Comunicação colaborativa: estudo do emprego da folksonomia em sistemas e-learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Bruno Zolotareff
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Processando o Saber (Online)
Texto Completo: https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/80
Resumo: Esse projeto de pesquisa se dedica ao estudo da utilização da folksonomia no processo de classificação colaborativa e agregador de conteúdos baseados no sistema e-Folks e como meio de comunicação para auxiliar no aprendizado em sistemas e-Learning, utilizando a folksonomia para facilitar a recuperação de informações no processo de aprendizagem do estudante. O processo de comunicação do estudante durante o período de aprendizagem é um dos fatores mais críticos, isso ocorre por diversas razões. Dentre elas, destacam-se a falta de comunicação interativa entre os agentes, a ausência de utilização de meios de comunicação social integrado ao conteúdo disponibilizados nas plataformas de e-Learning e a falta de adaptação de conteúdo relacionado com o perfil do estudante ou para o aprendizado coletivo. Baseado nessas ideias, alguns sistemas como LMS existentes, Redes Sociais e ferramentas de integração foram analisados, e essa análise trouxe importantes subsídios para o desenvolvimento de um modelo instrucional colaborativo utilizando a plataforma e-Folks desenvolvida para estudar o uso da folksonomia em sistemas e-Learning na Web.  
id FATEC-1_851078c1851cdd0ee4b26e0849d8472d
oai_identifier_str oai:revista.fatecpg.edu.br:article/80
network_acronym_str FATEC-1
network_name_str Processando o Saber (Online)
repository_id_str
spelling Comunicação colaborativa: estudo do emprego da folksonomia em sistemas e-learningE-FolksE-LearningFolksonomiaLMSWebEsse projeto de pesquisa se dedica ao estudo da utilização da folksonomia no processo de classificação colaborativa e agregador de conteúdos baseados no sistema e-Folks e como meio de comunicação para auxiliar no aprendizado em sistemas e-Learning, utilizando a folksonomia para facilitar a recuperação de informações no processo de aprendizagem do estudante. O processo de comunicação do estudante durante o período de aprendizagem é um dos fatores mais críticos, isso ocorre por diversas razões. Dentre elas, destacam-se a falta de comunicação interativa entre os agentes, a ausência de utilização de meios de comunicação social integrado ao conteúdo disponibilizados nas plataformas de e-Learning e a falta de adaptação de conteúdo relacionado com o perfil do estudante ou para o aprendizado coletivo. Baseado nessas ideias, alguns sistemas como LMS existentes, Redes Sociais e ferramentas de integração foram analisados, e essa análise trouxe importantes subsídios para o desenvolvimento de um modelo instrucional colaborativo utilizando a plataforma e-Folks desenvolvida para estudar o uso da folksonomia em sistemas e-Learning na Web.  FATEC Praia Grande2014-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/80Revista Processando o Saber; v. 6 (2014): Revista Processando o Saber; 08-262179-5150reponame:Processando o Saber (Online)instname:Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec)instacron:FATECporhttps://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/80/67Copyright (c) 2014 Revista Processando o Saberhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Bruno Zolotareff2020-12-18T21:44:26Zoai:revista.fatecpg.edu.br:article/80Revistahttps://www.fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/indexhttps://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/oaifabio@fatecpg.edu.br||revista@fatecpg.com.br2179-51502179-5150opendoar:2020-12-18T21:44:26Processando o Saber (Online) - Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação colaborativa: estudo do emprego da folksonomia em sistemas e-learning
title Comunicação colaborativa: estudo do emprego da folksonomia em sistemas e-learning
spellingShingle Comunicação colaborativa: estudo do emprego da folksonomia em sistemas e-learning
Santos, Bruno Zolotareff
E-Folks
E-Learning
Folksonomia
LMS
Web
title_short Comunicação colaborativa: estudo do emprego da folksonomia em sistemas e-learning
title_full Comunicação colaborativa: estudo do emprego da folksonomia em sistemas e-learning
title_fullStr Comunicação colaborativa: estudo do emprego da folksonomia em sistemas e-learning
title_full_unstemmed Comunicação colaborativa: estudo do emprego da folksonomia em sistemas e-learning
title_sort Comunicação colaborativa: estudo do emprego da folksonomia em sistemas e-learning
author Santos, Bruno Zolotareff
author_facet Santos, Bruno Zolotareff
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Bruno Zolotareff
dc.subject.por.fl_str_mv E-Folks
E-Learning
Folksonomia
LMS
Web
topic E-Folks
E-Learning
Folksonomia
LMS
Web
description Esse projeto de pesquisa se dedica ao estudo da utilização da folksonomia no processo de classificação colaborativa e agregador de conteúdos baseados no sistema e-Folks e como meio de comunicação para auxiliar no aprendizado em sistemas e-Learning, utilizando a folksonomia para facilitar a recuperação de informações no processo de aprendizagem do estudante. O processo de comunicação do estudante durante o período de aprendizagem é um dos fatores mais críticos, isso ocorre por diversas razões. Dentre elas, destacam-se a falta de comunicação interativa entre os agentes, a ausência de utilização de meios de comunicação social integrado ao conteúdo disponibilizados nas plataformas de e-Learning e a falta de adaptação de conteúdo relacionado com o perfil do estudante ou para o aprendizado coletivo. Baseado nessas ideias, alguns sistemas como LMS existentes, Redes Sociais e ferramentas de integração foram analisados, e essa análise trouxe importantes subsídios para o desenvolvimento de um modelo instrucional colaborativo utilizando a plataforma e-Folks desenvolvida para estudar o uso da folksonomia em sistemas e-Learning na Web.  
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/80
url https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/80
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/80/67
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Processando o Saber
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Processando o Saber
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FATEC Praia Grande
publisher.none.fl_str_mv FATEC Praia Grande
dc.source.none.fl_str_mv Revista Processando o Saber; v. 6 (2014): Revista Processando o Saber; 08-26
2179-5150
reponame:Processando o Saber (Online)
instname:Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec)
instacron:FATEC
instname_str Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec)
instacron_str FATEC
institution FATEC
reponame_str Processando o Saber (Online)
collection Processando o Saber (Online)
repository.name.fl_str_mv Processando o Saber (Online) - Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec)
repository.mail.fl_str_mv fabio@fatecpg.edu.br||revista@fatecpg.com.br
_version_ 1797068992198737920