Eficiência dos gastos em educação técnica no Brasil: análise dos IFs - Institutos Federais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FATEC Zona Sul |
Texto Completo: | https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/444 |
Resumo: | Os IFs – Institutos Federais do Brasil – foram criados em com objetivo de formação técnica no Brasil. Atualmente os IFs possuem 38 unidades que fazem parte da estrutura cumprindo os objetivos de atingir o máximo de alunos possíveis espalhados pelos interiores do país. O objetivo deste estudo é comparar a eficiência dos investimentos das unidades do IFs no País fazendo uma comparação com a eficiência acadêmica definida nos Plano Nacional da Educação. Para alcançar este objetivo foi realizada uma pesquisa descritiva, documental e quantitativa, com extração de dados da Plataforma Nilo Peçanha, com tratamento e análise dos dados pelo método multicritério de análise envoltória de dados (DEA) a partir do modelo BCC com orientação para Output. O ano analisado foi 2018. O resultado obtido se observou que 47% das IFs são consideradas eficientes. Entre as unidades consideradas eficientes estão os IFs o IFNMG, o IFPA, o IFRO, IFBA, IFCE, IFRN, IFAP e IFRR, IFPI e IFMS, IFMT e IFPR e IFMA. Notou-se que nem todos os IFs que foram considerados eficientes tecnicamente estão classificados como Eficientes Acadêmicos, ou seja, os IFs precisam melhorar a Eficiência Acadêmica para alcançar os objetivos do Plano Nacional da Educação justificando os investimentos aplicados. As demais unidades consideradas ineficientes merecem uma atenção para um controle maior da aplicação dos recursos. |
id |
FATEC-2_bd34555490e9807b58cfddc27aec0203 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/444 |
network_acronym_str |
FATEC-2 |
network_name_str |
Revista FATEC Zona Sul |
repository_id_str |
|
spelling |
Eficiência dos gastos em educação técnica no Brasil: análise dos IFs - Institutos FederaisOs IFs – Institutos Federais do Brasil – foram criados em com objetivo de formação técnica no Brasil. Atualmente os IFs possuem 38 unidades que fazem parte da estrutura cumprindo os objetivos de atingir o máximo de alunos possíveis espalhados pelos interiores do país. O objetivo deste estudo é comparar a eficiência dos investimentos das unidades do IFs no País fazendo uma comparação com a eficiência acadêmica definida nos Plano Nacional da Educação. Para alcançar este objetivo foi realizada uma pesquisa descritiva, documental e quantitativa, com extração de dados da Plataforma Nilo Peçanha, com tratamento e análise dos dados pelo método multicritério de análise envoltória de dados (DEA) a partir do modelo BCC com orientação para Output. O ano analisado foi 2018. O resultado obtido se observou que 47% das IFs são consideradas eficientes. Entre as unidades consideradas eficientes estão os IFs o IFNMG, o IFPA, o IFRO, IFBA, IFCE, IFRN, IFAP e IFRR, IFPI e IFMS, IFMT e IFPR e IFMA. Notou-se que nem todos os IFs que foram considerados eficientes tecnicamente estão classificados como Eficientes Acadêmicos, ou seja, os IFs precisam melhorar a Eficiência Acadêmica para alcançar os objetivos do Plano Nacional da Educação justificando os investimentos aplicados. As demais unidades consideradas ineficientes merecem uma atenção para um controle maior da aplicação dos recursos.Faculdade de Tecnologia da Zona Sul2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/44410.26853/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v07n06_03Refas - Revista Fatec Zona Sul; v. 7 n. 6 (2021); 13-302359-182X10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v07n06_00reponame:Revista FATEC Zona Sulinstname:Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)instacron:FATECporhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/444/328Copyright (c) 2021 Refas - Revista Fatec Zona Sulinfo:eu-repo/semantics/openAccessPanosso, OdersonMoreno, Gleice Carvalho de LimaHein, NelsonHein, Adriana Kroenke2021-11-04T08:43:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/444Revistahttp://www.revistarefas.com.br/index.php/RevFATECZS/indexPRIhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/oairevistarefas@gmail.com2359-182x2359-182xopendoar:2021-11-04T08:43:57Revista FATEC Zona Sul - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Eficiência dos gastos em educação técnica no Brasil: análise dos IFs - Institutos Federais |
title |
Eficiência dos gastos em educação técnica no Brasil: análise dos IFs - Institutos Federais |
spellingShingle |
Eficiência dos gastos em educação técnica no Brasil: análise dos IFs - Institutos Federais Panosso, Oderson |
title_short |
Eficiência dos gastos em educação técnica no Brasil: análise dos IFs - Institutos Federais |
title_full |
Eficiência dos gastos em educação técnica no Brasil: análise dos IFs - Institutos Federais |
title_fullStr |
Eficiência dos gastos em educação técnica no Brasil: análise dos IFs - Institutos Federais |
title_full_unstemmed |
Eficiência dos gastos em educação técnica no Brasil: análise dos IFs - Institutos Federais |
title_sort |
Eficiência dos gastos em educação técnica no Brasil: análise dos IFs - Institutos Federais |
author |
Panosso, Oderson |
author_facet |
Panosso, Oderson Moreno, Gleice Carvalho de Lima Hein, Nelson Hein, Adriana Kroenke |
author_role |
author |
author2 |
Moreno, Gleice Carvalho de Lima Hein, Nelson Hein, Adriana Kroenke |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Panosso, Oderson Moreno, Gleice Carvalho de Lima Hein, Nelson Hein, Adriana Kroenke |
description |
Os IFs – Institutos Federais do Brasil – foram criados em com objetivo de formação técnica no Brasil. Atualmente os IFs possuem 38 unidades que fazem parte da estrutura cumprindo os objetivos de atingir o máximo de alunos possíveis espalhados pelos interiores do país. O objetivo deste estudo é comparar a eficiência dos investimentos das unidades do IFs no País fazendo uma comparação com a eficiência acadêmica definida nos Plano Nacional da Educação. Para alcançar este objetivo foi realizada uma pesquisa descritiva, documental e quantitativa, com extração de dados da Plataforma Nilo Peçanha, com tratamento e análise dos dados pelo método multicritério de análise envoltória de dados (DEA) a partir do modelo BCC com orientação para Output. O ano analisado foi 2018. O resultado obtido se observou que 47% das IFs são consideradas eficientes. Entre as unidades consideradas eficientes estão os IFs o IFNMG, o IFPA, o IFRO, IFBA, IFCE, IFRN, IFAP e IFRR, IFPI e IFMS, IFMT e IFPR e IFMA. Notou-se que nem todos os IFs que foram considerados eficientes tecnicamente estão classificados como Eficientes Acadêmicos, ou seja, os IFs precisam melhorar a Eficiência Acadêmica para alcançar os objetivos do Plano Nacional da Educação justificando os investimentos aplicados. As demais unidades consideradas ineficientes merecem uma atenção para um controle maior da aplicação dos recursos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/444 10.26853/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v07n06_03 |
url |
https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/444 |
identifier_str_mv |
10.26853/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v07n06_03 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/444/328 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Refas - Revista Fatec Zona Sul info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Refas - Revista Fatec Zona Sul |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Tecnologia da Zona Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Tecnologia da Zona Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Refas - Revista Fatec Zona Sul; v. 7 n. 6 (2021); 13-30 2359-182X 10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v07n06_00 reponame:Revista FATEC Zona Sul instname:Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul) instacron:FATEC |
instname_str |
Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul) |
instacron_str |
FATEC |
institution |
FATEC |
reponame_str |
Revista FATEC Zona Sul |
collection |
Revista FATEC Zona Sul |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FATEC Zona Sul - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarefas@gmail.com |
_version_ |
1797052949531197440 |