Atribuições de causalidade para explicar o que motivam os alunos de contabilidade para a escolha da temática do trabalho de conclusão de curso e as reações emocionais provocadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sena, Alyson Daniel Costa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Moreira, Caritsa Scartaty, Souza, Jocykleber Meireles de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FATEC Zona Sul
Texto Completo: https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/374
Resumo: O presente estudo tem por objetivo identificar as motivações atribuídas pelos discentes de Ciências Contábeis na escolha da temática do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e as reações emocionais provocadas a luz da Teoria Atribucional Causal. Os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado com os alunos da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA) e da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Para análise de resultados, utilizou-se a estatística descritiva para a análise das perguntas fechadas e a técnica de análise de conteúdo para as respostas discursivas dos discentes. Os resultados evidenciaram que as motivações atribuídas pelos discentes para a escolha da temática do TCC encontradas foram o esforço e a capacidade e a ajuda do professor. Sobre as reações emocionais provocadas, a maior parte dos discentes declararam se sentir motivados com a temática escolhida para o TCC devido a afinidade pelo tema e a ajuda do professor.
id FATEC-2_17490c5c06c4e6758a0045ff270d0046
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/374
network_acronym_str FATEC-2
network_name_str Revista FATEC Zona Sul
repository_id_str
spelling Atribuições de causalidade para explicar o que motivam os alunos de contabilidade para a escolha da temática do trabalho de conclusão de curso e as reações emocionais provocadasO presente estudo tem por objetivo identificar as motivações atribuídas pelos discentes de Ciências Contábeis na escolha da temática do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e as reações emocionais provocadas a luz da Teoria Atribucional Causal. Os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado com os alunos da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA) e da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Para análise de resultados, utilizou-se a estatística descritiva para a análise das perguntas fechadas e a técnica de análise de conteúdo para as respostas discursivas dos discentes. Os resultados evidenciaram que as motivações atribuídas pelos discentes para a escolha da temática do TCC encontradas foram o esforço e a capacidade e a ajuda do professor. Sobre as reações emocionais provocadas, a maior parte dos discentes declararam se sentir motivados com a temática escolhida para o TCC devido a afinidade pelo tema e a ajuda do professor.Faculdade de Tecnologia da Zona Sul2022-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/37410.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n01_08Refas - Revista Fatec Zona Sul; v. 9 n. 1 (2022); 17-35Refas - Revista Fatec Zona Sul; Vol. 9 No. 1 (2022); 17-35Refas - Revista Fatec Zona Sul; Vol. 9 Núm. 1 (2022); 17-352359-182X10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n01_00reponame:Revista FATEC Zona Sulinstname:Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)instacron:FATECporhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/374/418Copyright (c) 2022 Refas - Revista Fatec Zona Sulhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSena, Alyson Daniel CostaMoreira, Caritsa ScartatySouza, Jocykleber Meireles de2023-01-18T13:49:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/374Revistahttp://www.revistarefas.com.br/index.php/RevFATECZS/indexPRIhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/oairevistarefas@gmail.com2359-182x2359-182xopendoar:2023-01-18T13:49:21Revista FATEC Zona Sul - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)false
dc.title.none.fl_str_mv Atribuições de causalidade para explicar o que motivam os alunos de contabilidade para a escolha da temática do trabalho de conclusão de curso e as reações emocionais provocadas
title Atribuições de causalidade para explicar o que motivam os alunos de contabilidade para a escolha da temática do trabalho de conclusão de curso e as reações emocionais provocadas
spellingShingle Atribuições de causalidade para explicar o que motivam os alunos de contabilidade para a escolha da temática do trabalho de conclusão de curso e as reações emocionais provocadas
Sena, Alyson Daniel Costa
title_short Atribuições de causalidade para explicar o que motivam os alunos de contabilidade para a escolha da temática do trabalho de conclusão de curso e as reações emocionais provocadas
title_full Atribuições de causalidade para explicar o que motivam os alunos de contabilidade para a escolha da temática do trabalho de conclusão de curso e as reações emocionais provocadas
title_fullStr Atribuições de causalidade para explicar o que motivam os alunos de contabilidade para a escolha da temática do trabalho de conclusão de curso e as reações emocionais provocadas
title_full_unstemmed Atribuições de causalidade para explicar o que motivam os alunos de contabilidade para a escolha da temática do trabalho de conclusão de curso e as reações emocionais provocadas
title_sort Atribuições de causalidade para explicar o que motivam os alunos de contabilidade para a escolha da temática do trabalho de conclusão de curso e as reações emocionais provocadas
author Sena, Alyson Daniel Costa
author_facet Sena, Alyson Daniel Costa
Moreira, Caritsa Scartaty
Souza, Jocykleber Meireles de
author_role author
author2 Moreira, Caritsa Scartaty
Souza, Jocykleber Meireles de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sena, Alyson Daniel Costa
Moreira, Caritsa Scartaty
Souza, Jocykleber Meireles de
description O presente estudo tem por objetivo identificar as motivações atribuídas pelos discentes de Ciências Contábeis na escolha da temática do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e as reações emocionais provocadas a luz da Teoria Atribucional Causal. Os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado com os alunos da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA) e da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Para análise de resultados, utilizou-se a estatística descritiva para a análise das perguntas fechadas e a técnica de análise de conteúdo para as respostas discursivas dos discentes. Os resultados evidenciaram que as motivações atribuídas pelos discentes para a escolha da temática do TCC encontradas foram o esforço e a capacidade e a ajuda do professor. Sobre as reações emocionais provocadas, a maior parte dos discentes declararam se sentir motivados com a temática escolhida para o TCC devido a afinidade pelo tema e a ajuda do professor.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/374
10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n01_08
url https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/374
identifier_str_mv 10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n01_08
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/374/418
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Refas - Revista Fatec Zona Sul
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Refas - Revista Fatec Zona Sul
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Tecnologia da Zona Sul
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Tecnologia da Zona Sul
dc.source.none.fl_str_mv Refas - Revista Fatec Zona Sul; v. 9 n. 1 (2022); 17-35
Refas - Revista Fatec Zona Sul; Vol. 9 No. 1 (2022); 17-35
Refas - Revista Fatec Zona Sul; Vol. 9 Núm. 1 (2022); 17-35
2359-182X
10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n01_00
reponame:Revista FATEC Zona Sul
instname:Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
instacron:FATEC
instname_str Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
instacron_str FATEC
institution FATEC
reponame_str Revista FATEC Zona Sul
collection Revista FATEC Zona Sul
repository.name.fl_str_mv Revista FATEC Zona Sul - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
repository.mail.fl_str_mv revistarefas@gmail.com
_version_ 1797052948455358464