Atribuições de causalidade para explicar o que motivam os alunos de contabilidade para a escolha da temática do trabalho de conclusão de curso e as reações emocionais provocadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FATEC Zona Sul |
Texto Completo: | https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/374 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo identificar as motivações atribuídas pelos discentes de Ciências Contábeis na escolha da temática do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e as reações emocionais provocadas a luz da Teoria Atribucional Causal. Os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado com os alunos da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA) e da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Para análise de resultados, utilizou-se a estatística descritiva para a análise das perguntas fechadas e a técnica de análise de conteúdo para as respostas discursivas dos discentes. Os resultados evidenciaram que as motivações atribuídas pelos discentes para a escolha da temática do TCC encontradas foram o esforço e a capacidade e a ajuda do professor. Sobre as reações emocionais provocadas, a maior parte dos discentes declararam se sentir motivados com a temática escolhida para o TCC devido a afinidade pelo tema e a ajuda do professor. |
id |
FATEC-2_17490c5c06c4e6758a0045ff270d0046 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/374 |
network_acronym_str |
FATEC-2 |
network_name_str |
Revista FATEC Zona Sul |
repository_id_str |
|
spelling |
Atribuições de causalidade para explicar o que motivam os alunos de contabilidade para a escolha da temática do trabalho de conclusão de curso e as reações emocionais provocadasO presente estudo tem por objetivo identificar as motivações atribuídas pelos discentes de Ciências Contábeis na escolha da temática do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e as reações emocionais provocadas a luz da Teoria Atribucional Causal. Os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado com os alunos da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA) e da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Para análise de resultados, utilizou-se a estatística descritiva para a análise das perguntas fechadas e a técnica de análise de conteúdo para as respostas discursivas dos discentes. Os resultados evidenciaram que as motivações atribuídas pelos discentes para a escolha da temática do TCC encontradas foram o esforço e a capacidade e a ajuda do professor. Sobre as reações emocionais provocadas, a maior parte dos discentes declararam se sentir motivados com a temática escolhida para o TCC devido a afinidade pelo tema e a ajuda do professor.Faculdade de Tecnologia da Zona Sul2022-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/37410.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n01_08Refas - Revista Fatec Zona Sul; v. 9 n. 1 (2022); 17-35Refas - Revista Fatec Zona Sul; Vol. 9 No. 1 (2022); 17-35Refas - Revista Fatec Zona Sul; Vol. 9 Núm. 1 (2022); 17-352359-182X10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n01_00reponame:Revista FATEC Zona Sulinstname:Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)instacron:FATECporhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/374/418Copyright (c) 2022 Refas - Revista Fatec Zona Sulhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSena, Alyson Daniel CostaMoreira, Caritsa ScartatySouza, Jocykleber Meireles de2023-01-18T13:49:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/374Revistahttp://www.revistarefas.com.br/index.php/RevFATECZS/indexPRIhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/oairevistarefas@gmail.com2359-182x2359-182xopendoar:2023-01-18T13:49:21Revista FATEC Zona Sul - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atribuições de causalidade para explicar o que motivam os alunos de contabilidade para a escolha da temática do trabalho de conclusão de curso e as reações emocionais provocadas |
title |
Atribuições de causalidade para explicar o que motivam os alunos de contabilidade para a escolha da temática do trabalho de conclusão de curso e as reações emocionais provocadas |
spellingShingle |
Atribuições de causalidade para explicar o que motivam os alunos de contabilidade para a escolha da temática do trabalho de conclusão de curso e as reações emocionais provocadas Sena, Alyson Daniel Costa |
title_short |
Atribuições de causalidade para explicar o que motivam os alunos de contabilidade para a escolha da temática do trabalho de conclusão de curso e as reações emocionais provocadas |
title_full |
Atribuições de causalidade para explicar o que motivam os alunos de contabilidade para a escolha da temática do trabalho de conclusão de curso e as reações emocionais provocadas |
title_fullStr |
Atribuições de causalidade para explicar o que motivam os alunos de contabilidade para a escolha da temática do trabalho de conclusão de curso e as reações emocionais provocadas |
title_full_unstemmed |
Atribuições de causalidade para explicar o que motivam os alunos de contabilidade para a escolha da temática do trabalho de conclusão de curso e as reações emocionais provocadas |
title_sort |
Atribuições de causalidade para explicar o que motivam os alunos de contabilidade para a escolha da temática do trabalho de conclusão de curso e as reações emocionais provocadas |
author |
Sena, Alyson Daniel Costa |
author_facet |
Sena, Alyson Daniel Costa Moreira, Caritsa Scartaty Souza, Jocykleber Meireles de |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Caritsa Scartaty Souza, Jocykleber Meireles de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sena, Alyson Daniel Costa Moreira, Caritsa Scartaty Souza, Jocykleber Meireles de |
description |
O presente estudo tem por objetivo identificar as motivações atribuídas pelos discentes de Ciências Contábeis na escolha da temática do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e as reações emocionais provocadas a luz da Teoria Atribucional Causal. Os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado com os alunos da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA) e da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Para análise de resultados, utilizou-se a estatística descritiva para a análise das perguntas fechadas e a técnica de análise de conteúdo para as respostas discursivas dos discentes. Os resultados evidenciaram que as motivações atribuídas pelos discentes para a escolha da temática do TCC encontradas foram o esforço e a capacidade e a ajuda do professor. Sobre as reações emocionais provocadas, a maior parte dos discentes declararam se sentir motivados com a temática escolhida para o TCC devido a afinidade pelo tema e a ajuda do professor. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/374 10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n01_08 |
url |
https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/374 |
identifier_str_mv |
10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n01_08 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/374/418 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Refas - Revista Fatec Zona Sul http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Refas - Revista Fatec Zona Sul http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Tecnologia da Zona Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Tecnologia da Zona Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Refas - Revista Fatec Zona Sul; v. 9 n. 1 (2022); 17-35 Refas - Revista Fatec Zona Sul; Vol. 9 No. 1 (2022); 17-35 Refas - Revista Fatec Zona Sul; Vol. 9 Núm. 1 (2022); 17-35 2359-182X 10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n01_00 reponame:Revista FATEC Zona Sul instname:Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul) instacron:FATEC |
instname_str |
Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul) |
instacron_str |
FATEC |
institution |
FATEC |
reponame_str |
Revista FATEC Zona Sul |
collection |
Revista FATEC Zona Sul |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FATEC Zona Sul - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarefas@gmail.com |
_version_ |
1797052948455358464 |