Mercado e Educação: cenário atual do ensino superior brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Marco Antônio
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nunes, Edison
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FATEC Zona Sul
Texto Completo: https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/78
Resumo: Cooptado pela onda “utilitarista” de uma educação voltada para as necessidades exclusivas do mercado de trabalho, assiste-se um novo formato para os níveis superiores da educação no Brasil voltada para cursos de menor duração e de conhecimentos fragmentados. Muito embora existam escolas que buscam preservar o espírito acadêmico clássico, oferecendo conhecimento e conteúdo propedêutico3, é também de senso comum nos meios acadêmicos, de comunicação e até mesmo no universo leigo a percepção de que vivenciamos atualmente um processo muito diferente daquele proposto pela visão iluminista da modernidade. O trajeto que norteia esta mudança no perfil da educação superior brasileira, especialmente nos cursos voltados para imediata aplicação profissional (técnico-profissionalizante) seria resultado de uma inclinação de mercado, procurando atender interesses de um modelo proposto pelo capital ou seria a volta da vocação do Estado na oferta de cursos que constituam inclusão laboral-social4. A adequação do atual modelo educacional defende em seus próprios imperativos a inovação, o progresso e a prosperidade. Características estas encontradas vastamente no discurso da universalização do capital, acompanhado pelo pensamento utilitarista.
id FATEC-2_22bc44b7caaa5c82ac2fafa04d8f0fba
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/78
network_acronym_str FATEC-2
network_name_str Revista FATEC Zona Sul
repository_id_str
spelling Mercado e Educação: cenário atual do ensino superior brasileiroCooptado pela onda “utilitarista” de uma educação voltada para as necessidades exclusivas do mercado de trabalho, assiste-se um novo formato para os níveis superiores da educação no Brasil voltada para cursos de menor duração e de conhecimentos fragmentados. Muito embora existam escolas que buscam preservar o espírito acadêmico clássico, oferecendo conhecimento e conteúdo propedêutico3, é também de senso comum nos meios acadêmicos, de comunicação e até mesmo no universo leigo a percepção de que vivenciamos atualmente um processo muito diferente daquele proposto pela visão iluminista da modernidade. O trajeto que norteia esta mudança no perfil da educação superior brasileira, especialmente nos cursos voltados para imediata aplicação profissional (técnico-profissionalizante) seria resultado de uma inclinação de mercado, procurando atender interesses de um modelo proposto pelo capital ou seria a volta da vocação do Estado na oferta de cursos que constituam inclusão laboral-social4. A adequação do atual modelo educacional defende em seus próprios imperativos a inovação, o progresso e a prosperidade. Características estas encontradas vastamente no discurso da universalização do capital, acompanhado pelo pensamento utilitarista.Faculdade de Tecnologia da Zona Sul2017-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/78Refas - Revista Fatec Zona Sul; v. 3 n. 2 (2017); 1-222359-182Xreponame:Revista FATEC Zona Sulinstname:Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)instacron:FATECporhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/78/101Copyright (c) 2017 REFAS - Revista Fatec Zona Sulinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Marco AntônioNunes, Edison2017-03-09T15:31:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/78Revistahttp://www.revistarefas.com.br/index.php/RevFATECZS/indexPRIhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/oairevistarefas@gmail.com2359-182x2359-182xopendoar:2017-03-09T15:31:58Revista FATEC Zona Sul - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)false
dc.title.none.fl_str_mv Mercado e Educação: cenário atual do ensino superior brasileiro
title Mercado e Educação: cenário atual do ensino superior brasileiro
spellingShingle Mercado e Educação: cenário atual do ensino superior brasileiro
Dias, Marco Antônio
title_short Mercado e Educação: cenário atual do ensino superior brasileiro
title_full Mercado e Educação: cenário atual do ensino superior brasileiro
title_fullStr Mercado e Educação: cenário atual do ensino superior brasileiro
title_full_unstemmed Mercado e Educação: cenário atual do ensino superior brasileiro
title_sort Mercado e Educação: cenário atual do ensino superior brasileiro
author Dias, Marco Antônio
author_facet Dias, Marco Antônio
Nunes, Edison
author_role author
author2 Nunes, Edison
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Marco Antônio
Nunes, Edison
description Cooptado pela onda “utilitarista” de uma educação voltada para as necessidades exclusivas do mercado de trabalho, assiste-se um novo formato para os níveis superiores da educação no Brasil voltada para cursos de menor duração e de conhecimentos fragmentados. Muito embora existam escolas que buscam preservar o espírito acadêmico clássico, oferecendo conhecimento e conteúdo propedêutico3, é também de senso comum nos meios acadêmicos, de comunicação e até mesmo no universo leigo a percepção de que vivenciamos atualmente um processo muito diferente daquele proposto pela visão iluminista da modernidade. O trajeto que norteia esta mudança no perfil da educação superior brasileira, especialmente nos cursos voltados para imediata aplicação profissional (técnico-profissionalizante) seria resultado de uma inclinação de mercado, procurando atender interesses de um modelo proposto pelo capital ou seria a volta da vocação do Estado na oferta de cursos que constituam inclusão laboral-social4. A adequação do atual modelo educacional defende em seus próprios imperativos a inovação, o progresso e a prosperidade. Características estas encontradas vastamente no discurso da universalização do capital, acompanhado pelo pensamento utilitarista.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/78
url https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/78
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/78/101
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REFAS - Revista Fatec Zona Sul
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REFAS - Revista Fatec Zona Sul
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Tecnologia da Zona Sul
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Tecnologia da Zona Sul
dc.source.none.fl_str_mv Refas - Revista Fatec Zona Sul; v. 3 n. 2 (2017); 1-22
2359-182X
reponame:Revista FATEC Zona Sul
instname:Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
instacron:FATEC
instname_str Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
instacron_str FATEC
institution FATEC
reponame_str Revista FATEC Zona Sul
collection Revista FATEC Zona Sul
repository.name.fl_str_mv Revista FATEC Zona Sul - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
repository.mail.fl_str_mv revistarefas@gmail.com
_version_ 1797052949045706752