A ICONOCLASTIA TECNOLÓGICA DE EDGAR FRANCO NA ARTE MÍDIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Fábio Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Zygmunt Bauman
Texto Completo: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/8339
Resumo: Este artigo tece reflexões sobre três obras em artemídia do artista transmídia brasileiro Edgar Franco, também conhecido como Ciberpajé: La Vero (2016), Immobile art (2009) e Freakpedia (2007, com Fabio FON). Observa-se que estas três produções reúnem características comuns: partem de elementos do contexto tecnológico para propor premissas radicalmente opostas às expectativas de uso convencional dos meios; acabam por operar em um domínio essencialmente conceitual, onde a ideia da proposição artística se sobressai sobre o objeto em si. Os projetos analisados são capazes de gerar uma tomada reflexiva do público, instigando a pensarmos para além de modelos tecnológicos hegemônicos. 
id FC-1_0fde52e7359f8345567f5ad4a1ec0729
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8339
network_acronym_str FC-1
network_name_str Cadernos Zygmunt Bauman
repository_id_str
spelling A ICONOCLASTIA TECNOLÓGICA DE EDGAR FRANCO NA ARTE MÍDIAartemídiaiconoclastiaarte e tecnologiacontexto tecnológicoEste artigo tece reflexões sobre três obras em artemídia do artista transmídia brasileiro Edgar Franco, também conhecido como Ciberpajé: La Vero (2016), Immobile art (2009) e Freakpedia (2007, com Fabio FON). Observa-se que estas três produções reúnem características comuns: partem de elementos do contexto tecnológico para propor premissas radicalmente opostas às expectativas de uso convencional dos meios; acabam por operar em um domínio essencialmente conceitual, onde a ideia da proposição artística se sobressai sobre o objeto em si. Os projetos analisados são capazes de gerar uma tomada reflexiva do público, instigando a pensarmos para além de modelos tecnológicos hegemônicos. Universidade Federal do Maranhão2018-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/8339Cadernos Zygmunt Bauman; v. 7 n. 15 (2017): DOSSIÊ CIBERPAJÉ: arte, vida & transmídia2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/8339/5177Copyright (c) 2018 Cadernos Zygmunt Baumaninfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Fábio Oliveira2018-05-15T15:27:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8339Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2018-05-15T15:27:27Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false
dc.title.none.fl_str_mv A ICONOCLASTIA TECNOLÓGICA DE EDGAR FRANCO NA ARTE MÍDIA
title A ICONOCLASTIA TECNOLÓGICA DE EDGAR FRANCO NA ARTE MÍDIA
spellingShingle A ICONOCLASTIA TECNOLÓGICA DE EDGAR FRANCO NA ARTE MÍDIA
Nunes, Fábio Oliveira
artemídia
iconoclastia
arte e tecnologia
contexto tecnológico
title_short A ICONOCLASTIA TECNOLÓGICA DE EDGAR FRANCO NA ARTE MÍDIA
title_full A ICONOCLASTIA TECNOLÓGICA DE EDGAR FRANCO NA ARTE MÍDIA
title_fullStr A ICONOCLASTIA TECNOLÓGICA DE EDGAR FRANCO NA ARTE MÍDIA
title_full_unstemmed A ICONOCLASTIA TECNOLÓGICA DE EDGAR FRANCO NA ARTE MÍDIA
title_sort A ICONOCLASTIA TECNOLÓGICA DE EDGAR FRANCO NA ARTE MÍDIA
author Nunes, Fábio Oliveira
author_facet Nunes, Fábio Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Fábio Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv artemídia
iconoclastia
arte e tecnologia
contexto tecnológico
topic artemídia
iconoclastia
arte e tecnologia
contexto tecnológico
description Este artigo tece reflexões sobre três obras em artemídia do artista transmídia brasileiro Edgar Franco, também conhecido como Ciberpajé: La Vero (2016), Immobile art (2009) e Freakpedia (2007, com Fabio FON). Observa-se que estas três produções reúnem características comuns: partem de elementos do contexto tecnológico para propor premissas radicalmente opostas às expectativas de uso convencional dos meios; acabam por operar em um domínio essencialmente conceitual, onde a ideia da proposição artística se sobressai sobre o objeto em si. Os projetos analisados são capazes de gerar uma tomada reflexiva do público, instigando a pensarmos para além de modelos tecnológicos hegemônicos. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/8339
url https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/8339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/8339/5177
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos Zygmunt Bauman
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos Zygmunt Bauman
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman; v. 7 n. 15 (2017): DOSSIÊ CIBERPAJÉ: arte, vida & transmídia
2236-4099
reponame:Cadernos Zygmunt Bauman
instname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron:FC
instname_str FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron_str FC
institution FC
reponame_str Cadernos Zygmunt Bauman
collection Cadernos Zygmunt Bauman
repository.name.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)
repository.mail.fl_str_mv wellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br
_version_ 1798943292947169280