Tecnologias da informação e comunicação: a necessidade de inserção dos jovens na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Coqui, Alexandre Dijan, Neto, Benedito Evanberto Coqui
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Processando o Saber (Online)
Texto Completo: https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/245
Resumo: A pesquisa consiste em introduzir a reflexão e compreensão sobre a inserção dos jovens nas Tecnologias de Comunicação e Informação da Educação Básica e o desenvolvimento crítico da leitura dessas informações por meio de uma pesquisa bibliográfica à luz da Política Pública para Educação de Jovens e das tecnologias existentes, buscando compreender a complexidade de pensar na postura da escola e na capacitação de professores priorizando a qualidade educacional. Em nossa análise o objetivo estava em compreender a tecnologia na educação e os ambientes virtuais disponíveis na prática educativa, analisar os fatores que determinam um bom resultado na educação e as relações entre alunos e professores com as novas tecnologias e como isso interferem no desenvolvimento educacional. Para isso, foi adotado um referencial teórico para fundamentação do trabalho de pesquisa, a fim de estruturar o artigo e viabilizar compreender a estrutura educacional. Para referenciar o trabalho com políticas públicas para educação de jovens e adultos a Constituição e a Lei de Diretrizes e Bases foram essenciais para fundamentar a discussão, nas questões que relacionaram a importância da leitura de Mundo, utilizamos como base os trabalhos de Freire (2006 e 2015) que fortaleceram a importância de uma visão crítica do que é informado e, por fim, na inserção dos jovens da Educação Básica na Tecnologia da Informação e Comunicação Barbosa et. al. (2015) e Blikstein e Zuffo (2012) contribuíram para compreendermos as diversas possibilidades e estratégias para o uso das tecnologias. Nesse sentido, acreditamos que este estudo permitirá a compreensão de uma categoria analítica a partir dessas questões essenciais para a educação.                  
id FATEC-1_3928f8df103caac492ca3780cbcce1cb
oai_identifier_str oai:revista.fatecpg.edu.br:article/245
network_acronym_str FATEC-1
network_name_str Processando o Saber (Online)
repository_id_str
spelling Tecnologias da informação e comunicação: a necessidade de inserção dos jovens na educação básicaEducaçãoLeituraPolíticas públicasCompetênciasEducationReadingPublic policySkillsA pesquisa consiste em introduzir a reflexão e compreensão sobre a inserção dos jovens nas Tecnologias de Comunicação e Informação da Educação Básica e o desenvolvimento crítico da leitura dessas informações por meio de uma pesquisa bibliográfica à luz da Política Pública para Educação de Jovens e das tecnologias existentes, buscando compreender a complexidade de pensar na postura da escola e na capacitação de professores priorizando a qualidade educacional. Em nossa análise o objetivo estava em compreender a tecnologia na educação e os ambientes virtuais disponíveis na prática educativa, analisar os fatores que determinam um bom resultado na educação e as relações entre alunos e professores com as novas tecnologias e como isso interferem no desenvolvimento educacional. Para isso, foi adotado um referencial teórico para fundamentação do trabalho de pesquisa, a fim de estruturar o artigo e viabilizar compreender a estrutura educacional. Para referenciar o trabalho com políticas públicas para educação de jovens e adultos a Constituição e a Lei de Diretrizes e Bases foram essenciais para fundamentar a discussão, nas questões que relacionaram a importância da leitura de Mundo, utilizamos como base os trabalhos de Freire (2006 e 2015) que fortaleceram a importância de uma visão crítica do que é informado e, por fim, na inserção dos jovens da Educação Básica na Tecnologia da Informação e Comunicação Barbosa et. al. (2015) e Blikstein e Zuffo (2012) contribuíram para compreendermos as diversas possibilidades e estratégias para o uso das tecnologias. Nesse sentido, acreditamos que este estudo permitirá a compreensão de uma categoria analítica a partir dessas questões essenciais para a educação.                  FATEC Praia Grande2022-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/245Revista Processando o Saber; v. 14 (2022): Revista Processando o Saber; 61-722179-5150reponame:Processando o Saber (Online)instname:Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec)instacron:FATECporhttps://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/245/158Copyright (c) 2022 Revista Processando o Saberhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Douglas Manoel Antonio de Abreu PestanaCoqui, Alexandre DijanNeto, Benedito Evanberto Coqui 2022-06-06T17:02:08Zoai:revista.fatecpg.edu.br:article/245Revistahttps://www.fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/indexhttps://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/oaifabio@fatecpg.edu.br||revista@fatecpg.com.br2179-51502179-5150opendoar:2022-06-06T17:02:08Processando o Saber (Online) - Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias da informação e comunicação: a necessidade de inserção dos jovens na educação básica
title Tecnologias da informação e comunicação: a necessidade de inserção dos jovens na educação básica
spellingShingle Tecnologias da informação e comunicação: a necessidade de inserção dos jovens na educação básica
Santos, Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana
Educação
Leitura
Políticas públicas
Competências
Education
Reading
Public policy
Skills
title_short Tecnologias da informação e comunicação: a necessidade de inserção dos jovens na educação básica
title_full Tecnologias da informação e comunicação: a necessidade de inserção dos jovens na educação básica
title_fullStr Tecnologias da informação e comunicação: a necessidade de inserção dos jovens na educação básica
title_full_unstemmed Tecnologias da informação e comunicação: a necessidade de inserção dos jovens na educação básica
title_sort Tecnologias da informação e comunicação: a necessidade de inserção dos jovens na educação básica
author Santos, Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana
author_facet Santos, Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana
Coqui, Alexandre Dijan
Neto, Benedito Evanberto Coqui
author_role author
author2 Coqui, Alexandre Dijan
Neto, Benedito Evanberto Coqui
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana
Coqui, Alexandre Dijan
Neto, Benedito Evanberto Coqui
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Leitura
Políticas públicas
Competências
Education
Reading
Public policy
Skills
topic Educação
Leitura
Políticas públicas
Competências
Education
Reading
Public policy
Skills
description A pesquisa consiste em introduzir a reflexão e compreensão sobre a inserção dos jovens nas Tecnologias de Comunicação e Informação da Educação Básica e o desenvolvimento crítico da leitura dessas informações por meio de uma pesquisa bibliográfica à luz da Política Pública para Educação de Jovens e das tecnologias existentes, buscando compreender a complexidade de pensar na postura da escola e na capacitação de professores priorizando a qualidade educacional. Em nossa análise o objetivo estava em compreender a tecnologia na educação e os ambientes virtuais disponíveis na prática educativa, analisar os fatores que determinam um bom resultado na educação e as relações entre alunos e professores com as novas tecnologias e como isso interferem no desenvolvimento educacional. Para isso, foi adotado um referencial teórico para fundamentação do trabalho de pesquisa, a fim de estruturar o artigo e viabilizar compreender a estrutura educacional. Para referenciar o trabalho com políticas públicas para educação de jovens e adultos a Constituição e a Lei de Diretrizes e Bases foram essenciais para fundamentar a discussão, nas questões que relacionaram a importância da leitura de Mundo, utilizamos como base os trabalhos de Freire (2006 e 2015) que fortaleceram a importância de uma visão crítica do que é informado e, por fim, na inserção dos jovens da Educação Básica na Tecnologia da Informação e Comunicação Barbosa et. al. (2015) e Blikstein e Zuffo (2012) contribuíram para compreendermos as diversas possibilidades e estratégias para o uso das tecnologias. Nesse sentido, acreditamos que este estudo permitirá a compreensão de uma categoria analítica a partir dessas questões essenciais para a educação.                  
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/245
url https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/245/158
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Processando o Saber
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Processando o Saber
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FATEC Praia Grande
publisher.none.fl_str_mv FATEC Praia Grande
dc.source.none.fl_str_mv Revista Processando o Saber; v. 14 (2022): Revista Processando o Saber; 61-72
2179-5150
reponame:Processando o Saber (Online)
instname:Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec)
instacron:FATEC
instname_str Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec)
instacron_str FATEC
institution FATEC
reponame_str Processando o Saber (Online)
collection Processando o Saber (Online)
repository.name.fl_str_mv Processando o Saber (Online) - Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec)
repository.mail.fl_str_mv fabio@fatecpg.edu.br||revista@fatecpg.com.br
_version_ 1797068992546865152