A percepção de mulheres jovens diagnosticadas com câncer de mama sobre as campanhas de marketing social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Natalia Xavier
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Cunha, Gustavo Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FATEC Zona Sul
Texto Completo: https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/541
Resumo: O câncer de mama (CAM) é um dos principais responsáveis pela morbidade e mortalidade no mundo (WHO, 2014a) por, na maioria das vezes, ser identificado nas mulheres quando já está em estágio avançado. Neste cenário, as campanhas de prevenção podem contribuir para que as mulheres de todas as idades possam prevenir a doença e identificar os fatores de risco que aumentam as chances de desenvolver a doença. Com isso, objetiva-se analisar as percepções das mulheres jovens a respeito das ações de marketing social para a prevenção do câncer de mama. Para isto, baseou-se nas ações de prevenção do CAM sob a perspectiva do marketing social e da prevenção primária e secundária. Trata-se de uma pesquisa descritiva qualitativa, cuja coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com nove mulheres jovens, com menos de 50 anos, diagnosticadas com CAM. A partir da análise de conteúdo os dados foram categorizados e viu-se uma insatisfação das entrevistadas quanto à clareza de informações sobre a doença; à baixa periodicidade das campanhas de prevenção; à insatisfação com as ações governamentais, bem como à disponibilidade de maquinários para prevenção e tratamento; e às orientações de rastreamento por mamografia apenas para mulheres acima de 50 anos.
id FATEC-2_435ff9afcebf52a1a8c192594d89749b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/541
network_acronym_str FATEC-2
network_name_str Revista FATEC Zona Sul
repository_id_str
spelling A percepção de mulheres jovens diagnosticadas com câncer de mama sobre as campanhas de marketing socialMarketing SocialCâncer de MamaCampanhas de PrevençãoMulheres JovensO câncer de mama (CAM) é um dos principais responsáveis pela morbidade e mortalidade no mundo (WHO, 2014a) por, na maioria das vezes, ser identificado nas mulheres quando já está em estágio avançado. Neste cenário, as campanhas de prevenção podem contribuir para que as mulheres de todas as idades possam prevenir a doença e identificar os fatores de risco que aumentam as chances de desenvolver a doença. Com isso, objetiva-se analisar as percepções das mulheres jovens a respeito das ações de marketing social para a prevenção do câncer de mama. Para isto, baseou-se nas ações de prevenção do CAM sob a perspectiva do marketing social e da prevenção primária e secundária. Trata-se de uma pesquisa descritiva qualitativa, cuja coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com nove mulheres jovens, com menos de 50 anos, diagnosticadas com CAM. A partir da análise de conteúdo os dados foram categorizados e viu-se uma insatisfação das entrevistadas quanto à clareza de informações sobre a doença; à baixa periodicidade das campanhas de prevenção; à insatisfação com as ações governamentais, bem como à disponibilidade de maquinários para prevenção e tratamento; e às orientações de rastreamento por mamografia apenas para mulheres acima de 50 anos.Faculdade de Tecnologia da Zona Sul2023-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/54110.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n03_02Refas - Revista Fatec Zona Sul; v. 9 n. 3 (2023); 1-21Refas - Revista Fatec Zona Sul; Vol. 9 No. 3 (2023); 1-21Refas - Revista Fatec Zona Sul; Vol. 9 Núm. 3 (2023); 1-212359-182X10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n03_00reponame:Revista FATEC Zona Sulinstname:Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)instacron:FATECporhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/541/435Copyright (c) 2023 Refas - Revista Fatec Zona Sulhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBueno, Natalia XavierCunha, Gustavo Rodrigues2023-07-06T21:06:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/541Revistahttp://www.revistarefas.com.br/index.php/RevFATECZS/indexPRIhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/oairevistarefas@gmail.com2359-182x2359-182xopendoar:2023-07-06T21:06:54Revista FATEC Zona Sul - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)false
dc.title.none.fl_str_mv A percepção de mulheres jovens diagnosticadas com câncer de mama sobre as campanhas de marketing social
title A percepção de mulheres jovens diagnosticadas com câncer de mama sobre as campanhas de marketing social
spellingShingle A percepção de mulheres jovens diagnosticadas com câncer de mama sobre as campanhas de marketing social
Bueno, Natalia Xavier
Marketing Social
Câncer de Mama
Campanhas de Prevenção
Mulheres Jovens
title_short A percepção de mulheres jovens diagnosticadas com câncer de mama sobre as campanhas de marketing social
title_full A percepção de mulheres jovens diagnosticadas com câncer de mama sobre as campanhas de marketing social
title_fullStr A percepção de mulheres jovens diagnosticadas com câncer de mama sobre as campanhas de marketing social
title_full_unstemmed A percepção de mulheres jovens diagnosticadas com câncer de mama sobre as campanhas de marketing social
title_sort A percepção de mulheres jovens diagnosticadas com câncer de mama sobre as campanhas de marketing social
author Bueno, Natalia Xavier
author_facet Bueno, Natalia Xavier
Cunha, Gustavo Rodrigues
author_role author
author2 Cunha, Gustavo Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Natalia Xavier
Cunha, Gustavo Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Social
Câncer de Mama
Campanhas de Prevenção
Mulheres Jovens
topic Marketing Social
Câncer de Mama
Campanhas de Prevenção
Mulheres Jovens
description O câncer de mama (CAM) é um dos principais responsáveis pela morbidade e mortalidade no mundo (WHO, 2014a) por, na maioria das vezes, ser identificado nas mulheres quando já está em estágio avançado. Neste cenário, as campanhas de prevenção podem contribuir para que as mulheres de todas as idades possam prevenir a doença e identificar os fatores de risco que aumentam as chances de desenvolver a doença. Com isso, objetiva-se analisar as percepções das mulheres jovens a respeito das ações de marketing social para a prevenção do câncer de mama. Para isto, baseou-se nas ações de prevenção do CAM sob a perspectiva do marketing social e da prevenção primária e secundária. Trata-se de uma pesquisa descritiva qualitativa, cuja coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com nove mulheres jovens, com menos de 50 anos, diagnosticadas com CAM. A partir da análise de conteúdo os dados foram categorizados e viu-se uma insatisfação das entrevistadas quanto à clareza de informações sobre a doença; à baixa periodicidade das campanhas de prevenção; à insatisfação com as ações governamentais, bem como à disponibilidade de maquinários para prevenção e tratamento; e às orientações de rastreamento por mamografia apenas para mulheres acima de 50 anos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/541
10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n03_02
url https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/541
identifier_str_mv 10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n03_02
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/541/435
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Refas - Revista Fatec Zona Sul
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Refas - Revista Fatec Zona Sul
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Tecnologia da Zona Sul
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Tecnologia da Zona Sul
dc.source.none.fl_str_mv Refas - Revista Fatec Zona Sul; v. 9 n. 3 (2023); 1-21
Refas - Revista Fatec Zona Sul; Vol. 9 No. 3 (2023); 1-21
Refas - Revista Fatec Zona Sul; Vol. 9 Núm. 3 (2023); 1-21
2359-182X
10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n03_00
reponame:Revista FATEC Zona Sul
instname:Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
instacron:FATEC
instname_str Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
instacron_str FATEC
institution FATEC
reponame_str Revista FATEC Zona Sul
collection Revista FATEC Zona Sul
repository.name.fl_str_mv Revista FATEC Zona Sul - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
repository.mail.fl_str_mv revistarefas@gmail.com
_version_ 1797052948537147392