Eficiência dos gastos em educação técnica no Brasil: análise dos IFs - Institutos Federais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Panosso, Oderson
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moreno, Gleice Carvalho de Lima, Hein, Nelson, Hein, Adriana Kroenke
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FATEC Zona Sul
Texto Completo: https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/444
Resumo: Os IFs – Institutos Federais do Brasil – foram criados em com objetivo de formação técnica no Brasil. Atualmente os IFs possuem 38 unidades que fazem parte da estrutura cumprindo os objetivos de atingir o máximo de alunos possíveis espalhados pelos interiores do país. O objetivo deste estudo é comparar a eficiência dos investimentos das unidades do IFs no País fazendo uma comparação com a eficiência acadêmica definida nos Plano Nacional da Educação. Para alcançar este objetivo foi realizada uma pesquisa descritiva, documental e quantitativa, com extração de dados da Plataforma Nilo Peçanha, com tratamento e análise dos dados pelo método multicritério de análise envoltória de dados (DEA) a partir do modelo BCC com orientação para Output. O ano analisado foi 2018. O resultado obtido se observou que 47% das IFs são consideradas eficientes. Entre as unidades consideradas eficientes estão os IFs o IFNMG, o IFPA, o IFRO, IFBA, IFCE, IFRN, IFAP e IFRR, IFPI e IFMS, IFMT e IFPR e IFMA. Notou-se que nem todos os IFs que foram considerados eficientes tecnicamente estão classificados como Eficientes Acadêmicos, ou seja, os IFs precisam melhorar a Eficiência Acadêmica para alcançar os objetivos do Plano Nacional da Educação justificando os investimentos aplicados. As demais unidades consideradas ineficientes merecem uma atenção para um controle maior da aplicação dos recursos.
id FATEC-2_bd34555490e9807b58cfddc27aec0203
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/444
network_acronym_str FATEC-2
network_name_str Revista FATEC Zona Sul
repository_id_str
spelling Eficiência dos gastos em educação técnica no Brasil: análise dos IFs - Institutos FederaisOs IFs – Institutos Federais do Brasil – foram criados em com objetivo de formação técnica no Brasil. Atualmente os IFs possuem 38 unidades que fazem parte da estrutura cumprindo os objetivos de atingir o máximo de alunos possíveis espalhados pelos interiores do país. O objetivo deste estudo é comparar a eficiência dos investimentos das unidades do IFs no País fazendo uma comparação com a eficiência acadêmica definida nos Plano Nacional da Educação. Para alcançar este objetivo foi realizada uma pesquisa descritiva, documental e quantitativa, com extração de dados da Plataforma Nilo Peçanha, com tratamento e análise dos dados pelo método multicritério de análise envoltória de dados (DEA) a partir do modelo BCC com orientação para Output. O ano analisado foi 2018. O resultado obtido se observou que 47% das IFs são consideradas eficientes. Entre as unidades consideradas eficientes estão os IFs o IFNMG, o IFPA, o IFRO, IFBA, IFCE, IFRN, IFAP e IFRR, IFPI e IFMS, IFMT e IFPR e IFMA. Notou-se que nem todos os IFs que foram considerados eficientes tecnicamente estão classificados como Eficientes Acadêmicos, ou seja, os IFs precisam melhorar a Eficiência Acadêmica para alcançar os objetivos do Plano Nacional da Educação justificando os investimentos aplicados. As demais unidades consideradas ineficientes merecem uma atenção para um controle maior da aplicação dos recursos.Faculdade de Tecnologia da Zona Sul2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/44410.26853/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v07n06_03Refas - Revista Fatec Zona Sul; v. 7 n. 6 (2021); 13-302359-182X10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v07n06_00reponame:Revista FATEC Zona Sulinstname:Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)instacron:FATECporhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/444/328Copyright (c) 2021 Refas - Revista Fatec Zona Sulinfo:eu-repo/semantics/openAccessPanosso, OdersonMoreno, Gleice Carvalho de LimaHein, NelsonHein, Adriana Kroenke2021-11-04T08:43:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/444Revistahttp://www.revistarefas.com.br/index.php/RevFATECZS/indexPRIhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/oairevistarefas@gmail.com2359-182x2359-182xopendoar:2021-11-04T08:43:57Revista FATEC Zona Sul - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)false
dc.title.none.fl_str_mv Eficiência dos gastos em educação técnica no Brasil: análise dos IFs - Institutos Federais
title Eficiência dos gastos em educação técnica no Brasil: análise dos IFs - Institutos Federais
spellingShingle Eficiência dos gastos em educação técnica no Brasil: análise dos IFs - Institutos Federais
Panosso, Oderson
title_short Eficiência dos gastos em educação técnica no Brasil: análise dos IFs - Institutos Federais
title_full Eficiência dos gastos em educação técnica no Brasil: análise dos IFs - Institutos Federais
title_fullStr Eficiência dos gastos em educação técnica no Brasil: análise dos IFs - Institutos Federais
title_full_unstemmed Eficiência dos gastos em educação técnica no Brasil: análise dos IFs - Institutos Federais
title_sort Eficiência dos gastos em educação técnica no Brasil: análise dos IFs - Institutos Federais
author Panosso, Oderson
author_facet Panosso, Oderson
Moreno, Gleice Carvalho de Lima
Hein, Nelson
Hein, Adriana Kroenke
author_role author
author2 Moreno, Gleice Carvalho de Lima
Hein, Nelson
Hein, Adriana Kroenke
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Panosso, Oderson
Moreno, Gleice Carvalho de Lima
Hein, Nelson
Hein, Adriana Kroenke
description Os IFs – Institutos Federais do Brasil – foram criados em com objetivo de formação técnica no Brasil. Atualmente os IFs possuem 38 unidades que fazem parte da estrutura cumprindo os objetivos de atingir o máximo de alunos possíveis espalhados pelos interiores do país. O objetivo deste estudo é comparar a eficiência dos investimentos das unidades do IFs no País fazendo uma comparação com a eficiência acadêmica definida nos Plano Nacional da Educação. Para alcançar este objetivo foi realizada uma pesquisa descritiva, documental e quantitativa, com extração de dados da Plataforma Nilo Peçanha, com tratamento e análise dos dados pelo método multicritério de análise envoltória de dados (DEA) a partir do modelo BCC com orientação para Output. O ano analisado foi 2018. O resultado obtido se observou que 47% das IFs são consideradas eficientes. Entre as unidades consideradas eficientes estão os IFs o IFNMG, o IFPA, o IFRO, IFBA, IFCE, IFRN, IFAP e IFRR, IFPI e IFMS, IFMT e IFPR e IFMA. Notou-se que nem todos os IFs que foram considerados eficientes tecnicamente estão classificados como Eficientes Acadêmicos, ou seja, os IFs precisam melhorar a Eficiência Acadêmica para alcançar os objetivos do Plano Nacional da Educação justificando os investimentos aplicados. As demais unidades consideradas ineficientes merecem uma atenção para um controle maior da aplicação dos recursos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/444
10.26853/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v07n06_03
url https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/444
identifier_str_mv 10.26853/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v07n06_03
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/444/328
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Refas - Revista Fatec Zona Sul
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Refas - Revista Fatec Zona Sul
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Tecnologia da Zona Sul
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Tecnologia da Zona Sul
dc.source.none.fl_str_mv Refas - Revista Fatec Zona Sul; v. 7 n. 6 (2021); 13-30
2359-182X
10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v07n06_00
reponame:Revista FATEC Zona Sul
instname:Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
instacron:FATEC
instname_str Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
instacron_str FATEC
institution FATEC
reponame_str Revista FATEC Zona Sul
collection Revista FATEC Zona Sul
repository.name.fl_str_mv Revista FATEC Zona Sul - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
repository.mail.fl_str_mv revistarefas@gmail.com
_version_ 1797052949531197440