação de valor mercadológico e de criação de comunidades que viriam a ser o público-alvo do segmento. Também foi parte da pesquisa teórica, a análise dos jogos em um viés psicológico e social. Como parte complementar à monografia, há um anexo contendo uma entrevista realizada com um dos funcionários da Red Jogos, uma loja que possui espaço para jogar jogos de tabuleiro de forma gratuita.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de Belas ArtesUFRJPonte, Raquel Ferreira dahttp://lattes.cnpq.br/3837159067419946http://lattes.cnpq.br/5247444352557104Pereira Junior, Clorisval Gomeshttp://lattes.cnpq.br/9391666193621679Andrade, Marina Pereira de Menezes dehttp://lattes.cnpq.br/7869649791791700Silva, Clara Monteiro da2024-09-23T15:27:36Z2024-09-25T03:00:14Z2023-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSILVA, Clara Monteiro da. Chrysalis: processo de criação de jogo de tabuleiro. 2023. 127 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Comunicação Visual Design, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.http://hdl.handle.net/11422/23749porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2024-09-25T03:00:14Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/23749Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-09-25T03:00:14Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Chrysalis: processo de criação de jogo de tabuleiro |
title |
Chrysalis: processo de criação de jogo de tabuleiro |
spellingShingle |
Chrysalis: processo de criação de jogo de tabuleiro Silva, Clara Monteiro da Jogos de tabuleiro Ilustrações Game design Board games Ilustrations CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL |
title_short |
Chrysalis: processo de criação de jogo de tabuleiro |
title_full |
Chrysalis: processo de criação de jogo de tabuleiro |
title_fullStr |
Chrysalis: processo de criação de jogo de tabuleiro |
title_full_unstemmed |
Chrysalis: processo de criação de jogo de tabuleiro |
title_sort |
Chrysalis: processo de criação de jogo de tabuleiro |
author |
Silva, Clara Monteiro da |
author_facet |
Silva, Clara Monteiro da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ponte, Raquel Ferreira da http://lattes.cnpq.br/3837159067419946 http://lattes.cnpq.br/5247444352557104 Pereira Junior, Clorisval Gomes http://lattes.cnpq.br/9391666193621679 Andrade, Marina Pereira de Menezes de http://lattes.cnpq.br/7869649791791700 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Clara Monteiro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos de tabuleiro Ilustrações Game design Board games Ilustrations CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL |
topic |
Jogos de tabuleiro Ilustrações Game design Board games Ilustrations CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso consiste em mostrar o desenvolvimento do processo de criação de Chrysalis, um jogo de tabuleiro semi-cooperativo predominantemente ilustrado, que explora mecânicas de seleção de ação simultânea, coleta de objetos, personagens com diferentes habilidades, jogabilidade em equipe e rolagem de dados. Para isso foi realizada uma pesquisa sobre os jogos que foram referência histórica e cultural ao longo dos anos, assim como a relação de valor mercadológico e de criação de comunidades que viriam a ser o público-alvo do segmento. Também foi parte da pesquisa teórica, a análise dos jogos em um viés psicológico e social. Como parte complementar à monografia, há um anexo contendo uma entrevista realizada com um dos funcionários da Red Jogos, uma loja que possui espaço para jogar jogos de tabuleiro de forma gratuita. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-14 2024-09-23T15:27:36Z 2024-09-25T03:00:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Clara Monteiro da. Chrysalis: processo de criação de jogo de tabuleiro. 2023. 127 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Comunicação Visual Design, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. http://hdl.handle.net/11422/23749 |
identifier_str_mv |
SILVA, Clara Monteiro da. Chrysalis: processo de criação de jogo de tabuleiro. 2023. 127 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Comunicação Visual Design, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/23749 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Belas Artes UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Belas Artes UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456060212772864 |