Comunicação colaborativa: estudo do emprego da folksonomia em sistemas e-learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Processando o Saber (Online) |
Texto Completo: | https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/80 |
Resumo: | Esse projeto de pesquisa se dedica ao estudo da utilização da folksonomia no processo de classificação colaborativa e agregador de conteúdos baseados no sistema e-Folks e como meio de comunicação para auxiliar no aprendizado em sistemas e-Learning, utilizando a folksonomia para facilitar a recuperação de informações no processo de aprendizagem do estudante. O processo de comunicação do estudante durante o período de aprendizagem é um dos fatores mais críticos, isso ocorre por diversas razões. Dentre elas, destacam-se a falta de comunicação interativa entre os agentes, a ausência de utilização de meios de comunicação social integrado ao conteúdo disponibilizados nas plataformas de e-Learning e a falta de adaptação de conteúdo relacionado com o perfil do estudante ou para o aprendizado coletivo. Baseado nessas ideias, alguns sistemas como LMS existentes, Redes Sociais e ferramentas de integração foram analisados, e essa análise trouxe importantes subsídios para o desenvolvimento de um modelo instrucional colaborativo utilizando a plataforma e-Folks desenvolvida para estudar o uso da folksonomia em sistemas e-Learning na Web. |
id |
FATEC-1_851078c1851cdd0ee4b26e0849d8472d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.fatecpg.edu.br:article/80 |
network_acronym_str |
FATEC-1 |
network_name_str |
Processando o Saber (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Comunicação colaborativa: estudo do emprego da folksonomia em sistemas e-learningE-FolksE-LearningFolksonomiaLMSWebEsse projeto de pesquisa se dedica ao estudo da utilização da folksonomia no processo de classificação colaborativa e agregador de conteúdos baseados no sistema e-Folks e como meio de comunicação para auxiliar no aprendizado em sistemas e-Learning, utilizando a folksonomia para facilitar a recuperação de informações no processo de aprendizagem do estudante. O processo de comunicação do estudante durante o período de aprendizagem é um dos fatores mais críticos, isso ocorre por diversas razões. Dentre elas, destacam-se a falta de comunicação interativa entre os agentes, a ausência de utilização de meios de comunicação social integrado ao conteúdo disponibilizados nas plataformas de e-Learning e a falta de adaptação de conteúdo relacionado com o perfil do estudante ou para o aprendizado coletivo. Baseado nessas ideias, alguns sistemas como LMS existentes, Redes Sociais e ferramentas de integração foram analisados, e essa análise trouxe importantes subsídios para o desenvolvimento de um modelo instrucional colaborativo utilizando a plataforma e-Folks desenvolvida para estudar o uso da folksonomia em sistemas e-Learning na Web. FATEC Praia Grande2014-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/80Revista Processando o Saber; v. 6 (2014): Revista Processando o Saber; 08-262179-5150reponame:Processando o Saber (Online)instname:Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec)instacron:FATECporhttps://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/80/67Copyright (c) 2014 Revista Processando o Saberhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Bruno Zolotareff2020-12-18T21:44:26Zoai:revista.fatecpg.edu.br:article/80Revistahttps://www.fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/indexhttps://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/oaifabio@fatecpg.edu.br||revista@fatecpg.com.br2179-51502179-5150opendoar:2020-12-18T21:44:26Processando o Saber (Online) - Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação colaborativa: estudo do emprego da folksonomia em sistemas e-learning |
title |
Comunicação colaborativa: estudo do emprego da folksonomia em sistemas e-learning |
spellingShingle |
Comunicação colaborativa: estudo do emprego da folksonomia em sistemas e-learning Santos, Bruno Zolotareff E-Folks E-Learning Folksonomia LMS Web |
title_short |
Comunicação colaborativa: estudo do emprego da folksonomia em sistemas e-learning |
title_full |
Comunicação colaborativa: estudo do emprego da folksonomia em sistemas e-learning |
title_fullStr |
Comunicação colaborativa: estudo do emprego da folksonomia em sistemas e-learning |
title_full_unstemmed |
Comunicação colaborativa: estudo do emprego da folksonomia em sistemas e-learning |
title_sort |
Comunicação colaborativa: estudo do emprego da folksonomia em sistemas e-learning |
author |
Santos, Bruno Zolotareff |
author_facet |
Santos, Bruno Zolotareff |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Bruno Zolotareff |
dc.subject.por.fl_str_mv |
E-Folks E-Learning Folksonomia LMS Web |
topic |
E-Folks E-Learning Folksonomia LMS Web |
description |
Esse projeto de pesquisa se dedica ao estudo da utilização da folksonomia no processo de classificação colaborativa e agregador de conteúdos baseados no sistema e-Folks e como meio de comunicação para auxiliar no aprendizado em sistemas e-Learning, utilizando a folksonomia para facilitar a recuperação de informações no processo de aprendizagem do estudante. O processo de comunicação do estudante durante o período de aprendizagem é um dos fatores mais críticos, isso ocorre por diversas razões. Dentre elas, destacam-se a falta de comunicação interativa entre os agentes, a ausência de utilização de meios de comunicação social integrado ao conteúdo disponibilizados nas plataformas de e-Learning e a falta de adaptação de conteúdo relacionado com o perfil do estudante ou para o aprendizado coletivo. Baseado nessas ideias, alguns sistemas como LMS existentes, Redes Sociais e ferramentas de integração foram analisados, e essa análise trouxe importantes subsídios para o desenvolvimento de um modelo instrucional colaborativo utilizando a plataforma e-Folks desenvolvida para estudar o uso da folksonomia em sistemas e-Learning na Web. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/80 |
url |
https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/80 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/80/67 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Processando o Saber http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Processando o Saber http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FATEC Praia Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
FATEC Praia Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Processando o Saber; v. 6 (2014): Revista Processando o Saber; 08-26 2179-5150 reponame:Processando o Saber (Online) instname:Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) instacron:FATEC |
instname_str |
Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) |
instacron_str |
FATEC |
institution |
FATEC |
reponame_str |
Processando o Saber (Online) |
collection |
Processando o Saber (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Processando o Saber (Online) - Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) |
repository.mail.fl_str_mv |
fabio@fatecpg.edu.br||revista@fatecpg.com.br |
_version_ |
1797068992198737920 |