Atribuições de causalidade e reações emocionais: análise do desempenho acadêmico dos discentes de Ciências Contábeis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Flaviana da Costa Lopes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1617
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3390
Resumo: Artigo Acadêmico
id UFER_aa3c6020c2fb3f690fc749f980c586a5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/3390
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Atribuições de causalidade e reações emocionais: análise do desempenho acadêmico dos discentes de Ciências ContábeisTeoria atribucional causalDesempenho acadêmicoReações emocionaisCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISArtigo AcadêmicoNão possuiO presente estudo teve como objetivo analisar os fatores de causalidade atribuídos pelos discentes de Ciências Contábeis para explicar o desempenho acadêmico a luz da Teoria Atribucional Causal, assim, como as reações emocionais derivadas. A unidade de análise foram os estudantes do curso de ciências contábeis da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA) campus Mossoró. Para tanto, os dados foram obtidos por meio de questionário composto por questões abertas e fechadas, aplicadas a 155 discentes distribuídos do 1° ao 9° período. Assim, para a análise das questões fechadas, os dados foram tabulados e, posteriormente, procedeu-se com análise da estatística descritiva. Já em relação as questões abertas, os dados foram transcritos para arquivo digital e, em seguida, procedeuse com a análise de conteúdo por meio do software Atlas.ti®. Em síntese, os resultados apontaram que os discentes consideram que o desempenho acadêmico é influenciado por uma diversidade de fatores internos e externos ao discente, com destaque para as atribuições causais internas, como o “interesse pelo estudo” e o “esforço”, e para as causas atribucionais externas, como o “método de ensino do professor” e a “infraestrutura da universidade”. Além disso, constatou-se que a maioria dos discentes (94,84%) acreditam que as causas atribuídas, sejam elas internas ou externas, ocasionam reações emocionais.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAMoreira, Caritsa Scartatyhttp://lattes.cnpq.br/Barbosa, Flaviana da Costa Lopes2019-12-10T13:28:11Z2019-12-10T13:28:11Z2019-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBarbosa (2019) (BARBOSA, 2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1617https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3390porBARBOSA, Flaviana da Costa Lopes. Atribuições de causalidade e reações emocionais: análise do desempenho acadêmico dos discentes de Ciências Contábeis. 18f., Mossoró, 2019.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-27T23:49:24Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/3390Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-27T23:49:24Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Atribuições de causalidade e reações emocionais: análise do desempenho acadêmico dos discentes de Ciências Contábeis
title Atribuições de causalidade e reações emocionais: análise do desempenho acadêmico dos discentes de Ciências Contábeis
spellingShingle Atribuições de causalidade e reações emocionais: análise do desempenho acadêmico dos discentes de Ciências Contábeis
Barbosa, Flaviana da Costa Lopes
Teoria atribucional causal
Desempenho acadêmico
Reações emocionais
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Atribuições de causalidade e reações emocionais: análise do desempenho acadêmico dos discentes de Ciências Contábeis
title_full Atribuições de causalidade e reações emocionais: análise do desempenho acadêmico dos discentes de Ciências Contábeis
title_fullStr Atribuições de causalidade e reações emocionais: análise do desempenho acadêmico dos discentes de Ciências Contábeis
title_full_unstemmed Atribuições de causalidade e reações emocionais: análise do desempenho acadêmico dos discentes de Ciências Contábeis
title_sort Atribuições de causalidade e reações emocionais: análise do desempenho acadêmico dos discentes de Ciências Contábeis
author Barbosa, Flaviana da Costa Lopes
author_facet Barbosa, Flaviana da Costa Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Caritsa Scartaty
http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Flaviana da Costa Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria atribucional causal
Desempenho acadêmico
Reações emocionais
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic Teoria atribucional causal
Desempenho acadêmico
Reações emocionais
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description Artigo Acadêmico
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-10T13:28:11Z
2019-12-10T13:28:11Z
2019-03-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Barbosa (2019) (BARBOSA, 2019)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1617
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3390
identifier_str_mv Barbosa (2019) (BARBOSA, 2019)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1617
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv BARBOSA, Flaviana da Costa Lopes. Atribuições de causalidade e reações emocionais: análise do desempenho acadêmico dos discentes de Ciências Contábeis. 18f., Mossoró, 2019.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747454537498624