Editorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filenga, Douglas Queiroz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FATEC Zona Sul
Texto Completo: https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/575
Resumo: EditorialRefas é a revista da Fatec Zona Sul que publica quadrimestralmente artigos científicos desde sua primeira edição em outubro de 2014. A partir de 2017, inicia a parceria com o Congresso Internacional de Logística e Operações (IFLog), ligado ao Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Suzano. Trata-se de parceria de sucesso que possibilitou a publicação de 34 artigos de alta qualidade relativos às pesquisas feitas por diversos pesquisadores e instituições.Na prática, a 7ª edição do IFLog, que tem por tema o marketing e as novas formas de e-commerce: a logística reconfigurada para o período de pós-pandemia, junta-se à 29ª edição da Revista Refas. Na edição, portanto, apresentam-se pesquisas sobre o ensino a distância, gestão da qualidade, terceirização, comércio eletrônico, transporte de pessoas, gestão por competências e o impacto da Quarta Revolução Industrial.Em síntese, o leitor poderá apreciar a leitura dos seguintes estudos:Ensino 4.0: a utilização do MS Teams para integração de aulas híbridas na Fatec São Sebastião. Neste estudo, são analisados os aspectos relativos à mudança e adaptação ao sistema de ensino presencial concomitantemente ao remoto realizadas pelo Centro Paula Souza. Os resultados da pesquisa sobre as perspectivas dos professores acerca desse processo apontam para aceitação do uso da tecnologia bem como para possibilidade de avanço no sistema educacional.Proposta de implantação da ferramenta 5S para melhoria na qualidade de programa de pós-graduação em uma instituição pública: estudo que tratou de investigar a gestão de estoques do Departamento de Bioquímica e propor melhorias que proporcionem bem-estar e aumento da autoestima dos envolvidos. Após visitas à instituição, fotografias, análise de documentos e aplicação de questionários, o estudo visa oferecer à gestão um maior retorno organizacional por meio do ganho de tempo e aumento da produtividade.Estudo de caso acerca da implantação de operação logística terceirizada por empresa multinacional do segmento de marketplace on-line no Brasil: devido ao crescimento do e-commerce brasileiro, o estudo visou analisar os problemas na implementação de uma operação logística dentro de uma empresa de marketplace em São Paulo. São apontadas possíveis soluções frente às dificuldades identificadas. Para tanto, adotou-se o método de estudo de caso com observação não participativa e de pesquisa exploratória, bibliográfica e coleta documental. Considerando a escassez de literatura sobre o tema, este estudo se destaca por sua contribuição.Panorama do e-commerce e a logística expressa durante a pandemia de Covid-19: O leitor encontrará neste estudo uma investigação sobre a relação do e-commerce com seus usuários em situação de pandemia, dada sua indispensabilidade como meio de abastecimento e novas oportunidades de negócio. A pesquisa identificou que o aumento de consumidores bem como o de fornecedores gerou mais agilidade, acessibilidade, praticidade e credibilidade na relação comercial, ou seja, a Pandemia Covid-19 beneficiou o mercado.Pesquisa de satisfação em logística: avaliação do transporte público do município de Mogi das Cruzes (SP): este trabalho questionou mais de cem indivíduos para saber o que eles pensam sobre o transporte público mogiano. Esta amostra serve como parâmetro para também se conhecer a opinião dos demais usuários. Os resultados indicam haver pouca satisfação com o serviço prestado. Mais de 50% dos pesquisados indicaram a opção regular, ruim e péssimo nos quesitos avaliados. Notou-se insatisfação quanto à acessibilidade, condições dos pontos de parada, tempo de espera e informação sobre o serviço. O preço cobrado e a lotação foram avaliados como ruim ou péssimo por mais de 70% das pessoas que responderam à pesquisa.Uma revisão sistemática de literatura sobre as competências profissionais da quarta era tecnológica: encontra-se neste estudo a análise da relação profissional com o cenário da atual Indústria 4.0. A inserção profissional nos momentos atuais exige competências e adaptações e estas são analisadas e indicadas na investigação. Dentre elas, destacam-se as principais competências caracterizadas como diferenciais competitivos. Resolução de problemas, aprendizagem contínua, conhecimento em tecnologias de informação e comunicação, análise e proteção de dados, comunicação, capacidade de análise e gestão, espírito crítico, coordenação e colaboração, transferência do conhecimento, trabalho em equipe, tomada de decisão, criatividade; liderança, flexibilidade e adaptação.Conceitos da quarta revolução industrial: Indústria 4.0, Logística 4.0 e Gestão da Cadeia de Suprimentos 4.0. Também realiza uma comparação entre os modelos de previsão de demanda. Trata-se de um estudo de caso que indicou o método Amortecimento de Holt-Winters apresentou como tendo o menor erro e, a utilização desse modelo atrelado à adoção de tecnologias como machine learning e IoT possibilitariam um melhor abastecimento dos pontos de vendas e uma maior agilidade na gestão da cadeia de suprimentos.Assim, a parceria entre a Revista Refas e o IFLog oferecem ao leitor, as pesquisas acima indicadas com a finalidade de consolidar conhecimento à área e promover novas investigações que ampliem os limites da investigação científica.Desejamos que a apreciação da 29ª edição da Revista Refas seja uma oportunidade de aprendizado e compartilhamento de conhecimento aos interessados, sejam eles, do público em geral, pesquisadores, professores ou alunos. Boa leitura!Prof. Douglas Filenga.Professor do IF Suzano.
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Considerando a escassez de literatura sobre o tema, este estudo se destaca por sua contribuição.Panorama do e-commerce e a logística expressa durante a pandemia de Covid-19: O leitor encontrará neste estudo uma investigação sobre a relação do e-commerce com seus usuários em situação de pandemia, dada sua indispensabilidade como meio de abastecimento e novas oportunidades de negócio. A pesquisa identificou que o aumento de consumidores bem como o de fornecedores gerou mais agilidade, acessibilidade, praticidade e credibilidade na relação comercial, ou seja, a Pandemia Covid-19 beneficiou o mercado.Pesquisa de satisfação em logística: avaliação do transporte público do município de Mogi das Cruzes (SP): este trabalho questionou mais de cem indivíduos para saber o que eles pensam sobre o transporte público mogiano. Esta amostra serve como parâmetro para também se conhecer a opinião dos demais usuários. Os resultados indicam haver pouca satisfação com o serviço prestado. 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