O espaço penal e o indivíduopreso: dinâmicas do espaço habitado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Suzann
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Segurança Pública (Online)
Texto Completo: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/87
Resumo: Este artigo trata resumidamente de pesquisa acadêmica realizada para obtenção do título de doutorado em psicologiacognitiva, que buscou conjugar conceitos da psicologia à análise da arquitetura prisional, trazendo elementos que permitamconhecer os fenômenos decorrentes da relação homem-espaço prisional. Desenvolvendo atividades, o homem espacializa suasintenções dando-lhes forma física e criando lugares significativos. Pretende-se demonstrar que as formas sociais, por meio dasespacializações, relacionam-se com as formas físicas, criando lugares, que, por sua vez, influenciam as espacializações, poisas formas físicas expressas pela arquitetura e as formas sociais expressas pelos eventos interagem. Assim, cada componentearquitetônico desempenha papel singular em sua articulação com outros elementos e com a vida das pessoas para quem aarquitetura se oferece como linguagem e instrumento e, portanto, cada edificação revela-se como obra única no sentido dasconexões realizadas entre os indivíduos que a habitam e o meio –condição para sua existência como arquitetura.
id FBSP_c758cc6a3365cc7c8fd1f36dd28a9b02
oai_identifier_str oai:ojs.revista.forumseguranca.org.br:article/87
network_acronym_str FBSP
network_name_str Revista Brasileira de Segurança Pública (Online)
repository_id_str
spelling O espaço penal e o indivíduopreso: dinâmicas do espaço habitadoArquitetura prisionalEspaço prisionalApropriação do lugarDinâmicas do espaço habitadoEste artigo trata resumidamente de pesquisa acadêmica realizada para obtenção do título de doutorado em psicologiacognitiva, que buscou conjugar conceitos da psicologia à análise da arquitetura prisional, trazendo elementos que permitamconhecer os fenômenos decorrentes da relação homem-espaço prisional. Desenvolvendo atividades, o homem espacializa suasintenções dando-lhes forma física e criando lugares significativos. Pretende-se demonstrar que as formas sociais, por meio dasespacializações, relacionam-se com as formas físicas, criando lugares, que, por sua vez, influenciam as espacializações, poisas formas físicas expressas pela arquitetura e as formas sociais expressas pelos eventos interagem. Assim, cada componentearquitetônico desempenha papel singular em sua articulação com outros elementos e com a vida das pessoas para quem aarquitetura se oferece como linguagem e instrumento e, portanto, cada edificação revela-se como obra única no sentido dasconexões realizadas entre os indivíduos que a habitam e o meio –condição para sua existência como arquitetura.Fórum Brasileiro de Segurança Pública2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/87Revista Brasileira de Segurança Pública; v. 5 n. 1 (2011): Revista Brasileira de Segurança Pública 8Revista Brasileira de Segurança Pública; Vol. 5 No. 1 (2011): Revista Brasileira de Segurança Pública 82595-02581981-1659reponame:Revista Brasileira de Segurança Pública (Online)instname:Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)instacron:FBSP-1porhttps://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/87/84Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de Segurança Públicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCordeiro, Suzann2022-03-17T01:25:03Zoai:ojs.revista.forumseguranca.org.br:article/87Revistahttps://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/indexONGhttps://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/oairevista@forumseguranca.org.br || suporte+rbsp@openjournalsolutions.com.br2595-02581981-1659opendoar:2022-03-17T01:25:03Revista Brasileira de Segurança Pública (Online) - Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)false
dc.title.none.fl_str_mv O espaço penal e o indivíduopreso: dinâmicas do espaço habitado
title O espaço penal e o indivíduopreso: dinâmicas do espaço habitado
spellingShingle O espaço penal e o indivíduopreso: dinâmicas do espaço habitado
Cordeiro, Suzann
Arquitetura prisional
Espaço prisional
Apropriação do lugar
Dinâmicas do espaço habitado
title_short O espaço penal e o indivíduopreso: dinâmicas do espaço habitado
title_full O espaço penal e o indivíduopreso: dinâmicas do espaço habitado
title_fullStr O espaço penal e o indivíduopreso: dinâmicas do espaço habitado
title_full_unstemmed O espaço penal e o indivíduopreso: dinâmicas do espaço habitado
title_sort O espaço penal e o indivíduopreso: dinâmicas do espaço habitado
author Cordeiro, Suzann
author_facet Cordeiro, Suzann
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Suzann
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura prisional
Espaço prisional
Apropriação do lugar
Dinâmicas do espaço habitado
topic Arquitetura prisional
Espaço prisional
Apropriação do lugar
Dinâmicas do espaço habitado
description Este artigo trata resumidamente de pesquisa acadêmica realizada para obtenção do título de doutorado em psicologiacognitiva, que buscou conjugar conceitos da psicologia à análise da arquitetura prisional, trazendo elementos que permitamconhecer os fenômenos decorrentes da relação homem-espaço prisional. Desenvolvendo atividades, o homem espacializa suasintenções dando-lhes forma física e criando lugares significativos. Pretende-se demonstrar que as formas sociais, por meio dasespacializações, relacionam-se com as formas físicas, criando lugares, que, por sua vez, influenciam as espacializações, poisas formas físicas expressas pela arquitetura e as formas sociais expressas pelos eventos interagem. Assim, cada componentearquitetônico desempenha papel singular em sua articulação com outros elementos e com a vida das pessoas para quem aarquitetura se oferece como linguagem e instrumento e, portanto, cada edificação revela-se como obra única no sentido dasconexões realizadas entre os indivíduos que a habitam e o meio –condição para sua existência como arquitetura.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/87
url https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/87
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/87/84
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de Segurança Pública
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de Segurança Pública
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fórum Brasileiro de Segurança Pública
publisher.none.fl_str_mv Fórum Brasileiro de Segurança Pública
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Segurança Pública; v. 5 n. 1 (2011): Revista Brasileira de Segurança Pública 8
Revista Brasileira de Segurança Pública; Vol. 5 No. 1 (2011): Revista Brasileira de Segurança Pública 8
2595-0258
1981-1659
reponame:Revista Brasileira de Segurança Pública (Online)
instname:Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)
instacron:FBSP-1
instname_str Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)
instacron_str FBSP-1
institution FBSP-1
reponame_str Revista Brasileira de Segurança Pública (Online)
collection Revista Brasileira de Segurança Pública (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Segurança Pública (Online) - Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)
repository.mail.fl_str_mv revista@forumseguranca.org.br || suporte+rbsp@openjournalsolutions.com.br
_version_ 1754913693091495936