Uso de gamificação como instrumento de avaliação da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Carlos Lima
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FATEC Zona Sul
Texto Completo: https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/12
Resumo: Jovens em idade escolar estão em contato constante com os jogos digitais. Muitos professores têm dificuldade de motivar os seus alunos que muitas vezes preferem jogar a participar das aulas. Uma estratégia para resolver esse problema da motivação é a gamificação, que consiste em utilizar elementos de jogos em ambientes que não são de jogos. Além das vantagens motivacionais, a gamificação apresenta também um grande potencial como ferramenta de avaliação da aprendizagem. Tradicionalmente os alunos possuem visão negativa da avaliação. O objetivo desse artigo é desenvolver e aplicar uma ferramenta de avaliação com elementos de gamificação para melhorar o desempenho e a participação dos alunos em determinada disciplina.
id FATEC-2_74a28473a9c85b6da127f4cee710c46c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12
network_acronym_str FATEC-2
network_name_str Revista FATEC Zona Sul
repository_id_str
spelling Uso de gamificação como instrumento de avaliação da aprendizagemJovens em idade escolar estão em contato constante com os jogos digitais. Muitos professores têm dificuldade de motivar os seus alunos que muitas vezes preferem jogar a participar das aulas. Uma estratégia para resolver esse problema da motivação é a gamificação, que consiste em utilizar elementos de jogos em ambientes que não são de jogos. Além das vantagens motivacionais, a gamificação apresenta também um grande potencial como ferramenta de avaliação da aprendizagem. Tradicionalmente os alunos possuem visão negativa da avaliação. O objetivo desse artigo é desenvolver e aplicar uma ferramenta de avaliação com elementos de gamificação para melhorar o desempenho e a participação dos alunos em determinada disciplina.Faculdade de Tecnologia da Zona Sul2015-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/12Refas - Revista Fatec Zona Sul; v. 1 n. 2 (2015); 19-302359-182Xreponame:Revista FATEC Zona Sulinstname:Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)instacron:FATECporhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/12/46Copyright (c) 2017 REFAS - Revista Fatec Zona Sulinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, João Carlos Lima2017-05-23T17:08:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12Revistahttp://www.revistarefas.com.br/index.php/RevFATECZS/indexPRIhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/oairevistarefas@gmail.com2359-182x2359-182xopendoar:2017-05-23T17:08:11Revista FATEC Zona Sul - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de gamificação como instrumento de avaliação da aprendizagem
title Uso de gamificação como instrumento de avaliação da aprendizagem
spellingShingle Uso de gamificação como instrumento de avaliação da aprendizagem
Silva, João Carlos Lima
title_short Uso de gamificação como instrumento de avaliação da aprendizagem
title_full Uso de gamificação como instrumento de avaliação da aprendizagem
title_fullStr Uso de gamificação como instrumento de avaliação da aprendizagem
title_full_unstemmed Uso de gamificação como instrumento de avaliação da aprendizagem
title_sort Uso de gamificação como instrumento de avaliação da aprendizagem
author Silva, João Carlos Lima
author_facet Silva, João Carlos Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, João Carlos Lima
description Jovens em idade escolar estão em contato constante com os jogos digitais. Muitos professores têm dificuldade de motivar os seus alunos que muitas vezes preferem jogar a participar das aulas. Uma estratégia para resolver esse problema da motivação é a gamificação, que consiste em utilizar elementos de jogos em ambientes que não são de jogos. Além das vantagens motivacionais, a gamificação apresenta também um grande potencial como ferramenta de avaliação da aprendizagem. Tradicionalmente os alunos possuem visão negativa da avaliação. O objetivo desse artigo é desenvolver e aplicar uma ferramenta de avaliação com elementos de gamificação para melhorar o desempenho e a participação dos alunos em determinada disciplina.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/12
url https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/12
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/12/46
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REFAS - Revista Fatec Zona Sul
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REFAS - Revista Fatec Zona Sul
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Tecnologia da Zona Sul
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Tecnologia da Zona Sul
dc.source.none.fl_str_mv Refas - Revista Fatec Zona Sul; v. 1 n. 2 (2015); 19-30
2359-182X
reponame:Revista FATEC Zona Sul
instname:Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
instacron:FATEC
instname_str Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
instacron_str FATEC
institution FATEC
reponame_str Revista FATEC Zona Sul
collection Revista FATEC Zona Sul
repository.name.fl_str_mv Revista FATEC Zona Sul - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
repository.mail.fl_str_mv revistarefas@gmail.com
_version_ 1797052948989083648