Mercado e Educação: cenário atual do ensino superior brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FATEC Zona Sul |
Texto Completo: | https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/78 |
Resumo: | Cooptado pela onda “utilitarista†de uma educação voltada para as necessidades exclusivas do mercado de trabalho, assiste-se um novo formato para os níveis superiores da educação no Brasil voltada para cursos de menor duração e de conhecimentos fragmentados. Muito embora existam escolas que buscam preservar o espírito acadêmico clássico, oferecendo conhecimento e conteúdo propedêutico3, é também de senso comum nos meios acadêmicos, de comunicação e até mesmo no universo leigo a percepção de que vivenciamos atualmente um processo muito diferente daquele proposto pela visão iluminista da modernidade. O trajeto que norteia esta mudança no perfil da educação superior brasileira, especialmente nos cursos voltados para imediata aplicação profissional (técnico-profissionalizante) seria resultado de uma inclinação de mercado, procurando atender interesses de um modelo proposto pelo capital ou seria a volta da vocação do Estado na oferta de cursos que constituam inclusão laboral-social4. A adequação do atual modelo educacional defende em seus próprios imperativos a inovação, o progresso e a prosperidade. Características estas encontradas vastamente no discurso da universalização do capital, acompanhado pelo pensamento utilitarista. |
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Mercado e Educação: cenário atual do ensino superior brasileiroCooptado pela onda “utilitarista†de uma educação voltada para as necessidades exclusivas do mercado de trabalho, assiste-se um novo formato para os níveis superiores da educação no Brasil voltada para cursos de menor duração e de conhecimentos fragmentados. Muito embora existam escolas que buscam preservar o espírito acadêmico clássico, oferecendo conhecimento e conteúdo propedêutico3, é também de senso comum nos meios acadêmicos, de comunicação e até mesmo no universo leigo a percepção de que vivenciamos atualmente um processo muito diferente daquele proposto pela visão iluminista da modernidade. O trajeto que norteia esta mudança no perfil da educação superior brasileira, especialmente nos cursos voltados para imediata aplicação profissional (técnico-profissionalizante) seria resultado de uma inclinação de mercado, procurando atender interesses de um modelo proposto pelo capital ou seria a volta da vocação do Estado na oferta de cursos que constituam inclusão laboral-social4. A adequação do atual modelo educacional defende em seus próprios imperativos a inovação, o progresso e a prosperidade. Características estas encontradas vastamente no discurso da universalização do capital, acompanhado pelo pensamento utilitarista.Faculdade de Tecnologia da Zona Sul2017-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/78Refas - Revista Fatec Zona Sul; v. 3 n. 2 (2017); 1-222359-182Xreponame:Revista FATEC Zona Sulinstname:Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)instacron:FATECporhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/78/101Copyright (c) 2017 REFAS - Revista Fatec Zona Sulinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Marco AntônioNunes, Edison2017-03-09T15:31:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/78Revistahttp://www.revistarefas.com.br/index.php/RevFATECZS/indexPRIhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/oairevistarefas@gmail.com2359-182x2359-182xopendoar:2017-03-09T15:31:58Revista FATEC Zona Sul - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)false |
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