Atribuições de causalidade e reações emocionais: análise do desempenho acadêmico dos discentes de Ciências Contábeis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1617 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3390 |
Resumo: | Artigo Acadêmico |
id |
UFER_aa3c6020c2fb3f690fc749f980c586a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/3390 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Atribuições de causalidade e reações emocionais: análise do desempenho acadêmico dos discentes de Ciências ContábeisTeoria atribucional causalDesempenho acadêmicoReações emocionaisCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISArtigo AcadêmicoNão possuiO presente estudo teve como objetivo analisar os fatores de causalidade atribuídos pelos discentes de Ciências Contábeis para explicar o desempenho acadêmico a luz da Teoria Atribucional Causal, assim, como as reações emocionais derivadas. A unidade de análise foram os estudantes do curso de ciências contábeis da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA) campus Mossoró. Para tanto, os dados foram obtidos por meio de questionário composto por questões abertas e fechadas, aplicadas a 155 discentes distribuídos do 1° ao 9° período. Assim, para a análise das questões fechadas, os dados foram tabulados e, posteriormente, procedeu-se com análise da estatística descritiva. Já em relação as questões abertas, os dados foram transcritos para arquivo digital e, em seguida, procedeuse com a análise de conteúdo por meio do software Atlas.ti®. Em síntese, os resultados apontaram que os discentes consideram que o desempenho acadêmico é influenciado por uma diversidade de fatores internos e externos ao discente, com destaque para as atribuições causais internas, como o “interesse pelo estudo” e o “esforço”, e para as causas atribucionais externas, como o “método de ensino do professor” e a “infraestrutura da universidade”. Além disso, constatou-se que a maioria dos discentes (94,84%) acreditam que as causas atribuídas, sejam elas internas ou externas, ocasionam reações emocionais.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAMoreira, Caritsa Scartatyhttp://lattes.cnpq.br/Barbosa, Flaviana da Costa Lopes2019-12-10T13:28:11Z2019-12-10T13:28:11Z2019-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBarbosa (2019) (BARBOSA, 2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1617https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3390porBARBOSA, Flaviana da Costa Lopes. Atribuições de causalidade e reações emocionais: análise do desempenho acadêmico dos discentes de Ciências Contábeis. 18f., Mossoró, 2019.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-27T23:49:24Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/3390Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-27T23:49:24Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atribuições de causalidade e reações emocionais: análise do desempenho acadêmico dos discentes de Ciências Contábeis |
title |
Atribuições de causalidade e reações emocionais: análise do desempenho acadêmico dos discentes de Ciências Contábeis |
spellingShingle |
Atribuições de causalidade e reações emocionais: análise do desempenho acadêmico dos discentes de Ciências Contábeis Barbosa, Flaviana da Costa Lopes Teoria atribucional causal Desempenho acadêmico Reações emocionais CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
title_short |
Atribuições de causalidade e reações emocionais: análise do desempenho acadêmico dos discentes de Ciências Contábeis |
title_full |
Atribuições de causalidade e reações emocionais: análise do desempenho acadêmico dos discentes de Ciências Contábeis |
title_fullStr |
Atribuições de causalidade e reações emocionais: análise do desempenho acadêmico dos discentes de Ciências Contábeis |
title_full_unstemmed |
Atribuições de causalidade e reações emocionais: análise do desempenho acadêmico dos discentes de Ciências Contábeis |
title_sort |
Atribuições de causalidade e reações emocionais: análise do desempenho acadêmico dos discentes de Ciências Contábeis |
author |
Barbosa, Flaviana da Costa Lopes |
author_facet |
Barbosa, Flaviana da Costa Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moreira, Caritsa Scartaty http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Flaviana da Costa Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria atribucional causal Desempenho acadêmico Reações emocionais CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
topic |
Teoria atribucional causal Desempenho acadêmico Reações emocionais CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
description |
Artigo Acadêmico |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-10T13:28:11Z 2019-12-10T13:28:11Z 2019-03-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Barbosa (2019) (BARBOSA, 2019) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1617 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3390 |
identifier_str_mv |
Barbosa (2019) (BARBOSA, 2019) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1617 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3390 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
BARBOSA, Flaviana da Costa Lopes. Atribuições de causalidade e reações emocionais: análise do desempenho acadêmico dos discentes de Ciências Contábeis. 18f., Mossoró, 2019. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747454537498624 |