Tecnologias da informação e comunicação: a necessidade de inserção dos jovens na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Processando o Saber (Online) |
Texto Completo: | https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/245 |
Resumo: | A pesquisa consiste em introduzir a reflexão e compreensão sobre a inserção dos jovens nas Tecnologias de Comunicação e Informação da Educação Básica e o desenvolvimento crítico da leitura dessas informações por meio de uma pesquisa bibliográfica à luz da Política Pública para Educação de Jovens e das tecnologias existentes, buscando compreender a complexidade de pensar na postura da escola e na capacitação de professores priorizando a qualidade educacional. Em nossa análise o objetivo estava em compreender a tecnologia na educação e os ambientes virtuais disponíveis na prática educativa, analisar os fatores que determinam um bom resultado na educação e as relações entre alunos e professores com as novas tecnologias e como isso interferem no desenvolvimento educacional. Para isso, foi adotado um referencial teórico para fundamentação do trabalho de pesquisa, a fim de estruturar o artigo e viabilizar compreender a estrutura educacional. Para referenciar o trabalho com políticas públicas para educação de jovens e adultos a Constituição e a Lei de Diretrizes e Bases foram essenciais para fundamentar a discussão, nas questões que relacionaram a importância da leitura de Mundo, utilizamos como base os trabalhos de Freire (2006 e 2015) que fortaleceram a importância de uma visão crítica do que é informado e, por fim, na inserção dos jovens da Educação Básica na Tecnologia da Informação e Comunicação Barbosa et. al. (2015) e Blikstein e Zuffo (2012) contribuíram para compreendermos as diversas possibilidades e estratégias para o uso das tecnologias. Nesse sentido, acreditamos que este estudo permitirá a compreensão de uma categoria analítica a partir dessas questões essenciais para a educação. |
id |
FATEC-1_3928f8df103caac492ca3780cbcce1cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.fatecpg.edu.br:article/245 |
network_acronym_str |
FATEC-1 |
network_name_str |
Processando o Saber (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias da informação e comunicação: a necessidade de inserção dos jovens na educação básicaEducaçãoLeituraPolíticas públicasCompetênciasEducationReadingPublic policySkillsA pesquisa consiste em introduzir a reflexão e compreensão sobre a inserção dos jovens nas Tecnologias de Comunicação e Informação da Educação Básica e o desenvolvimento crítico da leitura dessas informações por meio de uma pesquisa bibliográfica à luz da Política Pública para Educação de Jovens e das tecnologias existentes, buscando compreender a complexidade de pensar na postura da escola e na capacitação de professores priorizando a qualidade educacional. Em nossa análise o objetivo estava em compreender a tecnologia na educação e os ambientes virtuais disponíveis na prática educativa, analisar os fatores que determinam um bom resultado na educação e as relações entre alunos e professores com as novas tecnologias e como isso interferem no desenvolvimento educacional. Para isso, foi adotado um referencial teórico para fundamentação do trabalho de pesquisa, a fim de estruturar o artigo e viabilizar compreender a estrutura educacional. Para referenciar o trabalho com políticas públicas para educação de jovens e adultos a Constituição e a Lei de Diretrizes e Bases foram essenciais para fundamentar a discussão, nas questões que relacionaram a importância da leitura de Mundo, utilizamos como base os trabalhos de Freire (2006 e 2015) que fortaleceram a importância de uma visão crítica do que é informado e, por fim, na inserção dos jovens da Educação Básica na Tecnologia da Informação e Comunicação Barbosa et. al. (2015) e Blikstein e Zuffo (2012) contribuíram para compreendermos as diversas possibilidades e estratégias para o uso das tecnologias. Nesse sentido, acreditamos que este estudo permitirá a compreensão de uma categoria analítica a partir dessas questões essenciais para a educação. FATEC Praia Grande2022-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/245Revista Processando o Saber; v. 14 (2022): Revista Processando o Saber; 61-722179-5150reponame:Processando o Saber (Online)instname:Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec)instacron:FATECporhttps://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/245/158Copyright (c) 2022 Revista Processando o Saberhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Douglas Manoel Antonio de Abreu PestanaCoqui, Alexandre DijanNeto, Benedito Evanberto Coqui 2022-06-06T17:02:08Zoai:revista.fatecpg.edu.br:article/245Revistahttps://www.fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/indexhttps://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/oaifabio@fatecpg.edu.br||revista@fatecpg.com.br2179-51502179-5150opendoar:2022-06-06T17:02:08Processando o Saber (Online) - Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias da informação e comunicação: a necessidade de inserção dos jovens na educação básica |
title |
Tecnologias da informação e comunicação: a necessidade de inserção dos jovens na educação básica |
spellingShingle |
Tecnologias da informação e comunicação: a necessidade de inserção dos jovens na educação básica Santos, Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana Educação Leitura Políticas públicas Competências Education Reading Public policy Skills |
title_short |
Tecnologias da informação e comunicação: a necessidade de inserção dos jovens na educação básica |
title_full |
Tecnologias da informação e comunicação: a necessidade de inserção dos jovens na educação básica |
title_fullStr |
Tecnologias da informação e comunicação: a necessidade de inserção dos jovens na educação básica |
title_full_unstemmed |
Tecnologias da informação e comunicação: a necessidade de inserção dos jovens na educação básica |
title_sort |
Tecnologias da informação e comunicação: a necessidade de inserção dos jovens na educação básica |
author |
Santos, Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana |
author_facet |
Santos, Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana Coqui, Alexandre Dijan Neto, Benedito Evanberto Coqui |
author_role |
author |
author2 |
Coqui, Alexandre Dijan Neto, Benedito Evanberto Coqui |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana Coqui, Alexandre Dijan Neto, Benedito Evanberto Coqui |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Leitura Políticas públicas Competências Education Reading Public policy Skills |
topic |
Educação Leitura Políticas públicas Competências Education Reading Public policy Skills |
description |
A pesquisa consiste em introduzir a reflexão e compreensão sobre a inserção dos jovens nas Tecnologias de Comunicação e Informação da Educação Básica e o desenvolvimento crítico da leitura dessas informações por meio de uma pesquisa bibliográfica à luz da Política Pública para Educação de Jovens e das tecnologias existentes, buscando compreender a complexidade de pensar na postura da escola e na capacitação de professores priorizando a qualidade educacional. Em nossa análise o objetivo estava em compreender a tecnologia na educação e os ambientes virtuais disponíveis na prática educativa, analisar os fatores que determinam um bom resultado na educação e as relações entre alunos e professores com as novas tecnologias e como isso interferem no desenvolvimento educacional. Para isso, foi adotado um referencial teórico para fundamentação do trabalho de pesquisa, a fim de estruturar o artigo e viabilizar compreender a estrutura educacional. Para referenciar o trabalho com políticas públicas para educação de jovens e adultos a Constituição e a Lei de Diretrizes e Bases foram essenciais para fundamentar a discussão, nas questões que relacionaram a importância da leitura de Mundo, utilizamos como base os trabalhos de Freire (2006 e 2015) que fortaleceram a importância de uma visão crítica do que é informado e, por fim, na inserção dos jovens da Educação Básica na Tecnologia da Informação e Comunicação Barbosa et. al. (2015) e Blikstein e Zuffo (2012) contribuíram para compreendermos as diversas possibilidades e estratégias para o uso das tecnologias. Nesse sentido, acreditamos que este estudo permitirá a compreensão de uma categoria analítica a partir dessas questões essenciais para a educação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/245 |
url |
https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/245 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/245/158 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Processando o Saber http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Processando o Saber http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FATEC Praia Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
FATEC Praia Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Processando o Saber; v. 14 (2022): Revista Processando o Saber; 61-72 2179-5150 reponame:Processando o Saber (Online) instname:Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) instacron:FATEC |
instname_str |
Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) |
instacron_str |
FATEC |
institution |
FATEC |
reponame_str |
Processando o Saber (Online) |
collection |
Processando o Saber (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Processando o Saber (Online) - Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) |
repository.mail.fl_str_mv |
fabio@fatecpg.edu.br||revista@fatecpg.com.br |
_version_ |
1797068992546865152 |